Ir para conteúdo
Tio_Maluco

[Hypescience] O futuro chegou - Um passo para frente na computação quantica - É oficial: cristais do tempo são criados artificialmente -

Recommended Posts

cristais-do-tempo-768x311.jpg


Sim, podemos oficialmente fazer e medir cristais do tempo.
 
 
Depois de um bom planejamento, físicos conseguiram criar esse estado bizarro da matéria, com uma estrutura atômica que se repete não apenas no espaço, mas no tempo, permitindo-lhes manter oscilação constante sem energia.
Duas equipes de pesquisa separadas conseguiram fabricar os cristais, e agora ambos os experimentos passaram com sucesso pela revisão por pares.

 

Os artigos foram publicados na revista Nature, colocando o fenômeno "impossível" diretamente no reino da realidade.

 

Novo estado

Os cristais do tempo são uma das coisas mais legais que a física tem teorizado nos últimos anos, porque aponta para um novo mundo da matéria.

 

Durante décadas, estudamos a matéria, como metais e isoladores, sempre em "equilíbrio" " um estado onde todos os átomos têm a mesma quantidade de calor.

 

Os cristais do tempo são o primeiro exemplo de um estado de não equilíbrio. Primeiro propostos pelo físico-matemático vencedor do Nobel Frank Wilczek, em 2012, eles parecem ter movimento mesmo em seu estado de energia mais baixo, conhecido como estado fundamental.

 

Normalmente, quando um material entra em seu estado fundamental " também referido como energia de ponto zero de um sistema " o movimento, teoricamente, seria impossível, porque exigiria que ele gastasse energia.

 

O problema da simetria

Wilczek vislumbrou um objeto que poderia alcançar um movimento eterno em seu estado fundamental, trocando periodicamente o alinhamento de átomos no seu interior.

 

Isso não é como uma máquina de movimento perpétuo, porque há energia zero no sistema. Mas a hipótese inicialmente parece improvável por outra razão.

 

O sistema quebra um dos pressupostos mais fundamentais da nossa compreensão atual da simetria, que afirma que as leis da física são as mesmas em todos os lugares e em todos os momentos. Por exemplo, é impossível virar uma moeda em um momento e ter a probabilidade de dar cara ou coroa em 50/50, mas na próxima vez que você a vira, as probabilidades são subitamente 70/30.

Já certos objetos podem quebrar essa simetria em seu estado fundamental, sem violar as leis da física. Considere um ímã com uma extremidade norte e uma sul- isso significa que ele não é o "mesmo" em ambas as extremidades, ou seja, é naturalmente assimétrico.

Outro exemplo de objeto físico com um estado fundamental assimétrico é o cristal. Os cristais são conhecidos por seus padrões estruturais de repetição, mas os átomos dentro deles têm posições "preferidas" dentro dessa rede. Assim, dependendo de onde você observa um cristal no espaço, ele parece diferente " as leis da física não são mais simétricas, porque não se aplicam igualmente a todos os pontos no espaço.

Cristal do tempo

Com isso em mente, Wilczek propôs que poderia ser possível criar um objeto que atingisse um estado fundamental assimétrico não através do espaço, como cristais ou ímãs comuns, mas através do tempo.

 

Em outras palavras, os átomos poderiam preferir estados diferentes em intervalos diferentes de tempo?

 

Avançando rapidamente alguns anos, pesquisadores mostraram que isso poderia ser possível, com um grande ajuste à proposta de Wilczek " a fim de fazer os cristais do tempo trocarem de estado no tempo, eles precisavam dar um "empurrãozinho".

 

Os experimentos

Duas equipes separadas de pesquisadores, uma liderada pela Universidade de Maryland e outra pela Universidade de Harvard, ambas nos EUA, aproveitaram os estudos anteriores sobre o assunto para tentar criar duas versões diferentes de um cristal do tempo.

 

Os cristais da Universidade de Maryland foram criados usando uma linha de 10 íons de itérbio, todos com elétrons emaranhados. A chave para transformar essa configuração em um cristal do tempo foi manter os íons fora do equilíbrio, e para fazer isso os pesquisadores alternadamente os atingiram com dois lasers. Um criou um campo magnético e o segundo parcialmente inverteu os spins dos átomos.

 

Como os spins de todos os átomos estavam emaranhados, eles se estabeleceram em um padrão estável e repetitivo de rotação que define um cristal, mas fizeram algo realmente estranho para se tornar um cristal do tempo: o padrão de spin no sistema se repetiu com apenas metade da velocidade que os raios do laser.

 

Já o cristal do tempo de Harvard usou diamantes que tinham sido carregados com tantas impurezas de nitrogênio que ficaram pretos. A rotação dessas impurezas foi capaz de ser manipulada como a rotação dos íons de itérbio na experiência de Maryland.

Aplicação

Agora que sabemos que coisas como os cristais do tempo realmente são possíveis, é hora de fazer mais deles, e usá-los.
Uma das aplicações mais promissoras para os cristais do tempo é a computação quântica " eles poderiam permitir que os físicos criassem sistemas quânticos estáveis em temperaturas muito mais altas do que podem ser alcançadas agora, o que pode ser o impulso que precisamos para finalmente tornar a computação quântica uma realidade.

 

fonte = Hypescience

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Interessante, mas o nome do site não me passa nenhuma confiança... 

E como não entendi duas linhas do q foi escrito...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Leitura interessante, gosto de ciência, mas isto aqui deve ser falso.

 

Quando se fala em tempo, não há como materializá-lo, mesmo em um cristal cujo estado da matéria é oscilante.

 

Enfim, bora dormir.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Leitura interessante, gosto de ciência, mas isto aqui deve ser falso.

 

Quando se fala em tempo, não há como materializá-lo, mesmo em um cristal cujo estado da matéria é oscilante.

 

Enfim, bora dormir.

 

Foi publicado na Nature e na Scientific American:

 

http://www.nature.com/news/the-quest-to-crystallize-time-1.21595

https://www.scientificamerican.com/article/the-quest-to-crystallize-time/

 

Credibilidade não falta à notícia. E realmente eu achei impressionante, embora eu não tenha cérebro suficiente pra entender "de verdade" tudo isso.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Foi publicado na Nature e na Scientific American:

 

http://www.nature.com/news/the-quest-to-crystallize-time-1.21595

https://www.scientificamerican.com/article/the-quest-to-crystallize-time/

 

Credibilidade não falta à notícia. E realmente eu achei impressionante, embora eu não tenha cérebro suficiente pra entender "de verdade" tudo isso.

É muito para minha cabeça também. Imagina, materializar o tempo...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando a computação quântica for realidade, todos os níveis de criptografia que existem no mundo usados em bancos, sites de autenticação, desbloqueio de celulares, computadores (com bitlocker) e arquivos compactados com senha, deixam de existir porque serão quebrados em 1 segundo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom saber que não sou o único que não entendeu muita coisa do texto  :hihi:

 

Mas não deixa de ser interessante.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Depois que se lê a série de ficção científica Perry Rhodan, nada mais do que é descoberto é novidade, essas coisas todas já vi na série e fico só aguardando quando elas vão aparecer na vida real hehehehehe. Quero ver quanto tempo vão demorar para usarem todos os benefícios da gravidade, quero meu carro voador ^^.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Leitura interessante, gosto de ciência, mas isto aqui deve ser falso.

 

Quando se fala em tempo, não há como materializá-lo, mesmo em um cristal cujo estado da matéria é oscilante.

 

Enfim, bora dormir.

na verdade isso é real, já passou pelo teste dos pares. agora é achar utilidade para isso

Depois que se lê a série de ficção científica Perry Rhodan, nada mais do que é descoberto é novidade, essas coisas todas já vi na série e fico só aguardando quando elas vão aparecer na vida real hehehehehe. Quero ver quanto tempo vão demorar para usarem todos os benefícios da gravidade, quero meu carro voador ^^.

no programa do DR DeGrace Tyson um garoto perguntou quando ia surgir os carros voadores, ele respondeu, já existem a anos, são os helicópteros.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando a computação quântica for realidade, todos os níveis de criptografia que existem no mundo usados em bancos, sites de autenticação, desbloqueio de celulares, computadores (com bitlocker) e arquivos compactados com senha, deixam de existir porque serão quebrados em 1 segundo.

