Ir para conteúdo
blackgndrf

[EurogamerPT] Digital Foundry - Guia das atualizações de jogos para o PS4 Pro

Recommended Posts

5ukrUIU.png
 

São cada vez mais os jogos atualizados para o PlayStation 4 Pro - sendo difícil acompanhar. Iremos olhar para o maior número possível de jogos, e como muitas das melhorias são simples aumentos na resolução, decidimos preparar um só artigo de referência, que contém análise em vídeo e um resumo das principais melhorias.
 
As nossas ferramentas funcionam a 4K para capturar o que formatos compatíveis, como o PlayStation 4 Pro e o PC, oferece, mas os elevados níveis de compressão do Youtube tornam difícil ter uma sensação da melhoria. Por isso mesmo, lançamos um Patreon que oferece tudo o que fazemos em cristalina 4K para download - de momento é h.264, mas estamos a pesquisar HEVC para a mesma qualidade excelente, mas com tamanhos mais pequenos. Pode verificar uma amostra em digitalfoundry.net.
 
Além de cobrir o maior número possível de lançamentos PS4 Pro, iremos atualizar quando forem lançadas atualizações que melhoram a performance e outras funcionalidades. Revelamos que Watch Dogs 2, Mantis Burn Racing e Deus Ex Mankind Divided têm problemas na performance inexistentes no PS4 original e temos todo o gosto em informar que foram atualizados com correções. No caso de Mantis Burn Racing, nativa 4K a 60Hz fixos é confirmado pela VooFoo Studios, juntamente com suporte HDR.
 
Os jogos serão apresentados pela ordem que os testamos, os mais recentes em cima.

 

========================================================================================================

Diablo 3

  • Resolução: 1080p até 2160p dinâmica
  • Funcionalidades Adicionais: 1080p super-sampling, oclusão ambiental e ajustes no brilho
  • HDR: Não

Diablo 3 recebeu uma actualização 1.15 que introduz suporte 4K para o PlayStation 4 Pro, mas num mundo em que as melhorias 4K de Overwatch representam pouco mais do que um filtro de texturas melhorado e HUD a 4K, isto pode significar uma imensidão de coisas. O jogo usa uma resolução dinâmica no Pro, e ajusta a claridade da imagem dependendo da carga. Tem 4K nativa nos interiores, como a taberna em New Tristram, e até na masmorra da Catedral sem inimigos à vista. Uma resolução 3840x2160 nativa é o topo no Pro quando temos ambientes básicos.

 

Quando temos vários efeitos e inimigos, Diablo 3 desce para 1080p no Pro. Testamos com um personagem de nível 70 a correr no caótico Nephalem Rift - e apresenta-nos o lado inferior. A resolução dinâmica fica entre 1080p e 4K na maioria do tempo - tem 1872p no centro de New Tristram, por exemplo, e 1728p nas primeiras masmorras. Basicamente, sobe e desce, e usa um conjunto de diferentes resoluções que geralmente estão acima da 1080p vista no PS4 normal. E para quem joga no Pro numa tela 1080p, sim, existe super-sampling que cria um aspecto mais limpo.

 

A performance aguenta-se bem, e o conversor dinâmico deixa o gameplay a 60fps na sua maioria, sofre apenas com pequena trepidação. Uma sessão de três jogadores com muita ação pode afundar o conversor para 1080p, com quedas momentâneas para 30fps - clássica v-sync de duplo-buffer. Quatro personagens de alto nível a usar muita magia podem afetar imenso a performance, mas no geral, é difícil mover o framerate dos desejados 60fps.

 

A oclusão ambiental parece ter sido melhorada e temos um efeito de brilho com maior impacto, mas é o aumento na resolução que tira maior parto da bela arte criada pela Blizzard. É um jogo lindo e merece ser jogado.

 

 

========================================================================================================

Mafia 3

  • Resolução: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: 1080p com super-sampling, pequena melhoria na qualidade das sombras, ajustes no motion blur e distância de visão
  • HDR: Não

Eis mais um exemplo de uma mensagem pobre - as notas da ultima atualização de Mafia 3 não mencionam qualquer suporte para o PlayStation 4 Pro - mas após iniciar o jogo as melhorias são desde logo aparentes, desde a resolução aos ajustes em outras opções.

 

A nativa 1080p do PS4 normal sobe para 1440p, uma melhoria perceptível para quem joga numa tela Ultra HD a 4K. A imagem ainda parece um pouco suave, devido à pesada cadência de pós-processamento combinado com anti-aliasing temporal. A qualidade de imagem não é uma melhoria revolucionária e longe de 4K nativa, mas ainda é um salto suficientemente satisfatório sobre o PS4 normal. Quem joga a 1080p no Pro beneficia com super-sampling - mas existe uma espantosa redução na qualidade quando o jogo passa para uma das suas cutscenes pré-renderizadas, que permanecem inalteradas.

 

As melhorias visuais consistem em duas pequenas melhorias - o motion blur beneficia com mais amostras, ficando com um aspecto mais limpo. A qualidade das sombras recebeu uma pequena melhoria, mas parece estar limitada às sombras dos faróis. No geral, o jogo permanece praticamente o mesmo em termos visuais - mas os níveis de transição de detalhe parecem ter recebido uma pequena melhoria no Pro.

