Ir para conteúdo

Foto

Duvidas e Dicas - Vamos aprender mais sobre os BBCodes

• Por favor, faça o login para responder
36 respostas neste tópico

#21 crirferpedro

Postado 27 dezembro 2018 - 10:15

Deixa quieto , kkkkkkkkkkkk.

Editado por crirferpedro, 27 dezembro 2018 - 10:34.

#22 zezinholua

•  zezinholua
  • Nome:Wander

Postado 27 dezembro 2018 - 10:36

Eu acho que deveria haver um padrão...
O guiador só mandaria o texto, informando os passos para os troféus e a descrição detalhada de como obter cada um, e isso seria colocado em um padrão e teríamos todos os guias padronizados...

como por exemplo o PSN Profiles ou GameFAQs....

zezinholua.png

zezinholua: Recomendações

Guias:Game of Thrones || Assassin's Creed II

Spoiler

#23 fabio_lokura

Postado 27 dezembro 2018 - 10:37

Eu vi huahauhauahuahuahauhau

#24 zezinholua

•  zezinholua

Postado 27 dezembro 2018 - 10:38

Deveria ter deixado... tem cores demais nos guias atuais... cores estranhas, feias e algumas que não dá pra ler...

zezinholua.png

Spoiler

#25 crirferpedro

Postado 27 dezembro 2018 - 10:43

Deveria ter deixado... tem cores demais nos guias atuais... cores estranhas, feias e algumas que não dá pra ler...

Nossa moço kkkkkkkkkkkk,bom é isso que comentei e editei.
Queria saber o porquê os guias tem esse excesso de cores e algumas (a maioria) pra mim só é poluição visual e não acrescenta em nada na qualidade do guia em si.
Minha intenção não é desmotivar ninguém, más acredito que pra fazer um guia top não precisa ser um arco íris.

#26 zezinholua

•  zezinholua

Postado 27 dezembro 2018 - 10:44

Nossa moço kkkkkkkkkkkk,bom é isso que comentei e editei.
Queria saber o porquê os guias tem esse excesso de cores e algumas (a maioria) pra mim só é poluição visual e não acrescenta em nada na qualidade do guia em si.
Minha intenção não é desmotivar ninguém, más acredito que pra fazer um guia top não precisa ser um arco íris.

Aí SIM!!!!

KKKKKK

zezinholua.png

Spoiler

#27 ItaloAzevedoBR

• Nome:Ítalo Azevedo

Postado 27 dezembro 2018 - 14:22

Eu acho bacana motivar a liberdade de criação de cada um, mas fica a critério do próprio guiador conhecer seus limites.

Sim, agora que vi que ficou errado aqui no tópico. Estranho que no meu guia do TEW2 a imagem está dentro da TAG certinha, talvez eu tenha cometido um erro aqui mesmo, haushausahs.

Resultado:

9KLeCU6.png

#28 Hultrid

• Nome:H e r i k

Postado 21 janeiro 2019 - 12:00

Dicas do Lucas - #2 Colorindo as tags do BBCODE usando o Notepad++

Fala galera guiadora, blz ? Mais uma vez eu apareço por aqui com outra super dica, assim espero. Eu particularmente gosto muito de fazer guias usando a ferramenta do Notepad++, que é um programa gratuito open source se eu não me engano, enfim é só entrar neste Site, baixar e instalar a versão mais recente. O notepad++ é um bloco de notas avançado com muito mais recursos, é uma ferramenta excelente para programadores.

1) INTRODUÇÃO

A minha dica consiste em usar uma funcionalidade desse programa, a qual destacará o BBCODE do texto comum, facilitando muito a digitação dos guias e também ajuda muito na identificação de erros no BBCODE.

Veja um exemplo abaixo:

TXT puro, sem destaque.
Spoiler

TXT com BBCODE destacado.
Spoiler

Legal né ? Bom, depois de muita pesquisa e quebrar um pouco a cabeça eu consegui fazer o Notepad++ entender um pouco o BBCODE, bora lá então, vamos fazer isso funcionar.

2) IMPORTANDO A LINGUAGEM BBCODE NO NOTEPAD++

2.1 - Primeiramente você precisa baixar este ARQUIVO XML na sua máquina, não se preocupe não é vírus.
2.2 - Agora abra o programa do notepad++, vai no menu LINGUAGEM >> DEFINA SUA LINGUAGEM.
2.3 - Clique em Importar, selecione o arquivo que você baixou e importe.
2.4 - Feche o programa do Notepad++ e abra-o novamente.
2.5 - Vai no menu LINGUAGEM >> BBCODE, prontinho, se já estiver com o seu guia aberto, o BBCODE ficará colorido.

3) PADRÕES ESTABELECIDOS

Como pode ver eu defini alguns padrões para a formatação do BBCODE, você poderá definir as suas posteriormente.

