Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Olhar Digital] O futuro chegou - IBM e Sony colocam 330 TB em um pequeno cartucho de fita magnética

Recommended Posts

20170802105858_660_420.jpg

 

Duas gigantes da indústria de tecnologia, IBM e Sony, se uniram para desenvolver um novo sistema de armazenamento de dados que mistura conceitos antigos e novos. Trata-se de uma fita magnética, parecida com a que se encontrava em cartuchos dos anos 1980 e 1990, mas capaz de armazenar até 330 TB.

A nova fita permite o armazenamento de 201 gigabits por polegada quadrada, o que, em tese, pode levar à fabricação de pequenos cartuchos, do tamanho da palma de uma mão, com espaço para 330 TB. Atualmente, as fitas magnéticas que ainda são vendidas têm espaço para, no máximo, 15 TB.

Já outras unidades de armazenamento mais modernas, como o SSD Seagate, da Sony, oferecem o armazenamento de até 60 TB. O diferencial dessa nova fita magnética, feita pelas duas empresas, está no processo de fabricação, que é mais lento, um pouco mais caro, mas leva à produção de fitas muito mais densas.

A fita em si foi desenvolvida pela Sony, enquanto a IBM trabalhou em sistemas capazes de ler e extrair o conteúdo dessas unidades. Não há previsão de quando cartuchos com essa nova tecnologia serão vendidos, mas, de acordo com o site Ars Technica, o público-alvo é o setor empresarial e data centers. Ou seja, será difícil achar uma dessas na papelaria.

 

Fonte: Olhar Digital

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tecnologia bem especifica para grandes quantidades de dados.

Deve demorar pelo menos uma década até vir ao mercado, melhor não jogar fora ainda seus gadgets de backups.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Imagine a reatividade dessa desgraça

Agora fiquei em duvida, a fita magnética pode ser considerada por sua reatividade química, Metal ou não-metal?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Agora fiquei em duvida, a fita magnética pode ser considerada por sua reatividade química, Metal ou não-metal?

Que? Me referi a que qualquer tipo de reação na fita o estrago é na hora

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Que? Me referi a que qualquer tipo de reação na fita o estrago é na hora

 

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk

:face6:... :awyea:

Foi mal. Pensei que você estava fazendo uma observação sobre reatividade fisico/quimica.

 

Mas por incrível que pareça, apesar dessas fitas serem muito frágeis, se forem apenas danificadas fisicamente, não são tão difíceis de serem recuperadas.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A volta das fitas dats? Imaginem quantos jogos poderiam ser instalados com fitas magnéticas, se fossem usados nos videogames, ou mesmo computadores? praticamente quasi todos. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E quantas vezes eu posso usar antes da fita gastar?
pq é fita, ela vai desgastar 8X

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Isso ai é quase certeza que vai ser para uso industrial e não comercial.


é tipo aqueles Blu Rays de com mais de 200, 500 etc gigas. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A volta das fitas dats? Imaginem quantos jogos poderiam ser instalados com fitas magnéticas, se fossem usados nos videogames, ou mesmo computadores? praticamente quasi todos.

Então... Você pode até gravar esses jogos ou qualquer dado que você quiser, mas seria inviável para jogar. É necessário um hardware espefico para fazer a leitura/recuperação dos mesmos, e esse processo é lento, muito lento se comparado aos modernos HDs SSD ou até mesmo aos HDs tradicionais.

A gravação de dados nos HDs é aleatória, e pode recuperar rapidamente qualquer dado do disco. A fita, por outro lado, começa no início e grava os dados na mídia de forma sequencial. Ou seja, localizar um dado leva tempo, pois a unidade lê a fita inteira.  

Outra questão é a durabilidade e confiabilidade da fita magnética. Estas estão condicionadas à saúde de todos os seus componentes e são extremamente sensíveis à poluição e umidade atmosféricas. Também não podem ficar próximas a campos magnéticos fortes e obrigatoriamente, tem que ser armazenadas em posição horizontal para não danificar a borda da fita, Ao contrário dos discos rígidos, não toleram uso contínuo, entre vários outros detalhes que não me veem a mente agora.

 

No mais, as fitas são mais usadas para arquivamento em quantidade de dados que chegam a casa de Zettabytes e o custo é relativamente baixo, comparado aos HDs.

Até 2012 me parece que o Google usava fitas para arquivar contas e dados críticos do Gmail.

 

 

E quantas vezes eu posso usar antes da fita gastar?

pq é fita, ela vai desgastar 8X

Pergunta interessante.

Apenas sei que hoje um cartucho com 15 TB, que está na faixa de uns R$1.500,00, dura em média uns trinta anos em ambiente ideal.

Mas como são usados apenas para armazenamento pesado e de redundancias, creio que normalmente não atingem toda sua vida útil de gravação ou utilização.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Então... Você pode até gravar esses jogos ou qualquer dado que você quiser, mas seria inviável para jogar. É necessário um hardware espefico para fazer a leitura/recuperação dos mesmos, e esse processo é lento, muito lento se comparado aos modernos HDs SSD ou até mesmo aos HDs tradicionais.