 

Em termos de performance, o ritmo de fotogramas inconstante visto no PS4 no lançamento desapareceu, agora temos um bloqueio tradicional a 30fps com v-sync adaptável - por isso verás tearing quando a performance fraqueja. O Pro mantém a correção no ritmo de fotogramas mas não apresenta tearing, correndo com v-sync completa. No entanto, nas áreas mais exigentes, isto resulta numa performance pior que a do jogo no PS4 normal - algo que não deveria acontecer.

 

No PS4 Pro, Mafia 3 representa uma melhoria decente, mas dificilmente é uma revelação. No entanto, é fácil ver que trabalharam muito nisto, tornando ainda mais misterioso o facto de não o referirem nas notas da atualização.

 

 

========================================================================================================

Assassin's Creed: The Ezio Collection

  • Resolução: 2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Zero
  • HDR: Não

The Ezio Collection apresenta 30fps firmes e credíveis, a nativa 2160p em todos os jogos - se o PS4 Pro estiver ligado a uma tela 4K. No entanto, se não tem uma tela ultra HD, o jogo corre a 1080p nativa, sem qualquer vantagem sobre o jogo rodando no PS4 normal. Casos como este realçam bem que todas as implementações Pro deviam estar disponíveis a todos, independente da tela que têm.

 

E quanto à Ezio Collection em si - e a qualidade da remasterização de cada jogo? É uma crônica fascinante de três anos da geração anterior onde vimos progressos tecnológicos radicais. Assassin's Creed 2 e Assassin's Creed Brotherhood mostram a sua idade: a apresentação cristalina do PS4 Pro realça as texturas de baixa qualidade e ambientes com baixo número de polígonos.

 

AC2 em particular tem um aspecto pobre em termos de animações e fidelidade de personagens, especialmente nas cutscenes. Ainda assim é fascinante ver que Revelations ainda se aguenta bem: existe um claro salto tecnológico em áreas que seria aproveitado para AC3 e Black Flag.

 

O trabalho é mínimo, melhorar as texturas e geometrias aproximaria isto de um Remake, mas gostaríamos de ver correções no pop-in e cascatas de sombras. Os limites tecnológicos da sua era estão bem visíveis aqui. A Ezio Collection é um pouco desanimadora, mas é a falta de atenção para com os jogadores com uma tela 1080p e um PS4 Pro que realmente se destaca. Porque é que não integraram downsampling?

 

 

========================================================================================================

 

Middle-earth: Shadow of Mordor

  • Resolução: Dinâmica entre 1728p até 2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Modo Qualidade para jogadores a 1080p
  • HDR: Não

A maioria dos jogos de console operam com um bloqueio a 30fps, deixando-nos a perguntar quanto poder ficou por usar. Shadow of Mordor é similar a Skyrim, corre a nativa 1080p no PS4 normal e evoluiu para 4K nativa no Pro. Um aumento de 2.3x na GPU produz um aumento de 4x na resolução, e ao contrário de Skyrim, não existe impacto perceptível na performance. Existe um senão: temos um conversor dinâmico de resolução, que ajusta a resolução de 80% da nativa para 2160p nativa.

 

Baseado nas nossas contagens, o jogo passa a maior parte do tempo a 4K nativa, mesmo em momentos de ação intensa no mundo aberto. É uma melhoria espantosa num jogo já impressionante, e não coloca restrições nas melhorias de acordo com as telas. Existem dois modos, desenhados para os que favorecem a qualidade e os que favorecem a resolução. Os dois modos estão presentes no Pro, independente da tela usada - tal como deve ser.

 

 

O que oferece o modo de qualidade? Verdade seja dita, as melhorias são mínimas, manifestam-se na maioria numa distância de visão muito melhor, reduzindo o pop-in ao percorrer o mundo. No entanto, o modo normal ainda consegue portar-se bem, por isso, a resolução 4K é o nosso modo preferido neste jogo, seja que você tenha uma tela UHD ou uma TV Full HD (onde a super-sampling resolve a maioria dos problemas de aliasing do jogo). Dois anos depois do lançamento, Shadow of Mordor aguenta-se bem - e no Pro, vale a pena ser revisitado.

 

 

========================================================================================================

 

Farming Simulator 17

  • Resolução: 1080p/1440p/2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Modo 1080p melhorado, com distâncias de visão maiores
  • HDR: Não

Depois de algumas atualizações PlayStation 4 Pro mais preguiçosas, é incrível ver a Focus Interactive apostar tanto em Farming Simulator 17. Quem joga numa tela full HD pode optar entre modo de alto framerate ou melhores visuais, enquanto quem joga numa tela 4K pode escolher entre 1440p e 2160p. A Giant, os responsáveis pelo jogo, aplicaram-se mesmo.

 

Para quem joga em full HD, Farming Simulator 17 corre a perfeitos 1080p60 no modo normal, enquanto no modo melhorado temos quedas para 55fps nos momentos mais exigentes. No entanto, ambas as opções estão acima do jogo no PS4 normal, que apresenta a mesma resolução que o modo normal do Pro. Das duas opções, optamos pelos visuais padrão. As distâncias de visão ficam maiores no modo melhorado, mas é difícil perceber qualquer diferença.

 

Podem escolher entre resolução e framerate ao correr em telas de resolução superior. A opção 1440p oferece o melhor equilíbrio geral, perdendo alguns fotogramas mas correndo muito suave. A 4K não está nada mal - ficando acima de 50fps na maior parte do tempo, mas descendo para meios 40s em cenas mais exigentes.

 

É pena a ausência de suporte para down-sampling. Apenas os dono de telas ultra HD têm as opções 1440p e 2160p. É pena, pois esta opção poderia fornecer um melhor valor a quem joga numa tela full HD comparado com o modo 1080p melhorado, que não é tão impressionante. Esperamos que isto seja introduzido.

 

Farming Simulator 17 oferece uma das mais extensas atualizações para o Pro, e apesar do jogo não ser um AAA de topo, ficamo impressionados com a simulação compreensiva e polida que apresenta - até suporta Mods, e opções para campo de visão e HUD. Também é muito rápido, não só no framerate, mas também na sua interface de utilizador, que permite saltar logos e intro. Farming Simulator 17 não é o tradicional do Digital Foundry, mas abordámos o jogo com mente aberta e até nos divertimos muito.

 

 

========================================================================================================

 

Paragon

  • Resolução: 1080p
  • Funcionalidades adicionais: Mais geometria, melhores LODs, folhagem gerada processualmente, sombras de contato, reflexos melhorados, feixes de luz volumétrica, brilho, melhorias no nevoeiro, motion blur de câmara e movimento
  • HDR: Não

Paragon da Epic prefere abrir a caixa de ferramentas do Unreal Engine 4 e apresentar melhorias gráficas, do que suportar 4K. A resolução sobe na mesma, no PS4 Normal corre a 900p, mas no Pro passa para 1080p, oferecendo uma apresentação mais limpa, antes de introduzir os seus refinamentos gráficos.

 

As melhorias são muitas. A inclusão de grama gerada processualmente é a mais perceptível, preenchendo a cena e criando uma grande diferença. Os reflexos levam as superfícies para um outro nível, e certas fontes de luz recebem brilho adicional. Para complementar, temos distâncias de visão expandidas. As sombras de contato e nevoeiro volumétrico de maior nível é algo mais subtil de ver, mas bem-vindo.

 

A inclusão de motion blur por câmara e objeto pode não ser essencial num jogo a 60fps, mas é um novo nível de refinamento. A performance está basicamente igual, operando entre 50-60fps. No geral, Paragon é um belo exemplo de um 'e se' - o PS4 Pro fosse uma máquina focada em 1080p60/ultra e não no suporte 4K. Esta estratégia talvez tenha sido mais fácil para a Epic, mas é bom ver uma abordagem diferente no uso do poder do Pro. O salto do PS4 Normal para o Pro é claro, e ao voltar ao jogo no PS4 normal é que você vai perceber a diferença.

 

 

========================================================================================================

 

The Last Guardian

  • Resolução: 1890p
  • Funcionalidades adicionais: Modo nativo em 1080p com uma melhor performance e texturas de maior qualidade, Modo 4K que aumenta a resolução para 1890p.
  • HDR: Sim

Depois de tanto anhos em desenvolvimento. The Last Guardian oferece 2 modos no PlayStation 4, e aquele que você obtêm depende exclusivamente da configuração de vídeo do console. Se o PS4 Pro esta configurado para uma resolução de 1080p, o jogo opera com resolução full HD e com performance muito melhor do que no modo 4K do Pro e mesmo que o PS4 normal. Se o console esta configurado com uma resolução de 2160p , você obtêm uma resolução de 1890p com upscale para 4K. 

 

Nossa escolha atualmente é o modo 1080p nativo, e colocamos instruções para configurar este modo no PS4 Pro caso você tiver uma tela 4K (a Sony deveria oferecer acesso para todos os modos dentro do jogo sem importar a tela que você tiver). O modo 4K é incrível visualmente, mas o modo 1080p atualmente oferece a melhor experiencia pela performance geral.

 

O HDR é bastante bom neste jogo, e funciona no PS4 Pro e no PS4 normal sem problema.

 

========================================================================================================
 
Final Fantasy XV

  • Resolução: 1800p via checkboard
  • Funcionalidades adicionais: Visuais melhorados em modo 1800p, modo 1080p30, e modo 1080p60 em desenvolvimento
  • HDR: Sim

O suporte PlayStation 4 Pro de Final Fantasy XV é ainda algo em desenvolvimento. Do que vimos até agora é impressionante. A Square Enix merece respeito por apresentar uma das mais arrebatadoras e impressionantes implementações de HDR. Combinada com uma tela 4K devidamente configurada, é increível. Apoiado por uma resolução superior através de 1800p via checkerboard, juntamente com qualidade de imagem através de LODs ajustados, sombras melhoradas e melhor filtro de texturas. É a combinação de checkerboard e anti-aiasing temporal que produz uma imagem suavizada, apesar da resolução superior.
 