3.1 - O único caractere que deverá ter a cor vermelha são os colchetes "[" e "]". Qualquer outra palavra em vermelho indica que a sua tag BBCODE está ERRADA ou NÂO FOI CADASTRADA AINDA, escolhi a cor vermelha pra justamente chamar a atenção caso você digite uma tag errada.

3.2 - Por padrão todas as tags que ABREM o BBCODE estão na cor azul, enquanto que as tags que FECHAM terão um azul mais claro e em negrito.

3.3 - Algumas tag que utilizam o sinal de =, só serão válidas se colocar o sinal de = junto com a palavra, por exemplo:
[color = blue] AZUL [/color]
Nesse caso a tag COLOR ficará em vermelho, pois o sinal de = esta separado da palavra color.

3.4 - As cores são diferentes para LISTAS, SPOILER e TABELAS, elas ficarão na cor roxa, já as subtags de tabelas TR ficará na cor rosa e TD, e todas as suas "afiliadas" ficarão com a cor verde escuro e com negrito.

3.5 - A palavra TOPO não é um BBCODE, mas coloquei ela pra que no seu guia não fique vermelho a parte de troféus e você ache que tem algo errado no seu TXT. Sendo assim, não estranhe se você usar a palavra "topo" e ficar azul, é normal.

3.6 - A tag HR também ficará na cor rosa, eu gosto de usar essa tag....XD

Espero que tenham gostado do padrão que eu escolhi. :legal:

4) NÃO GOSTEI DA FORMATAÇÃO DO BBCODE, POSSO TROCAR ?

Sim claro, eu procurei configurar a linguagem de acordo com a minha necessidade e gosto pessoal, você pode formatar o BBCODE à vontade.
Para isso basta ir no menu LINGUAGEM >> DEFINA SUA LINGUAGEM, no campo "Linguagem do" escolha BBCODE e por fim vai na aba LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE, o notepad++ permite configurar no máximo 8 estilos, basta escolher o estilo desejado e clicar em ESTILO.

5) ALGUMAS TAGS QUE USAM O SINAL DE = FICAM BUGADAS, COMO RESOLVER ?

Isso acontece porque por padrão o notepad++ interpreta hiperlinks e grifa eles automaticamente, para que isso não aconteça, vai no menu CONFIGURAÇÕES >> PREFERÊNCIAS >> OUTRAS, na opção CONFIGURAÇÕES DE HYPERLINK desmarque a opção HABILITAR.

6) ALGUMAS TAGS NÃO FICAM COLORIDAS, COMO RESOLVER ?

Infelizmente eu sou um ser humano sujeito a falhas e esquecimentos...XD. Isso acontece porque eu devo ter esquecido de configurar alguma tag, mas não se preocupe, utilize o passo 3 e ao invés de configurar os estilos, adicione as palavras chaves que foram esquecidas, lembre-se que é uma palavra por linha, não escreva duas palavras na mesma linha, que o programa não vai entender.
Se isso acontecer por favor me avise, assim eu corrijo o meu notepad++ também.....XD

Espero realmente ter ajudado vocês, isso me ajuda demais no BBCODE, nos casos de esquecimento de fechar tags, ou digitação errada. Claro, não é solução perfeita, mas ajuda bastante, principalmente quem está iniciando no BBCODE. Qualquer dúvida é só mandar MP. Esta resposta está sujeita a alterações conforme eu for lembrando de algo mais pra acrescentar.

Forte abraço amigos, até a próxima dica.

Era justamente isso que eu tava procurando! Valeu, Lucas.

Obs: No meu estranhamente não tive ativado, pois minhas preferências de estilos estavam com as caixas de formatação "global" ativadas, assim que desativei, o código colorido pros comandos ativaram.

Aliás, só tenho uma dúvida:

É correto pular uma linha [usando o Enter] para separar um código do outro?

Exemplo: Eu risquei com uma linha amarela os espaços pulando códigos "fechados". Do cabeçalho, ao justificado.

Spoiler

Editado por Hultrid, 21 janeiro 2019 - 12:02.

Hultrid.png

#29 LoiroCroft

• Nome:Sandro

Postado 21 janeiro 2019 - 12:32

É correto pular uma linha [usando o Enter] para separar um código do outro?

Opa Herik.

As tags "justificado", "table", "caixa" e "cabecalho" (Não me lembro no momento, se há outra), adicionam um espaçamento automático, então deve-se evitar acrescentar um espaço manualmente.

Não aceitarei mais pedidos de amizade em branco.
LoiroCroft.png

[Empréstimos e Interesses]fkqlYVa.gif[Recomendações]

Jogando atualmente, Hall de Platinas e 100% PSN

Spoiler

Meus Guias de Troféus

Spoiler

#30 Hultrid

Postado 21 janeiro 2019 - 13:40

Então, Sandro, se eu escrever algo sem comando, não teria problema pular linha? Pois, o que tinham me dito quando eu tava desenvolvendo o guia do The Evil Within, era que só o comando justificado que pulava uma linha automaticamente, sobre as outras, nada tinham me informado.

