Ir para conteúdo
kabanas22

Final Fantasy IX - Guia de Troféus

Recommended Posts

24609185887_cb8d7ea83f_b.jpg

Guia de troféus: imgPs4.png Final Fantasy IX

 

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   ÍNDICE

 

  1. Introdução
  2. Sobre o jogo
  3. RoadMap
  4. Troféus
  5. Extras

 

 

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   INTRODUÇÃO

 

marcador01-big.gif Dificuldade Estimada do Jogo: 77.2/100 *
marcador01-big.gif Pontos de dificuldade: 4229*
marcador01-big.gif Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: 75 horas (utilizando os Boosters/Cheats caso contrário o tempo vai triplicar ou quadruplicar)
marcador01-big.gif Offline 52 troféus:   44 :bronze:   4 :silver:   3 :gold:   1 :platinum:
marcador01-big.gif Troféus que você pode perder: 15

 

marcador01-big.gif Minimo de Jogadas: Praticamente 2 jogadas
marcador01-big.gif A dificuldade afeta os troféus: Não há escolha
marcador01-big.gif Troféus Bugados: Não há
marcador01-big.gif Cheats impedem troféus?: Sim e Não. Boosters/Cheats apertando optionsPS4.png  NÃO. Porém ativar os cheats do Menu > Config só sim bloqueia os troféus.
* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.

 

 

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   SOBRE O JOGO

 

Final Fantasy IX é o nono jogo da série Final Fantasy, lançado pela Square em 2000. É o terceiro e último Final Fantasy da série principal a ser produzido para o PlayStation One. Originalmente, iria ser um jogo spin-off, mas eventualmente acabou sendo incluído na série principal. No dia 2 de Abril de 2010, foi anunciado no Twitter que Final Fantasy IX seria adicionado ao PlayStation Network, sendo lançado na PSN em 20 de Maio de 2010 para os japoneses, 26 de Maio de 2010 para os europeus e australianos, e 15 de Junho de 2010 para os norte-americanos para a plataforma PS3. Finalmente, o incrivelmente popular FINAL FANTASY® IX chegou ao sistema PlayStation®4 em 19 de Setembro de 2017, com funcionalidades adicionais: troféus, melhorias como modos em que podes jogar mais depressa ou evitar combates, gravação automática e tudo isto em alta definição!

 

Depois de dois jogos Final Fantasy com uma ambientação mais inclinada para a ficção científica, Final Fantasy IX foi planejado para voltar a série para suas raízes, pelo menos temporariamente, com uma ambientação mais medieval e fantasiosa. Os personagens, que nos jogos anteriores estavam sendo representados em um estilo cada vez mais realístico, foram renderizados em um estilo mais cartunesco para refletir o retorno as origens. Um dos elementos tradicionais mais notáveis da série é a presença dos black mages, representados principalmente por Vivi, um membro jogável do grupo; outros black mages também aparecem como elementos cruciais da história.

 

Fonte: Final Fantasy IX Wiki

 

Trailer
Spoiler

 

 

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   ROADMAP

 

Use e abuse do save, isso mesmo, recomendo fortemente salvar o jogo todas as vezes que for entrar em alguma cidade ou na pior das hipóteses salvar o quanto antes quando estiver em uma nova cidade, em slots diferente, vai por mim, em algum momento você vai precisar voltar algum save para fazer alguma ação esquecida ou para corrigir alguma falha. Eu mesmo precisei voltar algumas vezes por ter esquecido de assistir algumas ATE.

 

Vale lembrar que neste jogo os Boosters/Cheats ativados através do botão :optionsPS4: > :l1:, :l2:, :r1: e :r2: - não desabilitam os troféus, portanto fique a vontade em utilizá-los a qualquer momento do jogo (porém os cheats ativados no 'Menu > Config' estes sim desabilitam).qualquer momento do jogo (porém os cheats ativados no 'Menu > Config' estes sim desabilitam).

 

Recomendo jogar/duelar cartas com todas as pessoas dispostas, pessoas que eu quero dizer são os NPC (non-player character, em português seria Personagem Não Jogável) espalhados pelo jogo, pois é obrigatório jogar e ganhar 100 partidas com NPC diferentes. Assim, no final do jogo, se ainda não tiver conquistado o troféu, vai precisar fazer isso poucas vezes.

 

Um detalhe muito importante, NENHUM troféu é acumulativo de uma jogada para outra.

 

 

trophy_0.png   PASSO 1: Finalizar o jogo obtendo todos os troféus possíveis

 

Primeiramente pegaremos todos os troféus perdíveis do jogo (exceto gold.png The Ultimate Sword), ter foco no troféu  bronze.png Another Man's Treasure para evitar dor de cabeça no final do jogo e os troféus "não perdíveis", por mais demorados que sejam.

 

Nesta sua primeira jogatina jogue com tranquilidade, curtindo o game e se preocupando com a diversão, só não esqueça de conquistar os troféus perdíveis (exceto o de obter a Excalibur II) e encontrar e pegar o máximo de itens e baús espalhados pelo jogo.

 

Este jogo tem alguns troféus perdíveis, porém o troféu que pode te dar muita dor de cabeça é o troféu silver.png Movie Critic  você deverá assistir 79 ATE's do jogo e alguns ATE's são fáceis de serem perdidos, então muita atenção a esse troféu. Aproveitando o embalo não esqueça de comprar os itens do Moogle Stiltzkin (o de asas amarela) todas as vezes que você encontrá-lo, pois algumas vezes o Moogle não aparece mais em certa localidade e também fique atento ao trofé bronze.png Driving the Hard Bargain (eu mesmo perdi ele e tive que voltar um dos meus salve para apenas conquista-lo).

 

Outro troféu que precisamos ficar em alerta é o bronze.png Beating the Ragtime Blues , pois o Ragtime Mouse pode aparecer a qualquer momento e em qualquer floresta... fique esperto, caso responda errado o quiz, saia do jogo e carregue o game novamente.

 

Já o troféu bronze.png Mister Nice Guy , é considerado perdível caso venda as pedras preciosas, pois é impossível comprá-las... então jamais venda as Esmeraldas, os Diamantes e as Pedras da Lua (Moonstones).

 

Logo no início do jogo há um momento que você precisa estar ligado para não perder o troféu gold.png Over the Moon . Durante o duelo (exibição) de espadas entre Zidane e Blank, tem que conseguir impressionar os nobres ficando com 100/100, ser 100% aplaudido... caso não consiga é só repetir o duelo. Na sequência do jogo, quando estiver controlando Steiner, antes de fazer qualquer coisa, vá falar com a rainha Brahne que ela dará a primeira pedra Moonstone (as outras 3 Moonstones poderá ser conquistado a qualquer momento). E fazendo 100/100 conquistará o troféu bronze.png A Round of Applause (que só precisaria de 80/100).

 

Em Lindblum quando iniciar o Festival of the Hunt você precisará fazer com que o Vivi ganhe o festival para conquistar o troféu bronze.png A-Hunting We Will Go . Quando der em torno de 4:30 min de tempo, vá até o Business District - Fountain Square e no momento que for lutar com o Zaghnol junto com Freya, mate o seu amigo Freya e em seguida se mate, assim o Vivi vai ser o vitorioso do festival.

 

Em Cleyra, após derrotar o Antlion, a cidade será atacada e você terá que salvar todos os cidadãos, dizendo o caminho que eles terão que seguir para sobreviver, caso não indique nenhum caminho errado, você conquistará o troféu bronze.png Out of Harm's Way .

 

Em Fossil Roo, um túnel que conecta o Mist Continent com o Outer Continent, você encontrará em algum momento um minerador escavando o local... converse com ele e pegue a picareta (em troca de um Potion) e vá pra extremidade direita na parte superior e fique escavando até encontrar um Moogle para obter o troféu bronze.png Peek-A-Boo , em seguida no mesmo ambiente e com a picareta em mãos comece a escavar as paredes até encontrar o item chamado Madain's Ring, assim obtendo bronze.png The One Ring (local é aleatório, portanto vai cavando até encontrá-lo).

 

Na volta para Alexandria (após o ataque a cidade) você deve conquistar dois troféus, só que um deles será controlando Vivi e antes de conversar com Ruby no teatro. Para conquistar o troféu bronze.png Track Star você precisa chegar ao nível 80 na disputa de corrida contra Hippaul. Agora controlando Zidane vá pegar o troféu bronze.png Found in the Shuffle que é acertar 9 vezes seguidas no joguinho/desafio contra os irmãos Nero..

 

Quando retornar a cidade de Treno para participar de um torneio de cartas vá em busca do item "Burman coffee", este é um dos três Cafés necessários para conquistar o troféu bronze.png My Little Airship , porém este café é o único perdível e o único momento que pode adquirir ele é durante o torneio, portanto antes de participar do torneio de cartas vá direto para a cidade de Dali através da South Gate e pegue este item.

 

Após voltar o planeta Gaia vá para a cidade de Treno e vença Behemoth com a princesa Garnet (Dagger) para conquistar o troféu bronze.png Dragon Lady .

 

Após conquistar todos os troféus citados acima você tem duas escolhas: OU vai direto para o final do jogo e zere, assim conquistando o troféu bronze.png All's Well That Ends Well e depois de load no seu último save e volte para conquistar o restante dos troféus OU antes mesmo de zerar o game vá em busca dos troféus citados aqui em baixo em spoiler mas adianto que esta parte vai ser bem demorado.

 

A maioria dos troféus serão conquistados do meio do jogo para o final, e estes troféus são:
Spoiler

Provavelmente os últimos dois troféus a serem conquistados serão bronze.png Bloodlust , matando 10 mil inimigos e obronze.png Another Man's Treasure que é nada mais nada menos do que atingir o Rank S no jogo.

 

O de matar 10 mil inimigos será um grind chato, muito demorado mesmo, acredito que é uma das causas pela demora da platina do jogo (juntamente com gold.png Hail to the King , caso você não for muito bom em "pular corda"). Para se ter uma ideia, no final do jogo acredito que você tenha matado de 1000 a 2000 inimigos,se não for menos. Olhe a dica desse troféu, postei um esquema que pode facilitar esta conquista.

 

Sobre o troféu relacionado ao seu ranking, para chegar ao Rank S você precisará recolher quase tudo do jogo, desde itens escondidos (balãozinho com ponto de exclamação), como abrir baús pelo mundo, tanto com Zidane quanto com Chocobo e comprar itens no leilão em Treno. Por isso recomendo deixar este troféu para o final deste primeiro passo, pois recolhendo todos os troféus acima relacionado a obtenção de itens, armas e baús, certamente o seu Rank estará no S, caso contrário vá para leilão de Treno e saia comprando até atingir o Rank S.

 

 

trophy_0.png   PASSO 2: Speedrun para obter a Excalibur II

 

Neste passo vamos em busca do único troféu que falta gold.png The Ultimate Sword que será preciso pegar a espada Excalibur II em menos de 12 horas de jogo. Portanto inicie uma nova jornada em New Game.

 

Para as pessoas que não gostam de troféus de tempo não se preocupem!!! Este troféu será um dos troféus que te dará menos dor de cabeça, vai por mim. Se fosse para conquistar este troféu na "raça" seria complicado mesmo, eu mesmo nunca tinha pego esta espada jogando no PlayOne também nem sabia que existia esta espada na época rsrs porém na versão do PS4 podemos ativar os Boosters/Cheats de velocidade, de ataque que tiram 9999, os que evitam batalhas desnecessárias e sem falar que podemos iniciar as batalhas com Trance, assim facilmente matamos qualquer boss.

 

Para agilizar um pouco mais na sua conquista faça o seguinte, vá em Menu > Config e deixe configurado da seguinte forma;
 Skip Battle Camera = On
 Moviment = Run
 Field Message = Fast
 Battle Speed = Fast

 

Além de ativas os cheats em optionsPS4.png > :l2:, :r1: , :r2: e apenas ative o :l1: nos boss que tiverem dificuldades, evite perder tempo deixando-os em Trance em qualquer batalha.

 

Pule todas as Computações Gráficas (CG) e evite assistir as ATE, lógico só assistindo as que são obrigatórias.

 

Quando estiver no Festival of the Hunt em Lindblum, quando estiver controlando Zidane entre em alguma batalha e se mate para não perder tempo.

 

No mais evite perder tempo em minigames e sidequests, isso mesmo evite em jogar cartas (exceto no torneio obrigatório em Treno), brincar com Chocobo, pegar sapos com Quina... enfim, tudo que não for relacionado a história principal do jogo deixe de lado.

 

Alguns de vocês devem estar se perguntando "em qual nível devo estar para enfrentar os boss de Memoria" e ou "qual melhor local para ficar farmando XP", isso aí vai de cada um, mas eu mesmo deixei meus personagens em torno do nível 30 a 40 e farmei durante alguns minutinhos em Gizamaluke's Grotto, do lado de fora na subida pelo cipó lá perto dos Moogle e fiquei enfrentando o Grand Dragons com o :optionsPS4: > :l1: e :l2: ativos. Seguindo todas estas dicas citadas acima eu peguei este troféu em menos de 6 horas de jogo.

 

Após matar o boss Lich em Memoria em menos de 12 horas de jogo a espada Excalibur II estará disponível ao lado direito do local da batalha, pegando a espada conquistará este troféu e consequentemente platinum.png Heroes of Gaia .

 

RoadMap Extra

Spoiler

 

Criei um RoadMap mais detalhado na Steam focando nas "conquistas perdíveis", com preguiça de adaptar este passo a passo para cá, estou postando o link mesmo. 

LINK do guia da Steam feito por mim, Kabanas22.

 

 

  • Curtir 7

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   TROFÉUS

 

full-trophy_0.png

:platinum:Heroes of Gaia

 

trophy_22.png Hail to the King gold.png[topo]
Jump rope 1000 times without tripping and obtain King of Jump Rope.

 

Para adquirir este troféu vamos precisar pular 1000 vezes no minigame de Pular Corda com o personagem Vivi. Isso mesmo, pular 1000 vezes sem errar para conquistar este troféu. Na busca deste troféu você conquistará o troféu silver.png Skip to My Lou e vai adquirir alguns prêmios durante esta conquista.

 

Único local para conquistar este troféu será em Alexandria, no começo do jogo quando você controla Vivi seguindo em frente até chegar numa praça e na esquerda haverá 3 meninas brincando de corda, converse com elas que o minigame da corda começará. Após o ataque em Alexandria as meninas estarão na Torre do Sino próximo aos Moogles.

Localização
Spoiler

Localização das meninas no início do jogo, na praça

37743292766_891b3f0f36_b.jpg

Localização das meninas após ataque em Alexandria, na Torre de Sino

ffixjumprope.png

Obs: Eiko pode participar desse minigame quando as meninas estiverem na Torre de Sino, ela estiver no seu grupo e se o Vivi não estiver no grupo.

 

Recompensas
Spoiler

Quantidade de Pulos

Itens

20 10 Gil
50 Cactuar Card
100 Genji Card
200 Alexandria Card
300 Tiger Racket Card
1000 King of Jump Rope

Na minha opinião o método mais fácil de conquistar (na raça) este troféu é ficar atento nas mãos do Vivi e não no balão com ponto de exclamação... quando a mão do Vivi estiver esticado para o alto aperte o botão :cross: . Seguindo esta dica recomendo deixar o som da TV no mudo, para que o som não possa te atrapalhar.

 

Li que outras pessoas ficam atentos ao som dos pés de Vivi quando eles tocam ao chão... caso vocês preferirem seguir o som dos pés recomendo que retire o som da música e deixa apenas o 'som ambiente' para que possa apenas ouvir o som dos pés tocando ao chão.

 

Para complicar a nossa vida há 6 padrões de pulo da corda... quando chega a XXX pulos as menininhas aumentam a velocidade e assim você deverá apertar um pouco mais rápido o botão de ação.

1 ~ 20 - 1º padrão

21 ~ 50 - 2º padrão

51 ~ 100 - 3º padrão

101 ~ 200 - 4º padrão

201 ~ 300 - 5º padrão

301 ~ 1.000 - 6º padrão

 

Segue um vídeo para servir de inspiração
Spoiler

 

 

trophy_38.png Over the Moon gold.png[topo]
Obtain 4 moonstones.

 

.Perdível.

Há um total de 4 Moonstones no jogo e você deve conquistar todos eles para obter este troféu. Ficar atento que uma das quatro pedras é perdível. Você não precisa ter todos os quatro em seu inventário ao mesmo tempo, basta apenas coletar todos os quatro que é necessário para conquistar o troféu.

 

1ª Moonstone ( .Perdível. )

Durante o minigame do duelo de espadas, no início do jogo, com o Zidane e Blank, tem que conseguir impressionar todos e ficando com 100/100. Tem que apertar as sequências dos botões de forma até que rápido, mas é bem tranquilo. Caso você não tenha conseguido atingir a nota 100/100 basta apertar para repetir o duelo e jogar até conseguir 100/100. Na sequência do jogo, quando começar a controlar Steiner antes de fazer algo vá falar direto com a rainha Brahne que ela te dará a primeira pedra Moonstone.

Spoiler

Conseguir primeiramente impressionar 100 de 100 nobres

37533703280_4f28554c6a_b.jpg   37082418454_05ea9dbf34_b.jpg

 

2ª Moonstone

No caminho Conde Petie Mountain, existem quatro pedras coloridas que você pode encontrar que é a Pedra Vermelha, Pedra Azul, Pedra Verde e Pedra Amarela. Uma vez que você localizou todos as quatro pedras, coloque todos na estátua na tela à direita do Moogle Suzuna e de Stiltzkin que lá você obterá a outra pedra Moonstone.

Spoiler

Entregando estas quatro pedras você receberá a sua segunda Moonstone

37121887033_511f042b0e_b.jpg

 

3ª Moonstone

Dar a Esmerald ao Jabberwock (amigável) que o mesmo lhe dará a próxima Moonstone. A localização do ˜Jabbe é em Seaways Canyon, nas florestas próximo de Oeilvert em Forgotten Continent.

Spoiler

37533703440_1587c0c32a_b.jpg  37082418574_580d3c156c_b.jpg

 

4ª Moonstone

Um Moonstone pode ser comprado de Stiltzkin na Torre de Sino (Steeple) de Alexandria após os eventos em Terra.

Spoiler

37082419494_043bf03e12_b.jpg

 

 

trophy_45.png The Ultimate Sword gold.png[topo]
Obtain Excalibur II.

 

.Perdível.

Para obter a Excalibur II você terá que matar o boss Lich em Memoria em menos de 12 horas de jogo, e após matar o boss no mesmo local da batalha no canto direito do local você encontrará a espada Excalibur II. O único personagem que pode utilizar esta arma é o Steiner.

 

Para conquistar esta espada no PS4 está muito mais fácil e tranquilo por conta dos boosters/cheats disponíveis... portanto use e abuse dos cheats de velocidade, do ataque 9999 e o de evitar batalhas indesejadas. Em batalhas mais difíceis recomendo utilizar o cheat que deixará todos os personagens em modo Trance para facilitar ainda mais nas batalhas.

 

Caso queira mais detalhes para esta conquista favor ler o Passo 2 do RoadMap.

Imagem do local exato da Excalibur II

Spoiler

37799422832_0fe22ea72f_b.jpg

 

 

trophy_16.png To Ozma and Back silver.png[topo]
Defeat Ozma.

 

Matar o superboss chamado Ozma que é localizado em Chocobo's Air Garden (necessita do Chocobo voador).

 

Após conseguir o Chocobo voador (dourado) você pode seguir para o local e desafiar o superboss Ozma examinando a caverna na pequena ilha na parte de trás do jardim.

Spoiler

37120877234_7a4404cf88_b.jpg   37120877394_69f6e3488f_b.jpg

 

No entanto, se você completar a sidequest inimiga amigável (veja o bronze.png Mister Nice Guy para mais informações) antes de enfrentar Ozma, você ganhará duas vantagens: a capacidade de atacá-lo com ataques físicos e se tornará fraco para dano de Shadow.

 

Mesmo sabendo das informações acima RECOMENDO utilizar os boosters/cheats de ataque 9999 e o cheat que você já entra com Trance para facilitar e muito a sua vida e se tiver o Auto-Life recomendo habilitar/equipar para não ter nenhum susto.

Spoiler

Localização do Chocobo Air Garden: em algum desses cinco locais

c9s9Ngx.jpg

 

 

trophy_23.png Skip to My Lou silver.png[topo]
Jump rope 100 times without tripping.

 

Para adquirir este troféu vamos precisar pular 100 vezes no minigame de Pular Corda com o personagem Vivi.

 

Localização do minigame é em Alexandria, no começo do jogo quando você controla Vivi siga em frente até chegar numa praça e na esquerda haverá 3 meninas brincando de corda, converse com elas que o minigame com Vivi iniciará. Após o ataque em Alexandria as meninas estarão na torre do sino próximo aos Moogles.

 

Para mais detalhes ver o troféu  gold.png Hail to the King .

 

 

trophy_34.png It's All in the Cards III silver.png[topo]
Win 100 Tetra Master matches. (Certain NPCs can be re-challenged to increase your win count after progressing through the game.)

 

Para conquistar este troféu você terá que ganhar 100 duelos de cartas conhecido como Tetra Master contra 100 pessoas (NPC) diferentes durante a sua jogatina.

 

Ao longo de suas viagens em Gaia, você encontrará as cartas (card) Tetra Master ao derrotar os inimigos, em baús, itens espalhados pelo mundo com balãozinho em exclamação, recompensas por participar sidequests e claro, após derrotar os NPCs no duelo de cartas. Logo no início do jogo você receberá seus primeiros cards, logo após Vivi descobrir que seu Ticketmaster é falso.

 

Você pode perder ou empatar os duelos que mesmo assim atingindo a marca de 100 vitórias contra 100 NPCs diferentes o troféu é seu, porém recomendo dar reset no jogo quando você perder algum duelo e tente batalhar novamente contra o mesmo NPC, assim evitando em perder as suas cartas. Vale lembrar que quando você sai de um local e vai para um outro (de uma tela para outra) o jogo salva automaticamente, com isso quando você batalhar com alguém e ganhar o duelo vá para outra tela, volte e jogue contra outro NPC. Assim você já garante o save automático caso você perca contra o outro NPC.

 

Os fundamentos do jogo é até simples. Tanto você quanto o oponente escolhem 5 cartas cada e cada um joga uma vez, num sistema alternado. O objetivo é você estiver com 6 ou mais cartas ao seu favor (em azul) do que o seu oponente. Se ficar 5 a 5 é empate. Se o oponente ficar com mais cartas a favor você perderá alguma carta e se você estiver com maior número de cartas você vai poder escolher uma carta do seu oponente que você duelou e ganhou no jogo. Caso a vitória vem com 10 a 0 você levará todas as cartas do seu oponente mas caso perca dessa forma você perderá as suas 5 cartas escolhidas. As setas nos cantos da carta mostra a direção do ataque ou defesa de sua carta, caso for atacar alguma carta que não tenha o direcional voltado a sua carta ela será conquistada sem ao menos precisar duelar.

 

Os fundamentos é de fácil entendimento porém o jogo em si é meio confuso e algumas vezes bem frustrante. Sinceramente sempre 'joguei por jogar' e na maioria das vezes dava certo, ganhava as partidas. Sempre escolhe as cartas de acordo com os números, quanto maior o número eu pegava e jogava, mas sinceramente não entendia muito bem. Para fazer este guia fui procurar entender esse jogo em sites gringos e mesmo assim achei bem confuso a explicação (ou a minha tradução não foi a das melhores)... mas de qualquer forma vou postar uma explicação resumida para vocês e acredito que com isso vão se dar melhor do que eu nos duelos.

 

Vamos pegar como exemplo uma carta com a sequência 1P39

- O 1 corresponde à força do cartão. Quanto maior esse valor, mais danos podem ocorrer durante as batalhas.

- O P corresponde à classe de um cartão. P é para física, M é mágico, X é para flexível e A eu não entendi do que se trata. P causará danos físicos, M causará danos mágicos, X causará danos com base na estatística de defesa mais baixa do cartão oposto e as cartas A atacarão com a estatística mais alta no cartão contra a estatística mais baixa no cartão oposto.

- O 3 corresponde à defesa física. Corresponde à quantidade de saúde que uma carta tem quando atacado por uma carta de ataque físico.

- O 9 corresponde à defesa mágica. Corresponde à quantidade de saúde que uma carta tem quando atacado por uma carta de ataque mágico.

 

 

trophy_37.png Movie Critic silver.png[topo]
View 79 Active Time Events.

 

.Perdível.

Um 'Active Time Event' (vamos chamar apenas de ATE), na tradução livre seria 'Evento de Tempo Ativo' que seria uma cena curta que monstra em tempo real o que está acontecendo com outros personagens ou NPCs pelo mundo. Na maioria das vezes estes ATE são opcionais, uma notificação azul aparece na parte inferior esquerda da tela e para acessá-la basta apertar o :touch: do controle e selecionar o ATE que queira assistir, caso tiver mais de um ATE. Se as palavras estiverem em cinza pode ficar tranquilo que a cena é obrigatória e será impossível de perder, sim e de ignorar também.

Spoiler

37082418684_68d9c20a97_b.jpg

 

Existem 83 ATE's no jogo, mas 3 deles são Tutoriais obrigatórios do Moogle que você não pode pular e não conta para a conquista deste troféu. Há 2 ATE durante a sua jornada que você só assistirá apenas um deles, tudo vai depender da sua escolha, porém para conquistar este troféu só vai precisar assistir apenas um desses ATE mesmo, não se preocupe. Isso significa que você tem que encontrar todos os 79 ATE's em uma única jogatina sem perder um, caso isso aconteça de load em algum save guardado e vá em busca do ATE perdido, caso contrário terá que iniciar uma nova jogatina novamente. Sinceramente, acho praticamente IMPOSSÍVEL assistir todos estes 79 ATE sem auxílio de um guia, por mais fera que você possa ser no jogo, com isso listarei mais a baixo a localização de cada ATE que você deverá assistir e dependendo de qual cena seja, precisará fazer alguma ação antes para poder liberar a ATE no momento certo.