Existe um modo 'Lite', que inferioriza os visuais no Pro, mas reduz os momentos em que o conversor dinâmico de resolução é ativado. Pensem nisto como uma versão mais limpa do jogo comparado com o PS4 normal. De momento, o framerate correm a 30fps, mas a Square Enix está a trabalhar num modo 1080p60. O problema de momento é a performance. No PS4 normal e no modo de alta resolução no Pro, o jogo sofre com severos problemas no ritmo de fotogramas, que tornam a atualização 30fps muito inconsistente, causando a ilusão de um framerate inferior.
 
O Pro pode evitar este problema no modo Lite - corre a 1080p30 e o framerate é entregue de forma consistente, com apenas alguma trepidação. Mesmo assim, quase somente nas cutscenes. Na nossa opinião, é a melhor forma de desfrutar de uma experiência consistente, e o jogo permanece na mesma incrível. Mas esperamos que a Square Enix resolva este problema no PS4 normal e no modo High do PS4 Pro.
 


 
========================================================================================================

 
Assassin's Creed Syndicate
  • Resolução: Incerto - 1620p via checkboard acreditamos nós
  • Funcionalidades adicionais: Downsampling em telas 1080p
  • HDR: Não

A Ubisotft atualizou Assassin's Creed: Syndicate para o PS4 Pro, inesperado mas bem-vindo. O problema é que as vantagens da atualização são incertas. Algo foi feito à resolução, mas não sabemos bem o quê. A qualidade da apresentação é muito má, apresentando uma conversão de resolução muito feia.
 
Não estamos certos quanto à resolução nativa no Pro. A correr numa tela 4K, contar os pixeis é complicado devido ao algoritmo de conversão de resolução que estraga a qualidade da imagem. Após analisar algumas imagens, apenas podemos apresentar algumas teorias. A resolução vertical de 1620p surge frequentemente, enquanto 1440 pixeis parece ser o número mais comum. Temos artefatos similares aos que surgem quando é usada a checkboard - por isso acreditamos que temos uma tentativa de chegar a 2880x1620.
 
Mas é apenas uma teoria pois a qualidade da imagem varia imenso, o que se sente na qualidade da experiência. Esta não é uma melhoria apreciável, especialmente comparado com a versão PC a correr a 4K, ou até 1440p.
 


 
========================================================================================================
 
Call of Duty: Black Ops 3
  • Resolução: 2160p via checkboard
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, performance variável
  • HDR: Não

Black Ops 3 - o shooter altamente popular da Treyarch foi uma surpresa agradável, no que diz respeito a atualizações para o PS4 Pro. Um jogo que já é tecnologicamente ambicioso no PS4 normal, vai ainda mais longe no Pro com a implementação de 4K via checkboard. Existem numerosos artefatos, mas apenas visíveis em imagens tiradas das capturas - as telas 4K tendem a livrar-se dos problemas graças à menor resolução de movimento combinado com a alta densidade de pixeis.
 
O aspecto cinematográfico repleto de pós-processamento e os vários níveis mais escuros da campanha, reduzem o impacto da maior resolução, mas temos um jogo mais limpo. A performance é o grande problema - a v-sync adaptável usada no PS4 normal desapareceu, e o jogo emprega uma v-sync double-buffer direta, significando que em cenas mais intensas o framerate pode ir para 30fps - muito abaixo do que temos no PS4 normal. Mas as cenas menos intensas correm com maior suavidade no Pro.
 
A Treyarch já deve estar a trabalhar no seu próximo Call of Duty, e surpreende com esta atualização Pro. Não é tão suave e consistente quanto Infinite Warfare, e as quedas na performance são problemáticas na campanha. A versão PS4 normal usa um conversor dinâmico, mas as imagens tiradas em momentos mais intensos ainda correm a 2160p no Pro, o que poderá explicar a diferença na performance nestes casos.
 


 
========================================================================================================
 
Dishonored 2
  • Resolução: 1080p/1440p
  • Funcionalidades adicionais: Zero
  • HDR: Não

Dishonored 2 aumenta a resolução para 1440p, mas somente quando o Pro está conectado numa tela 4K. Ligada a uma tela 1080p, a resolução nativa fica a 1080p - sem super-sampling para os que têm telas 4K. É estranho, especialmente porque a performance parece ser idêntica nos testes que executamos (talvez seja um gargalo na CPU).
 
Tal como no PS4 normal, Dishonored 2 corre no Pro com um bloqueio a 30fps, mas com a v-sync totalmente ativada. O framerate pode descer dos 30fps - principalmente em cutscenes que usam o motor, mas aqui o Pro tem melhor performance que o PS4 normal. A melhoria na performance é especialmente perceptível nos combates com vários inimigos - algo com o qual o PS4 normal tem muitos problemas.
 
https://www.youtube.com/watch?v=BZrR7JVSSq4
 
========================================================================================================
 
Hitman

  • Resolution: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p e melhor performance
  • HDR: Não

O Glacier Engine da IO Interactive é algo belo, e as melhorias são palpáveis. A resolução é a maior beneficiada, com um aumento de 78% para 1440p. Numa tela 4K fica muito bem - talvez um pouco suavizada, mas a solução anti-aliasing combinada com a conversão de resolução funciona bem para preencher o número de pixeis ultra HD.
 
Existem outras melhorias. Hitman opera com framerate livre ou com 30fps fixos. O Pro beneficia nos dois casos - primeiro, o modo 30fps não apresenta quedas, ao contrário do Xbox One e PS4 normal. No modo livre, temos uma vantagem de 10fps no mínimo - por isso os inconsistentes meios 30fps sobem para 50fps.
 
Os tempos de carregamento são melhorados e o streaming de texturas também, ao ponto de dar a entender que temos bens de maior qualidade no Pro (na verdade, o PS4 normal apenas demora mais tempo a apresentá-los). É um jogo muito fixe com uma bela melhoria no Pro.
 
https://www.youtube.com/watch?v=lLCZaOJezRc
 
========================================================================================================
 
Rise of the Tomb Raider

  • Resolução: 2160p por checkerboard
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p, visuais enriquecidos ou framerate livre a 1080p
  • HDR: Não

Atualizado: A última atualização do jogo traz este jogo de volta à disputa como um dos melhores títulos para o PlayStation 4 Pro com muitas vantagens para usuários de telas 1080p e 4K. O Patch 1.05 introduziu problemas de frame-pacing, mas isso foi corrigido com a recente atualização 1.06.

 

Outro jogo Pro que precisa de ajustes, mas é promissor. O jogo é absolutamente lindo no PS4 normal, e a Nixxes tem um modo checkboard 4K increível que demonstra o quão eficaz esta técnica pode ser. Infelizmente, as grandes áreas como o Vale Geotérmico e a Base Soviética podem causar quedas abaixo dos 30fps. É uma pena porque o modo 4K não tem somente um belo aspecto nas telas 4K - é facilmente a melhor implementação de super-sampling que já vimos em telas 1080p.
 
Além disso, existe mais carinho para quem tem telas 1080p. O modo de framerate desbloqueado mostra a performance a chegar aos 60fps em níveis mais lineares, baixando para 40fps nas áreas maiores. A alteração não é algo que adoramos, mas temos a certeza que outros vão agradecer. O modo de visuais enriquecidos a 1080p adiciona a tecnologia PureHair, melhor filtro de texturas, reflexos mais realistas, LOD's maiores, sombras mais suaves, e mais folhagem dinâmica.
 
Infelizmente, a atualização 1.05 estragou o framerate nas duas consolas, causando uma apresentação inconsistente que está muito abaixo da experiência suave e consistente que tivemos no lançamento do Pro, com a v1.04.
 
https://www.youtube.com/watch?v=UerFogW1m-0

https://www.youtube.com/watch?v=ipP909T4m_s 

========================================================================================================
 
Uncharted 4: A Thief's End

  • Resolução: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Sim

O épico da Naughty Dog é a melhor amostra tecnológica do PS4 normal, por isso seria de esperar que puxasse pelo Pro. No entanto, é mais um refinamento do que um grande salto na qualidade de imagem. A performance está igual à do jogo a correr no PS4 normal, significando que existem as raras quedas abaixo de 30fps com igual impacto no Pro. A maior melhoria está na resolução.
 
Quando vimos o jogo na PlayStation Meeting, reparamos em artefatos da conversão de resolução e algumas quedas na performance. A versão final parece optar por conversão direta para 1440p, produzindo uma apresentação ligeiramente suave em telas 4K, mas a excelente anti-aliasing temporal elimina todo o brilho nas arestas. O Suporte HDR foi introduzido nos dois consolas, apresentando mais detalhe e oferecendo um contraste muito melhor - mas a diferença depende da tela que você usar.
 
https://www.youtube.com/watch?v=YsiqSUe4MhI
 
========================================================================================================
 
The Last of Us Remastered

  • Resolução: 1800p (60fps), 2160p (30fps)
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, pior performance do que no PS4 normal a jogar no modo 60fps (Isso foi corridigo no patch 1.08)
  • HDR: Sim

Atualizado: Os problemas de performance do jogo rodando no PS4 Pro foram corrigidos no patch 1.08 pela Naughty Dog

 

Existem prós e contras em The Last of Us Remastered no Pro - primeiro, a implementação de HRD é linda, tirando máximo proveito da arte. É uma funcionalidade presente nos dois consolas. O Pro beneficia de um modo a 3200x1800 a 60fps, uma melhoria impressionante - mas com custos. Os momentos mais exigentes oferecem pior performance do que no PS4 normal, algo que esperamos ver corrigido pela Naughty Dog, especialmente porque significa que os jogadores Pro com telas 1080p ficam com framerate inferiores. Não devia acontecer.
 
A versão Pro tem coisas boas. O modo 30fps é o seu expoente visual. O Pro consegue 4K nativa, e fica absolutamente lindo. Tal como no PS4 normal, este modo apresenta mapas de sombra com maior resolução. É um jogo lindo no Pro, a uma atualização de ficar perfeito - mas é difícil acreditar que a Naughty Dog não tinha conhecimento da penalidade na performance antes da atualização Pro ter sido lançada.
 
https://www.youtube.com/watch?v=r4x8sGBcehA

 

https://www.youtube.com/watch?v=Xn8H0vOfIL0
 
========================================================================================================
 
Battlefield 1

  • Resolução: Checkerboard dinâmica, até 1656p (talvez maior)
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, melhorias visuais e performance melhorada
  • HDR: Não

Existem várias melhorias no Pro neste lançamento da Electronic Arts. Battlefield 1 desfruta de uma melhoria na resolução dinâmica que leva o jogo além de 1080p, dependendo do conteúdo, e a performance é melhorada. Também foram adicionadas funcionalidades visuais: o detalhe nos terrenos foi melhorado, e a cadência pós-processamento também.
 
Até as texturas estão melhores. No PS4 normal parece operar com uma mistura de arte em medium e high, comparado com o PC, mas no Pro parece que Battlefield 1 corre com high em toda a arte. Ainda fica abaixo da versão PC em ultra, mas a DICE conseguiu um bom meio termo entre melhorias na performance e qualidade visual melhorada, ao ponto da apresentação 1080p ser fantástica, mesmo que seja convertida por super-sampling pelo modo desenhado para suportar telas 4K.
 
Testes adicionais no modo multijogador de 64 jogadores revelaram uma grande vantagem para os jogadores no Pro, e em cenas menos exigentes, consegue chegar aos 60fps e manter-se lá.
 
https://www.youtube.com/watch?v=Qu705pp0mv0
 
========================================================================================================
 
FIFA 17

  • Resolução: 4K nativa
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Não

Uma melhoria simples, FIFA 17 desfruta de um salto na resolução e poucas melhorias adicionais, excepto na distância da relva e uma melhoria na qualidade do campo de profundidade. Há quem defenda que a 4K é tão densa em pixeis que nem precisa de AA, mas tudo depende do conteúdo e FIFA 17 mostra isso - existe muito pixel-pop e brilho aqui, seja a jogar no consola normal a 1080p ou a 4K no Pro. Se existe AA, os efeitos são mínimos, mas o impacto é reduzido no Pro a correr numa TV 1080p.
 
https://www.youtube.com/watch?v=CWF6nsnsl_0
 
========================================================================================================

 
Ratchet and Clank

  • Resolução: 2160p via injecção temporal
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Sim

O jogo da Insomniac é absolutamente lindo no PS4 normal (onde também é compatível com HDR) mas também vale a pena jogar no Pro, onde a resolução é melhorada graças à implementação de uma técnica à qual os programadores chamam de 'injecção temporal'.
 
O resultado é uma apresentação 4K que pode não ser nativa, mas oferece a grande melhoria dos benefícios da resolução ultra HD e tem um aspecto preciso e lindo. O jogo corre a 30fps fixos e aguenta a sua performance - mesmo com o tela repleto de inimigos e parafusos a voar. A HDR é suportada e é interessante, ficando muito melhor. Talvez não seja uma melhoria reveladora, mas é definitivamente uma apresentação mais correta.
 
https://www.youtube.com/watch?v=R0wZIby8tyg
 
========================================================================================================
 
Deus Ex Mankind Divided

  • Resolução: 1800p até 2160p via checkerboard
  • Funcionalidades adicionais:Super-sampling para 1080p, melhores reflexos, melhorias gerais na performance
  • HDR: Sim

Um dos jogos conhecidos por correr pior no Pro comparado com o PS4 original em alguns casos, melhor em outros. Uma análise mais profunda revela que o jogo está melhor - removendo o tearing, melhorando a performance em algumas áreas, e adicionando reflexos mais detalhados. O aumento na resolução é enorme. No entanto, alguma trepidação ausente da consola normal causaram preocupações.
 
A Nixxes melhorou a performance no Pro, desde que produzimos este vídeo. Muita da trepidação desapareceu, graças ao regresso de v-sync adaptável, por isso você verá tearing.
 
https://www.youtube.com/watch?v=5kSt2hKMyvQ
 
========================================================================================================
 
Overwatch

  • Resolução: 1080p
  • Funcionalidades adicionais: Resolução 1080p fixa, sem conversão dinâmica, filtro de texturas e campo de profundidade melhorados
  • HDR: Não

Uma das melhorias Pro mais ligeiras, sem melhorias na resolução e como o framerate já estava fixo no PS4 normal, não existem melhorias no Pro. Tudo o que tem é um filtro de texturas adicional e HUD a 4K, juntamente com pequenas melhorias no campo de profundidade. Para quem joga num tela 1080p, a resolução dinâmica não é mais problema - mas já não era no PS4 normal.
 
https://www.youtube.com/watch?v=DrWoDjj6xHI
 
========================================================================================================
 
InFamous First Light/Second Son

  • Resolução: 1800p via checkerboard
  • Funcionalidades adicionais:Super-sampling para 1080p ou framerate desbloqueado a 1080p nativa
  • HDR: Sim

A Sucker Punch apresenta uma sólida melhoria para a Pro com benefícios para quem joga a 1080p e também para quem joga no original com telas HDR. A principal melhoria é a resolução superior - 1080p passa para 3200x1800 via checkerboard, é uma implementação de sucesso, com poucos artefatos perceptíveis.
 