Vou corrigir isso nos guias que eu tô guardando e nos que eu publiquei agora. Valeu por esclarecer a dúvida.

Hultrid.png

#31 Wespcan

Postado 31 janeiro 2019 - 13:54

Spoiler

Alt + 255 é melhor . Cria um espaço invisível .

Wespcan.png

#32 ToXi-Skull-

•  Rafael_Alves96

Postado 09 fevereiro 2019 - 19:21

Algumas tags personalizadas eu nunca havia visto. Muito bacana. Pena que não faço mais guias, eu teria feito bom uso delas.

Bacana o tópico.

Recomendações

ToXi-Skull-.png

"O coração do sábio o inclina para a direita, mas o coração do tolo o inclina para a esquerda."
- Eclesiastes 10:2

A platina mais rara e mais deliciosa de todas!

Spoiler

#33 Hultrid

Postado 09 fevereiro 2019 - 22:50

Amigos, uma dúvida:

O que fazer quando o justificado bugar no primeiro comando e não desaparecer mais? Já refiz o código, apaguei, reescrevi tudo e o erro ainda permanece.

Uma curiosidade é que o comando o primeiro desapareceu, ou seja, ele ativou naturalmente, e os dois abaixo bugaram de igual.

Foto:

Spoiler

Edit: Como podem ver, apesar do bug visual de aparecer o comando inicial do justificado, ele ainda sim aplica o espaçamento entre os iguais dele.

Editado por Hultrid, 09 fevereiro 2019 - 22:57.

Hultrid.png

#34 ItaloAzevedoBR

Postado 09 fevereiro 2019 - 23:41

Amigos, uma dúvida:

O que fazer quando o justificado bugar no primeiro comando e não desaparecer mais? Já refiz o código, apaguei, reescrevi tudo e o erro ainda permanece.
Uma curiosidade é que o comando o primeiro desapareceu, ou seja, ele ativou naturalmente, e os dois abaixo bugaram de igual.

Foto:

Spoiler

Edit: Como podem ver, apesar do bug visual de aparecer o comando inicial do justificado, ele ainda sim aplica o espaçamento entre os iguais dele.

Alguma das tags justificado que você usou anteriormente podem não estar fechando. Certifique-se também de sempre entrar no modo bbcode ao editar o guia (caixinha de ferramentas na esquerda).
Na imagem, não é necessário usar duas tag justificado, já que uma só já basta (dar um espaçamento entre o texto não fecha a tag). Tente usar o mínimo de tags possível e evite colocar algumas desnecessariamente para evitar bugs...

Caso não consiga resolver, pode me mandar o .txt para dar uma olhada também?

#35 Wespcan

Postado 10 fevereiro 2019 - 13:53

Amigos, uma dúvida:

Foto:

Spoiler

Uma vez aconteceu isso comigo . Demorei pra achar o que era. No meu caso eu tinha colocado um código em CAPS LOCK. Não sei se tem fundamento, mas resolveu no meu caso . Só não lembro qual o código eu tinha colocado em Caps.

No seu caso parece que é isso que o Italo disse .

Wespcan.png

#36 Hultrid

Postado 10 fevereiro 2019 - 14:04

Uma vez aconteceu isso comigo . Demorei pra achar o que era. No meu caso eu tinha colocado um código em CAPS LOCK. Não sei se tem fundamento, mas resolveu no meu caso . Só não lembro qual o código eu tinha colocado em Caps.

No seu caso parece que é isso que o Italo disse .

Então, no meu bbcode do notepad++ ele não mostrou nenhum bug ou coisa do tipo, e olha que revisei desde ontem e o erro persistia e persistia... Eu não sei como achar e eliminar esses bugs, e eu também alinhei os comandos tudo certinho, assim como o Uerni mostrou na primeira página desse tópico.

Hultrid.png

#37 ItaloAzevedoBR

Postado 10 fevereiro 2019 - 14:11

Então, no meu bbcode do notepad++ ele não mostrou nenhum bug ou coisa do tipo, e olha que revisei desde ontem e o erro persistia e persistia... Eu não sei como achar e eliminar esses bugs, e eu também alinhei os comandos tudo certinho, assim como o Uerni mostrou na primeira página desse tópico.

Basta usar o "pré-visualizar" ao editar o tópico para conferir seu BBCode sempre que adicionar uma informação a mais (ou uma nova TAG). Fazer isso periodicamente lhe ajuda a identificar possíveis erros de espaçamento ou de configuração, permitindo que você possa realizar as alterações o quanto antes com base no problema.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos