Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Techtudo] O futuro chegou - Cientistas americanos criam chip que integra memória RAM e processador

Recommended Posts

Pesquisadores do MIT e da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram um novo tipo de chip que, ao agregar CPU e RAM empilhadas num único conjunto, pode representar um novo tipo de arquitetura capaz de sanar problemas de limitação de velocidade associados com a troca de dados entre processadores e memórias.

Usando grafeno e um design que foge bastante dos circuitos integrados atuais, feitos em silício, a pesquisa pode apontar o caminho para computadores mais rápidos e eficientes.

 
grafeno.png

Cientistas usam o grafeno, em vez do silício, para criar chip que possui processador e RAM empilhados (Foto: Divulgação/Intel)

A velocidade pela qual CPU e memória RAM trocam informações é um aspecto sensível da arquitetura de computadores, já que a baixas velocidades nessa via podem tornar inúteis memória e processadores de alta performance: não adianta processar dados rapidamente se, no fim das contas, a CPU precisa esperar muito tempo para que novas informações cheguem da memória RAM.

E é para solucionar esse tipo de gargalo, que tende a aumentar com o passar do tempo, que a pesquisa está focada.

Ao empilharem os componentes uns sobre os outros, os pesquisadores diminuem a distância física que a informação precisa percorrer. A diminuição de distância representa maior velocidade, já que os dados chegam mais rapidamente à memória, além de menor quantidade de energia consumida, uma vez que o percurso a ser vencido é menor.

A conexão entre as camadas da CPU e da memória é feita por nanotubos de carbono, empilhados nas camadas de grafeno, usadas na confecção do chip. Dentro dessa tubulações, fiações extremamente densas se encarregam do transporte dos dados.

Apesar da fabricação do chip em laboratório, comprovando o amadurecimento da tecnologia, ainda não há data para que os frutos da pesquisa se tornem produtos prontos para a comercialização.
 
Fonte [Techtudo

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tecnologia é foda. Eu fico babando e pago um pau para esses cientistas que passam a vida estudando para que cada dia seja melhorada a questão de capacidade de armazenamento e velocidade na transmissão de dados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...