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[Gamehall] Produtor diz que “Capcom não esqueceu de Mega Manâ€�

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Megaman X4

Megaman X5

Megaman X6

Remasterizados, troféus, avatar, tema, tudo o que tem direito...

Impossível eu sei T.T'

linda essa lista. nao custa nada nós sonharmos, vai que...

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Não necessariamente, segue comigo um resumo da timeline  de acontecimentos da franquia XD

 

megaman vendeu muito bem mesmo no seu segundo jogo, atingindo mais de 1,5 milhões de unidades, uma quantidade insana pro NES, que pode ser facilmente comparável com os 5 milhões de hoje em dia.

Esse foi o apice da franquia que ela nunca mais recriou, porém, ela continuo bem e estável reduzindo suas vendas gradativamente apesar de continuar sendo um enorme sucesso, de 800 a 700, depois 600 e então veio X.

 

Então me explica pq esse pessoal barulhento não compra um jogo sequer de mega man desde o x4 quando a franquia começou entra em declínio, ou melhor dizendo, megaman legend pq tem que pegar não o jogo que foi visto como "Meh", mas sim o que não foi bem recebido e acelerou a queda de vendas. Só pra constar, legende ainda vendeu bem pra sua epoca (Mas deve ter sido bem menos do que a capcom esperava, afinal, X foi outro grande sucesso, x4 vendeu bem e esse era o futuro da serie com muito marketing por trás)

 

Desse ponto em diante, mega man nunca mais vendeu como o esperado.

Ela caiu de um milhão para 600

depois 500

depois 400

 

de repente começou a sofrer pra vender menos de 300k no gba e psx que tinham uma quantidade absurdas de unidades no mundo, e de novo, mega man tinha marketing. Ele não saia do nada nas entoca sem nome como foi o caso de dragon's dogma...

E quando olhamos de novo, megaman zero tava gritando pra vender 100k

 

Mas ainda assim, todo mundo fica gritando que megaman é uma mina de ouro não explorada pela capcom, como se todos os jogos vendessem bem mesmo quando não entregam o que os fãs querem. Mas na realidade se vc olhar, a franquia foi rolando ladeira abaixo enquanto tentava evoluir justamente pq essas mesmas pessoas não compravam, curiosamente essas mesmas pessoas normalmente gritam que querem relançamento de megaman X5 e X6 ou algum outro jogo que não vendeu...

É bom frisar que quando megaman rolou ladeira abaixo, foi na época que jogos precisavam de cerca de 100K de vendas para conseguir se pagar com marketing pequeno  ao redor do mundo, e uns 200 ou 300 para dar um lucro e justificar continuação... megman martelou nessas condições por mais de 10 jogos, e ninguém leva isso em consideração...

 

Essa é a hora que nos devemos questionar "se tem fã, não ta ruim, ta tentando por algo diferente (E as vezes conseguindo), minha fanbase definitivamente não é um bando de criança sem dinheiro juntando a mesada pra comprar jogo"... então pq infernos isso não vende? Vamos ignora rum pouco a existencia do brasil pq para nos é tudo mias dificil, mas me dizer que um adulto jovem de uns 25 anos (frisando a idade que vc deu como base XD) no USA não tem como guardar 39US$ para comprar um jogo da franquia que ama que teve marketing e sabe que se existe é complicado, é realmente um momento castlevania que começamos a questionar pq diabos a franquia ainda ta de pé.

 

PS: Novamente, ignorar battle network que é realmente o unico jogo de mega man que vendeu mais de 1 milhão de unidades desde o X4. Ryuusei no rockman tb faz parte (apesar de ser separado) e foi junto com o sucesso de battle network que não é o mesmo publico de megaman classico e vendeu quase um milhão, mas whatever.

 

 

 

Tipo, eu não sou fã de megaman, eu gosto da serie, mas não sou necessariamente um fã, fã é algo bem maior do que uma mera afinidade combinado com saudosismo e no meu caso, conformismo.

Mas eu sou fã de castlevania, e conformismo a parte? eu vejo exatamente a mesma coisa acontecendo com a franquia que eu amo, ela vendeu muito bem no nes, foi descendo rapidamente pq não era tão grande, do nada vendeu bem com um jogo diferente, sua continuação (que foi banida da existência pq Iga é um mininu do buchão XD), teve um boom rapido na transição para 3d propriamente (lamment of innocence), morreu de novo, não tem motivo para existir pq não da dinheiro, é cheio de pessoas barulhentas que curiosamente não compram o jogo (pq é a única explicação para uma franquia que vendeu mais de um milhão de unidades misteriosamente mal chegar a 300, isso quando chega ¬¬) e ainda reclamam da historia de lords of shadows como se castlevania tivesse sido bem escrita antes (menos, please... estamos falando da franquia que é tão tapada que escreveu uma historia sobre um castelo vampiro mutante e vivo, sendo teletransportado para o topo do monte fuji because eclipse... serio, menos cinismo faz bem pra saúde XD...)

 

 

 

Eu sou de boa com a capcom, realmente não tenho nenhum problema com ela e não vejo motivos para critica-la como muitos fazem.

besides, ela foi a primeira e ate então única empresa da historia que disse que retirou um pedaço de um jogo pq temia que o jogo não se paga-se, logo eles começaram a planejar essa parte como dlc. \8

bem melhor do que a ubisoft que saiu ilesa por fazer a mesma coisa, dizer que não fez e ainda ficar vendendo a side quest importante pra historia com preço alto HUAHUAHUAHUA

 

 

É uma excelente analise, e olhando para tudo que apontou, só podemos imaginar realmente que todos os esforços para modernizar e melhorar a franquia foram para nada.

 

Me ocorre o que aconteceu com Mega Man ZX Advent e Mega Man 9.

O primeiro teve um orçamento considerável, gerando um jogo com detalhismo gráfico, um som impecável e até cutscenes bem animadas. E foi um fracasso enorme de vendas...

O segundo não tinha um orçamento tão grande, apesar que houve gastos consideráveis com a equipe de designers, para deixar algo esteticamente fiel aos jogos originais. E deu super certo, foi um sucesso de vendas além do esperado e teve uma repercussão relativamente boa da crítica. Estranhamente, dentro do fandom ele se tornou um barril de pólvora. Qualquer coisa relacionada a Mega Man 9 em fóruns rendia discussões acaloradas, tanto defendendo ou acusando. Até quando um jogo dava certo, a série causava má reputação.

 

Talvez então devêssemos usar a questão, "porque diabos a franquia ainda ta de pé?"

E talvez a resposta seja: As aparições em crossovers e produtos licenciados.

 

Havia(ou há, não tenho certeza) uma HQ da Archie do Megaman e vendia até que bem, e muito provavelmente a Capcom recebia alguma coisa destas vendas, e mesmo que não receba nada, também não gastava nada com a divulgação do personagem e seu universo, ajudando assim a manter a série na ativa. Há ainda figures e todo o tipo de quinquilharias para os mais diversos públicos, que por gostar de Mega Man e não ter onde direcionar seu fanatismo, compra as mesmas.

 

Mas ai pode vir a pergunta: A franquia de games precisa de games, correto? Aí entra outra parte do processo, no qual o fandom pode ter grande participação. Os Crossovers como Super Smash Bros, Project X Zone, Marvel Vs. Capcom etc. Mesmo sem jogos lançados, Mega Man não deixou de ter participações, algumas importantes até.

 

Arrisco ainda dizer que jogos considerados "sucessores espirituais"(como Gunvolt e Mighty no 9) e os fan-games(como Mega Man Unlimited ) também ajudam a manter a série viva.

 

Enfim, a Capcom pode ter analisado que, forçar goela abaixo a franquia no mercado atual, iria destruí-la de forma definitiva. Então deixar o velho Rockman, descansar por um tempo(ou décadas) pode ser uma situação melhor e ainda, consegue mante-lo na lembrança dos gamers e por tabela, arrancar algum lucro disto.

 

Agora, caso as coias continuem ruins para a Capcom, uma alternativa seria retornar o personagem a Inafune e, não pera... Acho que a Way Forward seria melhor XD

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É uma excelente analise, e olhando para tudo que apontou, só podemos imaginar realmente que todos os esforços para modernizar e melhorar a franquia foram para nada.

 

Me ocorre o que aconteceu com Mega Man ZX Advent e Mega Man 9.

O primeiro teve um orçamento considerável, gerando um jogo com detalhismo gráfico, um som impecável e até cutscenes bem animadas. E foi um fracasso enorme de vendas...

O segundo não tinha um orçamento tão grande, apesar que houve gastos consideráveis com a equipe de designers, para deixar algo esteticamente fiel aos jogos originais. E deu super certo, foi um sucesso de vendas além do esperado e teve uma repercussão relativamente boa da crítica. Estranhamente, dentro do fandom ele se tornou um barril de pólvora. Qualquer coisa relacionada a Mega Man 9 em fóruns rendia discussões acaloradas, tanto defendendo ou acusando. Até quando um jogo dava certo, a série causava má reputação.

 

Talvez então devêssemos usar a questão, "porque diabos a franquia ainda ta de pé?"

E talvez a resposta seja: As aparições em crossovers e produtos licenciados.

 

Havia(ou há, não tenho certeza) uma HQ da Archie do Megaman e vendia até que bem, e muito provavelmente a Capcom recebia alguma coisa destas vendas, e mesmo que não receba nada, também não gastava nada com a divulgação do personagem e seu universo, ajudando assim a manter a série na ativa. Há ainda figures e todo o tipo de quinquilharias para os mais diversos públicos, que por gostar de Mega Man e não ter onde direcionar seu fanatismo, compra as mesmas.

 

Mas ai pode vir a pergunta: A franquia de games precisa de games, correto? Aí entra outra parte do processo, no qual o fandom pode ter grande participação. Os Crossovers como Super Smash Bros, Project X Zone, Marvel Vs. Capcom etc. Mesmo sem jogos lançados, Mega Man não deixou de ter participações, algumas importantes até.

 

Arrisco ainda dizer que jogos considerados "sucessores espirituais"(como Gunvolt e Mighty no 9) e os fan-games(como Mega Man Unlimited ) também ajudam a manter a série viva.

 

Enfim, a Capcom pode ter analisado que, forçar goela abaixo a franquia no mercado atual, iria destruí-la de forma definitiva. Então deixar o velho Rockman, descansar por um tempo(ou décadas) pode ser uma situação melhor e ainda, consegue mante-lo na lembrança dos gamers e por tabela, arrancar algum lucro disto.

 

Agora, caso as coias continuem ruins para a Capcom, uma alternativa seria retornar o personagem a Inafune e, não pera... Acho que a Way Forward seria melhor XD

 

Eu nem chego a pensar que foi pra nada, mas acho que foi mal conduzida.

Como toda franquia decadente ou criativamente falida da geração 32 bits (por favor, não entendam como termo pejorativo ou que eu estou dizendo que megaman é ruim u.u), mega man meio que foi forçado a fazer uma atualização para tecnologia moderna ou 3D, mesmo que naquele momento não fosse a hora mais correta (Nos entregando a aberração do X7, que thank god, excluindo a ign é praticamente unânime que esse jogo esta abaixo da mediocridade, ele é ruim e ta tudo errado), e ao dar com os burros n'águas (duas vezes se contarmos legend) a serie basicamente se viu diante uma decadência 2D onde nada vendia, com ZX sendo o fundo do poço e o jogo 2D brigando para chegar a 100K unidades (ZX), logo é de se entender pq diabos ela simplesmente decidiu parar.

 

Ela estava estagnada, não conseguia vender, não conseguia evoluir e ainda assim, os fãs parecem agir como se tudo tivesse normal, criando uma situação paradoxal e esquisita com pessoas reclamando enlouquecidamente com a capcom como se ela tivesse sentada em uma mina de ouro, quando ela ou esta esgotada ou os consumidores simplesmente se recusam a comprar algo que alegam que compram, como um verdadeiro fogo de palha ou a situação do Remake de caça fantasmas que todo mundo gritou que ia e no fim das contas ninguém foi. \8 (primeiro filme que veio na cabeça que fez isso, mas existem vários casos assim), fazendo de mega man basicamente um castlevania da capcom XD.

Uma franquia icônica, com um inicio avassalador, mas que entrou em declínio bem rápido, não consegue justificar sua existência e tragicamente as pessoas parecem não entender que não esta tudo bem \8.

 

PS: Não ajuda nada que o unico jogo que vendia era battle network, ao ponto de serem o 2 e 3 jogo mais vendido da serie ate hoje... e sinceramente? são bons jogos, é meio ridículo ver o pessoal reclamando só pq não é plataforma..

 

Mais curioso é que mega man não passa pelas situações de jogos como streets of rage, que foi completamente abandonada por uma geração e nunca mais conseguiu voltar (ok, graças a bernie Stolar, mas qualquer coisa que envolva essa banana vai ser =  desastre) ou o total assassinato de uma fanbase como a capcom acabou fazendo com Breath of fire IV (para não deixar a capcom ilesa de decisões imbecis, desesperadas, mercantilistas e completamente sem um pingo de vergonha na cara... obrigado seja lá quem for o imbecil que decidiu transformar bof em um final fantasy ainda mais mal escrito, um dia alguém vai conseguir descobrir quem é vc e lhe botar na historia como o Bozo que matou bof e lançou um jogo tapado que a historia esta incompleta pq ninguém sabia o que estava fazendo \o ), ela teve varias interações e simplesmente não engatou por motivos desconhecidos.

 

Sobre ela estar de pé... bom, eu já respondi parcialmente, mas também tem o fato de que megaman já foi muito grande. Abandonar Kikaioh? Sim, faz sentido. Power Stone? normal. Plasma sword? Sempre foi um teste. Cyberbots? yeah, já foi beat'n up e jogo de luta, mas ninguém joga ou conhece. Mega man? uou, vale a pena persistir por um tempo XD

Mas serio, pra mim é melhor alertar fã de que as coisas não são simples para evitar ou então entrar no meu conformismo com castlevania, já que existem dezenas de franquias nesse estado que aparentemente ninguém consegue compreender e fica atacando a empresa por ser mais facil do que tentar ver o pq uma "suposta mina de ouro" não é usada...

Dois exemplos de uma mesma empresa são dead Space teve 3 jogos sem sucesso necessário mas se manteu de pé pq a EA sua imagem de capeta da geração passada e parecer o tio legal (A imagem ficou com a actvision, mas o povo ainda odeia a EA because of reasons...) e Mirrors edge ganhou uma sequencia que todo mundo sabia que ia ser uma calamidade financeira (já que o primeiro foi) só pq os fãs pediram, o que foi um momento bem nobre e "Sega" da EA... e o pessoal ainda vai xingar sem olhar que os jogos não vendem o que deveriam XD

É bem parecido com o caso de megaman...

agora sobre se manter em crossovers, bom, ele é icônico, pq não deveria? Assim como Ryu e Chun-li, megaman é basicamente o carimbo da capcom e tem um visual adorável para crianças, logo, vc pode apelar tanto para nostalgia quanto para pessoas mais novas pelo seu estilo kawai desu e quem sabe conseguir um pouco de atenção e memória afetiva (que parece ser como a capcom esta tentando reviver megaman a alguns anos). XD

Sobre a Archie; revista acabou já tem um tempinho, mas tipo, hq não da muito dinheiro, e megaman nunca consegue entrar no top quase que sempre dominado por DC e marvel (não importa o quão ruim ela esteja, ela sempre consegue ter algo... impressionante...), o que justifica o pq a archie não quis renovar. PPS: não tenho a mínima ideia de como era o contrato com a capcom, mas duvido que ela fizesse muito dinheiro. Mais facil fazer dinheiro com licenciamento do personagem para fazerem nendoroids \8

 

 

Não sei sobre gunvolt. Gunvolt é jogo da wayfoward, algo pequeno e que vende curiosamente pros poucos fãs de megaman que estão caçando algo que nem um louco.

É que nem eu que esporadicamente esbarro com um jogo de estratégia imitando shining force ou super robot taisen e vou jogando só pq é algo parecido, mas eu tenho 100% de certeza de que os fãs casuais no tem ideia do que infernos seria a maioria desses jogos XD

 

 

Mighty N09 sim, isso foi construido como algo muito maior do que deveria, com marketing insano que convenceu um bando de lunático a pagar ate mesmo para criar filme e serie de TV de um personagem criado outro dia que ninguém tinha ideia de quem infernos era, tudo por culpa de um conceito muito errado sobre inafune.

Inafune "não criou mega man" (o jogo), ele fez o character designe do personagem, não é programador, é desenhista, não é diretor de jogo (mas aparentemente entende de designe de gráficos) e durante um bom tempo foi um bom produtor...

O que explica pq diabos Might N09 talvez não seja o que o pessoal queria, ele não é a pessoa que dirigiu ou conduziu a franquia, ele é o character design, a forma como muitos tratam ele é tão bizarra que seria equivalente a dizer que Yoshitaka Amano é o criador de final fantasy uajhuahuahahau XD

 

E por isso... Eu prefiro manter as coisas o mais longe possível de inafune, pq a outra coisa que ele sabia fazer (Ser um bom produtor) meio que deu backfire e ele bancou jogos cretinos com uma visão bem torta uHAHUAHUAHU

Lembrando que yaiba tb é coisa dlee HUAHUAHUAH

 

 

PS: tb gostaria de ver com a way foward, problema da way foward é que diferente do meu amado strider, megaman é grande e importante demais pra fazer esse retrocesso, vc mesmo frisou que megaman 9 acabou dando confusão XD

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