 

Dois detalhes importantes, primeiro seria que você faça um save do jogo antes de entrar em alguma cidade ou caso você viaja e apareça automaticamente em alguma cidade que tenha ATE para assistir, procure imediatamente um Moogle para que possa salvar seu progresso... vai por mim, algum momento do jogo você perderá um ATE e vai precisar carregar um save, eu mesmo precisei voltar umas três vezes para pegar as ATE's que tinha passado abatido. O outro detalhe é que na lista abaixo das ATE recomendo seguir a risca a ordem, assistir as cenas na ordem que postarei pois em alguns ATE só aparecem caso você assistir um outro ATE e outros ATE fica indisponível caso você assisti algum outro ATE. Portanto seguir a lista é fundamental. Deixarei em vermelho as ATE que possam ser perdidas, caso não tiver informação a frente fique tranquilo que no decorrer do caminho aparecerá a ATE para ser assistida, as outras aparecerão sozinha que são as obrigatórias.

 

Segue a Localização de todas ATE's do jogo
Spoiler

> Evil Forest

The Forest Keeper

Time To Escape 

Girl Who Was Left Behind 

My Little Baby - Deve ter visto primeiro o 'Time To Escape' 

Orchestra in the Forest 

Do As I Say, Not As I Do

Teach Me, Mogster! Lesson 1 - Não conta para o troféu

Teach Me, Mogster! Lesson 2 - Não conta para o troféu

 

> Dali

Vivi, Confused 

Dagger Tries 

Cat's Eye 

Cat's Eye 2 

Dagger Tries Harder - Assistir primeiro 'Dagger Tries', então visite o campo do fazendeiro em que ela estava e então vá para uma nova tela 

Queen Brahne's Steiner - Assistir primeiro o 'Cat's Eye' e o 'Dagger Tries Harder' e só depois conversar com a princesa Garnet (Dagger) na loja de armas

 

> Lindblum (1ª visita)

Teach Me, Mogster! (My First Synthesis Lesson) - Não conta para o troféu

Small-Town Knight In A Big City - Saia na rua depois de passar a noite obrigatória na pousada 

Vivi's Shopping

Steam Engine - Depois de visitar pela primeira vez o Theatre District 

What Can I Do?

Baku And His Crew - Depois de deixar o Tantalus hideous 

 

OBS: Após sair de Lindblum certifique-se de obter a personagem Quina, de Qu's Marsh. Caso contrário perderá algumas ATE se ela não estiver no seu grupo.

 

> Burmecia

Não há ATE aqui, mas você deve resgatar uma família Burmecian de um local em colapso para desencadear um ATE muito mais tarde no jogo.

Após acessar de usar o sino para abrir a porta, mais adiante terá uma escadaria a direita, uma escadaria a esquerda com a passagem bloqueada e a frente uma porta... entre nela que Zidane salvará um cidadão de ser esmagado por uma estátua gigante.

 

> Treno (1ª visita)

Obs: Quando as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Assista na ondem as ATE listadas abaixo e recomendo salvar antes de entrar na cidade de Treno

 

Treno Tradition - Na entrada da cidade, quando ter controle de Steiner 

Pursuit - Depois de assistir 'Treno Tradition', siga a princesa Garnet (Dagger) pela escadaria da esquerda 

Confusion - Depois de assistir 'Pursuit', siga a princesa Garnet (Dagger) descendo as escadas 

Ambition - Depois de assistir 'Confusion', pegue o caminho da direita baixo em direção ao Card Stadium 

Meeting Place - NÃO entre no Card Stadium. Em vez disso volte pelo mesmo caminho que chegou aqui até a entrada de Treno e depois pegue o outro caminho, a escadaria da direita 

Unexpected Visitor - Assistindo este vai bloquear todos os ATEs anteriores

Crime And Punishment - Depois que o Doctor Tot te leve para o Gargan Roo, imediatamente volte subindo as escadas e saia desse local para aparecer uma ATE 

 

> Cleyra

No Yummy-Yummies! - Requer Quina no seu grupo 

There A Mushroom! - Requer Quina no seu grupo 

Don't Hate Me 

I-I Haven"™t Hurt Anyone 

 

> Alexandria (2ª visita)

Friendship - Depois de resgatar a princesa Garnet (Dagger)

 

> Lindblum (2ª visita)

The Third Jewel 

Brahne's Fleet Arrives

<Gwok-Gwok!> How Infuriating

 

> Conde Petie (1ª visita)

Obs: Quando as coisas começam a ficar um pouco mais complicadas. Assista na ondem as ATE listadas abaixo e evitar de entrar em certas áreas sem ver as ATE's listadas abaixo e recomendo salvar antes de entrar na cidade de Conde Petie e seguir a risca as informações.

 

Vivi And The Couple - Disponível logo no início 

Quina Accused - Pegue a entrada da esquerda 

Quina Can't Communicate - Novamente vá para a esquerda entrando na pousada 

Dagger and William - Volte para o início da 1ª ATE assistida nessa cidade e vá para a direita agora até chegar no local onde está os NPCs Darcy Skywatcher e Bryan Rootrunner 

Hungry Bryan - Volte para a loja de itens e suba a escadaria e converse com Vivi 

 

> Black Mage Village

Obs: Este local é altamente recomendado salvar antes de entrar na cidade pois se pegar um caminho errado perde um ATE, portanto fique muito atento nas instruções abaixo.

 

Everyday Life - Disponível no início da cidade 

Life On The Run - Pegue o caminho superior direita 

Gourmand's Nose - Entre na loja de itens a esquerda e novamente pegue a esquerda para chegar na tela entre esta loja de itens e da loja 'synth shop' 

Different Language - Volte para o início da cidade pelo mesmo caminho que você chegou aqui. Agora pegue o caminho inferior direita 

Visitor, not invader - Vá para o cemitério, ao lado esquerdo da loja 'synth shop' 

Life Cycle - Agora entre na loja 'synth shop' e depois da cutscene assista o último ATE 

 

> Conde Petie (2ª visita)

Nuptial Joy - Uma ATE que é executado automaticamente, porém é perdível dependendo da sua escolha. Após a cerimônia entre Zidane e a princesa Garnet (Dagger) você terá que selecionar a opção "Why don't you guys get married, too?" para que force uma ATE envolvendo a Quina e o Vivi. 

 

> Madain Sari

Vivi's Feelings - Disponível na área da fonte depois da cutscenes 

Dagger's Feelings - Pegue o caminho superior direito em direção ao Eidolon Wall 

Eiko's Feelings - Retornando para a área da fonte (durante a ATE prepare uma refeição para 11 ou 12 pessoas, deixe de fora o ingrediente Oglop e pode deixar o Momatose cozinhar e vá ajudar com a pesca)

Eiko's Kitchen - Tente entrar na cozinha de Eiko, depois volte para área da fonte 

Eiko's Kitchen 2 - Vá novamente para em direção ao Eidolon Wall e fale com o Moogle. Volte para a fonte e em seguida pegue o caminho de baixo e fale com a princesa Garnet (Dagger) na entrada da cidade. Após a cutscene vai para as próximas áreas até a ATE aparecer 

 

> Alexandria (3ª visita)

It's So Big - A direita do pub 

Long Time No See! - A esquerda do pub 

To Fly High 

Artemicion 

I Forgot! - Depois que Vivi se juntar a Zidane 

Clowns On A Dark Night

 

> Treno (2ª visita)

Obs: Novamente, Treno é um local complicado portanto, salve o game antes de tudo. E fique alerta que é impossível assistir todos os ATE abaixo, vai chegar num momento que ou você verá a ATE 'Home Sweet Home' ou a 'Hippo's Prize', tudo vai depender da escolha feita durante a sua jogatina. Mas fique tranquilo que das 79 ATE está sendo contabilizado apenas 1 dessas duas, assistindo uma delas a conquista virá (se não esquecer de nenhuma outra ATE rsrsrs)

 

Eiko Talks Life 

How He Ended Up Here - Durante a ATE você pode escolher entre as opções "Stop by at home" ou "Stay in Treno". Ambos levarão a um ATE exclusivo mais a frente 

Memories By The Water 

City People - Assista primeiro 'Memories By The Water' e só então vá jogar a sua 1ª partida do torneio de cartas em Card Stadium 

Good Old Days - Aparece após você ganhar a sua 1ª partida do torneio de cartas. Você deve selecionar "Of course I'm interested" quando for dada a opção. 

Lessons of Life - Deve ser selecionado a opção "Of course I'm interested" em God Old Days 

Home Sweet Home OU Hippo's Prize - Vai depender das suas escolhas feitas anteriormente 

Hallucination - Aparece quando você ganha a 2ª partida do torneio de cartas 

Premonition - Aparece quando você ganha a 2ª partida do torneio de cartas, mas só jogue a sua 3ª e última partida do torneio depois de ver todas as ATE's dessa sua segunda visita ao Treno 

 

> Lindblum (3ª visita)

Obs: SALVE o jogo o quanto antes. Este é o último momento que possa te complicar na busca desse troféu. Para assistir um dos ATE's nessa sua 3ª passagem pela cidade você terá que ter menos de 50 Gil, isso mesmo, você terá que vender tudo que tiver e estar com pouco Gil. Eu mesmo passei dessa parte em torno de 20 Gil, mas lendo em outros sites parece que tendo menos de 50 Gil também dá para assistir a tal ATE. Portanto antes de retornar ao Castelo certifique-se que tenha 49 Gil ou menos (pra não ter erro tenha a baixo de 20 Gil como eu fiz rsrs)

 

My Fault - Quando você acordar no quarto de hóspedes escolha a opção "Where's Dagger?" na conversa entre Zidane e Blank, com isso vá direto para o telescópio antes de ir pra qualquer outro local 

Something Washed Ashore - Deve ter assistido a ATE 'Hallucination' em Treno 

Self-Reproach

Deep Anger

My Hammer 

The Rally - Você deve ter salvado aquela família em Burmecia

No Free Lunch - Depois de recolher as trás porões e sair da câmara real e antes de pegar o barco velejador Blue Narciss 

Give Me My Money - Certifique-se ter 49 Gil ou menos (recomendo ter menos de 20 Gil igual eu fiz) e vá para Business District antes de pegar o barco velejador Blue Narciss. Vá para a praça da cidade e uma cena vai aparecer uma cena entre Quina e a senhora Gysahl Pickle. Se você tiver pouco Gil em mãos neste exato momento o Zidane não terá dinheiro suficiente para pagar a senhora e assim receberá esta ATE automaticamente quando embarcar no Blue Narciss 

 

> Lindblum (4ª visita)

Team

Recovery

 

> Bran Bal

Place To Call Home - Este ATE estará disponível após você ter o controle de Eiko na pousada

Where The Heart Is - Saia da pousada

Came Into The World - Pegue o caminho superior direito

The Truth - Entre na próxima entrada acima

 

> Pandemonium

The Lift (Elevator) - Esta última ATE temos que forçar a aparição dela. Quando chegar numa espécie de uma câmara e que você tem o controle do Elevador... escolha as opções erradas (exceto o nº 4), por exemplo coloque a opção 2 e vá para a esquerda e tente pegar o 'elevador' pelos 3 caminhos possíveis, após isso volte a câmara e selecione a opção zero, por exemplo, e tente novamente passar pelos 3 caminhos... falhando novamente volte mais uma vez para a câmara que provavelmente neste momento aparecerá a última ATE. (caso não aparecer ainda a ATE, coloque uma outra opção, por exemplo a 1, e vai novamente para o caminho da esquerda e tente passar novamente pelos caminhos... e volte mais uma vez. Repita isso até aparecer o ATE, lógico que não pode ser escolhido a opção 4).

 

 

trophy_1.png Bloodlust bronze.png[topo]
Defeat 10000 enemies.

 

.Relacionado a grind.

Matar 10 mil inimigos em uma unica jogada.

 

Bom, para obter este troféu será extremamente demorado, que fique registrado. Para você ter uma noção após zerar o jogo pela primeira vez você terá matado de 1000 a 2000 inimigos e para piorar é que não tem nenhum tipo de contador... com isso você terá que matar matar e matar novamente sem saber quantos inimigos restam.

 

Após zerar o jogo pela primeira vez ou, pelo menos, depois de obter todos os outros troféus do jogo (exceto o troféu da espada Excalibur II) vá para a cidadezinha de Gizamaluke's Grotto e em seguida vá ao exato local onde você obtêm o 1º sino, ali na direita, ai faz o seguinte esquema: ative os boosters/cheats de ataque 9999 e o SPEED e durante a sua primeira batalha aperte o botão :r2: (isso, sem apertar o botão :optionsPS4:) para que os ataques aconteçam automaticamente, com tudo isso feito coloque um elástico no analógico fazendo com que o Zidane ande para cima, mesmo na parede ele continua mexendo os pés assim sendo suficiente para que entre em batalhas... na batalha os personagens atacarão sozinhos os inimigos e a única coisa que vai ser preciso é apertar algumas vezes o botão :cross: para que saia da tela de experiência e posteriormente da tela do Gil.

 

Eu fazia este esquema enquanto ia assistir filmes ou séries com a patroa, deixava o controle e o jogo no esquema citado anteriormente e só ficava apertando :cross: no controle de tempo em tempo.

 

OBS: As conquistas da Steam este troféu se chama Let the Bodies Hit the Floor III , caso alguém que esteja jogando na Steam e esteja acompanhando este meu guia...

 

trophy_2.png Driving the Hard Bargain bronze.png[topo]
Purchase all items available from Stiltzkin.

 

.Perdível.

Stiltzkin é um Moogle (angelical?) viajante que pode ser encontrado ao longo de sua jornada. A primeira aparição dele é em Alexandria quando Vivi entra na Torre do Sino (Steeple) e você aprende a salvar o jogo manualmente.

Spoiler

37760084952_faa86c26a5_b.jpg

 

A partir desse momento o Stiltzkin deve ser encontrado 8 vezes e terá que comprar os itens que ele vende para obter este troféu.

 

Vale lembrar que o Moogle Stiltzkin não ficará disponível para sempre em alguns lugares (momentos diferentes ou até mesmo impossível voltar para algumas cidades novamente), portanto recomendo comprar os itens com ele no momento que for para estas cidades durante a sua jogatina, não esqueça. Caso você tenha 99 itens de algum dos itens não será possível comprar os itens com ele... você obrigatoriamente vai ter que vender ou usar os itens antes de comprar, portanto fique atento com isso também, quando tiver algum item com 99 unidades (ou próximo) venda logo em qualquer momento do jogo (Potion, Hi-Potion, Phoenix dentre outros itens).

 

- Burmecia: Ele está localizado no Vault, na porta da direita da Praça. Abra o baú na parte de trás da sala e Stiltzkin entrará. Compre o Soft, Hi-Potion e Ether dele por 333 Gil.

Spoiler

37082419124_e53574bd26_b.jpg

 

- Cleyra: Ele pode ser encontrado no 2º andar da pousada depois da luta com Antlion. Compre o Hi-Potion, Ether e Phoenix Pinion dele por 444 gil.

Spoiler

37082419254_9596a21efe_b.jpg

 

- Fossil Roo: Ele está ao lado do Moogle Mogki, quando encontrar o primeiro mineirador ele estará na parte baixo da tela no canto esquerdo. É muito difícil de perder. Compre o Phoenix Pinion, Remedy e Ether dele por 555 Gil.

Spoiler

37533703530_15e31ea841_b.jpg

 

- Conde Petie Mountain Path: Ele está localizado ao lado do Moogle Suzuna no meio do caminho e novamente é muito difícil perder. Compre a Magic Tag, Tent e Ether dele por 666 Gil.

Spoiler

37082419334_1d593d3e08_b.jpg

 

- Alexandria (na sua 3ª visita a cidade depois que Brahne morre): Com Vivi, volte para a Torre do Sino (Steeple) e Stiltzkin estará lá. Compre o Phoenix Pinion, Hi-Potion e Elixir dele por 777 Gil. Obs: Depois de recuperar o controle de Zidane, Stiltzkin não estará mais por lá.

Spoiler

37533703580_9d6f4163a6_b.jpg

 

- Oeilvert: Stiltzkin está do lado do Moogle Mooel. Observação dentro do "quote". Compre o Hi-Potion, Emerald e Elixir dele por 888 Gil.

Spoiler

Platinando no PS4 e pegando todas as conquistas na Steam não perdi este moogle mas segue as palavras do amigo  gabricj 

 

(...) o encontro com o Stiltzkin em Oeilvert. No guia diz que ele está do lado do moogle que salva o jogo e é difícil de perder. Só que eu perdi. Segui o detonado todo da revista gamestation e ela orienta a fazer tudo do lado esquerdo primeiro, acionar os globos e tudo mais até acontecer a cena com aqueles rostos na parede, só depois ir para o lado direito. O problema é que depois de ver a cena com os rostos na parede, o Stiltzkin desaparece. Ou seja, tem que encontrar ele antes de resolver os puzzles do lado esquerdo. Eu acabei avançando, por cerca de 3 horas, pensando que iria voltar para Oeilvert, mas não voltamos, então perdi mesmo. Tive que resgatar um save anterior.

 

37743292896_2002afc9b5_b.jpg

 

- Bran Bal: Em Bran Bal, Stiltzkin está localizado na mesma casa que o Moogle Moorock. Controlando Eiko entre no local que fica a extremidade direita superior, converse com o Moogle Moorock que está escondido dentro de um vaso e saia deste ambiente. Entre novamente no local que o Moogle Stiltzkin aparecerá. Compre o Diamond, Ether e o Elixir dele por 2.222 Gil.

Spoiler

37760085052_bd3f4eea00_b.jpg

 

- Alexandria (Depois de retornar de Bran Bal): Vá direto para a Torre do Sino (Steeple) e compre os últimos itens que seriam uma pedra Moonstone, Ruby e Elixir dele por 5.555 Gil.

Spoiler

37082419494_043bf03e12_b.jpg

 

 

trophy_3.png Cracking the Code bronze.png[topo]
Uncover the secret of the Eidolon Wall.

 

Este troféu vai ser obtido no final do jogo, quando você retorna ao planeta Gaia (após os eventos da Terra e de Pandemonium).

 

Entre Madain Sari com a princesa Garnet (Dagger) no seu grupo. Vá para a cozinha da casa de Eiko e a Lani estará por lá e fugirá de vocês. Saia de Madain Sari e volte com seu grupo sem a princesa Garnet (Dagger) ou Amarant (eu mesmo voltei sem os dois no meu grupo). Volte para o mesmo local e agora converse com Lani duas vezes e você será solicitado a ir ao Eidolon Wall (local onde teve a luta entre Zidane x Amarant).

 

RECOMENDO aumentar o som da sua TV para não correr o risco de não ouvir um barulhinho importantíssimo.

 

Quando você chegar por lá, caminhe no sentido horário em torno da parede uma vez. Quando você estiver próximo da entrada você ouvirá um barulho (as vezes pra ouvir este barulho você tem que andar um pouco mais para frente da entrada). Ouvindo o barulho vire-se e caminhe pela parede no sentido anti-horário até ouvir novamente o barulho. Vire-se e caminhe no sentido horário até ouvir mais uma vez o barulho e assim por diante. Repita isso até que seu HP e MP sejam restaurados (o que deve ser após 9 vezes). Depois, leia todas as inscrições dos Eidolon na parede.

 

Quando você ler todas as inscrições vá na frente da imagem do Ifrit e leia esta inscrição que o troféu vai aparecer.

Spoiler

37799422502_88ab0a1b9e_b.jpg   37120877114_d19de4a0ef_b.jpg

 

Caso ainda tenha dificuldades segue vídeo para facilitar a conquista
Spoiler

 

 

trophy_4.png One Nag Too Many bronze.png[topo]
Cause Moguo to have a tantrum.

 

Para obter este troféu você terá que deixar o Moogle Moguo, do mundo aberto, muito irritado.

 

Após completar a sua curta passagem por Evil Forest você obterá um item chamado de Moogle Flute da Moogle Monty que com ela será capaz de chamar o Moogle Moguo a qualquer momento quando estiver em mundo aberto apenas apertando :square: .

Basta apertar :square: para chamá-lo e cancelar o pedido e repetir este processo em torno de 15 a 17 vezes até que o Moogle Moguo fique irritado e dirá: "STOP IT, STOP IT, STOP IT! KU-PEH!".

Spoiler

37082418854_2245e79f52_b.jpg

 

 

trophy_5.png Follow Your Nose bronze.png[topo]
Raise your chocobo's beak level to 99.

 

.Relacionado a grind.

Atingir o nível 99 com o seu Chocobo.

 

O nível do bico do Chocobo aumentará como parte da sidequest 'Chocobo Hot and Cold'. Toda vez que você escavar com sucesso um item, você ganha pontos que podem ser trocados por itens com a Moogle Mene e também atuam como experiência para nivelar o bico do Chocobo. Itens mais raros, como Chocographs e Elixirs, concederão mais Pontos, enquanto itens mais comuns, como Potions, irão compensá-lo com pontos mínimos.

 

Primeiro local onde você poderá escavar e começar a busca do nível 99 será em Chocobo's Forest, à medida que você progride através da sidequest, você desbloqueará a Chocobo's Lagoon e Chocobo's Air Garden. Os pontos são dobrados para cada item escavado na Chocobo's Lagoon e triplicado no Chocobo's Air Garden. Se você encontrar um item dentro de cinco segundos após encontrar o anterior, você receberá um bônus de cinco pontos. Além disso, o Moogle Mene adicionará 10 segundos ao seu tempo e todos os pontos subsequentes serão duplicados se quatro itens forem encontrados dentro do prazo. Se você encontrar mais quatro itens no limite de tempo para um total de 8, a Mene parará você dizendo algo do tipo que 'acabou os itens' ou sei lá. No entanto, os segundos restantes no relógio serão convertidos em pontuação bônus.

 

Este troféu seria muito demorado, mas felizmente não vai demorar muito por causa do boosters/cheats de alta velocidade ( :optionsPS4: > :r1: Hight Speed Mode). Os movimentos de Chocobo e a velocidade de escavação são amplamente aumentados, mas o temporizador no jogo conta a velocidade normal. Portanto você quase sempre encontrará todos os 8 itens antes do tempo acabar, assim ganhando pontuação extra a cada jogada.

 

Para mais informações sobre os Chocobos CLIQUE AQUI.

 

 

trophy_6.png Beach Bum bronze.png[topo]
Visit every beach in Gaia.

 

Visitar todas as 21 praias de Gaia.

 

Mas para conseguir pegar esta sidequest você precisará fazer diversos deveres antes como;

 

24 Tesouros do Chocograph com Chocobo

Ter pego todos os 24 tesouros com Chocobo espalhados pelo mundo de Gaia. Para mais detalhes olhar o troféu bronze.png Diggin' It .

 

Ocean Bubbles (bolhas do oceano)

As bolhas do oceano são algumas de bolhas encontrados em alguns locais selecionados no mar, uma vez que você obtém um Chocobo do Oceano (azul-escuro) e utiliza o Dead Pepper em cima das bolhas (obtida ao cavar na Chocobo Lagoon uma vez que você tem um Chocobo da montanha na cor vermelho), Chocobo vai cavar debaixo d'água e emergir com tesouro.

 

Mountain Cracks (rachaduras na montanha)

Depois de obter o Chocobo da montanha o de cor vermelho, você pode encontrar rachaduras em várias montanhas ao redor do mundo. Fique em frente a estas rachaduras e utilize a Dead Pepper e o Chocobo atravessará a rachadura e vai trazer um tesouro.

 

Localização dos tesouros do Chocograph, das bolhas e das rachaduras em spoiler;

Spoiler

- Bubble (bolha) 4 você precisa entrar em Quan's Dwelling (próximo de Treno) e seguir para o outro lado do local.

- Shimmering Island: Após voltar da Terra, a ilha explode e vai ser possível achar um tesouro

37750332366_822f981a56_b.jpg

 

Após completar os deveres acima vá para Chocobo Paradise que fica no extremo canto esquerdo superior do mapa. Chegando lá fale com Fat Chocobo (o maior Chocobo que tiver lá, perto da piscina). Ele lhe dará uma carta Tetra Master e algumas cenas envolvendo o Moogle Mene e o Chocobo vão acontecer. Depois disso volte ao Fat Chocobo e aperte :square: para desafiá-lo para um jogo de cartas mas em vez de ir direto para o jogo de cartas ele vai te desafiar (podemos dizer assim) a ir em todas as praias do mundo.

 

Existem 21 praias para visitar e agora, quando você visitar uma praia um símbolo aparecerá em cima da cabeça do Zidane um balão como se estivesse ondas dentro do balãozinho. Pressione :circle: quando este símbolo aparecer, então um barulhinho será reproduzido e o símbolo desaparecerá.

Spoiler

37120876764_e8ceb655d5_b.jpg

 

Depois de ter feito isso em todas as 21 praias, uma mensagem afirmando: "Watched the waves around the world and relaxed!". A partir daí, a qualquer momento que você visitar uma praia, pressionar :circle: irá restaurar o HP e MP dos personagens e remover quaisquer efeitos negativos que tiver.

 

Localização de todas as praias de Gaia

Spoiler

37500625914_5fd1d5397a_b.jpg

 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

trophy_7.png Diggin' It bronze.png[topo]
Locate all hidden treasures on the world map.

 

Encontrar todos os 24 tesouros espalhadas pelo mundo de Gaia.
Esses tesouros serão encontrados junto com seu amiguinho Choco durante a sidequest "Chocobo Hot & Cold". Vou listar os nomes dos tesouros e a localização de cada CHOCOGRAPH junto com as imagens da localização exata dos tesouros para facilitar ainda mais na obtenção do troféu.

 

Para mais informações sobre os Chocobos CLIQUE AQUI.

