Ir para conteúdo
danielsaraiva

MGA 2015 - Resultado Final

Recommended Posts

MGA2015.jpg


Olá a todos! Hoje anunciamos finalmente o resultado do Melhor Guia do Ano de 2015!

Foi uma competição fantástica. Primeiro MGA onde não houve diferenças absurdas nas pontuações na fase de grupos e muito menos na fase final. A qualidade dos guias é simplesmente excelente.

Vamos relembrar os finalistas e a bancada.

OIcVeke.jpg

Criador: ThopBR, 1ª Lugar Grupo 1
ng_zpsnspcwqer.jpg Criador: cloudfxgamer, 2ª Lugar Grupo 1
JU0Am8r.png Criador: caiocezar2006, 1ª Lugar Grupo 2
126adj6.jpg Criador: XicoDavid89, 2ª Lugar Grupo 2
yIQnOTp.jpg Criador: Lancasther_BR, 1ª Lugar Grupo 3
Front_ME_Head_Image_Cesar_MFM.jpg Criador: CesarMFM, 2ª Lugar Grupo 3


Estes são os membros da bancada, no entanto 2 usuários não puderam enviar as suas notas devido a alguns imprevistos.
  • danielsaraiva
  • DesmaBR
  • Catenho
  • Ferreira_F10
  • gabriellobo1101
  • digaolcs
  • Frossth
  • Archanngelus
  • AlexandreSturm
  • ighorfagundes
Azul indica os Analistas e preto usuários comuns.

Vamos então aos resultados!

6° Lugar - Média 9.50

JU0Am8r.png
Parabéns caiocezr2006!


5° Lugar - Média 9.68

ng_zpsnspcwqer.jpg
Parabéns cloudfxgamer!


:bronze: 4° Lugar - Média 9.85

mga_bronze.png yIQnOTp.jpg

Parabéns Lancasther_BR!


:silver: 3° Lugar - Média 9.86

mga_prata.png Front_ME_Head_Image_Cesar_MFM.jpg

Parabéns CesarMFM!


:gold: 2° Lugar - Média 9.90

mga_ouro.png OIcVeke.jpg

Parabéns ThopBR!


:platinum: 1° Lugar - Média 9.95

mga_platina.png 126adj6.jpg

Parabéns XicoDavid89!


Notas e comentários de cada membro da bancada:

danielsaraiva

Silent Hill: Downpour - Este guia vai levar o meu 10 no Conteúdo, pois nesse quesito ele está perfeito. No entanto, na Organização/Estrutura/Estética, tem alguns pontos em que vou descontar um bocadinho:
Ordem do Ãndice e ordem das dicas dos troféus não coincidem. Acho que é um pouco vital em termos de organização fazer estes 2 coincidir.
Vídeo quebrado no Sobre o Jogo, no entanto não irei descontar pontos, pois acredito que não seja culpa do guiador.
Achei o jogo de cores nos subtítulos do RoadMap um bocado estranhos. Acho que podia ter usado um azul mais escuro para coincidir mais com o banner.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.7 x 0.2) = 1.94

Nota final: 8 + 1.94 = 9.94

Ninja Gaiden 3: Razor's Edge - Na Introdução, nas seções Online e Offline, estão lá uns espaçamentos a mais entre os números e os emoticons dos troféus. Ficou meio estranho.
Erro gramatical no banner dos Coletáveis.
Esse RoadMap alternativo fez-me lembrar o que eu fiz no meu guia do Dark Souls, gostei bastante.
No entanto, algumas dicas parecem-me ser ligeiramente insuficientes.

