- Plataformas: Playstation 3, Playstation 4 e Playstation Vita - Desenvolvedora: SNK - Distribuidora: SNK - Data de lançamento: 01/06/2000(nos arcades do Japão) - Gênero: Ação, Clássicos - Tags: Aracnofobia, Armas, Guerra, Invasão, Jovens (T), Mulheres, Sci-fi, Vintage, Zumbi - Dificuldade Estimada do Jogo: 59.9/100 * - Pontos de dificuldade: 674 * - Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: Mais ou menos 3 horas. - Offline: 11 2 1 - Troféus que você pode perder:
- Minimo de Jogadas: 1. - A dificuldade afeta os troféus: Não. - Troféus Bugados: Nenhum. - Cheats impedem troféus?: Não possui cheats. * Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.
Metal Slug 3 é o quarto game(se contarmos o X) da famosa franquia de run and gun da SNK, sendo lançado no dia 1º de junho de 2000 para o Neo-Geo console/arcade no Japão. Sendo uma sequência direta do Metal Slug 2, o game continua a tradição da série com sua dificuldade e carisma, que fazem você parar só quando termina a última missão(ou até as fichas acabarem). Ao decorrer os dos anos, o jogo foi “portado” para diversas plataformas, e aqui iremos focar na versão feita para o Playstation 4.
Após a equipe Falcão Peregrino impedir os planos do Exército Rebelde e de seu líder, General Morden, e com sua aliança com os alienígenas conhecidos como Mars People, a ordem volta a ser uma realidade e a paz retorna a Terra. Mas a influência de Morden continua forte e uma nova tentativa de criar um novo regime se iniciaria, mas as forças governamentais acabam com as novas forças de Morden antes de iniciarem o seu novo ataque, e o General é declarado desaparecido.
Mesmo sem saber o paradeiro de seu líder, as forças rebeldes de Morden constroem bases por todo o mundo, a espera da volta triunfante de seu líder. Além desta preocupação, a S.P.A.R.R.O.W.S., uma força de ataque afiliada ao governo, se depara com uma série de eventos estranhos, que vão de abduções, desaparecimento de oficiais do governo e o aparecimento de criaturas gigantescas.
Então, a habilidade e experiência do esquadrão Falcão Peregrino são novamente necessárias para trazer paz ao mundo. Com a suspeita de que um novo ataque alienígena tenha envolvimento com os eventos estranhos espalhados pelo globo, e que Morden ainda está a espreita, esperando uma oportunidade para alcançar a sua tão desejada dominação mundial.
Controles
Como de costume da saga, usamos os direcionais e mais três botões : para atirar, pular e lançar “ataques especiais”(granadas, o “vômito zumbi”, e canhões/mísseis ou derivados de quando estamos dentro de um veículo). Ao apertar o botão de atirar e pular dentro de algum veículo, ele performará um ataque de autodestruição que varia de veículo a veículo (mas não se preocupe com o seu personagem, pois ele sai do veículo ao executar os comandos). Você pode alterar os botões sempre que quiser nas opções, mas citarei as configurações que eu usei.
- Mover o personagem. - Atirar. - Pular. - Lançar os “ataques especiais”. + - Sair do veículo. + - Autodestruição(ou chamado de ataque frontal).
Personagens
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Marco Rossi
Marco, um Ítalo-Americano de personalidade gentil e “nerd” por computadores, se juntou ao esquadrão Falcão Peregrino, uma força de ataque especial do governo, após se formar na Academia Especial de Tecnologias. Rapidamente ele se distinguiu dos seus demais colegas de equipe, e se tornou o tenente e líder do esquadrão. Durante o primeiro golpe do General Morden, conhecido como a Grande Guerra, Marco juntou o que restava das forças governamentais para reformar o Falcão Peregrino e combater os planos do General. Colocando sua própria vida em risco, Marco, seu amigo Tarma, e o novo Falcão Peregrino lutaram heroicamente e destruíram as forças de Morden. Com este feito heróico, Marco é promovido a major e continua lutando para manter a paz pela Terra.