 

Chocobo's Forest
Esta área pode ser acessada depois de deixar o Lindblum, ao sul do Mist Continent:

Spoiler

39469994821_37d027af5c_m.jpg  39439440482_20e2aced01_m.jpg

 

CHOCOGRAPH 01 - STREAMSIDE

Spoiler

228px-Chocograph-01_01.jpg  228px-Chocograph-01_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 02 - BETWEEN MOUNTAINS

Spoiler

228px-Chocograph-02_01.jpg  228px-Chocograph-02_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 03 - UNCULTIVATED LAND

Spoiler

228px-Chocograph-03_01.jpg  228px-Chocograph-03_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 04 - HEALING SHORES

Spoiler

228px-Chocograph-04_01.jpg  228px-Chocograph-04_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 05 - ABANDONED BEACH

Spoiler

228px-Chocograph-05_01.jpg  228px-Chocograph-05_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 06 - COLD FIELD

Spoiler

228px-Chocograph-06_01.jpg  228px-Chocograph-06_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 08 - FARAWAY LAGOON

Spoiler

228px-Chocograph-08_01.jpg  228px-Chocograph-08_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 10 - BIRD'S EYE LAGOON

Spoiler

228px-Chocograph-10_01.jpg  228px-Chocograph-10_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 11 - SMALL BEACH

Spoiler

228px-Chocograph-11_01.jpg  228px-Chocograph-11_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 13 - FORBIDDEN FOREST (depois de desbloquear o Chocobo da montanha da cor vermelha)

Spoiler

228px-Chocograph-13_01.jpg  228px-Chocograph-13_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 14 - GREEN PLAINS (depois de desbloquear o Chocobo da montanha da cor vermelha)

Spoiler

228px-Chocograph-14_01.jpg  228px-Chocograph-14_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 16 - FORGOTTEN PLAINS (depois de desbloquear o Chocobo da montanha da cor vermelha)

Spoiler

228px-Chocograph-16_01.jpg  228px-Chocograph-16_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 19 - COLD LAGOON (depois de desbloquear o Chocobo da montanha da cor vermelha)

Spoiler

228px-Chocograph-19_01.jpg 228px-Chocograph-19_02.jpg

 

Chocobo's Lagoon

Esta área pode ser acessada depois de obter o barco velejador Blue Narciss, praticamente na metade do jogo, e também requer um Chocobo do lago (reef) na cor azul-claro, obtido no Healing Shores Chocograph. Está localizado na Palmnell Island, ao sul do Forgotten Continent. Localização do Chocobo's Lagoon:

Spoiler

s011a.jpg  0958-Chocobos-Lagoon-Map.png

 

CHOCOGRAPH 07 - FORGOTTEN LAGOON

Spoiler

228px-Chocograph-07_01.jpg  228px-Chocograph-07_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 09 - ABANDONED LAGOON

Spoiler

228px-Chocograph-09_01.jpg  228px-Chocograph-09_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 12 - DAWN LAGOON

Spoiler

228px-Chocograph-12_01.jpg  228px-Chocograph-12_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 15 - DUSK PLAINS

Spoiler

228px-Chocograph-15_01.jpg  228px-Chocograph-15_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 17 - SEA AT DUSK (depois de desbloquear o Chocobo do oceano/do mar (sea) da coloração azul-escuro)

Spoiler

228px-Chocograph-17_01.jpg  228px-Chocograph-17_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 18 - OCEAN (depois de desbloquear o Chocobo do oceano/do mar (sea) da coloração azul-escuro)

Spoiler

228px-Chocograph-18_01.jpg  228px-Chocograph-18_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 22 - OUTER ISLAND 2 (depois de desbloquear o Chocobo do oceano/do mar (sea) da coloração azul-escuro)

Spoiler

228px-Chocograph-22_01.jpg  228px-Chocograph-22_02.jpg

 

Chocograph Pieces (Peças do Chocograph)

Há seis destes no jogo e são necessários para reunir o Chocograph chamado 'Mist Ocean'. As peças são encontradas no seguinte:
1- Chocobo's Forest (assim que tiver acesso a este local já é possível de achar)
2- Chocobo's Forest (depois que conseguir pegar o Chocobo da montanha da cor vermelho)
3- Chocobo's Forest ou Chocobo's Lagoon (após você receber o barco velejador 'Blue Narciss')
4- Chocobo's Lagoon (assim que tiver acesso a este local já é possível de achar)
5- Chocobo's Lagoon (depois que tiver o Hilda Garde III)
6- Chocobo's Lagoon (depois que tiver o Hilda Garde III)

 

Após reunir as 6 peças e ter encontrando o tesouro escondido, este Chocograph lhe concede acesso a um Chocobo aéreo na coloração dourada e consequentemente ao Chocobo's Air Garden.


CHOCOGRAPH 20 - MIST OCEAN

Spoiler

228px-Chocograph-20_01.jpg  228px-Chocograph-20_02.jpg

 

Chocobo's Air Garden

Esta área pode ser acessada depois de obter um Chocobo aéreo (dourado). Ao contrário dos dois anteriores, esta localização não é fixa e pode aparecer em qualquer um dos cinco lugares espalhados pelo mundo de Gaia. Em primeiro lugar, você deve estar voando com o Chocobo, a partir de qualquer floresta, em seguida localize um círculo escuro no mapa do mundo. Uma vez acima, use uma Dead Pepper e você pousará em Chocobo's Air Garden. Os cinco locais prováveis são:

Spoiler

c9s9Ngx.jpg

 

CHOCOGRAPH 21 - OUTER ISLAND

Spoiler

228px-Chocograph-21_01.jpg  228px-Chocograph-21_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 23 - FAIRY ISLAND

Spoiler

228px-Chocograph-23_01.jpg  228px-Chocograph-23_02.jpg

 

CHOCOGRAPH 24 - FORGOTTEN ISLAND

Spoiler

Em terra, não voando igual na imagem

228px-Chocograph-24_01.jpg  228px-Chocograph-24_02.jpg

 

Localização de Todos os Tesouros em Vídeo
Spoiler

 

 

trophy_8.png Back Online bronze.png[topo]
Repair the machine at Mognet Central.

 

Para reparar a máquina no Mognet Central, primeiro você precisa descobrir a localização do Mognet Central, depois encontrar o item Superslick e usá-lo para consertar a máquina.


Para encontrar o Mognet Central, você precisará, no mínimo, de um Chocobo de montanha (vermelho) e um Dead Pepper. Há uma rachadura na montanha nas Cazedil Plains em uma ilha ao norte do Outer Continent. Utilizar a Dead Pepper na rachadura e assim você terá acesso a Mognet Central.

Spoiler

37119041774_834abe2bd1_m.jpg  37829412991_28baaa3883_m.jpg

 

Esta sidequest não pode começar até você retornar a Gaia, próximo do final do jogo, após retornar de Bran Bal. Você precisará entregar um total de seis cartas, começando e finalizando as entregas com o Moogle Kupo de Alexandria. Para pegar e ou entregar cartas basta iniciar uma conversa com os Moogles e clicar na opção "Mognet".

 

Kupo - Alexandria, na Torre de Sino (Steeple)

Spoiler

37829412511_dd1243470d_b.jpg

 

Atla - Burmecia

Spoiler

37829412401_49e48aa275_b.jpg

 

Mogryo - Black Mage Village

Spoiler

37119041414_39d8477d6a_b.jpg

 

Kumool - Ipsen's Castle

Spoiler

37119040934_3c861f629c_b.jpg

 

Mois - Qu's Marsh, na entrada de Fossil Roo (tenha Quina no seu grupo)

Spoiler

37829412801_967c992aca_b.jpg

 

Noggy - Daguerreo

Spoiler

37119041654_5cd40a8566_b.jpg

 

Kupo - Alexandria

Spoiler

37119041154_df005dd614_b.jpg

 

Depois de completar as entregas das cartas, fale com Ruby em seu teatro para receber dela o item Superslick (assim já conquistando o troféu bronze.png Well Lubricated ). Agora volte para o Mognet Central e dê o Superslick ao Moogle Artemicion e ele o usará para reparar a máquina.

Spoiler

37829412921_4e9647cae5_b.jpg   37829412671_32394e8998_b.jpg

 

 

trophy_9.png Well Lubricated bronze.png[topo]
Obtain a bottle of Superslick.

 

Obter o item Superslick com Ruby em Alexandria.

Spoiler

37829412921_4e9647cae5_b.jpg

 

Consulte o troféu bronze.png Back Online para obter mais informações de como obter este item de forma mais rápido e fácil.

 

 

trophy_10.png Frog Wrangler bronze.png[topo]
Successfully catch 99 frogs.

 

Capturar 99 sapos com a Quina. Troféu simples, porém um pouco demorado para conquistar.

 

Na cidade de Qu's Marsh terá um sidequest com Quina que é de pegar sapos. A cada quantidade certa de sapos pegos você ganhará itens. Chegando ao sapo de nº 99 você conquistará este troféu (e a chance de enfrentar um boss para a conquista de outro troféu).


Em cada continente há uma cidade chamado Qu's Marsh"¦ com isso você pode pegar os sapos em qualquer uma das Qu's Marsh que você for.
Recomendo que sempre que possível ir em Qu's Marsh e pegar os sapos que estiverem lá, pois assim no final do jogo faltará poucos sapos para farmar.

Spoiler

37082418974_bd0fa42c04_b.jpg

 

Recompensas

Quantidade de Sapos

Item

2 sapos Ore
5 sapos Ether
9 sapos Silk Robe
15 sapos Elixir
23 sapos Silver Fork
33 sapos Bistro Fork
45 sapos Battle Boots
99 sapos Gastro Fork

 

 

trophy_11.png Going for the Gold bronze.png[topo]
Successfully catch a golden frog.

 

Capturar apenas 1 sapo dourado com a Quina.

 

Assim que Quina entrar para sua equipe volte ao lugar onde a encontrou pela primeira vez (num brejo?!?) que Zidane e Quina vão conversar, você concordando uma sidequest iniciará. Ali tem alguns sapos, basta apenas capturar o sapo dourado.

Spoiler

37121887513_7d15e87807_b.jpg

 

 

trophy_12.png Auctioneer bronze.png[topo]
Win 10 items at the Treno Auction House.

 

Para conquistar este troféu basta comprar 10 itens na casa de leilão de Treno (Treno Auction House).


São leiloadas apenas quatro itens de uma só vez e para ganhar o item precisa dar o maior lance. Quando os quatro itens forem leiloados e o leiloeiro sair de cena saia do local e volte novamente que haverá mais quatro itens, podendo ser repetido ou não.

 

A sua primeira chance em conquistar este troféu é quando você está controlando a princesa Garnet (Dagger), Steiner e o Marcus, na sua primeira aparição em Treno, mas acho difícil que você tenha Gil suficiente para comprar 10 itens. Mas não se preocupe, você terá até o final do jogo para comprar os 10 itens.

Spoiler

37082417524_15298ff571_b.jpg

 

 

trophy_13.png Sword of Kings bronze.png[topo]
Obtain the sacred blade Excalibur.

 

Obter a espada Excalibur.

 

Para conseguir esta espada você vai ter que comprar 4 itens no leilão em Treno, depois venda estes itens aos NPCs pela cidade.
Os 3 primeiros itens já ficam disponível na sua primeira aparição em Treno, já o 4º item só a partir da sua segunda aparição em Treno. Porém para conquistar mesmo o troféu somente no final do jogo, quando você voltar para o mundo de Gaia.
Os 4 itens são: Doga's Artifact, Une's Mirror, Griffin's Heart e Rat Tail (disponível após a sua 2ª aparição em Treno).

 

Em posse dos itens, venda-os para os NPCs em Treno:
Doga's Artifact: Vender para o NPC Scholar em Synthesis Shop (ele não oferta mais caro, portanto pode vender logo).

Spoiler

37830476861_ac0085116e_b.jpg

 

Une's Mirror: Vender para o NPC Adventurers em Bishop's House (recusando a primeira oferta o valor será aumentado).

Spoiler

37830476621_b9c9fbf786_b.jpg

 

Griffin's Heart e Rat Tail: Vender para o NPC Adventurers em Bishop's House (recusando a primeira oferta o valor será aumentado).

Spoiler

37798708332_e65e586348_b.jpg   37830476881_89270df05f_b.jpg

 

Quando voltar para o mundo de Gaia, no final do jogo, vá para Daguerreo e converse com o NPC Old Man perto das prateleiras de livros. Ele dirá que quer um item chamado Magical Fingertip. Vá novamente para o leilão em Treno e compre este item.

Spoiler

23977889858_49a1ca2e3e_b.jpg

 

Volte para Daguerreo e vá falar mais uma vez com o Old Man para entregar o item a ele e em troca ele te dará a espada Excalibur.

Spoiler

37830477041_809057904f_b.jpg

 

 

trophy_14.png Beating the Ragtime Blues bronze.png[topo]
Correctly answer all the questions in Ragtime Mouse's pop quiz.

 

.Perdível.
Para esse troféu você precisa responder 16 perguntas corretamente do pop quiz de Ragtime Mouse.

Spoiler

37830817381_2e9aebdd2f_b.jpg

 

O Ragtime Mouse é um inimigo amigável especial que, quando encontrado, perguntará algo a você e terá em torno de 20 segundos para responder se é 'Verdadeiro' ou 'Falso'. Você poderá encontrá-lo em quaisquer florestas do jogo porém as suas aparições vai depender do seu progresso do jogo. As perguntas do Ragtime é tudo sobre Final Fantasy IX, tudo que você deveria saber pois são perguntas envolvendo a sua jogatina, por cidades onde passou dentre outros detalhes que teoricamente deveríamos saber. Portanto as vezes só será possível encontrar ele novamente após passar de uma determinada parte do jogo.

 

Como dito, ele tem um limite de vezes para ser encontrado, dependendo da parte que esteja. Lembrando que o jogo agora não tem mais CDs, mas a parte da história é quem dita. Por motivos de spoiler, vou continuar usando os CDs.

Ragtime Mouse poderá aparecer até 4 vezes logo no início do jogo.


Ragtime Mouse voltará aparecer após a batalha contra o boss em Burmecia. +6 aparições!
Ragtime volta aparecer após a batalha contra o boss em Iife Tree. +6 aparições!
E por fim, após obter o dirigível (airship) Invincible. +6 aparições!

 

OBS: É acumulativo de um para o outro, caso eu não encontre ele logo de primeira e passo de Burmecia, ele poderá aparecer para mim em seguida 10 vezes.

 

No total, o Ragtime Mouse faz 16 perguntas... da lista abaixo apenas a 16ª pergunta é fixa, as primeiras 15 perguntas são aleatórias, portanto fique esperto no momento que for responder.

 

Perguntas e as respostas:
Lembrando que para Verdadeiro (True) você vai atacar o :circle: , que é o círculo vermelho e para Falso (False) você atacará o :cross: , da cor azul.

 

Chocobo Forest is located between Lindblum and South Gate.:circle:(True)
Lindblum Castle is larger than Alexandria Castle.:circle:(True)
Some Mus are friendly and don't attack.:circle:(True)
Theater Ship Prima Vista uses Mist as its source of energy.:circle:(True)
Berkmea cable cars have been running for eight years.:circle:(True)
Lindblum's air cabs operate around the clock.:circle:(True)
Treno's cafe, Card Carta, is members only.:circle:(True)
Bobo bird is a bird that brings you fortune.:cross: (False)
The 15th Lindblum War started in 1600.:cross: (False)
The Theater Ship Prima Vista was built in Artania Shipyards.:cross: (False)
"I Want To Be Your Canary" was written by Lord Afon.:cross: (False)
Fossil Roo is a tunnel that connects Treno and Alexandria.:cross: (False)
Only one desert exists in the entire world.:cross: (False)
Conde Petie is a village of Goblins.:cross: (False)
Prima Vista means love at first sight.:cross: (False)

 

Depois de responder todas as 15 perguntas, o Ragtime Mouse fará uma última pergunta durante seu próximo encontro com ele.

 

You can defeat Ragtimer.:circle:(True)

 

Após responder a última pergunta vai sair da "batalha" novamente... procure ele mais uma vez e no próximo encontro ele vai se autodestruir. 

 

Aparentemente tem uma forma de fazer ele aparecer de forma mais rápido. O Ragtime Mouse tem a tendência de aparecer mais rápido caso você não estiver entrado em nenhuma batalha "em chão batido" após sair de alguma cidade ou dirigível e conseguir ir direto pra alguma floresta. Portanto tenta utilizar este esquema para fazer ele aparecer de forma mais rápido. Pode ter sido algo da minha cabeça, porém eu achei as aparições dele mais rápido assim.

 

OBS: Coloquei este troféu como .Perdível. por precisar acertar as 16 perguntas corretamente... porém não sei dizer se responder de forma errada ou ataque o Ragtime ou ainda demora em responder se ele repetirá a pergunta que fez. Pesquisei em sites gringos e nenhum que olhei dizia se pergunta era refeita. Portanto deixarei como .Perdível. ainda pois prefiro que tenha esta descrição e que não seja do que for ao contrário e o pessoal perder este troféu por bobeira.

 

 

trophy_15.png Mister Nice Guy bronze.png[topo]
Gain the favor of all friendly enemies.

 

Encontrar todos os 9 monstrinhos amigáveis do jogo e doar pedras preciosas para eles de acordo com o pedido de cada um.

 

Você saberá que você encontrou um amigável quando a música de batalha tiver um tom mais tranquilo, diferente (igual a musiquinha quando encontra o Ragtime Mouse). Parece som de uma arpa, sei lá. Mas é nítido a diferença de tom musical entre as batalhas contra inimigos do tom quando encontra um monstrinho amigável.

 

Não tem uma ordem correta para encontrar os inimigos, pode encontrar em qualquer ordem, porém o amiguinho Yan só vai ficar para a 'batalha' e pedir uma pedra só se encontrar e dar as pedras corretamente para todos os outros. Após cada um receber as suas pedras eles te recompensarão com uma grande quantidade de AP e itens. Após satisfazer o amiguinho ele nunca mais aparecerá para você, mas isso não interfere em nada para este ou algum outro troféu.

 

Mu: Localizado entre a entrada de cima de Ice Cavern e Dali. Precisará ter 1 Ore.

Spoiler

37082418084_259c7489d0_b.jpg

 

Ghost: Localizado nas proximidades de Treno. Precisará ter 1 Ore.

Spoiler

37533703170_f7f4d8083a_b.jpg

 

Ladybird: Localizado na Magdelene Forest, a floresta que certa o Black Mage Village. Precisará ter 2 Ore.

Spoiler

37082418204_6a8f49fa49_b.jpg

 

Yeti: Localizado na floresta próximo a Madain Sari. Precisará ter 2 Ore.

Spoiler

37082418234_047afa71c9_b.jpg

 

Nymph: Localizado próximo a Iifa Tree. Precisará ter 3 Ore.

Spoiler

37121886753_45a88e8328_b.jpg

 

Jabberwock: Localizado na pequena floresta em Seaway Canyon, próximo de Oeilvert. Precisará ter 1 Emerald.

Spoiler

37533703230_c0a2e4baca_b.jpg

 

Feather Circle: Localizado no Lost Continent, pode ser encontrado próximo de Esto Gaza. Precisará ter 1 Moonstone.

Spoiler

37082418334_4ebe663a76_b.jpg

 

Garuda: Localizado na floresta na parte de cima de Gizamaluke's Grotto. Precisará ter 1 Lapis Lazuli.

Spoiler

37121886853_0a69c272c8_b.jpg

 

Yan: Localizado na floresta de Vile Island, ao sul de Iifa Tree. Precisará ter 1 Diamond.

Spoiler

37082418424_1209ecdf64_b.jpg

 

Como dito anteriormente, só será possível doar um diamante ao Yan após finalizar a entrega das pedras aos outros 8 amiguinhos.

 

 

trophy_17.png My Little Airship bronze.png[topo]
Obtain a miniature copy of the Prima Vista.

 

.Perdível.

Obter uma cópia da miniatura do Prima Vista em Observatory Mountain, ao lado de Dali.

 

Quando você estava em Observatory Mountain com Steiner quando os outros personagens estavam em Dali (ou posteriormente à qualquer momento do jogo) e entrou na cabana ao lado esquerda da escadaria provavelmente já tenha vista esta miniatura do barco voador Prima Vista. Conversando com Morrid ele vai oferecer esta miniatura em troca de 3 tipos raros de café que são: Moccha Coffee, Kirman Coffee e Burman Coffee.

 

Moccha Coffee
Este café está localizado em South Gate próximo ao Chocobo's Florest. O café estará no cando direito da tela, no chão.

Spoiler

37121887263_4f28554c6a_b.jpg

 

Kirman Coffee

Este café está localizado na casa de Eiko em Madain Sari. Entre na cozinha e suba na mesa a esquerda.

Spoiler

37082418724_aedb1002f7_b.jpg

 

Burman Coffee (.Perdível.)

Este café está localizado em Dali, porém a unica chances de obter este café é durante o torneio de cartas em Treno (2ª aparição nesta cidade). Antes de entrar e participar do torneio saia de Treno e vai direto para Dali a pé passando por South Gate. Este momento o prefeito da cidade está ausente para participar também do torneio, com isso você terá acesso à sua casa.


Em Dali entra na segunda porta a esquerda (anteriormente era impossível entrar) e lá terá um garotinho cochilando, porém no momento que entrar no local ele acordará e te fará umas perguntas... fala que você vai procurar algo no "Desk" 3x seguidas até ele cochilar novamente, você perceberá quando ele dizer "Zzzz". Depois procuro no fogão (stove) e assim você vai obter a chave do prefeito. Vá para o moinho de vento, sai deste local e entra na próxima porta de cima, a esquerda. Neste local abre a porta de cima (anteriormente era impossível de entrar), passando por esta porta estará do lado de fora junto com um Chocobo, vá para a extremidade da direita e abra um baú e pegará 30 mil Gil e examinando novamente o baú você pegará o último café.

Spoiler

37121887353_fe9c8a8351_b.jpg

 

Após pegar todos os 3 cafés volte para Observatory Mountain e converse com o Morrid. E o troféu será seu.
O legal é que o Morrid dirá que enviará a cópia Prima Vista para Lindblum. Caso queira ver ele é só ir em Tantalus Hideout, a Torre do Relógio em um dos distritos de Lindblum que estará no chão próximo a cama.

 

 

trophy_18.png Earning the Queen's Favor bronze.png[topo]
Receive 10 rewards from Queen Stella.

 

Receber 10 recompensas de Queen Stella.
Este NPC é encontrada Treno, lá no final da cidade, mais afastado de tudo. No local terá várias gaiolas (podemos dizer assim) que quando você dar uma moeda de signo ela te recompensará. Não imposta quais dos 12 signos você vai trocar, basta entrega-la apenas 10.

 

Favor ver o troféu bronze.png What's Your Sign? para mais detalhes.

 

 

trophy_19.png What's Your Sign? bronze.png[topo]
Obtain the Hammer.

 

Obter o Hammer com a Queen Stella em Treno.

Spoiler

37743292916_c6e25f0ee8_m.jpg

 

Depois de entregar as 12 moedas do signo necessárias para o troféu bronze.png Earning the Queen's Favor , fale com Queen Stella mais uma vez para que ela diga que 'algo está faltando'. Assim iniciando a busca da 13ª moeda de nome Ophiuchus. A localização dela fica exatamente no mesmo local onde é encontrado a moeda Scorpio.

 

Obs: A moeda Sagittarius só será possível mais para o final do jogo, após sofrer um ataque.

Nome e localização das moedas espalhadas pelo mundo

Nome

Localização

Imagem

Aries Dali Windmill
Spoiler

37082417584_985aa452be_m.jpg

Tauros Treno Item Shop
Spoiler

37082418014_af2486d5b3_m.jpg

Gemini Treno Fountain (Jogue várias moedas na fonte)
Spoiler

37082417694_f1f3e24b7c_m.jpg

Cancer Burmecia Spilled Cart
Spoiler

37121886173_6b75df6c2f_m.jpg

Leo Alexandria Castle Harbor
Spoiler

37533703090_baaa402ac3_m.jpg

Virgo Black Mage Village Bunk Beds
Spoiler

37121886603_fbf6d27fe7_m.jpg

Libra Madain Sari Fountain
Spoiler

37082417904_864142cb5b_m.jpg

Scorpio Quan's Dwelling Spring
Spoiler

37533703120_95336ef00c_m.jpg

Sagittarius Lindblum Pickle Cart
Spoiler

37082417874_bc10776f40_m.jpg

Capricorn Entrada de Daguerreo
Spoiler

37082417554_b1f2196111_m.jpg

Aquarius Ipsen's Castle Pillar
Spoiler

37533703020_dd49025938_m.jpg

Pisces Invincible (airship)
Spoiler

37121886353_2467103835_m.jpg

Ophiuchus Quan's Dwelling Spring
Spoiler

37082417794_f22b70dc4e_m.jpg

 

 

trophy_20.png Another Man's Treasure bronze.png[topo]
Receive certification as a Rank S Treasure Hunter.

 

Conseguir o Rank S em Caçador de Tesouros.

 

Quando você entrar na cidade escondida de Daguerreo, que está localizado em uma ilha ao sul do Forgotten Continent e é apenas acessível quando você tiver um dirigível ou um Chocobo dourado, o Choco voador. Dentro da cidade vá para o caminho da direita e suba pelo elevador e converse com o NPC Four-Armed Man (o cara com 4 braços). Ele que fala o seu rank de caçador de tesouro. A menor rank é o F e o maior rank é o S. Para aumentar o seu rank você terá que encontrar baús de tesouros pelo mundo tanto com Zidade como com o seu Chocobo, itens achados pelas cidades com o balãozinho em exclamação, itens obtidos em sidequests e na casa de leilões em Treno.

 

Para alcançar o Rank S, você precisa acumular um total de 340 pontos.
- Baús, itens escondidos (balãozinho com exclamação), itens ganhos em sidequest e itens comprados no leilão em Treno te darão 1 ponto cada.
- Cada baú aberto com o seu Chocobo através do Chocograph e dos Crack e Bubbles te darão 2 pontos cada.

 

De tempos em tempo vá a cidade de Daguerreo para ver o seu progresso, conversando com o Four-Armed Man (o cara com 4 braços) para ir acompanhando o seu progresso. Quando chegar ao Rank S este NPC saíra correndo e vai para entrada da cidade. Volte para entrada e converse com ele novamente. Ele dirá o seu real nome que é o Gilgamesh em Daguerreo, te parabenizará por ter alcançado o Rank S e saíra da cidade.

Spoiler

37781262906_47a40a1310_b.jpg   23977491918_412e3e6a30_b.jpg

 

Sugestão, deixar para ir atrás desse troféu por último ou, pelo menos, esperar para ir atrás após pegar os troféus bronze.png Beach Bum e bronze.png Diggin' It .

 

 

trophy_21.png Dragon Lady bronze.png[topo]
Defeat Behemoth in the Treno weapon shop using Dagger.

 

.Perdível.
Matar o Behemoth na loja de armas (weapon shop) em Treno usando a princesa Garnet (Dagger).

Spoiler

37533702950_2b16481558_b.jpg

 

O Behemoth pode ser desafiado na loja de armas Treno depois de retornar a Gaia, após os eventos em Terra.
Utilize o cheat :optionsPS4: > :l2: para que seus ataques tirem 9999 de dano, assim você matará ele rapidamente.

 

CASO queira lutar contra ele "˜na raça' esteja com nível alto, recomendo pelo menos nível 55, porém quanto maior o nível melhor. Esteja equipado o as habilidades Auto-Life e Auto-Regen. Utilizar o Eidolon Odin para matar Behemoth de forma mais fácil.

 

 

trophy_24.png A Round of Applause bronze.png[topo]
Have the nobles demand an encore.

 

.Perdível.

Durante a exibição do duelo de espadas entre Zidane e Blank conseguir que os Nobres aplaudem bastante e peçam Bis (80 nobres aplaudindo de 100).

 

Logo no inicio do jogo para conquistar este troféu você precisará conseguir uma pontuação 80 de 100 durante o duelo de espadas para que os Nobres peçam Bis. Blank ira falar os comandos aleatórios e você deve pressionar corretamente os botões que ele falar, que pode ser 8 comandos diferentes como :up: , :down: , :left: , :right: , :cross::circle: , :triangle:e :square:.

 

Por mais que você precise somente 80/100 para conquistar este troféu, faça 100/100 para você não perder o troféu gold.png Over the Moon , não errando nenhum comando e nem demorando para pressiona-los.

 

 

trophy_25.png A-Hunting We Will Go bronze.png[topo]
Win with Vivi during the Festival of the Hunt.

 

.Perdível.

Fazer com que o Vivi vença o Festival of the Hunt.

 

Em Lindblum quando iniciar o Festival of the Hunt, momento que tiver vários inimigos pela cidade e tiver um contador na sua tela, você terá que deixar o Vivi vencer este festival.

 

Controlando Zidane, fique enrolando e deixando o tempo passar até chegar o tempo mais ou menos faltando uns 4:30 minutos para finalizar o torneio, vá até o Business District - Fountain Square. Lá você enfrentará um inimigo chamado Zaghnol. Basta você matar o Freya e em seguida se matar. Com isso Vivi será campeão e você ganhará o Theater Ship card (caso Zidane fosse campeão receberia 5000 Gil e se o Freya ganhasse item recebido seria Coral Ring).

 

 

trophy_26.png All's Well That Ends Well bronze.png[topo]
Complete FINAL FANTASY IX.

 

.Relacionado à história.
Basta zerar o jogo.

Não importa em qual final você vai fazer, o 'normal' ou o prolongado (basta ter em mãos o item Hammer para assistir o outro final). E como todos já devem imaginar, não é obrigatório finalizar as sidequests, boss opcionais dentre outras coisas.

 

 

trophy_27.png End of the Road bronze.png[topo]
Attain level 99 with at least one character.

 

.Relacionado a grind.

Atingir nível máximo (99) com pelo menos 1 personagem.

 

Com boosters/cheats ativados provavelmente você chegue no final do jogo com um nível a baixo, faltando muito a atingir o nível 99.

 

Há 3 ótimos lugares para farmar nível: Em Gizamaluke's Grotto, do lado de fora matando o Grand Dragons, em Memoria enfrentando praticamente qualquer inimigo que esteja lá dentro e outro lugar está localizado na floresta de Vile Island, ao sul de Iifa Tree, na mesma ilha que você encontrará o monstrinho amigável Yan, porém aqui você deverá morrer nas batalhas dependendo do seu nível, portanto recomendo que equipe a habilidade Auto-Life e se possível Auto-Regen.

 

Após sair pela primeira vez de Lindblum recomendo que já suba de nível, nem que seja pouca coisa, em Gizamaluke's Grotto, do lado de fora (pela passagem de cima) matando o Grand Dragons ou inicialmente matando os Garuda, no mesmo local porém na floresta utilizando os boosters/cheats :l1: e :l2: para facilitar a sua vida. Após matar alguns inimigos entra em Gizamaluke's Grotto e volte para farmar novamente, você entrando na cidade novamente terá o automaticamente salvado seu jogo, caso morra durante as batalhas basta apenas continuar de onde parou.

 

 

trophy_28.png The One Ring bronze.png[topo]
Obtain Madain's Ring via mining.

 

.Perdível.
Obter o Madain's Ring via escavação em Fossil Roo.

 

O único local possível de obter é em sua primeira e única passagem por Fossil Roo, um túnel que conecta o Mist Continent com o Outer Continent. Durante o percurso por lá você encontrará um minerador escavando o local, converse com ele e pegue a picareta (em troca de um Potion) e vai 'picaretando' todas as partes da parede. Este troféu pode ser meio frustante, meio demorado.. mas não desanime, continue escavando até encontrar este anel. Não tem como postar uma foto de um local exato da escavação pois a sua aparição é aleatória, portanto Boa Sorte!

Spoiler

37780999306_4fe56f5b04_b.jpg

 

Neste mesmo local é possível obter outro troféu bronze.png Peek-A-Boo .

 

 

trophy_29.png Peek-A-Boo bronze.png[topo]
Free Kuppo from a wall in Fossil Roo.

 

.Perdível.
Libertar o Kuppo de uma parede em Fossil Roo.

 

No mesmo local do troféu acima bronze.png The One Ring você conquistará este aqui. Basta pegar a picareta com o minerador (em troca de um Potion) e ir a extrema direita na parte de cima e 'picaretar' algumas vezes a parede para libertar o Kuppo e conquistar o troféu.

Spoiler

37780885606_b5231ab568_b.jpg

 

 

trophy_30.png Track Star bronze.png[topo]
Obtain Athlete Queen.

 

.Perdível.
Participar de um minigame de corrida e conquistar o nível máximo e Obter o Athlete Queen.

Spoiler

37781347536_d1a0776a44_b.jpg

 

O minigame da corrida está disponível apenas por um curto período de tempo, quando você estiver de volta a Alexandria (após o grande ataque) e estiver controlando Vivi e a oportunidade termina quando você vai para teatro conversar com Ruby. Portanto antes de continuar a história pegue primeiro este troféu.

 

Para iniciar o minigame encontre o Hippaul e sua mãe Hippolady, ambos estarão na rua principal de Alexandria, a direita do pub. Basta conversa com eles para iniciar a corrida.

 

Para fazer com que Vivi corra tem que ficar apertando alternadamente dois botões o :square: e o :circle: . Chegando na frente você ganhará pontuação, a cada dezena você receberá recompensas e atingindo o nível 80 o troféu aparecerá.

Recompensas

Nível

Item

10 Wyerd Card
20 Carrion Worm Card
30 Tantarian Card
40 Armstrong Card
50 Ribbon Card
60 Nova Dragon Card
70 Genji Card
80 Athlete Queen

 

 

trophy_31.png Found in the Shuffle bronze.png[topo]
Beat the Nero Brothers' shuffling game nine times in a row.

 

.Perdível.
Participar de um minigame com os irmãos Nero e ganhar 9 vezes seguidas.

Spoiler

37781348106_cb5c443b78_b.jpg

 

O minigame "da mistura" está disponível apenas por um curto período de tempo, quando você estiver de volta a Alexandria (após o grande ataque) e estiver controlando Zidane (após falar com Ruby, quando controlava o Vivi). A localização dos irmãos é dentro da loja de armas da cidade, converse com eles para iniciar o jogo.

 

Este minigame funciona igual aquele joguinho de ilusão... 3 copos e 1 bolinha dentro de um dos copos, a pessoa movimenta os copos e você terá que adivinhar em qual copo esta a bolinha. Sabe o que estão falando? Então... aqui vamos brincar disso também, os 3 irmãos (Zenero, Benero e Genero) estarão um do lado do outro, um deles dirá alguma coisa e em seguida vão se misturar para os lados e você terá que descobri qual dos Nero que falou algo. Portante tenha muita atenção.

 

Conversando com um amigo aqui do fórum ele deu uma excelente dica que provavelmente vai facilitar a vida de todos, eu mesmo fui no olho mas acredito que desta forma seja muito mais tranquilo. Quando for iniciar o minigame pegue um celular ou algum equipamento que grave vídeos e filma os irmãos Nero se misturar, após isso vê o vídeo quantas vezes for preciso (se tiver opção de câmera lenta também acredito que seja uma boa) para saber a localização exata.

 

 

trophy_32.png It's All in the Cards I bronze.png[topo]
Win a Tetra Master match.

 

Para conquistar este troféu você terá que ganhar o seu 1º duelo de cartas conhecido como Tetra Master.

 

Para mais detalhes silver.png It's All in the Cards III .

 

 

trophy_33.png It's All in the Cards II bronze.png[topo]
Win 10 Tetra Master matches. (Certain NPCs can be re-challenged to increase your win count after progressing through the game.)

 

Para conquistar este troféu você terá que ganhar 10 duelos de cartas conhecido como Tetra Master contra 10 pessoas (NPC) diferentes durante a sua jogatina.

 

Para mais detalhes silver.png It's All in the Cards III .

 

 

trophy_35.png A Clean Bill of Health bronze.png[topo]
Have a single character affected by all status ailments (both beneficial and detrimental).

 

Ter um único personagem afetado por todos os 26 STATUS (benéficas e ou prejudiciais).


Vale lembrar que não precisa ter todos os status ao mesmo tempo, pode ser um status por batalha. Porém tem que ser conquistado apenas em uma única jogatina, não é acumulativo para outro New Game.

 

Slow: Vivi com a magia Slow
Sleep: Vivi com a magia Sleep
Stop: Vivi com a magia Stop
Poison: Vivi com a magia Poison
Petrify: Vivi com a magia Break
Trouble: habilidade de Zidane
Venom: inimigo 'Whale Zombie' com seu ataque Venom Breath (qualquer praia no final do jogo)
Zombie: inimigo 'Whale Zombie' com seu ataque Powder (qualquer praia no final do jogo)
Virus: inimigo 'Chimera' com seu ataque Virus Crunch (em Memoria, na última cidade do jogo)
Doom: inimigo 'Ash' com seu ataque Doom (em Memoria, na última cidade do jogo)
Heat: no Boss 'Soulcage' com seu ataque Mustard Bomb (Iifa tree), com o 'Drakan' com seu ataque Mustard Bomb (Desert Palace), com o 'Maliris' com seu ataque Mustard Bomb (Memoria e Crystal World - última cidade do jogo), no Boss 'Tiamat' com seu ataque Jet Fire (Memoria e Crystal World - última cidade do jogo)
Freeze: atacar com Steiner com Ice Brand com o Add Status habilitado/equipado
Gradual Petrify: inimigo 'Basilisk' com seu ataque Gradual Petrify (em Burmecia)
Berserk: Dagger com a magia Berserk
Confuse: Dagger com a magia Confuse
Darkness: Dagger com a magia Blind
Silence: Dagger ou Eiko com a magia Silence
Mini: Dagger ou Eiko com a magia Mini
Protect: Dagger ou Eiko com a magia Protect
Shell: Dagger ou Eiko com a magia Shell
Float: Dagger ou Eiko com a magia Float
Reflect: Dagger ou Eiko com a magia Reflect
Haste: Eiko com a magia Haste
Regen: Eiko com a magia Regen
Vanish: Quina com (bug mag) a magia Vanish (comendo qualquer um desses 5 inimigos Vice, Hornet, Gnoll, Troll ou Drakan "” entreda de Gizamaluke's Grotto tem o inimigo HORNET e o inimigo Vice em Dali)
Auto-Life: Quina com (bug mag) a magia Auto-Life (comendo qualquer um desses 5 inimigos Carrion Worm, Gimme Cat, Cerberus, Yan ou Stilva - Gimme Cat pode ser encontrado em alguns lugares como do lado de fora de Daguerreo, Palmnell Island, Lanar Island, Everlang Island)

 

 

trophy_36.png Overly Emotional bronze.png[topo]
Enter trance 50 times.

 

Entrar em modo Trance 50 vezes.
Como ativar o modo Trance? Sendo atacado pelos inimigos e quando encher a barra ATB você entrará em modo Trance automaticamente. Isso deve acontecer 50 vezes para conquistar este troféu. Antes de finalizar o jogo você terá conquistado este troféu mas caso queira adiantar esta conquista basta você ativar o cheat :optionsPS4: > :l1: que assim que entrar em uma batalha os seus personagens entraram instantaneamente em modo Trance, e dessa forma é contabilizado para este troféu. A primeira transformação do jogo (sem usar cheat :l1: )pode ser assistindo em Evil Florest.

Spoiler

37533703600_2b580e0322_b.jpg

 

 

trophy_39.png Kain's Legacy bronze.png[topo]
Obtain Kain's Lance.

 

Obter a arma Kain's Lance.

Esta arma está localizado na última cidade do jogo, em Memoria. Logo no começo da cidade, próximo a 'bola flutuante' onde você consegue salvar seu progresso, o item escondido a direita na parede.

Spoiler

23978075038_7c652a798e_b.jpg

 

 

trophy_40.png Close But No Cigar bronze.png[topo]
Obtain the Tower.

 

Obter a arma The Tower.
Esta arma está localizado na última cidade do jogo, em Memoria. Um pouco mais distante do começo da cidade, mas no caminho do zeramento do jogo, o item 'escondido' na plataforma do mirante (podemos dizer assim).

Spoiler

37781935446_b28f86edb2_b.jpg

 

 

trophy_41.png The Ultimate Claws bronze.png[topo]
Obtain the Rune Claws.

 

Obter a arma Rune Claws.
Esta arma está localizado na última cidade do jogo, em Memoria. No meio do progresso da última cidade, escondido a esquerda da grande escadaria (que no final há uma passagem em vermelho).

Spoiler

37781935366_e401f2f220_b.jpg

 

 

trophy_42.png The Ultimate Flute bronze.png[topo]
Obtain the Angel Flute.

 

Obter a arma Angel Flute.
Esta arma está localizado na última cidade do jogo, em Memoria. No meio do progresso da última cidade, logo após ver uma mini-cena do castelo de Alexandria e o mesmo aparecer 'quebrado', vá de frente a esta imagem ao lado esquerdo (ao lado direito você conseguirá salvar seu progresso num 'save secreto').

Spoiler

23978074728_15b1dfc1b8_b.jpg

 

 

trophy_43.png The Ultimate Mace bronze.png[topo]
Obtain the Mace of Zeus.

 

Obter a arma Mace of Zeus.
Esta arma está localizado na última cidade do jogo, em Memoria. No meio do progresso da última cidade, no lado esquerda de uma escada... antes da luta contra o Boss que em seguida você pega a Excalibur II (é claro, caso tenha feito em menos de 12h).

Spoiler

37572594700_5d780b1e1f_b.jpg

 

 

trophy_44.png The Ultimate Fork bronze.png[topo]
Obtain the Gastro Fork.

 

Obter a arma Gastro Fork.
Após você pegar 99 sapos com Quina em qualquer uma das quatro cidades Qu's Marsh (conquistando o troféu 'Frog Wrangler') você enfrentará a Quale... após derrotar ela você vai obter a arma / o garfo mais forte do jogo e consequentemente obter este troféu.

Spoiler

37572594280_4275456751_b.jpg

 

 

trophy_46.png The Ultimate Rod bronze.png[topo]
Obtain the Whale Whisker.

 

Obter a arma Whale Whisker.
O Whale Whisker é a arma mais poderosa da princesa Garnet (Dagger) e pode ser obtido mais para o final do jogo durante a sidequest 'Chocobo Hot and Cold'. Você precisará descobrir o Chocograph #18: Ocean em Chocobo's Lagoon depois de obter um Chocobo do Mar (azul-escuro). Agora com seu Chocograph ativo vá para a longa ilha ao oeste do Forgotten Continent. Continue cavando ao longo da costa oeste do oceano que num momento você vai encontrar o tesouro e consequentemente a arma. Segue imagens da sua localização:

Spoiler

37572595210_c98987554a_b.jpg

 

 

trophy_47.png The Ultimate Racket bronze.png[topo]
Obtain the Tiger Racket.

 

Obter a arma Tiger Racket.
Quando você estiver com o seu Chocobo do mar (azul-escuro) ou o Chocobo voador (dourado) e com um Dead Pepper, vá para Quan's Dwelling (oeste de Treno, uma pequena caverna nas montanhas) e vá até o final dessa caverna até você chegar a uma pequena área de varanda, mais que parece um penhasco. Chega na beirada que um balãozinho com ponto de interrogação (Zidane notará bolhas na água), apertando o :cross: você pulará com seu Chocobo deste local para o mar, assim encontrando itens e consequentemente a arma Tiger Racket.

Spoiler

37781012266_5fc186556e_b.jpg

 

 

trophy_48.png The Ultimate Dual Blade bronze.png[topo]
Obtain the Ultima Weapon.

 

Obter a arma Ultima Waepon.

Só será possível no final do jogo, quando você volta para Gaia, após acontecimentos em Terra. E você terá que ter, pelo menos, um Chocobo do Mar (azul-escuro) e um Dead Pepper.

 

A localização seria onde era o Shimmering Island, porém não haverá bolhas, então isso possa requerer algumas tentativas até achar os itens. Com o seu Chocobo no mar, tente se posicionar bem ao centro do local e utilize o Dead Pepper para que o seu Chocobo possa mergulhar.

Spoiler

37781935476_3b8e6f724c_b.jpg

 

Segue o vídeo para facilitar ainda mais a sua vida
Spoiler

 

 

trophy_49.png Path of the Samurai bronze.png[topo]
Obtain the complete set of Genji armor.

 

Obter o set completo da armadura Samurai de Genji: Genji Helmet, Genji Armor e Genji Gloves.
Genji Armor são equipamentos defensivos do jogo e a sua obtenção é por meio de algumas ações (sim, não tem como compra-los).

 

Será obtido mais pro final do jogo com o seu Chocobo (desde que tenha o chocobo correto).


Genji Gloves - Obtido usando uma Dead Pepper nas bolhas (bubbles) do oceano localizada ao Sul do Forgotten Continent.

Spoiler

37781347836_186119ba71_b.jpg

 

Genji Armor - Obtido por escavação Chocograph #21: em Outer Continent.

Spoiler

37798235472_d3c305a40a_b.jpg

 

Genji Helmet - Obtido usando uma Dead Pepper na racha da montanha no leste do Continente Esquecido, ao norte de Oeilvert.

Spoiler

37781348176_3f917be625_b.jpg

 

Ou poderá ser obtido roubando (com Zidane) de chefes na última cidade do jogo, em Memoria.
Genji Helmet - roubando do Kraken.
Genji Armor - roubando de Maliris.
Genji Gloves - roubando de Lich.

 

 

trophy_50.png Your Lucky Day bronze.png[topo]
Receive a Very Good Omen from a color fortune.

 

Obter um 'Very Good Omen' comprando fortunas coloridas em Dali.

 

No lado esquerdo da sala na pousada em Dali, você pode comprar fortunas de cores por 10 Gil e receber uma fortuna aleatória. Depois de gastar 10 Gil, você poderá receber um 'Bad Omen', 'Good Omen' ou 'Very Good Omen'. Vá gastando 10 Gil até receber um bom presságio e você obterá este troféu.

Spoiler

37572732130_bdcb9fe00f_b.jpg

 

 

trophy_51.png Out of Harm's Way bronze.png[topo]
Guide all the residents of Cleyra to safety.

 

.Perdível.

Guiar todos os moradores de Cleyra em segurança, após a invasão do pessoal de Alexandria.

 

Depois de derrotar Antilion em Cleyra, no momento que o pessoal de Alexandria destrói tudo. Você terá que orientar todos cidadãos que encontrar pelo caminho a fugirem por um caminho seguro.

 

Basta escolher as seguintes opções:
> Let's head right! (2ª opção)
> Let's go left! (1ª opção)
> Cross the bridge to the right! (2ª opção)
> We're not safe yet (2ª opção)

Spoiler

37780885156_b0e152cf08_m.jpg   37780885356_d1c85cf616_m.jpg   37780885326_7b4cf02bc3_m.jpg   37780885686_8a97b699f9_m.jpg

 

 

38155201996_45e3765ff7_b.jpg

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

26168797929_b7c51210c9_s.jpg   EXTRAS

 

Link externo para informações extras do jogo:
- Todos os acessórios
- Todas as armas
- Todas as Armaduras / Vestimentas
- Escudo / Braceletes / Luvas
- Chapéus / Capacetes
- Habilidades
- Habilidades equipáveis
- Itens
- Mapas: CidadesChocograph
Obter todas as 100 castas

- Guia de Conquistas da Steam

 

 

trophy_0.png   Personagens


Zidane%20Tribal.gif

Classe: Ladrão (Thief)
Habilidade: Steal/Skill
Trance: Dyne (sobre Skill)
Idade: 16 anos
Sexo: Masculino

 

O protagonista de nossa história, desta vez, não é um cavaleiro de armadura e cavalo branco, e sim um ladrão que se acha "O" bom com as mulheres! Ele pertence ao grupo de ladrões Tantalus e deve raptar a Princesa de Alexandria. Mas nisso diversos eventos ocorrem e ele deve salvar o mundo da ameça eminente de destruição que um aliado da Rainha de Alexandria oferece. Ao fim de nossa história sabemos mais sobre seu passado, que ele mesmo não sabia, tal qual a origem daquele rabo que ele tem. Ótimo guerreiro em combate físico, possui skills devastadoras, não queiram ver seu Trance Dyne pois é matador! Pode roubar, é ágil, equipa as melhores armas e armaduras, além de ter um nível médio de HP. MP é baixo, mas ele também não é nenhum mago, oras! Este é Zidane!

Spoiler

"Não precisamos de uma razão para ajudar os outros"

37122872744_4b57ee3b5e_b.jpg


Garnet%20Til%20Alexandros%20XVII.gif

Classe: Invocador (Summoner)
Habilidade: Summon e White magic (Magia Branca)
Trance: Eidolon (sobre Summon)
Idade: 16 anos
Sexo: Feminino


Princesa da cidade de Alexandria, Garnet é atormentada por seu passado desconhecido e por ter uma vida muito sem sentido em seu castelo. Considerada como filha da megera Rainha Brahne, Garnet quer ser raptada para mudar de vida e o destino entrega ela aos braços de Zidane! Nesse incidente ela vê a oportunidade de radicalizar sua vida certinha e se tornar uma guerreira e descobrir seu passado. Nessa aventura ela descobre o que ela realmente é, e que deve salvar o mundo ao lado de Zidane e seus amigos, contra Kuja. Uma confusão simples e planificada que tem como background as esplendorosas dela! Suas White Magics são boas e variadas, e sua invocaçõs se resumem a alguns como Odin, Bahamut e Leviathan... os melhores! Apenas deixa-a na parte de trás na batalha!

Spoiler

"Um dia eu serei Rainha, mas eu sempre serei eu mesma"

37575366070_1e87e4e7b7_b.jpg

 

Vivi%20Ornitier.gif

Classe: Mago Negro (Black Mage)
Habilidade: Black magic (magia negra) e Focus
Trance: Double Black Magic (sobre Black Magic)
Idade: 9 anos
Sexo: Masculino


Este Mago Negro é um dos mais carismáticos do grupo! Não conhece seu passado e muito menos o quê, ou quem, ou ainda a que raça pertence. E quando vê os Black Mages ele se une ao grupo para saber tais respostas. Nisso ele descobre que seus poderes que antes eram temerosos por alguns, são vangloriados por outros e a admiração que Steiner tem por ele faz seu ego ir para o espaço. Quando criança foi adotado por Quale para que este alimentasse-o e posteriormente comesse-o! Mas como o tal morreu antes, Vivi vagava pelo mundo até então. As Black Magics estão todas ali, com desde clássicas como Fire, Thunder e Ice até as "mais" recentes Holy, Meteor e Ultima, e as novas Jewel também! Focus aumenta (futilmente) seu poder de ataque mágico! Coloque-o apenas na retaguarda e mantenha-o sempre ao lado de Steiner!

Spoiler

"Como provar que você existe...? Talvez a gente não exista... "

37575365500_a15670775b_b.jpg

 

Adelbert%20Steiner.gif

Classe: Cavaleiro (Knight)
Habilidade: Sword Art e Sword Magic (combinado com Vivi)
Idade: 33
Sexo: Masculino


Steiner é um cavaleiro dotado de um grande coração! É um protetor fiel de Garnet em qualquer lugar e situação! Aparenta ser o único no reino de Alexandria que vê que Garnet está se sentindo muito sozinha. Tem acima de tudo cumprir seu dever de protegê-la. Pertence ao grupo de cavaleiros reais de Alexandria, os Knights of Pluto! Ele segue Garnet e Zidane e quando toma conta está totalmente envolvido com o grupo e não pode deixá-los para trás. Sempre arruma confusão com Zidane e SEMPRE é silenciado por Garnet. Tem grande estima por Vivi e com ele consegue usar a habilidade Magic Sword. Seus golpes são extremamente fortes e consegue utilizar as melhores armas do game. Possui grande HP! Algumas de suas habilidades são de Final Fantasies antigos. Mantenha-o sempre em seu grupo!

Spoiler

"Tendo eu jurado fidelidade, devo dedicar minha vida à servidão?"

37575365990_3f62bc5d57_b.jpg

 

Freya%20Crescent.gif

Classe: Cavaleiro-Dragão (Dragoon)
Habilidade: Jump e Dragon
Idade: 21 anos
Sexo: Feminino


Freya é uma Dragon Knight do reino de Burmecia que procura há três anos por seu perdido amor, Sir Fratley, outro Dragon Knight que ela amava e devotava a vida. Desde o inicio de sua procura ela vem aperfeiçoando suas habilidades e decide se juntar a Zidane para saber o que Alexandria está armando, mas quando descobre é tarde demais e ela falha ao proteger Burmecia, e acaba falhando mais uma vez quando Cleyra é destruída. Sua companhia agora tem um objetivo: Vingança! Nada melhor para fortalecer uma pessoa. É forte, ágil, alto HP porém tem certa fraqueza mágica pois é uma guerreira. Sua habilidade Jump é destruidora e suas Dragon Skills muito úteis! Ótima como substituidora de Steiner!

Spoiler

"Ser esquecido é pior do que a morte"

37575365740_5e79490170_b.jpg

 

Eiko%20Carol.gif

Classe: Invocador (Summoner)
Habilidade: Summon e White Magic (Magia Branca)
Trance: Double White Magic (sobre White Magic)
Idade: 6
Sexo: Feminino


Eiko é uma jovem Summoner nascida em Madain Sari, cidade dos evocadores que sofre uma catástrofe aonde todos os moradores, exceto os avós dela morrem. Depois de alguns anos os avós dela acabam falecendo e ela fica totalmente sozinha, a não ser pela companhia da turma de Moogles de Mog. Ela vive de roubar comida da cidade dos Anões, Conde Petie, até que um dia ela cruza o seu caminho e você acaba sabendo da história dela. Ela se apaixona por Zidane e após muitas confusões se une permanentemente ao time de guerreiros. Tem ótimas Summons mas é muito melhor como White Mage do que como Summoner. Possui pouco HP e pouco ataque físico, assim como pouca defesa, mas estes são solvíveis com Regen que ela pode utilizar. Dispensa apresentação no quesito mágico pois ela é extremamente boa. Em Trance ela pode usar duas White Magics, assim como Vivi.

Spoiler

"Eu não quero mais ficar sozinha..."

37575365750_c2d7f30435_b.jpg

 

Amarant%20Coral.gif

Classe: Monge (Monk)
Habilidade: Flair e Throw
Trance: Double White Magic (sobre White Magic)
Idade: 26 anos
Sexo: Masculino


Amarant entra na história após ser derrotado por Zidane em Madain Sari e entra no grupo para entender por que Zidane não o matou. Ambos se conhecem de longa data, quando Amarant era guardião da Auction House de Treno e foi confundido, graças a Zidane, ao ladrão da casa e a partir dali se tornou procurado e entrou para o mundo do crime. Suas habilidades são muito boas, detêm de grande força física, HP alto e bastante MP para gastar com suas habilidades não-elementais da opção Flair (algumas vindas dos Monks como por exemplo Revive, outras de Setzer como por exemplo Spare Change). Detêm também da habilidade Throw, vinda dos Ninjas, aonde lança itens e armas contra os inimigos, causando 20x de dano para o ataque normal da arma! Uma ótima pedida para substituir Freya ou Steiner.

Spoiler

"A única coisa confiável sobre o futuro é a incerteza."

37122872264_833f09cbe3_b.jpg

 

Quina.gif

Classe: Mago Azul (Blue Mage)
Habilidade: Eat/Blue Magic
Trance: Cook (sobre Eat)
Idade: 89 anos
Sexo: ?


Quina Quina pertence à raça Qu, novata no mundo de Final Fantasy! Ela é a cozinheira real de Alexandria mas é mandada embora, o grupo reencontra com ela em Qu's Marsh e assiste a ela catando (tentando) sapos. Quale, líder da tribo Qu, oferece Quina para que vocês a levem ao mundo e apresentem mais comidas à ela que só experimentara sapos até então! Tudo que ela vê, faz, pensa e tem em mente é comer, e pensar na próxima hora de comer mais. Capaz de comer os inimigos em batalha, Quina absorve suas habilidades, as Blue Magics e assim detêm grandes armas, como Mighty Guard, 1.000 Needles e L.5 Death! É claro que nem todos os inimigos tem habilidades e que nem são todas as absorvidas. Suas armas são espátulas enormes e tem um carisma muito grande!

Spoiler

"Eu faço o que eu quero! Algum problema?!"

37575365930_95885825f1_b.jpg

 


marcador01-big.gif Abaixo há uma lista com outros personagens da trama que vale a pena comentar:

Outros Personagens
 

marcador_hand.gif Antagonistas

Spoiler

Kuja
Kuja é homem misterioso dotado de grande poder mágico e físico e de um dragão alado! É o principal antagonista do jogo. É um Genome de notáveis poderes mágicos, embora renegue suas origens. Sarcástico e egocêntrico, fugiu para Gaia à procura de um poder que o auxiliasse a subjugar seu criador Garland, e encontra essa opção justamente nos Eidolons. Desta forma, ele se aproxima da rainha Brahne, influenciando-a a expandir seus domínios com ajuda do poder dos Black Mages que criava a partir da névoa produzida pela Iifa Tree. Usando as peças certas ele obriga seu grupo a trabalhar para ele, rouba a Airship de Cid e ainda consegue causar a fúria dos deuses! Invade outra dimensão e no fim o único problema era que ele não conseguia admitir que era igual a Zidane, seu irmão mais novo!

Garland
Garland é o único sobrevivente da antiga civilização de Terra. Após ficar determinado que seria o responsável pelo renascimento do planeta, ele utilizou sua tecnologia para absorver a energia de diversos planetas para que estes servissem de alimento para Terra. Tentou fazer o mesmo com Gaia, mas teve seus planos impedidos pela misteriosa raça dos Summoners e suas criaturas místicas chamadas Eidolons. Posteriormente, criou os Genomes, corpos sem alma que, teoricamente, receberiam as almas dos gaianos através da Iifa Tree e, assim, seriam os responsáveis pelo repovoamento do lugar. Entre estes Genomes, três nasceram já portadores de uma alma própria, e tinham como objetivo inicial semear o caos por entre as nações de Gaia, para que mais e mais almas fossem enviadas para Terra num curto período de tempo.

Necron

Necron é uma entidade paralela ao Cristal, cujo único objetivo é retornar tudo para o zero, ou seja, transformar a vida em morte.


marcador_hand.gif Outros personagens importantes

Spoiler

Antes de continuar citando os personagens vale a pena dizer que Tantalus é um grupo de ladrões com esconderijo em Lindblum do qual Zidane faz parte. Liderados por Baku, eles se comportam como uma família.

 

Baku
Chefe do grupo Tantalus, Baku sofre de um resfriado aparentemente incurável e é muito rígido com Zidane e os outros garotos, embora tenha um grande carinho e consideração por todos eles. Com sua Airship tentou, e vingou o plano, raptar a princesa Garnet de seu castelo. Mas as consequências disto foram trágicas, com uma Airship destruída e um membro importante à menos no grupo Baku volta para seu esconderijo em Lindblum após toda a confusão. Não, você não o controla, apesar de batalhar duas vezes CONTRA ele.

Blank
Um dos membros de Tantalus. Blank é um rapaz sério e um tanto mal-humorado, mas está sempre disposto a ajudar seus amigos. Se Sacrificou sendo transformado em pedra para que Zidane e os outros conseguissem sair a salvos da Evil Forest (Porém na metade do jogo Marcus o despetrifica usando um raro item). Tem uma suposta relação amorosa com Ruby, embora briguem com muita frequência. Você também controla ele no começo do game.

Cinna
Cinna é o mais velho dos membros de Tantalus e, por isso, é quase sempre alvo de piadas de seus companheiros. Tem três grandes paixões: café; o seu inseparável martelo e uma boneca da princesa Garnet. Você também controla ele no começo do game.

Marcus
Pertencente ao grupo Tantalus, ele é um ladrão! Participa de diversas partes da trama. Apesar da aparência nada agradável possui um coração leal, tanto que fez ele andar meio continente em busca do Supersoft para ajudar seu "irmão" Blank que estava petrificado (em Evil Forest). Diversas vezes você controlará ele em seu grupo, por exemplo no começo do game, e quando estiver Steiner e Garnet atrás do Supersoft junto dele.

Ruby
Ruby é a única mulher do grupo Tantalus, é mais como uma personagem coadjuvante à uma história parelela, portanto à falta de detalhes dela. Sabemos que ela compartilha de carinho especial à Zidane mais o resto do bando, e sempre lhe escreve cartas... Abre um Mini-Teatro em Alexandria mas precisa de atores para que funcione, será que até o final do game ela arruma?

Benero, Genero e Zenero
Esses trigêmeos são conhecidos como os Irmãos Nero (ou ainda Família Nero) e fazem parte da Tantalus. Após o ataque em Alexandria os Irmãos Nero estarão no "weapon shop" (shopping das armas) e controlando o Zidane e conversando com eles será possível participar de um minigame.

Queen Brahne
Brahne, mãe adotiva de Garnet, é a rainha de Alexandria. A rechonchuda planeja conquistar o planeta com as invocações que sua "filha" possui e com artefatos que podem manusear tamanho poder. Contando com a ajuda de seus cobaias Zorn e Thorn ela consegue destruir Burmecia e Lindblum, mas seus planos são detidos por aquele que se dizia aliado até então e por seu grupo que estava no meio da confusão! Com um fim trágico ela deixa o mundo e uma órfã, todos choram mas ela mereceu! Possui diversas cartas na manga como por exemplo aquele Bomb enorme, sua Airship e Bahamut/Odin/Atomos!

Zorn e Thorn
Essa dupla deu o que falar neste game! São palhaços da corte de Alexandria mas de bobos não têm nada! Servem a rainha Brahne em seus esquemas sujos e foram responsáveis por grandes trapaças. Um é Vermelho e o outro Azul, falam um identico ao outro e agem da mesma forma, a única coisa que difere os dois além da cor é que um fala normal e o outro invertido (não de o contrário e sim de invertido). Criaram os Black Mages, os Black Waltz e o ritual para absorver as Eidolons de Garnet! Tornam-se subordinados de Kuja após a morte da rainha. Mais tarde, em Mount Gulug, depois de derrotados, Zorn e Thorn se fundiram em um único monstro, o boss Meltigemini.

Black Mages
Black Mages são magos de estilo magia negra, assim como Vivi. Podem usar diversificados tipos de magia para atacar o oponente. Magias: fogo, gelo, trovão, veneno e também podem usar magias para deixar o oponente com o turno lento, que são chamadas de Time Magic dentre outras magia negra.

Black Waltz
São três Black Mages superdotados criados a partir de experiências feitas pela rainha Brahne. Seus poderes mágicos são superiores aos dos Black Mages normais, além de possuírem asas e serem puramente malignos. Eles são controlados (em segundo plano) por Zorn e Torn, que estão presente sempre que o Black Waltz #1,#2 e #3 são derrotados

Beatrix
General dos soldados de Alexandria, é o braço direito de Brahne. Uma mulher dotada de beleza e corpo sensual e uma força física e habilidade com as espadas monumentais. Defende os mesmo ideias de Steiner, proteger, mas ela protege é Brahne e isso a cega, deixando-a incapaz de ver as trapaças de Brahne. Quando vê o caos que tudo se tornou ela volta atrás e ajuda o grupo.Desenvolve uma paixão por Steiner, mas sempre o desconsiderou por suas habilidades toscas, ela só nota ele quando vê que ele e seus amigos se tornaram um empecilho aos planos de Brahne e chegam a atrapalhar Kuja! Detem grandes habilidades que serão desperdiçadas neste game, assim como em outros.

Regent Cid
Regent Cid Fabool IX governa o reino de Lindblum. Ele é muito inteligente, foi o inventor dos famosos "barcos voadores" movidos a névoa, também inventou o primeiro "barco voador" que não utiliza da névoa como combustível. Foi transformado em Oglop (um tipo de sapo) por sua esposa que pegou ele com outra mulher, logo após isto ela foi sequestrada, sendo a única que pode desfazer o feitiço. ele fica transformado, sem poder ter novas criações devido ao cérebro dos Oglops ser um tanto quanto limitado. Com isso seu raciocínio e habilidade diminuíram e ele está "meio" lento para desenvolver Airships que não usem névoa como combustível. É um ótimo amigo e confidente de sua sobrinha Garnet. Tem como braço direito Artania e ele é super-carismático, até voltar a sua forma original.

Moogle
marcador4.gif São os personagens que permitem salvar o progresso do jogo e até mesmo de utilizar o item "Tent", este fazendo com que você durma e que recupere todo HP e MP de seu grupo além de curar de status malignos. Alguns Moogle além de salvar o progresso também tem o modo "shop", vendendo ou comprando seus itens. Também permitem utilizar um serviço intercontinental de escritório de correio chamado "Mognet".

 

Lista de Moogles de Mognet e seus locais
 

Kupo - Alexandria
Monty - Evil Forest/Pinnacle Rocks
Mois - Ice Cavern/Fossil Roo
Gumo - Dali
Kumop - Dali
Mogki - Lindblum Castle Guest Room
Atla - Burmecia Vault
Grimo - Aerbs Mountains South Gate
Nazna - Aerbs Mountains Summit
Mochos - Gargan Roo
Monev - Cleyra's Trunk
Mopli - Cleyra
Serino - Red Rose
Moodon - Lindblum Inn
Mosh - Alexandria Chapel
Moonte - Lindblum Dragon Gate
Kuppo - Fossil Roo
Mogmatt - Conde Petie
Suzuna - Conde Petie Mountain Path
Mogryo - Black Mage Village
Mocchi - Iifa Tree
Mimoza - Oeilvert Entrance
Mooel - Oeilvert Interior
Mojito - Desert Palace
Mogsam - Desert Palace Library
Mogrika - Esto Gaza
Moolan - Mount Gulug
Mogtaka - Mount Gulug
Kumool - Ipsen's Castle
Moorock - Bran Bal
Mozme - Pandemonium
Noggy - Daguerreo

Moogle-ffix-field.png

 


Choco
marcador_chocobo.gif É o seu Chocobo! Choco é um Chocobo iniciante e depende de um dono capaz e aventureiro, e que tenha como nome paciência e sobrenome esforço para que atinja o sonho de se tornar um Chocobo mais habilidoso, que possa atravessar rios, montanhas, mares e ares! E ainda conheça o Fat Chocobo, mas isso só depende de você. Choco cava com o bico, que sobe de level, na Chocobo's Forest, Chocobo's Lagoon e Chocobo's Air Garden. Pode ser uma das suas fontes de itens, equipamentos, tesouros e diversão, ou então uma dor de cabeça se não dominar o esquema! Adora Gysahl Greens!


marcador_hand.gif Personagens secundários

Spoiler

Stiltzkin
Um moogle viajante que está sempre vendendo mercadorias para continuar suas viagens. Ele tem uma aparência mais angelical e aparece em alguns momentos do jogo. Os locais que ele aparece são: Burmecia, Cleyra, Fossil Roo, Conde Petie Mountain Path, Alexandria (depois que Brahne morre), Oeilvert, Bran Bal e Alexandria (Depois de retornar de Bran Bal).

Artemicion
Artemicion é identificado pelo seu pêlo roxo listrado e é o responsável pelo sindicato de entrega de correio da Mognet. Ele confia em Zidane e seus amigos para entregar o correio depois que ele usa o suprimento de Superslick da Mognet Central para o óleo de sua pele, esgotando-a e fazendo com que a máquina quebrasse.

Mog
Ao contrário dos outros Moogles que reside em Madain Sari, Mog tem um "colar" de pele em volta do pescoço e um pom-pom dourado. Mog tem pêlo rosa pálido e pequenas asas de morcego. Ela ainda é jovem e é menor do que a maioria dos outros Moogles. Eles compartilham Ribbons como um sinal de sua amizade, que Eiko espera que eles possam usar juntos quando forem mais velhos.

Doctor Tot
É o professor de Garnet, ensinou a ela como ser educada e passou diversos conhecimentos abrangendo o mundo de Gaia e o mundo dela, das invocações! Sempre acreditou que Garnet tinha potencial para tal habilidade já até esquecida e pouco utilizada atualmente. É fascinado com conhecimentos e detém de uma biblioteca em Alexandria e uma torre em Treno cheia de apetrechos para seus estudos. Ajuda Marcus com o Supersoft e vive dando palpites, úteis, para sua jornada!

Gilgamesh
Gilgamesh aparece como um NPC. Ele é visto pela primeira vez em Alexandria pelo nome de "Alleyway Jack", onde ensina Vivi a jogar Tetra Master.
Posteriormente ele é visto com o nome "The Four-Armed Man" nos ATE (Active Time Events) em Treno. Ele aparece roubando Gil de Garnet e comprando um Power Belt, mas ele derruba ao ser assustado por Steiner. Na segunda visita à Treno, Gilgamesh planeja sequestrar Eiko para chantagear Amarant, mas o plano falha ao ser afugentado por Quina e ele derruba outro equipamento: Chimera Armlet.
Gilgamesh é visto em Daguerreo, onde é possível desafia-lo num duelo. Ele possui cartas raras de airships. Depois de Zidane se tornar um Caçador de Tesouros Rank S, ele revela ser um Caçador de Tesouro Rank D e que seu verdadeiro nome é "Gilgamesh".
Se o jogador chega ao final de Memoria antes de 12 horas de jogo, é possível encontrar a Excalibur II junto de uma anotação feita para Gilgamesh por Enkido.

Quale
É o mestre de Quina. Quale pede a Zidane para deixar que Quina o acompanhe para conhecer o mundo e a variedades de alimentos. Após você pegar 99 sapos com Quina em qualquer uma das quatro cidades Qu's Marsh você terá a chance de batalhar com a Quale... após derrotar ela você vai obter a arma/garfo mais forte do jogo, Gastro Fork.

Quan
Avô adotivo de Vivi e mestre de Quale. Quan cuidou do pequeno Vivi desde que ele caiu de um airship que passava perto de sua caverna.

Sir Fratley
O maior guerreiro de Burmecia e mentor de Freya, decide partir numa jornada para aprimorar suas habilidades sem desconfiar do amor que sua aluna nutre por ele. Anos depois, após espalharem-se rumores de sua morte, ele reaparece com amnesia, não se lembrando nem mesmo de Freya.

Lady Hilda
Esposa do Regente Cid, ela é uma mulher de personalidade forte e ciumenta. Também é uma feiticeira e, por isso, transformou seu marido num pequeno inseto chamado Oglop quando descobriu que ele havia se envolvido com outra mulher. Depois disso, Hilda foi seqüestrada e Cid foi obrigado a permanecer na forma de Oglop, pois ela era a única pessoa que poderia fazê-lo voltar ao normal.

Black Mage No. 288
O líder da Black Mage Village. Tem um profundo carinho e admiração por Vivi.

Bobby Corwen
Um filhote de Chocobo criado pelos Black Mages na Black Mage Village.

Puck
O rebelde e energético príncipe de Burmecia, só quer saber de curtir sua liberdade sem se importar com mais nada. Ajuda Vivi a entrar no castelo de Alexandria para assistir à peça de teatro.

Hippaul
O pai de Hippaul é dono da pousada de Alexandria, e Zidane percebe que o garoto parece ser mais hábil em gerenciá-lo do que seu pai. Mora em Alexandria. Conversando com ele e ou a mãe dele você poderá participar de um minigame de corrida com Vivi (único momento possível é quando estiver controlando com Vivi em Alexandria após o ataque em Alexandria).

Morrid
Morrid é um homem idoso de comportamente calma. Ele é fanático por cafés. Ele mora em Observatory Mountain perto de Dali. Com ele você pega uma sidequest para obter uma miniatura do Prima Vista.

Erin
Uma piloto de Lindblum. Durante o torneio de Tetra Masters, ela assumiu o lugar de Cid como campeàpois ele não estava em condições de aparecer em público. Torna-se a piloto do Hilda Garde 3 quando este é finalizado.

Lowell
Lowell é um famoso ator de teatro e, por isso, sempre precisa dar um jeito de escapulir de seus fãs, que o perseguem incansavelmente. Na trama do jogo em um certo momento ele escapa dos fãs numa fantasia de Moogle.

Lani
Uma caçadora de recompensas e também uma poderosa guerreira. Cumprindo ordens da rainha Brahne, ela parte junto com Amarant com o objetivo de recuperar o pingente de Garnet e assassinar Zidane e Vivi.

Mikoto
Mikoto, também conhecido como Mysterious Girl, ou Girl antes de revelar seu nome, é um Genoma (Genoma é uma raça de seres produzidos por Garland). Ela é um dos poucos genomas conhecidos criados com uma alma. No entanto, é totalmente leal a Garland e tenta convencer Zidane a lutar contra Gaia.

Ozma (Boss)
Este ser parecido com um Planeta é o mais poderoso da série, como se fosse as "Weapons" das séries anteriores. Ele é encontrado em uma rocha em Chocobo's Air Garden (para chegar lá é necessário o Chocobo Dourado). Possui ataques bastante fortes como: Meteor, Flare Star e Doomsday (ele é capaz de absorver Shadow-Damage, então Doomsday o cura). Ozma normalmente é imune contra ataqueis normais. Para efetivamente usar ataques normais nele, é necessário fazer a missão dos Monstros Amigáveis ( Os monstros são pacíficos e pedem items, ajude todos para terminar a missão). Além disso, Ozma não irá mais absorver Shadow-Damage, ou seja, quando ele usar Doomsday causará dano em si mesmo.

Hades (Boss)

É encontrado em Memoria, na tela do Fundo do Mar (em que existe uma animação de Quina se "afogando"), atrás de uma rocha que se parece com uma baleia. Aqui você pode duelar contra ele. Se ganhar, ele irá abrir uma loja de sintetizar armas e items raros.

 

 

trophy_0.png   Chocobo

 

Tudo sobre o Chocobo e a sidequest "Chocobo Hot and Cold"

Chocobo
 

23980997008_16d783e9ff_m.jpg


marcador_chocobo.gif  Chocobo é um animal recorrente que aparece em toda a série Final Fantasy. Grandes criaturas, os chocobos agem como o equivalente cavalos nos games Final Fantasy, sendo domesticados para uso como montagens, igual aos cavalos para nós. Desde a sua primeira aparição em Final Fantasy II.

 

Choco é um chocobo no Final Fantasy IX e é usado além de meio de transporte também é necessária para participar de um minigame chamado de "Chocobo Hot and Cold". A sua primeira aparição no game é em Chocobo's Forest, onde o Moogle Mene ensina Zidane Tribal a montar e chamar Choco com Gysahl Greens. Choco pode ser chamado a qualquer momento durante ao mundo aberto, basta encontrar pegadas de chocobo e utilizar o item Gysahl Green no menu.

 

Choco inicia inicialmente como um chocobo amarelo, no entanto, ele encontrará Chocographs que o levam a 24 tesouros lhe concederão novas habilidades e permitirá que ele percorra diferentes tipos de terreno. Vamos ver isso com mais detalhes sobre a sidequest a partir de agora.


Você pode iniciar este sidequest quando estiver indo em direção pela primeira vez ao Gizamalluke's Grotto, assim que estiver saindo de Lindblum. Siga em frente a partir do portão de Lindblum até chegar à Qu's Marsh, depois siga a direita e chegue a Chocobo's Forest.


Lá você encontrará um moogle que explicará basicamente como se consegue um Chocobo e quais as funções alternativas dele neste game! Primeiramente compre um Gysahl Greens na mão do Moogle e saia da Chocobo's Forest. Repare que ao redor do mundo existem diversas marcas de patas de aves, que é nada menos que pegadas dos Chocobos! Use um Gysahl Greens bem em cima destas marcas para chamá-lo! Bem, quando chamá-lo pela primeira vez, apenas monte nele com :cross: e :circle:. Entre, montado no Chocobo, na Chocobo's Forest e fale com o Moogle.

Agora ele explicará que ao redor do mundo estão espalhados tesouros dos chocobos. Para consegui-los você terá de escavar itens chamados Chocographs que é nada menos que dicas para a localização destes tão procurados tesouros. Mas por que procurar? Por duas razões simples: a primeira, de seu interesse, conseguir itens facilmente (nem sempre...) que o ajudarão em sua jornada como, por exemplo, equipamentos, cartas e muitos outros itens, que, apesar de inicialmente não serem tão exóticos, quando estiver nos últimos tesouros você conseguirá as melhores armas do game! Já o segundo motivo é de interesse do chocobo, que aliás chama-se Choco. Ele pretende se tornar um Chocobo Dourado, e para este feito precisará de sua ajuda, e assim conseguir chegar à lendária Chocobo's Paradise, um lugar aonde ele encontrará outros Chocobos como ele e o Fat Chocobo, um deus para os Chocobos!


Basicamente é isso, e você deverá pagar ao Moogle 60 Gil para jogar um minuto no local. Outra coisa, existem 3 locais para se escavar, os dois seguintes se abrem posteriormente conforme você escava todos os Chocographs na Forest. É o Chocobo's Lagoon (para se escavar com o Chocobo aquático) e o Chocobo's Air Garden (para se escavar com o Chocobo Dourado!). Durante sua caçada pelos Chocographs você ganhará certas quantias em pontos, e estes poderão ser trocados por itens, alguns até deveras interessantes, como cartas raras e até equipamentos, mas que exigirão MUITOS pontos de você.