A gravação de dados nos HDs é aleatória, e pode recuperar rapidamente qualquer dado do disco. A fita, por outro lado, começa no início e grava os dados na mídia de forma sequencial. Ou seja, localizar um dado leva tempo, pois a unidade lê a fita inteira.  

Outra questão é a durabilidade e confiabilidade da fita magnética. Estas estão condicionadas à saúde de todos os seus componentes e são extremamente sensíveis à poluição e umidade atmosféricas. Também não podem ficar próximas a campos magnéticos fortes e obrigatoriamente, tem que ser armazenadas em posição horizontal para não danificar a borda da fita, Ao contrário dos discos rígidos, não toleram uso contínuo, entre vários outros detalhes que não me veem a mente agora.

 

No mais, as fitas são mais usadas para arquivamento em quantidade de dados que chegam a casa de Zettabytes e o custo é relativamente baixo, comparado aos HDs.

Até 2012 me parece que o Google usava fitas para arquivar contas e dados críticos do Gmail.

 

 

 

Pergunta interessante.

Apenas sei que hoje um cartucho com 15 TB, que está na faixa de uns R$1.500,00, dura em média uns trinta anos em ambiente ideal.

Mas como são usados apenas para armazenamento pesado e de redundancias, creio que normalmente não atingem toda sua vida útil de gravação ou utilização.

 

Fora que a fita magnética é basicamente um retorno a uma tecnologia arcaica.

Sim, estamos tendo escassez de chips e matérias primas basicas, que em breve vai fazer peças insignificantes subirem de preço mas... Serio, Fita ser a solução?

Não soa uma boa ideia, principalmente para pessoas que se lembram de k7 bizarramente temperamentais que se recusavam a ler arquivos só pq o dia estava muito quente

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fora que a fita magnética é basicamente um retorno a uma tecnologia arcaica.

Sim, estamos tendo escassez de chips e matérias primas basicas, que em breve vai fazer peças insignificantes subirem de preço mas... Serio, Fita ser a solução?

Não soa uma boa ideia, principalmente para pessoas que se lembram de k7 bizarramente temperamentais que se recusavam a ler arquivos só pq o dia estava muito quente

Ou muito úmido, é eu lembro...

Mas ai é que esta, essa tecnologia nunca foi embora. Pelo preço altamente acessível, sempre foi a solução mais viável economicamente.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se até hoje aquele HVD (disco holográfico) que tinha potencial de substituir o Bluray não apareceu no mercado comum e acabou sendo esquecido, imagina isto.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sei disto tudo, estudei tanto pessoalmente, quanto na faculdade de Sistemas de Informações, sinto saudades dos antigos 7.1/4" e 3.6" disquetes, mas adoraria ver aquela arquitetura dos mainframes da década de 60, 70 e 80 de volta, com as fitas dats, terminais cobras, leitura de cartão perfurado e etc... Seria magnífico. 

 

 

Então... Você pode até gravar esses jogos ou qualquer dado que você quiser, mas seria inviável para jogar. É necessário um hardware espefico para fazer a leitura/recuperação dos mesmos, e esse processo é lento, muito lento se comparado aos modernos HDs SSD ou até mesmo aos HDs tradicionais.
A gravação de dados nos HDs é aleatória, e pode recuperar rapidamente qualquer dado do disco. A fita, por outro lado, começa no início e grava os dados na mídia de forma sequencial. Ou seja, localizar um dado leva tempo, pois a unidade lê a fita inteira.  
Outra questão é a durabilidade e confiabilidade da fita magnética. Estas estão condicionadas à saúde de todos os seus componentes e são extremamente sensíveis à poluição e umidade atmosféricas. Também não podem ficar próximas a campos magnéticos fortes e obrigatoriamente, tem que ser armazenadas em posição horizontal para não danificar a borda da fita, Ao contrário dos discos rígidos, não toleram uso contínuo, entre vários outros detalhes que não me veem a mente agora.

No mais, as fitas são mais usadas para arquivamento em quantidade de dados que chegam a casa de Zettabytes e o custo é relativamente baixo, comparado aos HDs.
Até 2012 me parece que o Google usava fitas para arquivar contas e dados críticos do Gmail.

 

Pergunta interessante.
Apenas sei que hoje um cartucho com 15 TB, que está na faixa de uns R$1.500,00, dura em média uns trinta anos em ambiente ideal.
Mas como são usados apenas para armazenamento pesado e de redundancias, creio que normalmente não atingem toda sua vida útil de gravação ou utilização.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ciência Nutella..... Roots era pegar o toca-fitas do MSX e botar a fita K-7 pra rodar meia hora antes de jogar Lazy Jones. Maior Loading da história heueuheuhuhe

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...