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Tarma Roving
Filho de um militar linha-dura, Tarma entrou para a Escola de Treinamento para Forças Especiais após se formar no colegial. Aos 20 anos, ele se juntou ao esquadrão Falcão Peregrino em uma missão de resgate ao presidente, onde conheceu Marco e se tornaram grandes amigos. Ao descobrir que Marco foi selecionado para uma contra-ofensiva na Grande Guerra, ele se voluntariou para a ação, onde lutaram e sobreviveram juntos. Junto com Marco, Tarma também foi promovido após o conflito, se tornando capitão. Seu hobby favorito é modificar motos, que rivalizam com a de qualquer profissional da área.
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Eri Kasamoto
Uma menina órfã que foi abandonada em frente a uma igreja, sua primeira memória é de escapar da igreja e se tornar a líder de uma gangue de rua. Suas habilidades de liderança foram descobertas pela Agência de Inteligência das Forças Governamentais, que lhe deram abrigo e um treinamento especial, e assim ela se tornou uma espiã do governo. No entanto, o trabalho como espiã não lhe agradava, e fez um teste para ser transferida para a equipe S.P.A.R.R.O.W.S., onde foi muito bem recebida por conta de suas habilidades. No segundo golpe do General Morden, conhecido como a Segunda Revolta, ela se junta ao esquadrão Falcão Peregrino, onde demonstrou uma incrível performance e impediu a revolta do exército de Morden, sendo promovida a sargento.
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Fio Germi
Fio é a filha única de uma rica família italiana. A família Germi possui um extenso histórico militar, assim o desejo de seu pai era ter um filho forte para manter a tradição familiar. Entretanto, Fio veio ao mundo em um nascimento difícil, então sua mãe se tornou incapaz de dar a luz para a mais filhos. Foi a primeira vez que a família Germi teria uma mulher como herdeira, e seguindo a tradição, ela foi para as Forças Governamentais e se torna uma soldado da S.P.A.R.R.O.W.S. Com o oposto de Eri, Fio foi criada por país amorosos e se tornou uma mulher tranquila e às vezes com comportamentos infantis, sua pose de vitória é um exemplo disso. Com a sua amiga de esquadrão Eri, Fio se junta ao esquadrão Falcão Peregrino durante a Segunda Revolta e se tornou uma das peças fundamentais para a derrota do Exército Rebelde.
Básico sobre gameplay
Seu personagem conta com uma pistola, uma arma branca para ataques físicos e 10 granadas a cada vida. Ataques físicos são realizados quando o seu personagem fica próximo de um inimigo, note que veículos como tanques não recebem dano desta forma. Tiros e ataques físicos conseguem matar os inimigos mais comuns facilmente.
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Pistola
Ataque fisíco
Granada
O jogo possui um contador de pontos para cada jogador. Sua pontuação aumenta ao infligir dano e/ou matar os inimigos do jogo, destruir veículos e estruturas, coletar itens, resgatar prisioneiros e terminar a missão com algum veículo. Quanto mais prisioneiros, maior será o multiplicador de pontos no final da fase, mas lembre-se que o contador de prisioneiros vai a 0 cada vez que você morre.
Praticamente qualquer dano que seu personagem recebe resulta em sua morte e a perda de seu power up, (com exceção do modo Zumbi, que só pode ser morto por ataques de outros zumbis ou dos chefes da missão)um continue “reseta” o seu contador de vidas e um power up Heavy Machine Gun aparece.
Armas e itens
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Handgun
Nossa arma principal, possui munição infinita mas causa pouco dano e a velocidade de seus tiros é proporcional a quão rápido você aperta o botão de atirar.
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eavy Machine Gun
A arma mais conhecida de toda a série, uma ótima arma para se enfrentar grupos de inimigos, consegue ser bem precisa, pois podemos atirar até nas diagonais com ela, e inflige dano significativo a qualquer alvo.
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ocket Launcher
Esta arma lança pequenos e lentos mísseis que causam bastante dano em seus alvos. Os mísseis conseguem alterar sua trajetória em direção ao seus inimigos, mas não fazem curvas, então tenha atenção antes de atirar. É uma ótima arma contra veículos e consegue acabar com grupos de inimigos com apenas um tiro.
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lame Shot
Um lança chamas feito para combates de curta distância, seu grande potencial de dano aos inimigos comuns e estruturas são notáveis, mas é baixo contra veículos blindados. Destrói um grupo inimigo com apenas um tiro e faz inimigos entrarem em combustão.
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aser Gun
Um raio laser preciso que causa uma grande quantidade de dano a estruturas ou veículos e corta inimigos como faca na manteiga. Apenas tome cuidado pois não é possível atirar nas diagonais com este aqui.
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hotgun
Uma espingarda de curto alcance que atira poderosas explosões que destrói tudo que toca. Com certeza é uma das melhores armas do jogo, mas é preciso estar próximo dos inimigos e sua munição é limitada.
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ron Lizard
Uma arma que dispara mini-carros controlados remotamente, que viajam pelo mapa até entrarem em contato com um inimigo ou estrutura. Eles explodem com ao contato e liberam chamas azuis, sua velocidade é um grande destaque, mas tem desvantagem contra alvos aéreos e veículos.
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Super renade
Uma variante mais poderosa e rápida do Rocket Launcher, que lança RPGs ao invés de mísseis. Usado especialmente contra alvos mais resistentes, seu projétil segue em linha reta e causa uma poderosa explosão ao contato com o inimigo..
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rop Shot
Atira bolas de canhão que imediatamente vão ao chão, quicam e explodem ao entrar em contato com algum inimigo. É uma arma bem situacional, por ser uma arma bem diferente das demais e seu alcance ser bem limitado.
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Enemy haser
Um rápido e preciso lançador de mísseis teleguiados. Eles vão atrás do inimigo, estrutura ou certos projéteis inimigos mais próximos, a tornando extremamente eficiente para várias situações.
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Armas evoluídas
Seriam versões melhores das armas do jogo, com seu dano e alcance maiores. Se encontrar alguma durante o campo de batalha, faça bom uso dela.
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Explosivos
Adiciona 10 granadas ao seu contador, ou mais 10 munições para o ataque especial de seu veículo.
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Fire-bomb
Suas granadas são substituídas por coquetéis molotov, que possuem uma área de efeito muito maior, mas causam menos dano a veículos ou inimigos blindados.
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Armor Piercer
Um upgrade para o canhão do Metal Slug, que permite a seus projéteis perfurar seus inimigos. Além de adicionar mais 10 projéteis ao contador, é possível perfurar vários inimigos com um único canhão e infringir muito dano a inimigos com armaduras.
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Battery e Chili peppers
Upgrades disponíveis apenas para o elefante que encontramos durante um caminho alternativo da Missão 2. Chili peppers fazem sair chamas da tromba do elefante, enquanto a Battery cria relâmpagos pela tromba do animal.
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Thundercloud
Uma pequena nuvem que solta relâmpagos no inimigo mais próximo todas as vezes que você aperta o botão de atirar.
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Mobile Satellite
Um dos meus itens prediletos, um mini satélite que dispara projéteis com grande velocidade. Aparece durante a última missão do game.
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Gas
Restaura 1 ponto de vida do seu veículo ou adiciona 1000 pontos para a sua pontuação se não estiver dentro de um veículo.
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Ammo
Garante munição extra para a arma que estiver estiver equipada(com exceção da pistola que possui munição infinita) ou adiciona mais 1000 pontos para a sua pontuação se estiver utilizando a Handgun.
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First Aid Kit
Cura o seu personagem da transformação em zumbi.
Veículos(ou Slugs)
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SV-001 “Metal Slug”
Este é o primeiro, o mascote, e o Slug mais visto em toda a série. O Metal Slug é um tanque equipado com um par de armas vulcan, que são metralhadoras com munição ilimitada, e um canhão que lança poderosas bombas. Ele consegue resistir a até 3 ataques, mas pode ser reparado ao encontrar combustível durante as missões. Seu ataque frontal consiste em lançar o Metal Slug para frente e explodir no primeiro inimigo que entrar em contato. Além das bombas convencionais, você pode encontrar a munição “Armor Piercing”, assim seus tiros ficaram mais rápidos e seguiram em linha reta, sem contar em seu alto dano contra veículos.
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SV-Camel
Basicamente é um camelo equipado com canhões vulcans. Ele não possui nenhum ataque especial e não pode ser morto, mas você pode ser atingido por ataques inimigos, então tome cuidado. Seu ataque frontal consiste em correr, matando qualquer inimigo em seu caminho, até sair da tela.
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SVX-15D Slugnoid
Este Slug foi construído para se assemelhar a um mecha, onde seu personagem será o piloto. Ele possui um par de armas vulcan e um canhão que fica de face para baixo. Sua grande característica é sua alta mobilidade e capacidade de realizar pulos mais altos que os convencionais. Se você estiver agachado(pressione enquanto estiver no chão) e usar o botão para granadas, você usará suas granadas convencionais. Seu canhão libera bombas com pernas(sim… pernas. Acredite, elas são muito legais!) que correm em direção a seus inimigos. Ele consegue resistir a até 3 ataques.
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SVF-07V Slug Flyer
Este é o primeiro Slug aéreo que apareceu na série. É um VTOL que possui o tradicional par de armas vulcan e mísseis que saem por baixo do jato. Já que é um Slug que consegue voar, o veículo é muito ágil e desviar de ataques inimigos é muito mais fácil. Se você estiver muito próximo ao chão, seu personagem lançará as granadas convencionais ao invés dos mísseis, e ele consegue aguentar 3 ataques.
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SVX-17M Slug Mariner
Um mini submarino usado pelo Exército Regular para missões embaixo d’água. É equipado com dois canhões vulcan de 10 mm e poderosos torpedos com uma grande área de explosão. Assim como o Slug Flyer, sua maior vantagem é sua alta mobilidade e consegue suportar até 3 ataques.
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Elephant Slug
Assim como o Camel Slug, você fica vulnerável enquanto o controla, porém ele é extremamente lento e não consegue pular. Além do par de armas vulcan, ele possui dois ataques especiais que saem diretamente de sua tromba. Ao comer uma caixa de Chili peppers(ou pimentas), uma onda de chamas será lançada de sua tromba e queimará tudo em seu caminho. Comendo a battery(ou bateria) de um carro o elefante terá a habilidade de lançar relâmpagos diretamente de sua tromba. Ele só está disponível durante a caverna de gelo na Missão 2.
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Ostrich Slug
Similar aos outros Slugs animais, ele não lhe protege de ataques inimigos e você joga as granadas convencionais. Sua maior diferença fica em seus saltos altos, longos e rápidos. O Ostrich também pode se virar para a esquerda ou direita, mas fica vulnerável até terminar a sua animação. Ele fica disponível no segundo caminho alternativo da Missão 3.
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LV Armor
Este mecha representa a versão “Slugnoid” do exército rebelde. Ele consegue realizar pulos duplos ao continuar apertando o botão de pulo. Diferente de outros Slugs, ele irá equipar as caixas de armas que você coletar durante as fases como a Heavy Machine Gun, Laser Gun e etc. Ao se aproximar de inimigos, a Armor realizará um ataque físico usando sua garra e ele lança bombas de seu braço. Ele aparece nos últimos momentos da Missão 3 e , exceto no caminho alternativo que aparece o Ostrich, e na missão 5. Slug.
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SVX-22UG Drill Slug
Originalmente foi construído para cavar túneis e invadir bases inimigos sorrateiramente. Um slug que possui uma poderosa broca e os clássicos canhões vulcan. Pressione o botão de pulo para o Slug se “erguer” e ficará nesta posição até apertar o pulo novamente. Pressionando o botão de ataque especial, fará a broca ir para frente como uma lança e causar dano a tudo que estiver em seu caminho. Ela aparece durante um caminho alternativo da missão 4.
Spoiler
SVH-03 Slug Copter
Ele pode ser difícil de controlar, mas suas armas vulcans conseguem girar 360°, diferente do Slug Flyer. Além de sua grande bomba, que realiza grande dano no impacto. Ele aparece durante a última missão do jogo, você pode escolher entre ele e o Slug Flyer, e depois em um caminhão inimigo.
Spoiler
Astro Slug
Este Slug surgiu depois da invasão marciana do game anterior, para o caso de uma nova ameaça surgisse, estes foguetes foram criados para missões no espaço. Sua arma básica fica em seu “nariz”, que atira uma variante da Heavy Machine Gun, mas você pode equipa-lo com as armas que são coletadas durante a missão(como a Heavy-Machine Gun), e até com um par de vulcans. Sempre que você coletar alguma arma dentro do Astro, ele receberá um par dela e continuará com a sua arma básica(então ao coletar uma shotgun, seu Astro Slug terá uma tanto no lado direito, quanto no esquerdo), resultando em três armas de uma vez. Você consegue o Astro durante a metade da última missão, e se destruído, você usará um jetpack e armas convencionais.
No geral, a dificuldade deste 100% é estabelecida em como você jogará o game.
Modo fácil: Se estiver procurando o modo mais rápido e fácil, use e abuse de alguns recursos como: não existir troféus relacionados a dificuldade, então você pode colocar a dificuldade em 1, o contador de vidas no 99 e conseguir completar o game sem usar continue. Use save states para salvar o seu progresso em qualquer lugar, por exemplo : antes de enfrentar chefes, antes de entrar em áreas difíceis e, principalmente, para acessar todas as rotas do game. Assim você consegue todos os troféus em apenas um jogada.
Modo arcade: O modo mais difícil seria sem alterar as configurações e sem o uso de save state. Recomendo apenas se você estiver procurando um bom desafio, pois completar as fases sem continue requer bastante prática, principalmente a última missão do jogo, além de ser necessário mais de uma jogada para acessar todas as rotas possíveis.
HERE COMES HYAKUTARO ICHIMONJI![topo]
Find and save Hyakutaro Ichimonji
Encontre e salve Hyakutaro Ichimonji.
Troféu perdível
Hyakutaro Ichimonji é o famoso prisioneiro que aparece na maioria dos jogos da série. Na verdade, ele não é um prisioneiro, e sim um soldado disfarçado que vai ao campo de batalha para ajudar na batalha contra o exército rebelde. Sua característica mais marcante é ser capaz soltar uma bola de energia com suas mãos, lembrando o famoso Hadouken do lutador Ryu da saga Street Fighter.
Você tem chance de encontrá-lo durante duas missões : a 4º missão ou a 5º, e última, missão.
4º missão: no começo da missão, ao lado do 2º caminhão terá um saco de areia. Destrua-o e o Hyakutaro aparecerá.
Spoiler
5º missão: Ao entrar na nave mãe dos aliens, observe os primeiros pilares no fundo e atire para cima em direção. Ele será o 2º prisioneiro a cair.
Se tornar um zumbi foi uma das melhores novidades que o 3º jogo trouxe para a série. Você se transforma ao ser atacado por algum zumbi durante a 2º missão. Note que certas ações serão debilitadas como: você não poderá se agachar, pular alto, entrar em veículos e só poderá usar a Handgun como arma.Porém, você será imune a ataques dos soldados e no lugar das granadas, seu personagem ataca com um super vômito de sangue, que percorre boa parte do cenário e é bastante poderoso.
A melhor tática para este troféu se é deixar ser transformado por um dos últimos zumbis antes do chefe e usar e abusar do ataque de vômito nas duas etapas da batalha. Sempre prestando atenção nos ataques inimigos, que são consideravelmente lentos no começo de cada etapa, então temos de terminar a luta o mais rápido que pudermos.
Uma das maiores novidades do Metal Slug 3 são as diferentes rotas que podemos escolher, algumas mais difíceis e longas que outras, mas todas ligam para o mesmo local: o chefe da missão. Meu conselho é sempre salvar quando encontrar mais de uma rota, chegar até o chefe da missão,carregar o save e ir pela(s) rota(s) que falta(m).
Ao todo, existem 12 rotas por todo o jogo :
1º Missão
Rota “Slug Mariner” (Depois de destruir um navio infestado de Caranguejos gigantes, vá pelo caminho inferior e entre no submarino)
Rota “Hammer-Yang” (Siga em frente e vá até o final da fase com o barco)
Rota “Ohumein-Conga” (Ao invés de ir para o barco, pule para a outro lado e pegue o elevador)
2º Missão
Rota “Rebel Army” (Apenas siga em frente por toda a missão)
Rota “Sasquatch” (Após enfrentar uma leva de helicópteros do exército rebelde, desça até encontrar mais zumbis, destrua a parede que está a esquerda e entra na nova passagem)
3º Missão
Rota “Slug Mariner” (Ao surgir a primeira parede de mísseis, entre no túnel abaixo dela)
Rota “Ortrich Slug” (Perto da próxima parede de mísseis, você verá o túnel surgir no canto superior direito)
Rota “LV Armor” (Apenas siga em frente por toda a missão)
4º Missão
Rota “Mummy” 1 e 2 (Quando você ver os rebeldes saindo de uma base, vá para cima usando a rampa, suba e enfrente os inimigos até encontrar uma manivela, gire até a tampa se levantar e entre. Aqui você tem ir tanto pela esquerda quanto pela direita, pois as duas rotas contam para o troféu
Rota “Mutated Bug” (Entre na mesma base que os soldados rebeldes estão saindo, siga em frente até achar uma manivela, gire até a tampa se levantar e entre)
Rota “ Japanese” (Entre na mesma base que os soldados rebeldes estão saindo e siga em frente pelo resto da missão)
Rota “Quick Boss” (Ao avistar os soldados rebeldes saindo de uma base, suba pela rampa e continue a missão normalmente)
Comece a 1º Missão Troféu relacionado com a história
Sim, simplesmente comece a 1º missão e o troféu é seu. Será o seu primeiro troféu do jogo.
1ST MISSION MASTER[topo]
Complete Mission 1 with no continue
Complete a 1º missão sem usar continues.
Troféu perdível
A 1º missão é bem simples e rápida para o jogador se acostumar com o estilo do jogo. Além do exército rebelde, animais gigantes e hostis estão por toda a ilha. E no fim surge o Huge Hermit, um caranguejo gigante que foi afetado pelas explosões nucleares que aconteceram na ilha e transformado em um tanque pelo exército rebelde.
Não existe muito segredo na luta contra ele: Hermit sempre correrá atrás de você, então continue andando para frente e sempre desviando das suas bolas de fogo. Quando ele receber uma boa quantidade de dano, seus movimentos serão mais rápidos e um novo canhão surgirá, com munição que pode destruir partes da ponte, mas a estratégia continua a mesma, só tomando um pouco mais de cuidado.
Os veteranos da saga não terão dificuldades de conseguir este troféu, mas se encontrar muitas dificuldades no troféu, altere a dificuldade e aumente o número de vidas
2ND MISSION MASTER[topo]
Complete Mission 2 with no continue
Complete a 2º missão sem usar continues.
Troféu perdível
A famosa missão dos zumbis. Aqui eles surgem aos montes e são mais difíceis de se matar do que os inimigos convencionais e ser atingido por um zumbi o transforma em um. Também não é uma fase muito complicada se você seguir a rota original, só o chefe pode causar problemas se você não usar uma estratégia adequada na 1º parte da luta.
Na 1º etapa enfrentamos o Monoeye, na verdade 6 dele. Cada um lança bolas elétricas pelo seu olho, e quanto mais deles forem derrotados, mais rápidos eles vão ficando. Uma forma de acabar essa batalha rápido é se transformar em zumbi antes de iniciá-la, usar o vômito de sangue uma ou duas vezes, voltar a ser humano(com a caixa de First Aid Kit) e terminar a luta usando granadas.
Na 2º etapa encontraremos o verdadeiro boss da fase, The Ten Commandments of Moses, o artefato alienígena que causou o surto zumbi. Seu único ataque consiste em invocar monólitos do céu para esmagar seu personagem. É só prestar atenção em um raio de luz que vem do céu, ele indica que onde o monólito irá cair, mas quanto mais dano o artefato recebe, mais rapído os monólitos irão cair.
3RD MISSION MASTER[topo]
Complete Mission 3 with no continue
Complete a 3º missão sem usar continues.
Troféu perdível
Aqui faremos uma invasão a uma das bases do exército rebelde, e a partir daqui a coisa começa a ficar tensa. Nesta missão teremos partes debaixo d’água, onde enfrentaremos de submarinos, minas aquáticas, soldados suicidas, a desviar de tanques caindo sobre sua cabeça. Está missão possui 3 rotas alternativas, e uma delas sendo um atalho.
O chefe desta fase é o Jupiter King, um robô gigante construído justamente para proteger a base. Seus ataques consistem em : mísseis teleguiados(que podem derrubar armas e/ou bombas ao serem destruídos), o uso de ogivas (que saem de sua barriga) e sua garra para destruir o chão e liberar bolas de fogo gigantes e lasers pelos seus olhos(que atravessam boa parte da tela). Seu ponto fraco é em sua cabeça, e recomendo usar a LV Armor contra esse boss e usar o truque de invulnerabilidade toda a vez que ele for lançar os lasers(quando o seu personagem sai de um veículo, ele possui invulnerabilidade até chegar ao chão).
Não esqueça que você pode usar os save states para simplificar as coisas. Veja o vídeo do troféu FINAL MISSION MASTER se precisar de ajuda em alguma parte.
4TH MISSION MASTER[topo]
Complete Mission 4 with no continue
Complete a 4º missão sem usar continues.