O framerate aguenta-se ao nível do original (talvez um pouco mais lento em cenas menos exigentes, o que é caricato) mas existe a opção de optar por performance, correndo o jogo a 60fps ligeiramente instáveis. Ambos suportam HDR, e os efeitos néon de First Light têm um aspecto soberbo. Juntamente com as melhorias HDR em outros jogos, esta funcionalidade está também presente no PS4 normal.
 
https://www.youtube.com/watch?v=7iD_hcP75KI
 
========================================================================================================
 
Watch Dogs 2

  • Resolução: 1800p via checkerboard
  • Funcionalidades adicionais:Super-sampling para 1080p, anti-aliasing muito superior
  • HDR: Não

Watch Dogs 2 foi outro jogo destacado pela pior performance no Pro. Ficamos felizes em revelar que as trepidações no framerate vistos ao percorrer a cidade e quedas na performance para meios 20fps durante perseguições sociais estão agora resolvidos com a v1.04, apesar de precisarmos de mais tempo para ver se é apenas um esforço de optimização ou se foram feitos mais ajustes ao aspecto visual.
 
O jogo corre a 1800p via conversão checkboard e é uma melhoria substancial sobre o jogo no PS4 normal em termos de qualidade de imagem, especialmente devido à anti-aliasing questionável do jogo no PS4 normal. Além disso, correr o jogo numa tela 1080p oferece uma qualidade de imagem adorável - benefícios da super-sampling juntamente com a aparente omissão da AA estranha.
 
https://www.youtube.com/watch?v=rTSDGkH8flA
 
========================================================================================================
 
Call of Duty: Infinite Warfare

  • Resolução: 1560p to 2160p checkerboard
  • Funcionalidades adicionais:Super-sampling para 1080p
  • HDR: Não

Infinite Warfare no PlayStation 4 Pro oferece uma experiência excelente. A soberba implementação da resolução dinâmica juntamente com a optimização finalmente aproxima COD ainda mais das suas raízes a 60fps fixos.
 
No PS4 normal temos 1080 verticais fixos, com um conversor horizontal dinâmico, apoiado por super-sampling temporal. A versão Pro converte a resolução de forma linear nos dois eixos, saltando entre 1560p e 2160p sem artefactos perceptíveis. A resolução não é mesmo o ponto principal da qualidade de imagem neste jogo - é o seu aspecto cinematográfico. A conclusão é que o teu tela 4K é testado a sério, mas o conceito de um COD a 60Hz é algo que adoramos.
 
https://www.youtube.com/watch?v=uMt9QMQpGVo
 
========================================================================================================
 
Call of Duty: Modern Warfare Remastered

  • Resolução: 1560p até 2160p via checkerboard
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, performance melhorada
  • HDR: Não

Baseado no que parece ser uma versão melhorada do motor usado pela Sledgehammer em Advanced Warfare, Modern Warfare Remastered oferece um aumento de 125% na resolução sobre o PS4 normal e com o apoio de um nível de performance superior. O método anti-aliasing escolhido cria uma imagem suave, mas existem benefícios óbvios ao correr numa tela 4K. No entanto, o framerate mais consistente será um destaque - especialmente para quem joga em telas 1080p.
 
https://www.youtube.com/watch?v=qPXW7jaf2i0
 
========================================================================================================
 
Skyrim

  • Resolução: 4K nativa
  • Funcionalidades adicionais:Super-sampling para 1080p, pior performance que no PS4 normal em alguns cenários
  • HDR: Não

Este é difícil de avaliar. Temos uma melhoria substancial para jogadores no Pro - a resolução passa para 4K nativa, enquanto a performance, na sua maioria, está fixa a 30fps. Também apresenta uma distância de visão melhorada para a folhagem - pouco, mas agradável.
 
No entanto, em algumas cenas, especialmente repletas de efeitos alpha, o Pro opera com um défice na performance. O jogo apresenta uma AA temporal muito boa no PS4 normal, ao ponto da melhoria visual via super-sampling nem ser tão pronunciada. Os jogadores no Pro com um tela 1080p terão essencialmente uma performance pior.
 
https://www.youtube.com/watch?v=cPHTPRjXVu0
 
========================================================================================================
 
Titanfall 2

  • Resolução: Resolução dinâmica até 1440p
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, performance ligeiramente mais suave
  • HDR: Não

A Respawn Entertainment inseriu a adaptabilidade em Titanfall 2 através da inclusão de uma tecnologia de conversão dinâmica de resolução. Titanfall 2 tem os seus limites superiores e inferiores, mas em termos gerais, corre perto de 1000p no PS4 normal. Em cenas mais intensas e detalhadas, temos algo tão baixo quanto 720p. Tudo na procura de 60fps fixos sempre que possível, e a este respeito, trocar pixéis por fotogramas é a forma certa de seguir.
 
O PlayStation 4 Pro simplesmente expande os limites inferiores e superiores do conversor de resolução - na maioria do tempo (especialmente na campanha), o jogo fica perto de 1440p. Combinem isso com a tecnologia super-sampling temporal, o resultado é um pouco suave numa tela 4K, mas é na mesma uma grande melhoria sobre o PS4 normal. E a sua abordagem simples ao suporte Pro recompensa para quem tem telas 1080p também: super-sampling resulta numa imagem muito limpa na tela full HD.
 
Não é uma atualização Pro muito ambiciosa (o console fica sem a oclusão ambiental e distância de visão para sombras superiores que estão no PC) mas consegue melhorar o que já era um shooter fantástico - e um dos jogos mais divertidos dos últimos tempos.
 
https://www.youtube.com/watch?v=rHJHyZMdxdc
 
========================================================================================================
 
Batman: Return to Arkham

  • Resolução: 1080p
  • Funcionalidades adicionais: Framerate superior
  • HDR: Não

Batman: Arkham City - uma parte de Return to Arkham - dá uma ideia de como os jogos podiam correr se tivessem acesso ao poder extra do Pro, mesmo sem atualização. Existem poucas melhorias, ao ponto de sugerir que o suporte Pro é um segredou, ou um erro.
 
Não existem melhorias na resolução, mas o framerate está melhor. Arkham City opera com um framerate desbloqueado, e o Pro fornece até 20fps adicionais em cenas relacionadas com a GPU. No entanto, o jogo tem severos problemas com a CPU, e os 31% de poder extra no Pro oferecem uns meros 6fps na performance. Arkham Asylum não parece ter qualquer tipo de modo Pro, operando de forma idêntica à do PS4 normal. Talvez seja a mais preguiçosa actualização Pro que já vimos, e apenas é interessante em termos técnicos.
 
https://www.youtube.com/watch?v=6dXvcuOFjTg
 
========================================================================================================
 
Mantis Burn Racing

  • Resolução: Native 4K
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p
  • HDR: Sim

Se querem algo ao estilo Micro Machines da velha escola, Mantis Burn Racing é o jogo para você. É um scroller de perspectiva aérea com suporte online e tela dividido, juntamente com funcionalidades de atualização e progressão que queres num jogo moderno. Além disso, é um jogo a nativa 4K que corre a 60fps.
 
Na nossa análise original, mencionámos que o jogo tinha problemas de performance, comparado com a versão no PS4 normal, que corre a 1080p com 2x MSAA. A actualização 1.02 resolve a trepidação que encontrámos, adiciona várias correcções de erros e melhorias juntamente com HDR, que funciona no Pro e no PS4 normal.
 
https://www.youtube.com/watch?v=RgtYZpytJqM
 
========================================================================================================
 
Resumindo, o PlayStation 4 Pro é um console curioso. Em títulos como Ratchet and Clank, FIFA 17, Infinite Warfare e Rise of the Tomb Raider está no seu melhor, mostrando um console capaz de entregar uma experiência 4K viável. Mas é interessante notar quantos jogos estão a correr a 1440p.
 
Ainda são os primeiros dias de vida do console, e os estúdios estão a partilhar as suas técnicas para maior resolução e tecnologias, será de esperar melhorias nos próximos meses, consoante os melhores estúdios se familiarizam com o console. A curto prazo, tem sido encorajador ver tantos estúdios a aceitar as críticas de performance inferior, apresentando atualizações rápidas para corrigir os problemas. Continuaremos a actualizar este guia, por isso espere por mais análises.
 
Fonte: EurogamerPT

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

The Last Guardian

  • Resolução: 1890p
  • Funcionalidades adicionais: Modo nativo em 1080p com uma melhor performance e texturas de maior qualidade, Modo 4K que aumenta a resolução para 1890p.
  • HDR: Sim

The Last of Us Remastered

  • Resolução: 1800p (60fps), 2160p (30fps)
  • Funcionalidades adicionais: Super-sampling para 1080p, pior performance do que no PS4 normal a jogar no modo 60fps (Isso foi corridigo no patch 1.08)
  • HDR: Sim

Atualizado: Os problemas de performance do jogo rodando no modo 60fps no PS4 Pro foram corrigidos no patch 1.08 pela Naughty Dog

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Paragon

  • Resolução: 1080p
  • Funcionalidades adicionais: Mais geometria, melhores LODs, folhagem gerada processualmente, sombras de contato, reflexos melhorados, feixes de luz volumétrica, brilho, melhorias no nevoeiro, motion blur de câmara e movimento
  • HDR: Não

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Farming Simulator 17

  • Resolução: 1080p/1440p/2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Modo 1080p melhorado, com distâncias de visão maiores
  • HDR: Não

 

Rise of the Tomb Raider

  • Resolução: 2160p por checkerboard
  • Funcionalidades Adicionais: Super-sampling para 1080p, visuais enriquecidos ou framerate livre a 1080p
  • HDR: Não

Atualizado: A última atualização do jogo traz este jogo de volta à disputa como um dos melhores títulos para o PlayStation 4 Pro com muitas vantagens para usuários de telas 1080p e 4K. O Patch 1.05 introduziu problemas de frame-pacing, mas isso foi corrigido com a recente atualização 1.06.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Assassin's Creed: The Ezio Collection

  • Resolução: 2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Zero
  • HDR: Não

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Middle-earth: Shadow of Mordor

  • Resolução: Dinâmica entre 1728p até 2160p
  • Funcionalidades Adicionais: Modo Qualidade para jogadores a 1080p
  • HDR: Não

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Mafia 3

  • Resolução: 1440p
  • Funcionalidades Adicionais: 1080p com super-sampling, pequena melhoria na qualidade das sombras, ajustes no motion blur e distância de visão
  • HDR: Não

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Adicionado

 

Diablo 3

  • Resolução: 1080p até 2160p dinâmica
  • Funcionalidades Adicionais: 1080p super-sampling, oclusão ambiental e ajustes no brilho
  • HDR: Não

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...