Ir para conteúdo
lucashenriquelp

[Estadão] Comissão da Câmara aprova PL que pode proibir Waze no Brasil

Recommended Posts

Projeto de Lei 5596/2013 proíbe o uso de aplicativos e redes sociais para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz de trânsito

 

1472658459742.jpg

Aplicativo tem como uma de suas funções avisar aos motoristas sobre radares e blitzes de trânsito

 

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 30, um projeto que pode atrapalhar o futuro do Waze no Brasil: com autoria do deputado Major Fábio, do PROS/PB, o projeto de lei nª 5596, de 2013, pretende proibir o uso de aplicativos e redes sociais na internet para alertar motoristas sobre a ocorrência de blitz no trânsito. 


O texto pretende alterar o Código de Trânsito Brasileiro, instituindo como infração o ato de conduzir veículo com dispositivo, app ou funcionalidade que identifique radares ou blitzes de trânsito. Além disso, o projeto de lei se apoia no Marco Civil da Internet para pedir que provedores de aplicações (isto é, aplicativos e redes sociais, por exemplo) tornem este conteúdo indisponível. Caso a ordem judicial seja descumprida, os provedores de aplicativo e os usuários terão de pagar multa de R$ 50 mil. Procurado pelo Estado, o Waze informou que "no momento, não vai comentar o assunto".


Além disso, o projeto de lei também pretende punir os usuários que utilizarem os aplicativos para informar sobre ocorrência de operações policiais no trânsito das cidades. Após a aprovação, o projeto segue para a Comissão de Viação e Transportes (CVT) e para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. 


Para Francisco Brito Cruz, diretor do Internet Lab, instituto de pesquisa de direito digital, a aprovação do PL na Comissão foi uma surpresa desagradável. "Nenhum dos dados apresentado na audiência pública foi levado em conta no projeto de lei", disse o pesquisador. Para ele, "a preocupação com as blitz não será resolvida com o Waze", e a proibição desse tipo de aplicativos pode causar "efeitos importantes na inovação e até mesmo para o uso do Waze quando o usuário precisa encontrar um policial nas ruas". Brito Cruz criticou ainda a forma com o tema foi conduzido: segundo ele, o relator do projeto, Major Fábio, não esteve presente na audiência pública realizada em Brasília para dar conta da pauta. 


O projeto também desagradou a ativistas: em sua conta no Twitter, o chefe executivo de pesquisas do Instituto Beta " Instituto e Democracia, Paulo Rená, disse que "o PL tem redação incoerente e confusa, e ainda contradiz dispositivos claros do Marco Civil da Internet".
 

Fonte: Estadão

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...