Os pontos podem ser trocados pelos seguintes itens:
 

Item

Pontos

Robe of Lords 10,000
Protect Ring 8,500
Wing Edge 3,500
Viltgance Card 1,800
Ether 450
Ore 250
Phoenix Pinion 150
Gysahl Greens 10


Dourado? Azul? Amarelo? Vermelho? Calma, calma! Durante a jornada como Chocobo você terá de atingir novos níveis como Chocobo. Inicialmente você é um Chocobo Amarelo, bem, você não, o Choco. Sua característica especial é: ANDAR! WOW! Após coletar um certo tesouro seu Chocobo se tornará Azul Claro, e poderá andar nas águas rasas (siga para Chocobo's Lagoon). Por conseguinte após um outro certo tesouro seu Chocobo ficará Vermelho (siga novamente para Chocobo's Forest) e poderá andar nas montanhas. Depois ele ficará Azul Escuro e poderá andar pelo oceano todo (volte para Chocobo's Lagoon). E como se virá Dourado? Você terá de juntar 6 Chocographs Pieces! Sim, como se fossem Chocographs normais, mas sem utilidade alguma até que se tenha os 6 juntos! Assim eles se formaram o Chocograph que indica aonde se localiza o maldito tesouro que o tornará Dourado! Outra coisa: não adiante cavar nos lugares aonde estão os tesouros sem os Chocographs! Isso é para os espertinhos! Após se tornar dourado você poderá voar (vá em uma floresta qualquer a aperte :cross: que ele voará, e para aterrizar também deve ser sobre uma floresta!) e siga em direção a Chocobo's Air Garden (um lugar no céu que muda de posição de vez em quando, se você entrar nele uma vez poderá ver no mapa aonde ele está — mais a baixo postarei imagens da localização).

Mas como diabos chegar nesta Chocobo's Air Garden se eu nem consigo alcançá-la? É aí que entram os Dead Peppers! Na altura do game, quando estiver sob a forma de Chocobo Dourado você terá dezenas destes itens. Qual a função deles? Bem... turbinar seu chocobo! Seja na água, no ar ou no chão! Para usá-lo simplesmente aperte :triangle: e coloque a opção USE Dead Pepper no menu que se abriu. Na Terra o Chocobo vai cavar bem profundamente e quebrar até rachaduras. Na água ele adentrará nas profundezas do oceano em busca de tesouros. E no ar, bah, no ar ele simplesmente vai voar longe!

Na Chocobo's Forest existe a área central, que qualquer Chocobo pode usar, e montes laterais que o Chocobo Vermelho/Azul Escuro/Dourado poderá usar! No Chocobo's Lagoon existe a área com água clara aonde todos os chocobos, exceto o Amarelo, poderão transitar e uma área mais escuro que somente o Azul Escuro/Dourado poderá cavar. Já a Chocobo's Air Garden somente o Chocobo Dourado poderá ir lá!

Além das dicas de como se cavar o Chocobo indica se esta quente ou frio, perto ou longe, do tesouro.

Kweh.              — Significa que você está 'frio' está longe do objetivo
Kweh?!            — Significa que você está 'esquentando' mas ainda esta morna
Kwehhh?!        — Significa que você está bem 'quente' próximo do objetivo
K-KWEHHH!!!  — Parabéns!!! Você acaba de encontrar o objetivo


Localização da Chocobo's Florest

Spoiler

38212073641_b34bd2dbf5_m.jpg

Esta área pode ser acessada depois de deixar o Lindblum, ao sul do Mist Continent, nesta grande floresta da imagem abaixo;

Spoiler

37800144492_f2a1456a60_b.jpg   37802025632_237273ef1f_m.jpg

 

Localização da Chocobo's Lagoon

Spoiler

26435553569_de2826fef0_m.jpg

Esta área pode ser acessada depois de obter o barco velejador Blue Narciss, praticamente na metade do jogo, e também requer um Chocobo do lago (reef) na cor azul claro, obtido no Healing Shores Chocograph. Está localizado na Palmnell Island, ao sul do Forgotten Continent.

Spoiler

maxresdefault.jpg37575839220_84223bef29_b.jpg 


Localização da Chocobo's Air Garden

Spoiler

Esta área pode ser acessada depois de obter um Chocobo voador (dourado). Ao contrário dos dois anteriores, esta localização não é fixa e pode aparecer em qualquer um dos cinco lugares espalhados pelo mundo de Gaia. Em primeiro lugar, você deve estar voando com o Chocobo, a partir de qualquer floresta, em seguida localize um círculo escuro no mapa do mundo. Uma vez acima, use uma Dead Pepper e você pousará em Chocobo's Air Garden. Os cinco locais prováveis são:

c9s9Ngx.jpg 37123344474_fc2ec807aa_b.jpg

 


> Chocobo Paradise
Agora que você completou tudo você já pode se dirigir à Chocobo Paradise! Lá você encontrará o Fat Chocobo (que tem a sua carta rara de respectivo nome) e um monte de Chocobos que vivem com paz e tranquilidade nesta terra que é muito longe de qualquer civilização, tanto que nem no mapa ela está indicada! Fale com Fat Chocobo e ele permitirá que você entenda a linguagem dos Chocobos. Fale com todos e você descobrirá dicas sobre a localização das Rachaduras e das Bolhas. Após falar com todos, Fat Chocobo diz para você se despedir de Choco, pois ele viverá aqui, mas Choco nega... tudo por causa do sentimentalismo! Bem... caso você queria mais uma habilidade para seu Chocobo visite TODAS as praias do mundo com o Chocobo, desmonte, e monte novamente. Com isso você recuperará seu HP em uma praia! Bom, assim você fecha os Chocograph e as sidequests relacionado ao seu Chocobo.

Localização da Chocobo Paradise

Spoiler

Sua localização fica praticamente invisível no mapa pois fica no extremo superior esquerdo do mapa, literalmente na quina do mapa. Você precisará estar com o seu Chocobo dourado e voando, chegando no local desça na floresta e ande até na frente das rachaduras da pedra e utilize o Dead Pepper para achar a passagem para Chocobo Paradise;

37573898160_c27d927665_b.jpg   hqdefault.jpg

 

Sobre detalhes dos baús / tesouros possíveis a serem encontrados com seu Chocobo estarão na própria dica do troféu bronze.png Diggin' It .
Mas caso queira ainda um pouco mais de informação, tipo itens que estão em cada tesouro descoberto ou até mesmo vídeos de sua conquista (muitos preferem vídeos do que imagens) Clique Aqui para acessar o site IGN com maiores detalhes sobre este assunto.

 

 

trophy_0.png   Dicas

 

Options ( :optionsPS4: )
:l1: — Battle Assistense (início da luta entra com HP e MP cheio e em Trance)
:l2: — 9999 (qualquer ataque tira 9999 de dano)
:r1: — Hight Speed Mode (velocidade do jogo é aumentada)
:r2: — Safe Travel (evita lutas contra inimigos indesejáveis)

 

Menu > Config
Skip Battle Camera = On (vai para batalha mais rápido)
Moviment = Run (fica correndo automaticamente)
Field Message = Fast (conversas mais rápidas)
Battle Speed = Fast (batalha mais rápidas)

 

Caso queira utilizar os boosters/cheats a qualquer momento do jogo apertando :optionsPS4: e em seguida apertar :l1: , :l2: , :r1: e :r2: fique à vontade, estes não bloqueiam os troféus... mas NÃO utiliza os cheats no medo CONFIG, lá sim se for ativado qualquer cheats os troféus serão bloqueados.
Obs: Estas alterações citadas acima em Menu > Config não desabilitam os troféus, são outras opções que desabilitam os troféus que eu prefiro nem citar no guia.

 

Quando Marcus e Beatrix estiver em seu grupo remova os equipamentos deles. Ou se preferir deixe seus itens mais fraco com eles.
Ganhar uma Emerald facilmente: Quando estiver em Cleyra e for a jogar com Freya, você deve ir até a catedral e falar com o NPC High Priest. Ele dará uma Emerald.

 

> Cidade de Oelvert
Nesta cidade a magia negra não funciona contra os inimigos, portanto leve os melhores personagens de ataque corpo-a-corpo e caso for levar alguma menina de magia branca que leve a Eiko pois a princesa Garnet (Dagger) estará com "problemas" (spoilers minimo) e o ataque dela e ou magia pode falhar.
Mas caso for jogar com o :optionsPS4: > :l2: ativo, então não terá problemas e assim leve qualquer um com você, já que praticamente com apenas um golpe matará qualquer inimigo.

 

> Batalha de Cartas Contra Fantasmas
Em Memoria, quando você vê um ponto de exclamação em sua cabeça, aperte :square: para batalhar contra Fantasmas, que tem muitas cartas raras. As batalhas são fáceis.

 

Para maiores informações: Obter todas as 100 cartas do jogo.

 

> Hades e seu Synthesis Shop Lendário
Em Memoria, você chegará em lugar aonde Quina pensa que está se afogando. Depois desse evento, dê uma checada nos corais. Uma voz pedirá pra você ir embora por que você está atrapalhando o seu sono. Escolha pra não ir embora e enfrente Hades. Ele é bastante poderoso (mas com o cheats :optionsPS4: > :l1: e :l2: ativos será molezinha). Quando você o derrotar, ele abrirá esse Synthesis Shop.

 

> Segundo Encerramento de Final Fantasy IX
Complete a sidequest dos Stellazzios (moedas dos signos em Treno) e fique com o Cinna's Hammer no seu inventário. NÃO USE o Hammer no Synthesis Shop lendário em Memoria com Hades. Você vai ver uma sequência adicional no final do game. O segundo encerramento é somente alguns minutos a mais do que o original. Recomendo que tenha um save com e um save sem o item para você notar as diferenças.

 

> Detonado
Caso queira recolher praticamente tudo do jogo recomendo utilizar um detonado. Eu mesmo já havia zerado algumas vezes este Final Fantasy IX no PlayOne e uma vez no PS3 mas não havia feito tudo como eu achei que já tinha acompanhando este detonado que deixarei o link aí em baixo fez com que eu aproveitasse ao máximo o game. Claro que esta recomendação são para aqueles que já tenham jogado o game, pois se for a primeira vez jogando perderá toda a graça.
Revista Gamestation Final Fantasy IX

 

 

trophy_0.png   HISTÓRIA - Vivendo através de Memórias

 

Procurando pela internet um site que mostrasse a história do jogo achei alguns bons sites só que apenas um deles me chamou muita atenção: Rico em informações só que em um texto leve para uma boa leitura, boas imagens ilustrativas e, o principal, usando sempre uma linguagem mais popular escrita sempre em primeira pessoa, na maioria das vezes tentando ser sendo engraçado. Visando aqueles usuários que não domina bem o inglês e que possa entender com mais clareza o enredo e até mesmo para aqueles que curtiram o game e que gosta de uma boa leitura.

 

Escrito por Uor Nefelino em 17 de novembro de 2015, autor do conteúdo postado no blog chamado blogmil. Portanto crédito total a esta pessoa. Porém coloquei algumas informações extras que o mesmo esqueceu de mencionar ou até mesmo enriquecer certas informações... saberá que foi eu que fiz / corrigi /acrescentei informações quando avistar "kabanas diz:"

 

Iniciando em 3 2 1 ...

 

 

FINAL FANTASY IX - VIVENDO ATRAVÉS DE MEMÓRIAS

 

Spoiler

24550809488_1a9a62ce1a_z.jpg

 

Era o final dos anos 90 e a Squaresoft ainda não havia se fundido com a Enix e virado esse jaburu que conhecemos hoje em dia. Ela tinha acabado de causar uma revolução insana em 1997 com aquele tal de Final Fantasy VII, solidificando o gênero JRPG aqui em terras ocidentais e mudando para sempre os rumos de sua principal franquia.

 

Dois anos depois mesmo com alguns problemas, Final Fantasy VIII deu continuidade a esse sucesso, mas se afastando cada vez mais daquele jeitão clássico dos FFs antigões.

 

Pois é, parecia que Final Fantasy nunca voltaria atrás e aquela temática retrô estaria morta e enterrada nas memórias dos poucos doidos que conheciam os antigos. Até que para a alegria desses e pra desconfiança de todo o resto, em 2000 foi lançado Final Fantasy IX, trazendo de volta castelos, cavaleiros, princesas, cristais, e todos esses elementos que fizeram Final Fantasy ser ignorado aqui no ocidente até Final Fantasy VII chegar.

 

Infelizmente por isso o jogo é rotulado até hoje por uns "fãs" BOBOCAS (sim, apelo pra xingamento pesado mesmo) como apenas um Final Fantasy para agradar os fãs mais antigos as custas de um "retrocesso" pra franquia.

 

Claro que não há como negar que seu design caricato e premissa simples remetem sim aos primeiros jogos, e não há problema NENHUM nisso, até porque é justamente essa vibe que me deixou fascinado de longe por ele durante anos até tomar vergonha na cara e ir zera-lo, resultando em uma das melhores experiências gamisticas que já tive em toda minha vida.

 

Mas reduzir esse game a apenas um descartável oportunismo nostálgico safado é muito... muito ERRADO.

 

Apesar desses larápios merecerem um texto de xingamentos inteiro dedicado só pra eles, vou tentar deixar meu rage de lado e apenas falar do

 

jogo em si — que apesar de sua simplicidade também consegue tocar em temas que me fizeram refletir mais do que imaginava.

 

Enfim, chega de enrolação e vamos começar!

 

O MUNDO E SEUS ELEMENTOS

 

Spoiler

24550808618_1e39e95d9d_c.jpg

 

Final Fantasy IX se passa em um planeta chamado Gaia (uma referência ao mundo de FF VII, uma das MIL referências a outros FFs) e tem toda sua civilização centrada em um único continente chamado Mist Continent. Esse continente é conhecido por esse nome porque é coberto inteiramente por uma estranha névoa de origem desconhecida, que além de tampar boa parte da luz solar, também produz monstros sanguinários por algum motivo. Então formar uma civilização aqui não parece algo muito inteligente não é mesmo?

 

Na verdade parece extremamente ESTÚPIDO.

 

Pois é, mas o povo — ou pelo menos a maioria dele — foi esperto o suficiente para construir seus reinos e cidades acima do nível da névoa, os mantendo a salvo dos perigos da mesma. Um desses reinos é Alexandria, o único que pode ser considerado "reino clássico" por ter monarquia, arquitetura medieval e exército de cavaleiros — ou melhor, cavaleiras, pois apenas um pequeno grupo chamado Knights of Pluto é formado por homens, o resto é tudo mulher.

Spoiler

24550808038_7edac1eea0_b.jpg
Porque não tem nada melhor do que um exército de mulheres duronas usando maiás medievais

 

Temos também Lindblum, a galera mais avançada tecnologicamente do continente — algo notável pelo design e caracterização da cidade, e mais importante, pela construção dos navios voadores conhecidos como airships, um feito tão notável que por si só foi responsável por parar as constantes guerras no continente. Importante ressaltar que essas airships utilizam a própria névoa como fonte de energia para seu funcionamento.

 

Já as pessoas de Burmecia foram as únicas jumentas que construíram seu reino abaixo do nível da névoa, e por isso são afetados constantemente por uma chuva proveniente da mesma. Burmecia é um exemplo da diversidade de raças inteligentes em Gaia, pois é habitado por uma espécie de... ratos humanoides.

Spoiler

38390419972_23346340fd_m.jpg

 

Pois é, e eles não são os únicos animais antropomórficos do jogo, então não se surpreenda se for comprar itens de hipopótamos falantes ou dormir em uma pensão redigida por um tubarão.

 

Depois do golfinho piloto de Xenogears, nada me surpreende mais.

 

Por ultimo temos Cleyra, o reino (ou cidade) com o design mais sensacional e único de todos pra mim. Ele é formado por um grupo de pessoas de Burmecia que não concordavam com o aumento do gosto popular pela guerra, sendo um povo mais pacifista que dava mais valor para danças misticas e coisa do tipo. Eles então decidiram abandonar Burmecia e construir um novo lar, no alto de uma imensa árvore, protegidos por uma tempestade de areia mágica que os mantinham isolados do resto do mundo.

Spoiler

38421739441_dd890573db_b.jpg

 

É uma ideia de design incrível, um exemplo de que mesmo usando uma temática padrão — como período medieval, cyberpunk, etc — esses japas conseguem criar mundos únicos e cheios de particularidades, não se prendendo criativamente apenas a temática do jogo.

 

Isso é algo que sempre admirei em Final Fantasy e em jogos japoneses em geral, é realmente uma pena que a indústria japonesa esteja em decadência hoje em dia, porque não da pra negar que esse tipo de loucura criativa é um aspecto bem característico desse povo oriental. Não é atoa que a maioria dos melhores e mais lendários jogos são de lá.

 

Ta, eu não falei de Treno mas ta ai a ost dela:

Final Fantasy IX OST - City That Never Sleeps ~ Treno Theme
Spoiler

---------------------- "kabanas diz:"
Ele não fala sobre Treno mas deixarei uma pequena descrição sobre esta cidada, informação traduzida do site finalfantasy.wikia

 

Dark City Treno, também conhecido como Treno; A Cidade dos Nobres, ou simplesmente Treno, é uma cidade economicamente polarizada no Reino de Alexandria no Mist Continent em Gaia. Treno não tem classe mídia; Em vez disso, seus habitantes são extremamente ricos ou extremamente pobres. Os nobres vivem na beira do rio, enquanto os pobres vivem nas favelas da cidade. Treno é conhecida como a Cidade das Trevas devido ao estado perpétuo da escuridão.
Treno é visitado duas vezes na história principal do jogo porém pode ser visitado a qualquer momento, uma vez que seu grupo tenha acesso ao Hilda Garde III ou Invincible ou ainda com um chocobo vermelho ou dourado.

---------------------- voltando com as palavras do camarada

 

Voltando a falar do mundo do jogo, no inicio nós ficamos restritos a explorar apenas o Mist Continent, mas depois de ganhar uma airship podemos explorar outros três: Outer Continent, Forgotten Continent e Lost Continent.

Spoiler

38421737761_1e1102ee25_z.jpg

 

Eles tem nomes bastaaaante criativos por sinal, (justo quando elogiei a criatividade dos caras...)

 

Exceto por um vilarejo de anões com linguagem quase indecifrável (sério, eu suei pra entender o que esses caras falavam) e alguns outros lugares, esses três continentes são completamente inabitados, porém eles contém algumas "estruturas" ancestrais que são importantíssimas para se entender as origens do planeta Gaia, então não vou falar muito disso agora porque é SPOILERS.

 

Mas não se preocupem, no final desse artigo terá uma parte especial só para SPOILERS, e com certeza vou detalhar as origens desse planeta. Eu aviso quando chegar lá.

 

ENREDO E PERSONAGENS

 

A história do jogo começa no reino de Alexandria, durante a celebração do aniversário da linda e melancólica princesa Garnet. Sabe aquelas princesas com espírito de aventura que se cansam de ficar presa em seus castelos? Pois Garnet é uma delas, e por isso decide fugir do reino bem no dia do seu aniversário.

Spoiler

38421735861_db69342b85_c.jpg

 

A princesa só não esperava que a trupe de atores Tantalus — chamados para apresentar a famosa peça "I Want To Be Your Canary" na celebração de seu aniversário — fossem na verdade bandidos pagos para a raptarem e a levarem para longe de Alexandria. Um desses bandidos é o protagonista do jogo, Zidane, (prometo evitar piadinhas com o jogador de futebol), um cara alegre e metido a conquistador, que como um legítimo protagonista de RPG clássico não tem memórias de suas origens.

 

A situação é tão conveniente que a própria Garnet pede que Zidane a sequestre, e é claro que ele aceita — não só por ser a missão dele, mas também por ter ficado afim de Garnet (eu não o culpo, Garnet é uma das personagens mais lindas que já vi em um jogo assim, sem exagero). A relação dos dois eventualmente vai se transformando em um conturbado romance... porque romance não pode faltar em um jogo com premissa assim, não é mesmo?

Spoiler

38366016586_344a6a2e03_m.jpg

 

Enfim, eles até conseguem fugir em uma airship... mas durante a hilária fuga, Steiner — o atrapalhado capitão dos Knights of Pluto — e Vivi — um tímido Black Mage que só queria ver a peça — acabam se envolvendo e sendo levados junto com eles para longe de Alexandria.

 

A rainha Brahne logicamente fica furiosa com o rapto da filha e decide que a melhor opção para manter sua princesa em segurança é... BOMBARDEANDO a airship onde ela estava, que cai em uma floresta cheia de monstros. Que porra que essa gorda tava pensando?

Spoiler

38366012616_ed51d21950_z.jpg
Da pra acreditar que esse trambolho é a mãe de Garnet?

 

"kabanas diz:" Queen Brahne não é a mãe biológica e sim a mãe adotiva de Garnet!

 

De fato já fica claro nesse inicio que tinha algo de muito errado com Brahne, e inclusive esse é um dos motivos de Garnet querer fugir do castelo. A loucura da rainha se torna mais evidente quando ela começa a atacar e dominar reinos vizinhos usando um exército de Black Mages artificiais, tão poderosos que nem Lindblum poderia conter.

 

E é claro que ela também envia monstros e assassinos para trazer sua filha de volta a Alexandria, mas não exatamente porque era uma mãe preocupada ou algo do tipo... Brahne queria mesmo era extrair dela poderosos Eidolons (como os summons são chamados aqui) que estavam selados dentro de Garnet por algum motivo.

 

Sim, essa gorda é muito má.

 

E para ajuda-la em suas vilanias ela tem ao seu lado um misterioso sujeito chamado Kuja — o cara que ganhou o prêmio de "ícone da androgenia" entre os vilões do mundo dos games — responsável por criar os Black Mages artificiais além de providenciar informações sobre os Eidolons á rainha e... ah, qualé! É óbvio que é Kuja que "controla" Brahne aqui, então fazer mistério sobre isso é imbecil, e se você considera isso spoiler é mais imbecil ainda (oloko).

Spoiler

38366009926_27400da9e7_b.jpg

 

Kuja é obviamente principal vilão desse Final Fantasy e mais uma pobre vitima de comparações estúpidas com Sephiroth ou Kekfa.

 

...

 

Espera, Kuja é o principal vilão do jogo? Será mesmo? Na verdade a história é bem mais complicada, mas falo mais disso depois, prometo. De qualquer forma, é claro que nossos heróis iriam embarcar em uma jornada para parar Brahne e Kuja porque... eles são os heróis, ora bolas.

 

Zidane acaba abandonando a Tantalus para acompanhar e proteger Garnet — que decide se chamar Dagger para não ser reconhecida, Steiner obcecado em proteger a princesa logicamente a segue como uma sombra, e Vivi enfrenta sua insegurança e decide acompanha-los para descobrir qual sua relação com os Black Mages artificiais de Brahne, resultando em um dilema central para o entendimento do jogo.

Spoiler

38366007896_86b0cb44bd_m.jpg

 

No decorrer da trama outros personagens vão aparecendo e se juntando a eles, como por exemplo Freya Crescent, uma Dragon Knight de Burmecia e uma espécie de figura trágica durante a história. Sério, acontece tanta merda com Freya que se só sendo muito alma ruim para não sentir algo por ela — e é admirável que ela consegue passar por essas dificuldades e se fortalecer com elas, sem dúvida uma das melhores personagens desse jogo.

Spoiler

26645324829_9b970ec011_m.jpg

Além do mais qualquer um que tenha o título de "Dragon Knight" é automaticamente fodão.

 

Temos também Quina — uma criatura fissurada por comida que pra falar a verdade é meio deslocada na história, mas protagoniza momentos memoráveis (impossível não rir com aquela cena do casamento, por exemplo) — Eiko — uma garota de apenas 6 anos e única sobrevivente de uma importante tribo de summoners — e por fim Coral Amarant — um assassino contratado por Brahne para caçar Zidane e os outros, mas que entra na party para tentar entender como funciona a mente altruísta de Zidane, algo incompreensível pra ele.

Spoiler

26645319509_876ff82b34_m.jpg

 

Tem vários outros personagens que são bacanas e merecem ser citados (com toda a trupe Tantalus ou Cid, o regente de Lindblum ) mas para não deixar esse texto mais enorme do que já ta ficando vou dar um destaque especial para Beatrix uma personagem que se eu não citar aqui com certeza vou ser xingado pelo Vann (e com razão).

Spoiler

37707216764_74b24a4d27_m.jpg

 

Beatrix é a capitã do exército de Alexandria e simplesmente a guerreira mais temida de todo o continente! Ela é extremamente leal ao reino, mas com o tempo passa a questionar as ações da rainha e seu papel em tudo isso, um desenvolvimento bacana que a torna ainda mais adorável. Ela também tem uma rivalidade meio que infantil com Steiner, que depois resulta no melhor romance do jogo.

Spoiler

37707215154_8a420d97e9_m.jpg

 

Enfim, princesa fugitiva, cavaleiros atrapalhados, personagens cativantes e uma rainha maluca sendo influenciada por um fdp.... a premissa inicial do enredo é bem simples e inclusive semelhante a outros jogos da franquia, sendo a intenção justamente transmitir essa atmosfera retrô. E é claro que isso também é refletido na jogabilidade e no visual.

 

DE VOLTA AS ORIGENS... MAS COM NOVIDADES

 

Mesmo que não de forma explícita o sistema de "jobs" dos antigos Final Fantasys estão de volta, assim como quatro personagens jogáveis de uma vez e o sistema Active Battle System introduzido em Final Fantasy IV, aquele em que as batalhas giram em torno de uma barrinha de tempo para realizar as ações.

Spoiler

37707213034_f06681bbe8_m.jpg

 

Os summons — marca registrada da série — é claro que também está presente, e como já disse eles tem uma interessante importância na história, algo que vou detalhar logo mais pra frente nesse artigo.

 

Sim, muita coisa voltou, mas não significa que o jogo não tenha suas novidades. Temos um novo sistema de "skills", onde ganhar uma habilidade nova depende de itens específicos que nós equipamos. Por exemplo, vamos dizer que o Zidane tenha uma habilidade chamada... "cabeçada", para conseguir usar a cabeçada, você tem que equipar um item que habilite essa skill e ficar com ele equipado até que consiga pontos o suficiente (AP) para poder usa-la sem precisar do item.

Spoiler

37707211054_a081d3cab7_z.jpg

 

Isso é bom porque incentiva preguiçosos como eu a lutar mais, o problema é que as vezes você é obrigado a jogar com equipamentos ultrapassados para ganhar habilidades que só eles dão, e isso é um saco. Ainda bem que a habilidade "AP+" minimiza esse problema, porque depender de 2 ou 3 AP por luta seria TENSO.

 

Também temos um novo tipo de Limit Break chamado Trance, que transforma a aparência do personagem e possibilita usar várias habilidades inéditas temporariamente. Eu acho bacana que Trance não é apenas uma mecânica de jogo, como também faz parte do enredo, sendo ativado quando as emoções da pessoa chegam no limite. Parece algo bobo, mas guardem essa informação, vai ser importante depois.

Spoiler

37707208734_e5b7ef6919_b.jpg

 

Mas a novidade mais interessante pra mim vem de fora das batalhas e se chama Active Time Event, que permite que vejamos cenas acontecendo com personagens importantes longe da party. Através disso podemos ver outro lado da personalidade deles, seus conflitos internos, informações de suas histórias, ou simplesmente cenas engraçadas (principalmente as que envolvem a Quina).

 

É uma pena que esse sistema tenha sido completamente esquecido nos jogos posteriores, mas acho que a Square se esqueceu até de que algum dia fez Final Fantasy IX, imagine então se lembrar de algo assim?

 

Enfim, visualmente esse jogo deve ser um dos mais bonitos do PS1, tanto graficamente quanto (e principalmente) artisticamente. Os cenários são pré-renderizados em 2D, e apesar de só ser assim por causa das limitações do PS1, pra mim isso só contribuiu para eles serem tão belos, pois os detalhes artísticos deles são extremamente caprichados, parece que desenhado a mão. Fora a originalidade né, não é qualquer jogo que tem cenários tão únicos quanto Cleyra, Lindblum, ou como aquelas dungeons incríveis no final do jogo.

Spoiler

37707205794_f29ff93c3f_m.jpg

 

37707203624_effa87274c_m.jpg

 

37707201204_c699e48901_b.jpg

 

Isso somado com a sempre sensacional trilha sonora do lendário Nobuo Uematsu fez com que eu ficasse embasbacado com esse jogo durante todas as suas 50 horas (exceto durante aquele minigame infernal dos Chocobos).

Spoiler

 

Foi uma experiência tão foda que se por acaso acontecesse algum problema no meio do jogo que me fizesse recomeçar, eu faria com muito prazer.

 

E aconteceu, só que consegui resolver.

 

Enfim, parece um daqueles exageros imbecis, mas repito o que eu disse no inicio desse artigo: Final Fantasy IX é um dos melhores jogos que joguei na vida, sendo não apenas um retorno as origens, como uma homenagem a toda a franquia. Ele pode não ser o melhor Final Fantasy, mas é o que melhor define a série, misturando perfeitamente elementos tanto dos jogos antigos quanto dos até então na época recentes — e mesmo assim criando algo único.

 

Ok, você deve estar se perguntando porque diabos esse artigo ficou com clima de despedida assim de repente, mas calma ai, não clique naquele X ainda, nós só estamos começando. Aqui termina a primeira parte do artigo, agora na segunda vou explorar mais a fundo o enredo do jogo. Sim, é a parte especial só para SPOILERS que eu citei lá no começo, então se você ainda não zerou, vá zerar e volte aqui depois... ou continue lendo mesmo assim, você decide.

 

O DESPERTAR DE ALEXANDER

 

Spoiler

37707191864_1aca5348a7_m.jpg

 

Como já disse, é Kuja quem controla Brahne, mas "controle" não é uma palavra muito boa para definir o que acontece entre eles, porque ao contrário do que muitos pensam, Kuja não usou nenhum feitiço de controle mental ou algo assim em Brahne. Ele não estava controlando ela diretamente, e sim a influenciando, alimentando um sentimento de egoísmo e ganância que provavelmente já existia nela antes, mas que ele tornou muito maior para usar em sua vantagem.

 

O plano dele era usar isso para causar guerras e conseguir os Eidolons para si. Mas não apenas isso, ele queria também o Eidolon mais poderoso de todos, o lendário Alexander.

Spoiler

24550743168_1bc233dee3_m.jpg

Se você está se perguntando por que Garnet consegue summonar... é porque ela na verdade nasceu no mesmo vilarejo de summoners de Eiko

 

Há muito tempo atrás, quando arte de summon era comum no Mist Continent, os summoners tentaram invocar Alexander mas seu poder era tão grande que chegava a ser perigoso pra todos. Então eles decidiram sela-lo em um cristal, o dividindo em quatro pedaços entre os principais povos do continente. Ou você pensou que um Final Fantasy clássico assim não teria cristais como algo central na trama?

 

Kuja planejava usar a ganância de Brahne para dominar os reinos do Mist Continent, roubar os cristais dele para si, e depois se desfazer da rainha quando ela fosse traí-lo. Sim, porque com sua ganância MIL, era óbvio que Brahne não iria dividir o poder com ninguém. Tudo isso se concretiza, e Alexander é eventualmente summonado nessa que é sem dúvidas a cena mais épica desse jogo!

Spoiler

 

Mas os planos de Kuja são frustrados quando aparece um velhote futurista chamado Garland em uma nave chamada Invincible e destrói tanto Alexander quanto o próprio castelo de Alexandria. Esse pra mim é o primeiro grande twist do jogo, afinal como diabos eu iria imaginar que em um jogo com temática de fantasia medieval iria aparecer uma fucking nave soltando uns laser? E quem diabos seria esse Garland?

 

Pois é, saber qual é a desse velhote é vital para entendermos o enredo de todo o jogo, e pra isso precisamos voltar um pouquinho no tempo... tipo uns 5 MIL anos.

 

MOVIDOS PELO DESESPERO

 

Spoiler

24550741648_cce7f0d424_n.jpg

 

Mais ou menos nessa época, existia um planeta com uma civilização MUITO avançada em tudo que era vertente, seja culturalmente, tecnologicamente e até magicamente. Esse planeta se chamava Terra, um lugar habitado por mentes geniais e orgulhosos do que conseguiram construir... mas nem esses gênios conseguiam impedir algo inevitável para tudo que existe: o fim.

 

Cada planeta no universo tem dentro de si como fonte vital um cristal — sendo responsável pelo nascimento de todo tipo de vida, vegetal, animal, inseto, TUDO — e esse cristal controla o ciclo de almas. Toda criatura que morre tem sua alma de volta ao cristal, que a reorganiza e a renasce em outro corpo, num ciclo natural que é responsável pelo avanço e equilíbrio de toda vida no planeta.

Spoiler

26645300639_9bd7cf52b2_m.jpg

 

Mas tem um detalhe, a fonte de energia dos cristais não são eternas — assim como nada é eterno — e assim que o cristal perde toda sua força, a vida no planeta também chega ao fim. Afinal planetas também são criaturas vivas, e como tal tem de passar pelo processo da morte.

 

Sim, não importa o quão avançado tecnologicamente que a Terra fosse, ela ainda era apenas mais um planeta, e não tinha como fugir desse processo. Isso era algo que seus habitantes não conseguiam aceitar de jeito nenhum... ter tudo que eles construíram apagado da existência era algo inconcebível pra eles. Foi assim que eles criaram o plano de assimilação.

 

Usando uma arte mágica chamada Fusion, eles conseguiram estender o tempo de duração do cristal da Terra ao fundir o próprio planeta com outros em período de nascimento, tomando para si a energia vital de seus cristais mais jovens. Porém chegou uma hora em que eles não tinham mais planetas recém nascidos para assimilar, e a ultima alternativa era fundir a Terra com um planeta jovem, mas que por não ser recém nascido, já tinha desenvolvido um ciclo de almas próprio, tendo inclusive civilização.

 

Esse planeta era Gaia.

Spoiler

38390362812_25b97ee3e0_m.jpg

 

Por ser muito arriscado, os habitantes da Terra entraram em um estado de sono e deixaram um androide com o único propósito de supervisionar a assimilação e completa-la não importa como. Esse androide é o tal velhote futurista, Garland.

Spoiler

24550736418_f719719722_m.jpg

 

Eu disse que a trama era mais complicada do que aparenta.

 

Mas por já ter, digamos, uma "identidade espiritual própria", Gaia rejeitou a fusão com a Terra e as consequências foram desastrosas — toda a civilização do jovem planeta foi destruída no processo. Percebem como o desespero podem transformar as pessoas em tremendos cuzões? O medo egoísta do povo da Terra simplesmente destruiu um planeta inteiro!

 

Devido a fusão incompleta várias estruturas da Terra começaram a aparecer nos "continentes perdidos" de Gaia (sim, aqueles que eu citei no começo do artigo) como por exemplo Oeilvert — um lugar criado como registro das notáveis conquistas históricas e tecnológicas do planeta Terra, mais uma prova do orgulho e do desespero de seus habitantes em querer que o que eles construíram nunca fossem esquecidos.

Spoiler

26645295099_effb1ab017_m.jpg

 

Com Gaia totalmente destruída, Garland precisava de algo que fizesse o planeta se recuperar mais rápido (para depois o pilantra tentar assimilar de novo, é claro) e pra isso transferiu a lifa Tree da Terra para Gaia, mas mesmo assim a recuperação durou mais de MIL anos. Depois disso Garland colocou seu novo plano em prática: usar a lifa Tree como um verdadeiro fltro de almas, bloqueando as almas de Gaia do cristal do planeta, e só permitindo a circulação das almas da Terra.

Spoiler

38421665831_48e89f1305_c.jpg

 

As almas de Gaia eram então dispersadas pela lifa Tree para a superfície do planeta, em forma de névoa.

 

Sim, a tal névoa que permeia todo o Mist Continent são "restos" de almas dos antigos habitantes de Gaia, e os monstros nascidos da névoa são representações do sofrimento e desespero dessas almas perdidas. Garland sabia que a negatividade dessas almas era tão forte que começariam a influenciar as emoções das pessoas, e é por isso que o Mist Continent era assolado constantemente por guerras.

 

E pelo menos pra mim, isso tudo ai é MUITO disturbing.

Spoiler

38421664021_fe58e77bf2_m.jpg

 

Garland pretendia usar essas guerras — ou seja, muitas mortes — para destabilizar ainda mais a energia do cristal e assim completar a assimilação, o preenchendo com as almas da Terra. O problema é que essas guerras pararam quando o povo começou a usar a névoa — ou seja, a fonte da negatividade — como combustível para as airships (o que acrescenta mais um ponto no nível de disturbing) e o plano de Garland foi por água abaixo.

 

Mas mesmo com esses fracassos, Garland continuaria a manipular e corromper tudo que fosse necessário para que a assimilação fosse completa, esse era o único propósito de sua patética existência. É claro que ele não ia desistir.

 

OS ANJOS DA MORTE

 

Spoiler

38421662021_dc910b678d_m.jpg

 

Perto do final do game Zidane e os outros conseguem ativar o portal que conecta Gaia com a Terra e chegam nesse planeta. É legal ver como ele é totalmente diferente de Gaia visualmente, mas o mais notável é ele ser habitado por um monte de... Zidanes.

Spoiler

38421660361_d6abc604ae_m.jpg

Ou pelo menos MUITO parecidos

 

Claro que isso deixa Zidane confuso, mas o que mais o incomodava é o fato desses carinhas serem "estranhos", sem nenhum tipo de emoção ou qualquer tipo de expressão, além de serem bastante ingênuos. Mas dentre eles uma menina chamada Mikoto parecia diferente, conseguia se comunicar melhor e tinha muito mais conhecimento sobre o que estava acontecendo. Ela então leva Zidane para um observatório chamado Pandemonium para descobrir a verdade sobre quem eram eles. Sobre quem era ele afinal.

Spoiler

38421658421_1ccd454a4d_z.jpg

 

Nesse observatório estava Garland, o criador de todas aquelas criaturas, que então revela a verdade óbvia a Zidane: ele era um deles. Mas quem eram eles afinal?

 

Quando os habitantes da Terra entraram em estado de "sono", eles abandonaram seus corpos físicos, ou seja, eram suas almas que estavam em repouso. Garland então precisava de corpos para preencher com essas almas quando a assimilação do planeta fosse completada, e pra isso ele criou uma raça de criaturas artificiais chamada Genomes — vazias, sem emoções ou idade definida. Praticamente sem vida.

 

Mas Zidane não acredita naquilo, afinal ele não era como eles! E só por questionar isso já prova que ele estava certo, Zidane era especial. Ele tinha personalidade (até demais), emoções, enfim, ele tinha uma alma. Como ele poderia ser como os outros?

Spoiler

38421656331_8cefc0d76f_n.jpg

 

Na época em que as guerras acabaram em Gaia, Garland precisava de uma influencia mais direta dentro da sociedade para que causasse guerras novamente. Ele então decidiu criar um Genome especial, com uma alma e personalidade própria para essa tarefa. Zidane é o resultado disso, o Genome criado para provocar guerras e destruição, um anjo da morte.

 

Ao contrário do que geralmente acontece com personagens sem memórias de suas origens, Zidane pouco se importou com isso no decorrer do jogo, mas o choque de saber a verdade mudou tudo. Saber que foi apenas "algo" criado com propósitos de filhadaputagem foi demais pra mente de Zidane, e pela primeira vez no jogo vemos ele destruído psicologicamente, se sentindo sozinho, se sentindo um merda completo.

 

E então ele começa a enfrentar os monstros de Pandemonium sozinho, dispensando a ajuda de seus amigos. Mas todos, cada um deles foram ajudados e motivados por Zidane de uma forma ou de outra durante o jogo, e claro que eles não o abandonam mesmo contra sua vontade.

 

Dai começa a tocar aquela música chamada "You Are Not Alone" e to arrepiado aqui só de lembrar.

Final Fantasy IX - You're Not Alone Extended
Spoiler

 

É uma das cenas mais poderosas emocionalmente do jogo — mesmo sendo de certa forma aquele clichê de "poder da amizade", mas não de maneira boba, foi algo bem impactante, muito foda de verdade. Enfim, mais uma vez os planos de Garland deram errado (só faz merda esse cara), pois mesmo tendo sido criado como uma máquina de matar, Zidane não se tornou isso, muito pelo contrário. Então, o que aconteceu?

 

Bem, antes de criar Zidane, Garland criou outro Genome especial com esse propósito, um outro anjo da morte. Porém esse Genome desprezava completamente a sua existência como Genome, ele não queria ser comparado de jeito nenhum com aqueles "caras esquisitos", ele queria ser mais do que um objeto nos planos de Garland. Pois é, eu to fazendo esse mistério imbecil mas vocês já sabem, esse Genome é Kuja.

Spoiler

38421654781_ae2ffb3b81_m.jpg

 

É interessante como a revelação sobre o passado de Kuja muda completamente nossa perspectiva em relação a ele. Apesar de parecer isso durante todo o jogo, Kuja não era um maluco por poder sem sentido nenhum, por pura maluquice, ou por... batatas. Tudo o que ele fez foi desafiar Garland esse tempo todo, querendo pegar os Eidolons para si pois sabia que isso era a única coisa que Garland temia. Inclusive sua aparência extremamente boiola extravagante foi uma maneira que ele encontrou de se diferenciar dos outros Genomes e de qualquer outra pessoa.

 

Tudo o que ele buscava era uma identidade própria.

 

Isso não muda o fato dele ser um sujeito insuportável, infantil, birrento, egoísta ao extremo, filho da puta, e nem justifica nenhuma das merdas que ele fez, mas ao menos saber disso tudo o torna um personagem mais interessante e bem desenvolvido — inclusive por suas falhas imbecis. E essa personalidade birrenta tem uma explicação: Kuja foi criado já adulto, e por isso ele não consegue desenvolver emoções complexas proveniente de experiências com outras pessoas como... afeto talvez? Enfim, isso quer dizer que sua personalidade é dificilmente maleável, e isso tornava sua rebeldia ainda mais perigosa para Garland, pois ele nunca conseguiria muda-lo. Garland considerava Kuja uma falha, e por isso preparou Zidane como substituto.

 

Ao contrário de Kuja, Zidane foi criado como uma pessoa normal seria — nascendo como um bebê — e por isso poderia adquirir emoções complexas ao crescer. Talvez com Garland o criando desde criança e o doutrinando com seus objetivos, ele ainda teria uma personalidade complexa, mas seria submisso a ele — ao contrário de Kuja, que nunca seria.

 

Pois é, mas Kuja tinha ódio e inveja de Zidane por se sentir inferior a seu irmão (complexo Liquid Snake) então decide joga-lo em Gaia sem Garland saber — Zidane é encontrado pela Tantalus e criado junto deles, o resto é história conhecida. Após essas revelações (e depois que Zidane se restabelece psicologicamente) Kuja reaparece depois de ter conseguido finalizar seu plano B. Já que o plano dos Eidolons não deu certo, ele descobriu outra fonte de poder: o Trance.

 

Como eu já disse antes, Trance ocorre quando as emoções da pessoa chegam em seu limite, certo? Porém, Kuja não tinha emoções complexas, por isso não poderia usar Trance. Mas ele percebeu que como Genome, ele pode "absorver almas", já que todo Genome é criado como um receptáculo de almas mesmo. Ele então absorve todas as almas que o Invincible capturou (sim, aquele laser dele capturava almas) usa as emoções dessas almas e vira super sayajin entra em estado de Trance.

Spoiler

38421643951_918e763d8a_m.jpg

 

Com todo esse poder ele se tornou praticamente invencível, podendo facilmente derrotar Garland e tomar tanto Gaia quanto a Terra só pra ele. Praticamente um deus. Até que Garland revela que na verdade Kuja, ao contrário dos outros Genomes, tem um "prazo de validade". Assim como os habitantes da Terra no passado, não importa o tanto de poder que Kuja tivesse, ele iria morrer.

 

E então seu mundo caiu.
 

ENCARANDO A MORTALIDADE

 

Spoiler

24550701788_4c7023d937_m.jpg

 

Antes nesse artigo eu disse que o dilema que Vivi enfrenta é vital para entender o jogo inteiro, então chegou a hora de falar sobre isso. Vivi é um Black Mage artificial assim como aqueles do exército de Brahne, criados por Kuja. Mas Vivi é um protótipo deles, que caiu de uma airship no inicio de sua "vida" e foi encontrado por uma criatura da mesma raça de Quina, que o criou como seu "neto". Importante ressaltar que Kuja criou esses Black Mages usando a névoa, ou seja, usando almas — e é por isso que eles podem adquirir autoconsciência. É o que acontece com Vivi, que foi aprendendo tudo sobre o mundo com seu avô, se tornando bem diferente daqueles outros artificiais. Vivi ganhou uma vida.

 

É interessante como pode-se fazer um paralelo entre Vivi e Zidane, Kuja, e os Genomes em geral. Assim como Zidane, Vivi foi criado como uma máquina de matar mas que por sorte acabou se desviando de seu destino e se tornou totalmente diferente do que foi designado. Assim como Kuja, Vivi enfrentou o dilema de ser uma "coisa" e do significado de sua identidade como criatura.

Spoiler

26645257129_15fba30b91_m.jpg

 

Mas diferente de Kuja, Vivi conseguiu aceitar sua existência como é, compreendeu que ele é uma criatura como qualquer outra, no fim sua "artificialidade" não significava nada. Ele pode ter uma aparência "frágil" e introspectiva, mas Vivi, perdido sozinho em seus pensamentos durante toda a história, foi mais corajoso do que Kuja jamais foi.

 

No entanto Vivi começa a viver outro dilema quando descobre que ele não foi o único Black Mage a ganhar consciência, um monte deles também conseguiram e formaram um pequeno vilarejo no Outer Continent. Ao chegar lá ele descobre outra característica perturbadora de sua "raça": o curto período de vida.

 

Vivi já conhecia a morte quando seu vovô "deixou de funcionar", mas foi ao lado do Black Mage nº 228 naquele cemitério que ele assustadoramente a encarou de frente pela primeira vez. Eu vi um comentário extremamente imbecil sobre isso por aí na internet, um cara falou "ain, Vivi fica perturbado ao descobrir que vai morrer, ele pensou que ia viver pra sempre é? Que imbecil". O que o animal que comentou isso não percebe é que todos nós sabemos que vamos morrer, sabemos que temos um prazo de validade... mas não damos a minima pra isso até encarar essa possibilidade de frente.

 

Você ai, vive sua vida a cada dia como se fosse o último? Claro que não, por mais que você saiba que pode ser o ultimo, sua mente se "acostumou" tanto com a ideia de viver que não vai fazer você reparar nisso. Mas quando essa possibilidade é real e jogada na sua cara, a mente trava de medo. É exatamente isso que o dilema de Vivi quer nos passar.

 

E de Kuja também, claro. Com todo o seu soberbo poder, a ultima coisa que poderia passar em sua mente era morrer, mas quando descobre que é isso que iria acontecer ele fica extremamente desesperado. Toda a sua pinta de deus cai por terra, e tudo o que lhe resta é o medo de deixar de existir. E esse medo egoísta dele — semelhante ao dos habitantes da Terra — o faz querer destruir TUDO o que existe, ele não consegue conceber que o mundo exista sem ele.

Spoiler

38365941486_579148c716_b.jpg

 

Kuja não é o verdadeiro vilão desse jogo, ele é apenas uma criatura patética que nega a morte com todas suas forças. Garland não é o verdadeiro vilão desse jogo, ele é só a personificação do desejo doentio dos habitantes da Terra em querer escapar da morte a qualquer custo.

 

O medo da morte, a destruição que isso causa... esse é o verdadeiro vilão desse jogo.

 

A SOLUÇÃO

 

Spoiler

37707150964_c896428012_m.jpg

 

Existe outra característica dos cristais que eu ainda não falei, pra justamente deixar pro final: as memórias. Cada cristal dentro de um planeta não apenas organiza as almas do mesmo, com também as memórias dessas almas, e essas memórias individuais de cada alma se torna um aspecto coletivo dentro do cristal. No fim, as memórias não são só de pessoas individuais, mas sim do próprio planeta.

 

Os Eidolons nascem dessa memória coletiva, eles são as lendas da humanidade que ganham vida através do cristal (Berserk feelings), sendo guardiões do mesmo. Eles vão evoluindo e mudando de "forma" cada vez que a cultura do mundo — moldada pelas memórias das pessoas — vai mudando também. Isso explica porque o Eidolon e boss secreto Ozma é estranho daquele jeito, uma... bola sem forma. Ele é um Eidolon que foi esquecido durante o tempo, que perdeu sua forma.

Spoiler

38421621501_be33eb86e0_m.jpg

 

E num processo semelhante das próprias pessoas, quando o planeta morre, sua "alma" e suas memórias vão para o cristal no centro do universo, que deu origem a todas as coisas. "Assim em cima como em baixo"... quem diria que eu veria hermetismo em Final Fantasy IX hein?

 

Enfim, viajando através da Memoria (dungeon mais foda do jogo), Kuja consegue chegar no cristal central do universo, onde tudo se originou, para colocar um fim em toda a existência. Zidane e os outros o seguem mas Kuja é poderoso demais e todos são derrotados. Esse medo dele, doentio, cego, egoísta e tão extremo ao ponto de querer destruir a porra do universo fez despertar uma misteriosa entidade cósmica, e talvez o boss mais incompreendido da franquia: Necron.

Spoiler

38390286132_6618248b0f_z.jpg

 

Muita gente reclama que Necron é algo para encher linguiça, desnecessário, imbecil, sem sentido, blablabla. Mas essas pessoas devem ser acostumadas com shonens bobinhos onde no final tem que ter uma batalha com o vilãozinho canastrão (no caso Kuja) e fim. Algo subjetivo como Necron não entra na mente de barata deles.

 

Desculpe, mas se você acha que Necron não faz sentido e é irrelevante dentro do jogo, você jogou com a bunda. Necron é justamente o resultado de todo o dilema que venho falando há tempos aqui nesse artigo: o medo da morte. Como ele mesmo diz, todas as pessoas sentem medo, que leva ao ódio, que leva a destruição... através de Kuja e do que ele foi capaz de fazer, Necron chegou a conclusão que a própria vida é autodestrutiva.

 

A vida é feita para a morte, e no meio deles só há o medo, que gera o sofrimento. Necron apareceu com a solução para esse problema, um meio de acabar com o sofrimento definitivamente:

 

Trazer tudo de volta ao nada.

Spoiler

38390285102_0ae48a8a33_m.jpg

 

Veja pelo nome dele, "Necron"... eu sei que isso foi coisa da tradução americana, seu nome no Japão é "Darkness of Eternity" uma clara alusão ao "Cloud of Darkness" de outro FF antigo (não vou falar qual é pra não ser spoiler dele). Mas os americanos foram espertos a chama-lo de Necron, pois vem de "Necro", que vem de morte. E se você não acredita que ele tem relação com a morte depois de tudo isso, saiba que o o planejamento inicial era de que no lugar dele o ultimo boss do jogo fosse nada mais nada menos que Hades, o senhor dos mortos, que acabou virando um boss secreto. Eles trocaram o boss, mas mantiveram a ideia.

Spoiler

26645236019_f910d61916_m.jpg

 

Então pode-se dizer que Necron é a representação da morte, ou do medo dos humanos em relação a ela.

 

Ai vai minha teoria sobre sua origem: do mesmo jeito que Eidolons são personificação de lendas das memórias dos humanos que ganham vida pelo cristal... seria Necron algo semelhante? Mas não algo restrito aos humanos, ou a um planeta específico... mas a toda a vida? Uma espécie de Eidolon cósmico representando o medo da morte, nascido do cristal central do universo? Eu acho que isso é muito possível.

 

Mas Necron não esperava que Zidane e os outros fossem tão resistentes, eles com sua coragem, sua vontade de viver, quebram a "teoria de solução" de Necron e ele desaparece. A batalha contra ele é algo muito mais subjetivo do que literal, tanto que ocorre em outro plano de existência, o misterioso "Hill of Despair", então não o "matamos" de forma convencional... é uma parada muito mais doidera entende?

Spoiler

26645235239_9033d05a96_m.jpg

 

Depois disso Kuja se redime ao salvar a party os teleportando de volta a Gaia, e depois Zidane arrisca sua vida para salva-lo. Achei muito bacana Zidane te-lo salvo não só por ter um coração bom, mas por reconhecer que se os planos de Garland tivessem dado certo e Zidane ficasse no lugar de Kuja, ele provavelmente teria feito tudo o que ele fez.