Acredito que a mudança vá ser gradual, portanto não creio que apareça a computação quântica do nada e depois é tudo hackeado.

 

Esta descoberta foi bem interessante. Este semestre vou começar a dar fundamentos da computação quântica na Universidade, pois ela já não é uma realidade tão distante e eles querem preparar os alunos para tal. Confesso que estou bastante ansioso para começar a aprender mais sobre o assunto.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acredito que a mudança vá ser gradual, portanto não creio que apareça a computação quântica do nada e depois é tudo hackeado..

O computador quântico não trabalha com binários, então o cálculo matemático será mais rápido.

 

https://www.cnet.com/news/nsa-working-on-quantum-computer-to-break-any-encryption/

 

A questão é o sistema operacional que deverá ser instalado nele. Hoje temos o 32bits e 64bits. No quântico iremos virar a mesa no processamento e a maneira como conhecemos de guardar dados.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O computador quântico não trabalha com binários, então o cálculo matemático será mais rápido.

 

https://www.cnet.com/news/nsa-working-on-quantum-computer-to-break-any-encryption/

 

A questão é o sistema operacional que deverá ser instalado nele. Hoje temos o 32bits e 64bits. No quântico iremos virar a mesa no processamento e a maneira como conhecemos de guardar dados.

Eu percebo a ideia do computador quântico e dos seus potenciais matemáticos.

 

O que eu quis dizer foi, quando for feita a transição, já estará tudo preparado. Ainda por cima para grandes empresas, bancos, etc, que controlam tudo e todos. Nunca deixariam uma coisa tão poderosa como essa chegar ao público antes de eles terem tudo preparado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Eu imagino um mundo que não guardaremos mais dados em HDs ou nas nuvens. O futuro com a computação quântica é guardar dados no DNA.

Eu percebo a ideia do computador quântico e dos seus potenciais matemáticos.

 

O que eu quis dizer foi, quando for feita a transição, já estará tudo preparado. Ainda por cima para grandes empresas, bancos, etc, que controlam tudo e todos. Nunca deixariam uma coisa tão poderosa como essa chegar ao público antes de eles terem tudo preparado.

Infelizmente não estará. Quando ocorreu o BUG do milênio as empresas não estavam prontas.

E o pior. Os bancos estão em COBOL e até agora nenhuma fez a mudança por conta da velocidade dessa linguagem de programação.

 

O quântico vai matar o COBOL e muitas outras linguagens de programação.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Infelizmente não estará. Quando ocorreu o BUG do milênio as empresas não estavam prontas.

Está a comparar um bug em larga escala com uma mudança/transição em toda a computação. Acho que não há comparação possível aqui.

 

Os bancos estão em COBOL e até agora nenhuma fez a mudança por conta da velocidade dessa linguagem de programação.

 

O quântico vai matar o COBOL e muitas outras linguagens de programação.

A grande questão é, como será sequer a programação num computador quântico? Os paradigmas que temos atualmente funcionarão neles ou terão que/poderão ser criados paradigmas totalmente diferentes?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A grande questão é, como será sequer a programação num computador quântico? Os paradigmas que temos atualmente funcionarão neles ou terão que/poderão ser criados paradigmas totalmente diferentes?

Verdade. E as crianças de hoje estão estudando para profissões que ainda nem foram inventadas.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Imagina quado conseguires usar o entrelaçamento quântico nos computadores, imagina você morando num planeta em outro sistema solar e precisa de informações que estão na terra, e só dar um click no arquivo (independente de tamanho) e no mesmo instante ele já ta no seu computador. Isso sim explode o cérebro se o cara for analisar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Quando a computação quântica for realidade, todos os níveis de criptografia que existem no mundo usados em bancos, sites de autenticação, desbloqueio de celulares, computadores (com bitlocker) e arquivos compactados com senha, deixam de existir porque serão quebrados em 1 segundo.

Na realidade o que vai deixar de existir com a computação quântica são agências de espionagem civil como NSA, tal qual qualquer possibilidade de invadir informações alheias, visto que elas serão transmitidas por entrelaçamento quântico.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O futuro já começou.

 

 

Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Nossa, esse é o tópico mais viajado que já participei no fórum. Isso que a fonte da notícia é mais brisa ainda. 😄

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...