Troféu perdível
Mais conhecida como a fase do deserto, ela possui algumas das rotas mais complicadas do jogo, principalmente a rota “Japanese”. Os animais gigantes voltam a aparecer e até plantas carnívoras querem lhe tornar o lanche da tarde, múmias e um instrumento construído pelo Deus Sol da mitologia japonesa como chefe, chamado de Sol Dae Rokker(é, eu também não faço ideia como chegou a esse ponto).
O único lugar que Sol recebe dano é a uma joia vermelha que fica em sua testa. Ele pode carregar sua joia com uma energia vermelha ou amarela. Com a energia amarela, raios saíram de dentro da joia e se espalham randomicamente pela fase, enquanto a vermelha os raios irão em sua direção. Além disso, ele pode invocar espíritos em forma de lobos(pule no momento que o lobo for em sua direção) e um raio que sai de sua boca, que o transforma em moedas(antes de iniciar o ataque, Sol irá para direita ou esquerda, corra para o lado oposto que o Sol vá iniciar o ataque para não ser atingido, a mudança de cor da sua boca é o sinal).
Esse chefe é bem chatinho, principalmente nos últimos momentos da batalha, pois seus ataques ficam mais rápidos. Ao invés de falar aqui, eu prefiro que vocês vejam e sigam a estratégia do vídeo no troféu FINAL MISSION MASTER .
FINAL MISSION MASTER[topo]
Complete Final Mission with no continue
Complete a missão final sem usar continues.
Troféu perdível
Como todo bom Metal Slug, a dificuldade nesse aqui é desafiadora, principalmente na última missão que é a missão mais difícil, e épica, de todo o jogo. Já não basta enfrentarmos todo o tipo de inimigo, ela consegue durar mais de 15 minutos de ação ininterrupta, partes complicadas e vários chefes em uma única missão.
O vídeo abaixo é do canal sadece KAAN que faz ótimos speed run de Metal Slug, e este não é uma exceção. Neste vídeo, você vai encontrar ótimas estratégias para todas as rotas e chefes do jogo. Então observe com atenção e boa sorte!
MISSION ALL COMPLETED[topo]
Complete all the missions
Complete todas as missões. Troféu relacionado com a história
Conclua todas as 5 missões do jogo. Não existe nenhuma restrição para este troféu, então você pode concluir com quantos continues quiser ou em qualquer dificuldade. Qualquer dúvida ou dificuldade em certas partes, veja o vídeo no troféu FINAL MISSION MASTER
A melhor forma de conseguir pontos é resgatar o maximo de prisioneiros possível e terminar uma missão com algum veículo, pois isso tudo nos garante uma pontuação bônus ao fim de cada missão. Parece ser um número bem absurdo, mas não é dificil de se conseguir, e é provável que você o consiga durante a 4º ou 5º missão do game.
Se estiver enfrentando dificuldades, sempre salve e dê load quando você morrer para não perder os prisioneiros.
Os slugs sempre ficam bem destacados nas missões, mas alguns estão restritos a rotas específicas, então é provável que você consiga este troféu enquanto estiver atrás do troféu ROUTE MASTER .
Qualquer dúvida, veja o vídeo dentro do spoiler.
METAL SLUG ATTACK[topo]
Defeat any boss in the game with the METAL SLUG ATTACK
Derrote qualquer chefe no jogo com o METAL SLUG ATTACK.
Troféu perdível
Na verdade, você tem de destruir qualquer chefe do jogo utilizando algum veículo. A fase mais fácil para conseguir este troféu é a primeira, pois o chefe é bem simples e você pode enfrentá-lo usando um Metal Slug. Se enfrentar qualquer dificuldade, use save states para simplificar as coisas.
ELEPHANT RESURRECTION[topo]
Reach the icy cave's exit with the Elephant Slug
Alcance a saída da caverna de gelo com o Elephant Slug.
Troféu perdível
Durante a 2º Missão você deve entrar na rota “Sasquatch”, que dá para a caverna de gelo. No fim irá estará o “Elephant Slug” e você deve fazer todo o caminho de volta montado nele. Mas tome muito cuidado, pois a volta vai estar repleta de zumbis, e você não pode usar um veículo enquanto for um zumbi.
Muito obrigado ao site Metal Slug Wiki por fornecer várias imagens, gifs e informações sobre o jogo.
Além do pessoal que criou os vídeos(links dentro do spoiler, se puderem, dêem um suporte aos criadores com um like ou comentário)