 

Só que confesso que no começo achei meio forçado Kuja se redimir, e apesar de não ter engolido isso muito bem até agora.... não é algo totalmente sem sentido.

Spoiler

24550662278_d3c03a0653_m.jpg

 

Veja bem, após liberar toda sua fúria para destruir o cristal primordial, ele perdeu todos os poderes, perdeu tudo de mais precioso... mas também não tinha mais nada o que perder. Todo aquele medo de antes deixou de existir, tudo que lhe restou foi o alívio, como se um peso enorme estivesse desaparecido de suas costas (semelhante ao que aconteceu com Brahne) e ele finalmente aceitou a sua própria mortalidade. No fim os males que ele causou sempre serão lembrados... mas para os Genomes, Kuja virou uma espécie de herói, o cara que desafiou a condição deles de "coisas".

 

Quem diria que ele seria lembrado pro algo bom também, hein?

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Spoiler

26645233139_689b3204ff_m.jpg

 

Vou chegando ao fim desse artigo, mas sem antes perguntar: qual seria a mensagem que Final Fantasy IX quer nos passar afinal? Nada melhor do que Vivi para nos mostrar, afinal apesar de não ser o protagonista principal, os dois temas centrais da trama — identidade e mortalidade — foram centrados nele, então pode-se dizer que ele é tudo que esse game quis abordar em um personagem só!

 

O final do game é o mais feliz possível, com todo mundo resolvendo seus problemas, o mundo de volta a paz e Zidane e Garnet finalmente ficando juntos. Mas há algo de nesse final que o torna mais triste do que parece: o monologo de Vivi no final. Pois é, muita gente não percebeu na hora (inclusive eu, admito) mas quem recita esse monólogo é Vivi, e ele termina com a seguinte frase:

 

"— A todos... obrigado. Adeus. Minhas memórias serão parte do céu."

 

Isso significa que o inevitável realmente aconteceu e Vivi morreu. E apesar de isso ser triste pra caralho — até porque ele é o personagem preferido de muitos, inclusive meu — sua morte é importantíssima para entender a mensagem que o game quis passar. Ele já havia aceitado que iria morrer há muito tempo atrás, ele entendeu a morte mais do que qualquer outro personagem do jogo.

 

No cemitério da vila dos Black Mages, ele descobriu que não importa que ele "parasse de funcionar", suas memórias e as memórias de seus amigos em relação a ele serão eternas, e através delas ele continuará vivendo.

 

Não importa se a vida vai acabar um dia, ela não é autodestrutiva, pois o que vivemos e construímos enquanto vivemos continuarão presentes nas memórias dos que ficam.

 

E parando pra pensar, essa mensagem pode ser atribuída ao próprio jogo em si, porque pouco importa se ele é ignorado ou xingado por um monte de gente por motivos imbecis, ou se a própria Square se esqueceu dele — ele sempre será lembrado por nós que jogamos, e através de nossas memórias ele viverá para sempre.

 

...

 

Ta, eu não esperava terminar esse artigo de maneira tão profunda e melosa assim, então antes que eu me empolgue de novo vou terminar essa bagaça logo de uma vez. FUI!

Spoiler

38390279372_f383fc5e08_b.jpg

 

Fonte: Final Fantasy IX - Vivendo através de Memórias

 

 

NOTA: Uma boa parte das informações postas neste guia foram retirados dos sites rpga8.free.fr (BR), finalfantasy.wikia (gringo) e do blog blogmil e de algumas dicas no portal / fórum MyPSt, algumas imagens retiradas do Google Imagens e claro muitas informações de minha autoria. 

 

Y35RdaE.gif

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Me falta coragem para platinar este ai viu kkkk

 

E kabaninhas, tu me passou bonito no rank hein.... pqp

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Guia simplesmente incrível, parabéns, único troféu semi-impossível é o de pular corda mesmo, de resto é só trabalhoso....

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acrescentando mais um artigo extra... "HISTÓRIA - Vivendo através de Memórias"

 

Boa leitura !!!

 

 

marcador_chocobo.gif

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 28/11/2017 em 21:12, NykyLionHeart disse:

UI Kabanas essa parte das memorias me fez lagrimejar :P

 

Eu era muito novo a primeira vez que joguei FF 9 melhorei meu ingles ai no jogo pois tinha que jogar com um dicionario no lado, eu não sabia que o vivi morreria mas naquela epoca achei muito triste mesmo a black mage village e notei que ele mudou bastante dali pra frente. 

Igualmente... primeiro jogo q fiz me forçando a aprender o inglês e tbm com um dicionário em mãos traduzindo balãozinho por balãozinho para saber o caminho correto q deveria tomar kkkkk 

Eu queria mt colocar não um detonado do jogo mas sim uma história dela... sei lá. Vi alguns sites legal mas quando bati o olho neste artigo, o cara escrevendo dessa forma... detalhes bacanas, colocando literalmente a emoção dele ali... poha q irado cara. mt irado 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Inscrição para o MGT #8 DEFERIDA!

 

Qualquer alteração a partir das 12:00 (BRT) de 08/01/2018 até a divulgação do resultado é terminantemente proibida. Se feita, acarretará na desclassificação do seu guia.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Refiz o ''Movie Critic'' duas vezes utilizando saves antigos, indo até o final e não recebí o troféu. Não perdí nenhuma ATE e seguí à risca a ordem dos eventos...Que troféu sacana.. não vou platinar por causa disso. Não perdí nenhuma ATE !

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 25/01/2018 em 17:06, Artlexx disse:

Refiz o ''Movie Critic'' duas vezes utilizando saves antigos, indo até o final e não recebí o troféu. Não perdí nenhuma ATE e seguí à risca a ordem dos eventos...Que troféu sacana.. não vou platinar por causa disso. Não perdí nenhuma ATE !

não vai platinar por causa desse troféu?? quer dizer q já pegou o troféu da corda? se ta doido... kkkk

 

Inicia um novo game do zero... põe pra correr o cheats SPEED e dano 9999 e vai atrás q em torno de 6h vc pega este troféu. Faz com cuidado... provavelmente num desses saves q vc continuou vc deve ter deixado pelo menos 1 ATE antes... ai é complicado 

 

faz o seguinte... pega a lista completa e põe no world lá... a cada ATE visto vc vai no arquivo e apaga a ATE da lista.. assim até  o final assim vc terá certeza absoluta de ter pego todos...

Em 30/11/2017 em 03:50, NykyLionHeart disse:

A chave pro troféu Burman Coffee ta no heater e não no stove acabei de pegar ela aqui

por causa da regrinha porca ai dos MGT... vou ter q alterar só depois quando acabar a votação

 

foi maus pela demora... passou abatido esse comentário rsrs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Refiz o ''Movie Critic'' duas vezes utilizando saves antigos, indo até o final e não recebí o troféu. Não perdí nenhuma ATE e seguí à risca a ordem dos eventos...Que troféu sacana.. não vou platinar por causa disso. Não perdí nenhuma ATE !

Obrigado pela Dica Katanas... paciência né.. Vou colocar em lista e fazer novamente, riscando ! Valeeu ! Parabéns pelo GUIA

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É importante colocar no troféu Movie Critic (View 79 Active Time Events), ao menos na Vila Dali (até onde joguei) vai aparecer as duas opções "Vivi, Confused" e "Dagger Tries", e caso o jogador escolher primeiro "Vivi, Confused" , o "Dagger Tries" não irá aparecer novamente e por conseguinte o "Dagger Tries Harder" também não. 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Em 01/03/2018 em 22:52, bdois disse:

É importante colocar no troféu Movie Critic (View 79 Active Time Events), ao menos na Vila Dali (até onde joguei) vai aparecer as duas opções "Vivi, Confused" e "Dagger Tries", e caso o jogador escolher primeiro "Vivi, Confused" , o "Dagger Tries" não irá aparecer novamente e por conseguinte o "Dagger Tries Harder" também não. 

Deu ruim aí pra vc entao cara... eu fui jogando e anotando todos os ATE q eu pegava na ordem e peguei nessa mesma ordem (listado a baixo), primeiro o Vivi, Confused e depois o Dagger Tries... 

O que pode ter acontecido é vc ter assistido o 'Vivi, Confused' e ter entrado em "outro sala" e ter aparecido o 'Cat's Eye' ai assistiu ele logo de cara... ai deu ruim, missable a ATE da 'Dagger Tries'. 

De load no seu ultimo save, pegue o 'Vivi, Confuse' de primeira e depois vá para outra loca, não o mesmo da sua primeira tentativa... assim aparecerá certamente o 'Dagger Tries'. OU Assista o 'Dagger Tries' e tenta a sorte se aparecerá o 'Vivi, Confused' no próximo local


> Dali

Vivi, Confused 

Dagger Tries 

Cat's Eye 

Cat's Eye 2 

Dagger Tries Harder 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comprei no dia que lançou porém não tive coragem de iniciar a platina ainda hahaha

Dá até medo de ler sobre o troféu de pular corda e dos ATEs. Meu Deus do céu

(Ironicamente, os únicos dois troféus que peguei foram os de pular corda hehe)

 

Parabéns pelo guia, meu amigo! Vou usá-lo muito  :krumel:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Comprei no dia que lançou porém não tive coragem de iniciar a platina ainda hahaha

Dá até medo de ler sobre o troféu de pular corda e dos ATEs. Meu Deus do céu

(Ironicamente, os únicos dois troféus que peguei foram os de pular corda hehe)

 

Parabéns pelo guia, meu amigo! Vou usá-lo muito  :krumel:

Poha pegou o troféu mais cabeludo do jogo o de pular 1000x (palminhas) 

 

O troféu referente aos ATE é moleza cara... só ficar atento. Tenho 2 recomendações

- SEMPRE salva antes de entrar na cidade OU se aparecer automaticamente numa cidade, procura logo o Moogle e salve o jogo.

- Copia TODOS os ATE q listei aí num Bloco de Notas (++) ou algum Documento de Texto e a cada ATE assistida vc Risca / APAGUE o nome da ATE... assim vc terá um melhor controle com elas. No final da cidade vc tiver algum ATE ainda escrito de LOAD e repita a cidade novamente (eu mesmo repeti 3x algumas cidades aí kkkk)

 

o troféu q mts choram tbm é o de matar 10k de inimigos... mas é só vc seguir a dica q deixe aí e Bom Filme / Seriado kkkkkkkkkk

 

 

trophy_1.png Bloodlust  :bronze: [topo]

Defeat 10000 enemies.

.Relacionado a grind.

Matar 10 mil inimigos em uma unica jogada.

 

Bom, para obter este troféu será extremamente demorado, que fique registrado. Para você ter uma noção após zerar o jogo pela primeira vez você terá matado de 1000 a 2000 inimigos e para piorar é que não tem nenhum tipo de contador... com isso você terá que matar matar e matar novamente sem saber quantos inimigos restam.

Após zerar o jogo pela primeira vez ou, pelo menos, depois de obter todos os outros troféus do jogo (exceto o troféu da espada Excalibur II) vá para a cidadezinha de Gizamaluke's Grotto e em seguida vá ao exato local onde você obtêm o 1ª sino, ali na direita, ai faz o seguinte esquema: ative os boosters/cheats de ataque 9999 e o SPEED e durante a sua primeira batalha aperte o botão  :r2: (isso, sem apertar o botão  :optionsPS4:) para que os ataques aconteçam automaticamente, com tudo isso feito coloque um elástico no analógico fazendo com que o Zidane ande para cima, mesmo na parede ele continua mexendo os pés assim sendo suficiente para que entre em batalhas... na batalha os personagens atacarão sozinhos os inimigos e a única coisa que vai ser preciso é apertar algumas vezes o botão  :cross: para que saia da tela de experiência e posteriormente da tela do Gil.

Eu fazia este esquema enquanto ia assistir filmes ou séries com a patroa, deixava o controle e o jogo no esquema citado anteriormente e só ficava apertando  :cross: no controle de tempo em tempo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Poha pegou o troféu mais cabeludo do jogo o de pular 1000x (palminhas) 

 

O troféu referente aos ATE é moleza cara... só ficar atento. Tenho 2 recomendações

- SEMPRE salva antes de entrar na cidade OU se aparecer automaticamente numa cidade, procura logo o Moogle e salve o jogo.

- Copia TODOS os ATE q listei aí num Bloco de Notas (++) ou algum Documento de Texto e a cada ATE assistida vc Risca / APAGUE o nome da ATE... assim vc terá um melhor controle com elas. No final da cidade vc tiver algum ATE ainda escrito de LOAD e repita a cidade novamente (eu mesmo repeti 3x algumas cidades aí kkkk)

 

o troféu q mts choram tbm é o de matar 10k de inimigos... mas é só vc seguir a dica q deixe aí e Bom Filme / Seriado kkkkkkkkkk

 

 

trophy_1.png Bloodlust  :bronze: [topo]

Defeat 10000 enemies.

.Relacionado a grind.

Matar 10 mil inimigos em uma unica jogada.

 

Bom, para obter este troféu será extremamente demorado, que fique registrado. Para você ter uma noção após zerar o jogo pela primeira vez você terá matado de 1000 a 2000 inimigos e para piorar é que não tem nenhum tipo de contador... com isso você terá que matar matar e matar novamente sem saber quantos inimigos restam.

Após zerar o jogo pela primeira vez ou, pelo menos, depois de obter todos os outros troféus do jogo (exceto o troféu da espada Excalibur II) vá para a cidadezinha de Gizamaluke's Grotto e em seguida vá ao exato local onde você obtêm o 1ª sino, ali na direita, ai faz o seguinte esquema: ative os boosters/cheats de ataque 9999 e o SPEED e durante a sua primeira batalha aperte o botão  :r2: (isso, sem apertar o botão  :optionsPS4:) para que os ataques aconteçam automaticamente, com tudo isso feito coloque um elástico no analógico fazendo com que o Zidane ande para cima, mesmo na parede ele continua mexendo os pés assim sendo suficiente para que entre em batalhas... na batalha os personagens atacarão sozinhos os inimigos e a única coisa que vai ser preciso é apertar algumas vezes o botão  :cross: para que saia da tela de experiência e posteriormente da tela do Gil.

Eu fazia este esquema enquanto ia assistir filmes ou séries com a patroa, deixava o controle e o jogo no esquema citado anteriormente e só ficava apertando  :cross: no controle de tempo em tempo.

 

Opa! Valeu pela dica! Mas esse eu já fiz algo no emulador do PS1 quando joguei pela primeira vez  :face3:

 

Tem uma parte no começo que você controla o Steiner e precisa seguir um caminho enfrentando os guardas no palácio. Tem um corredor que os guardas não param de vir, e não é random encounter. Ou seja, você fica parado e os guardas virão. Aí você só faz uma gambiarra pra batalha seguir automaticamente. Fiz isso na época pra levar o steiner ao lvl 99 em uma noite pra depois quando voltar, ele estar do capeta pra me levar pelo resto do jogo sem dificuldades :awesome:

Vou mentir não, vou tentar replicar isso no PS4 hehe ainda mais porque agora é crítico. 10k de inimigo é sinistro!

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Guia atualizado

 

Extras > Obter todas as 100 castas

 

Link externo para obtenção de todos os cards. Vale lembrar que algumas das cartas são perdíveis, caso passe de um determinada parte do jogo sem obter a carta já era (NÃO há troféu referente a obter todas as cartas)

 

PS: Comecei a traduzir as informações do site para postar aqui... logo no começo fiquei com preguiça e decidi postar apenas o link mesmo rsrs

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fui acompanhar o roadmap e faltou colocar que a moonstone do Conde Petie mountain path é perdivel sim, pois se deixar pra pegar no último ato do game várias regiões ficam indisponíveis. Como terei que fazer o speedrun não vai atrapalhar tanto, mas podem colocar pra quem for acompanhar o guia futuramente 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
13 minutos atrás, JULIANOSPL disse:

Parabéns pelo incrível guia, usarei em breve....

Booaaa... joga mesmo, melhor jogo de PS1.... nostalgia acima dos 8000 

 

Seguindo o guia fielmente tem erro não a platina.... leia atentamente o roadmap e aos troféus missable de uma lidinha pra ter noção 

Vai entrar numa cidade cidade? SALVA o jogo em um slot novo

Jogou por meia hora/ 1 hora dentro de uma cidade? SALVA o jogo em um slot novo (isso mesmo que leu,, não salve por cima do ultima mas sim um slot novo)

Saiu da cidade? SALVA num slot novo..... jogou por algum tempinho no "mapa mundo", ganhou alguns levels... SALVA (mas pode ser por cima do ultimo slot quando saiu da cidade)

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Final Fantasy IX celebra seu 20º aniversário; entrevista com Kazuhiko Aoki

 

Por Ivan Nikolai Barkow Castilho -07/07/2020

Spoiler

 

Final Fantasy IX celebra seu 20º aniversário hoje, 7 de julho. Ou seja, em 2000 o título era lançado para o PlayStation no Japão.

 

Para comemorar a ocasião, a Square Enix anunciou que divulgará três entrevistas com a equipe original. A primeira delas (abaixo) é com o designer de eventos Kazuhiko Aoki. As próximas serão com o artista Toshiyuki Itahana e o diretor Hiroyuki Ito.

________________________________________________________________________________________________________________

 

FFIX às vezes é introduzido com a frase “retornando às raízes”. Onde o FFIX estava na mente da equipe de desenvolvimento?

 

Aoki: os slogans “retornando às raízes” e “retorno do cristal” estavam lá desde o início. É por isso que o cenário do jogo também tem um tema de fantasia medieval.

 

É verdade que, comparado aos elementos de ficção científica de FFVII e FFVIII , o FFIX retornou repentinamente à fantasia clássica. Havia até referências a títulos anteriores de FF, como nomes de personagens e veículos. Esses conceitos também foram planejados para serem incluídos desde o início do desenvolvimento sob o tema “voltando às raízes”?

 

200707_topics_ff9_1.png

 

Aoki: Havia algumas coisas que foram planejadas desde o começo e outros elementos surgiram dos responsáveis por cada parte do jogo durante o processo de criação. O chocobo recém-nascido, chamado Bobby Corwen… coloque esses nomes juntos e você tem Boco. A base é de 10%, e os 90% restantes são de criadores individuais que colocam suas próprias ideias e coração em um projeto. Eu acho que esse é o processo de criação não apenas de FF, mas de todos os jogos da Square Enix.

 

Cada personagem principal de FFIX carrega sua própria história de fundo nas batalhas que enfrentam. Você tem um personagem favorito? Por favor, diga-nos suas razões também, se você tiver alguma.

 

200707_topics_ff9_2.jpg

 

Aoki: eu fiz o meu melhor para não ter nenhum favorito, para não ser tendencioso em relação a qualquer personagem específico. Havia histórias paralelas que queríamos elaborar mais, mas infelizmente tivemos que desistir devido a restrições de tempo e dados. Na época, eu gostaria de ter desenvolvido como Zidane é afetado pela diferença de status social entre ele e Garnet um pouco mais. Ilustrando o colapso das relações com os nobres em Treno devido à sua desaprovação do relacionamento de Zidane e Garnet, Zidane se chocou contra os limites sociais que ele enfrenta e o incrível poder que Garnet possui como realeza, e como Zidane se levanta, apesar de tudo isso – eu senti que teria feito muito para ajudar a retratá-lo ainda mais como um personagem.

 

Os NPCs também são muito bem desenvolvidos. E quanto a eles?

 

Aoki: também não tenho preconceitos em relação aos personagens dos NPCs. Na verdade, não havia nenhuma diferenciação em minha mente entre os personagens principais e os sub personagens. Quando a história do jogo começou a ganhar vida na tela, meu desejo de desenvolver cada personagem ainda mais – a confiabilidade constante das lutas internas de Marcus ou Garnet, por exemplo – só ficou mais forte.

 

Os membros do Tantalus, Genero, Zenero, Benero e todos os seus irmãos são um grupo incomum. Como eles vieram a ser?

 

200707_topics_ff9_3.jpg

 

Aoki: não havia vestígios deles até pouco antes do jogo ficar pronto. Não apenas limitado ao FFIX, cada título da série FF possui um período de cerca de três a quatro meses de melhorias na qualidade e aprimoramento após a implementação de todos os elementos que serão incluídos no jogo. Como podemos torná-lo mais interessante, o que tornaria mais fácil entender, que novas descobertas podemos adicionar à experiência… como criador, você aborda o processo com um sentimento semelhante a recriar algo completamente. Esses irmãos surgiram repentinamente no meio daquele último ajuste para FFIX.

 

Os personagens de FFIX são menores do que nos jogos anteriores de FFIX. Havia uma razão para isso?

 

200707_topics_ff9_4.jpg 200707_topics_ff9_5.jpg

 

Aoki: eu não sei o motivo de diminuir a estatura dos personagens, mas ouvi muitas vezes que a equipe de cenas teve dificuldade em fazer uso do know-how que eles ganharam trabalhando no FFVIII. Aparentemente, foram muitas tentativas e erros. Os personagens de FFIX são excelentes em mostrar uma certa doçura ou tolice, mas mesmo quando assumem um tom sério totalmente diferente, suas expressões são tão genuínas. Eu sinto que FFIX tinha um bom equilíbrio nesse sentido.

 

FFIX é conhecido por suas muitas linhas populares e memoráveis. De quem foi a ideia de montar a tela de carregamento das capturas de tela do CG, sobrepostas às palavras do jogo e da arte?

 

Aoki: o líder de cutscenes e a equipe de evento fizeram isso escolhendo diálogos do jogo. Foi também a manifestação de um forte desejo de mostrar que tipo de personagens eram esses.

Havia também muitos monstros com truques únicos, como a batalha no estilo de perguntas do Ragtime Mouse. Você tem um monstro favorito ou um artifício usado por um?

 

200707_topics_ff9_6.png

 

Aoki: não tenho certeza se você poderia chamá-lo de um monstro único, mas o meu favorito são os magos negros que aparecem em Cleyra. Os personagens do seu grupo não fazem uma pose de vitória, mesmo se você vencer contra eles. Isso veio da consideração da equipe do sistema de batalha da cena em que essas batalhas acontecem. Você se acostuma aos personagens que comemoram quando vencem uma batalha, então fiquei realmente surpreso na primeira vez que vi isso. Não sei se isso ainda é verdade, mas o desenvolvimento aconteceu com quase nenhuma reunião entre o evento e as equipes de design de batalha. Embora isso não signifique que essas equipes não se deram bem.

 

FFIX possui muitos mini-jogos, muitos dos quais são bastante difíceis. Há algum que você ache particularmente memorável?

 

Aoki: Chocobo Hot and Cold. Veio do diretor querer alguns conteúdos que permitissem viajar por todo o mundo do jogo. O conceito surgiu em menos de 30 minutos, mas os criadores que trabalharam no minijogo dedicaram muito tempo. Todos os detalhes foram feitos com tanto cuidado.

 

A trilha sonora de FFIX foi conduzida pelo Sr. Nobuo Uematsu. Achamos que a música é outro fator importante na expressão de personagens ou história. Se houver alguma música de FFIX que realmente se destaque em sua memória, conte-nos sobre elas.

 

Aoki: seria a música que o Sr. Uematsu tocou para mim na primeira vez em que ele trabalhou no escritório do Havaí. Foi em resposta a mim perguntando se ele tinha alguma música recomendada do novo jogo – eu tive uma ideia para parte da história no segundo em que ela apareceu. Essa música acabaria por ser intitulada “You’re Not Alone”. Eu perguntei: “haverá mais mudanças nela?” e ele respondeu: “Sim, desculpe… eu gostaria de ajustá-la um pouco mais”. Não foi finalizada até o último minuto, então eu tenho certeza que ele realmente lutou com a composição da peça.

 

Houve alguma coisa durante o desenvolvimento que foi especialmente desafiadora ou que se destaca em sua mente?

 

Aoki: as últimas semanas foram uma batalha contra restrições de dados. Tínhamos dados aumentando todos os dias, tendo que pensar em onde dividir a história, para terminar com uma quantidade que se encaixasse em cada um dos quatro discos. Esse ajuste exigiu alguma ginástica mental real.

 

Se houver algo mais a partir de suas experiências durante o desenvolvimento de FFIX ou mensagens para as muitas pessoas que ainda amam FFIX que você gostaria de compartilhar, gostaríamos de ouvi-lo.

 

Aoki: havia cerca de 300 pessoas na festa comemorando a conclusão do FFIX. Ele foi desenvolvido por uma equipe dividida entre o Japão e o Havaí, então cerca de 1/3 dos rostos que eu nunca tinha visto antes… Fiquei surpreso novamente com quantas pessoas estavam envolvidas no projeto. Estou incrivelmente feliz que FFIX seja amado por tantas pessoas; esse tem sido um grande motivador e impulsionador da confiança ao enfrentar trabalhos que tive desde então. Eu acho que isso é verdade não apenas para mim, mas também para os muitos criadores que trabalharam em FFIX. Seria bom comemorar o 20º aniversário do jogo com todos que estavam na festa pós-lançamento. Perto do final da festa, houve um momento em que a equipe de efeitos sonoros subiu ao palco do local. “Em FFX, haverá uma coisa chamada Blitzball, e haverá uma cena com os espectadores aplaudindo. Adoraríamos que todos vocês estivessem dispostos a ajudar com isso!”, eles disseram. E pensei: “Ah, eles já começaram a trabalhar no X”. Quando pensei que as coisas estavam terminadas, eles já haviam começado um novo FF. Realmente me fez pensar quando estava lá, é assim que a série FF continua para sempre.

 

 

Fonte: psxbrasil

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Agora, kabanas22 disse:

Final Fantasy IX celebra seu 20º aniversário; entrevista com Kazuhiko Aoki

 

Por Ivan Nikolai Barkow Castilho -07/07/2020

  Mostrar conteúdo oculto

 

Fonte: psxbrasil

@Zoio se possível, coloca este meu post quotado aí na 5ª posição (após o post de informações Extras) deste meu guia 

 

Matéria de hoje sobre os 20 anos do FFix e com as "aspas" do homi... 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...