Conteúdo: (9.8 X 0.8) = 7.84
Organização/Estrutura/Estética: (9.8 x 0.2) = 1.96

Nota final: 7.84 + 1.96 = 9.8

The Raven: Legacy of a Master Thief - Na Introdução, não era necessário colocar lá a parte do Online, visto que o jogo não tem.
Ainda na Introdução, podia ter colocado o emoticon do troféu platina no Offline
Não vejo necessidade de ter o id do guiador em todos os banners.
Faltou a fonte no Sobre o Jogo
Alguns problemas de espaçamentos ao longo do guia.
Acho que no RoadMap, devia ter em cada capítulo, uma lista com os troféus que vai ganhar, e em que ordem os vai ganhar. Só mesmo para o leitor ter uma noção dos troféus que vai ganhar e para ele não ter de dar scroll numa parede de texto enorme para ver isso.
Nas dicas dos troféus dos Advanced Detectives, o troféu Master Detective (Episode X) :gold: não está devidamente linkado em nenhuma delas.
Nas dicas dos troféus, podia ter colocado ao menos a tradução da descrição na dica, só para não ficar coisas do tipo "Ver troféu X". Assim o leitor fica a saber o que tem de fazer nesse troféu caso ele não perceba muito bem o inglês.
Alguns erros de pontuação e concordância ao longo do guia.

Conteúdo: (9.7 X 0.8) = 7.76
Organização/Estrutura/Estética: (9.5 x 0.2) = 1.9

Nota final: 7.76 + 1.9 = 9.66

Kingdom Hearts: Birth By Sleep Final Mix - Faltou alguma uniformidade no guia em certos aspetos:
- Algumas frases após ":" começam com maiúscula, outras com minúscula.
- Uns parágrafos usou a tag justificado, noutros não.

Também vi alguns erros de português ao longo do guia.

De resto, este guia está simplesmente perfeito! Na minha opinião, o melhor guia de todos os 6 finalistas!

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.8 x 0.2) = 1.96

Nota final: 8 + 1.94 = 9.96

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 - Outro guia com certas faltas de uniformidade. Algumas frases após ":" começam com maiúscula, outras com minúscula.
Agradecimentos é uma seção que ainda faz parte do guia e não pode fugir às regras dos guias. Aquela imagem enorme devia ter sido reduzida ou ao menos ficar em spoiler.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.6 x 0.2) = 1.92

Nota final: 8 + 1.94 = 9.92

Front Mission Evolved - Tag list está meio bugada no Ãndice. Nada de muito grave, mas é algo que se podia resolver facilmente.
Faltou a fonte na Sinopse de jogo. Também acho que ela devia fazer parte do Sobre o Jogo e não devia estar separada por um banner.
Alguns erros de português ao longo do guia.
Achei estranho os links dos troféus no RoadMap também estarem aplicados na descrição dos troféus.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.5 x 0.2) = 1.9

Nota final: 8 + 1.94 = 9.9

Ferreira_F10

Silent Hill: Downpour
Como já dito por mim algumas vezes, esse é um dos melhores guias do site. O RoadMap é muito completo e objetivo, não trazendo aquele básico "1ª Finalize a história, 2ª Troféus restantes", e sim um passo a passo muito bem estruturado, sem estragar nada do jogo. O conteúdo extra é excelente, trazendo informações mais do que suficientes para que nenhum usuário tenha que recorrer à guias em outros sites, além de estar muito bem organizado e escrito. Impecável.
Nota: (10 x 0,8) + (10 x 0,2) = 10

Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
Como o guia do Silent Hill, o guiador trouxe muitas informações extra para complementar o guia, que acabam sendo muito úteis. A ideia dos dois RoadMaps foi ótima, ajudando os dois tipos de usuários que temos nos guias (os que querem o básico, e os que querem tudo pronto). Porém, acredito que o guia poderia ter sido melhor organizado, deixando algumas das informações extras em um post a parte para não quebrar a estrutura do guia, como também utilizar caixas na seção de estratégias, e não tabelas. Tirando esses pequenos problemas com a organização, e alguns erros que podem passar despercebidos (uma imagem quebrada, uma tag quebrada), o guia é excelente.
Nota: (10 x 0,8) + (9,4 x 0,2) = 9,88

The Raven: Legacy of a Master Thief
Todos os guias inscritos no MGA tiveram um prazo para que os guias pudesssem ter mudanças/correções aplicadas, e o guiador não alterou nada no guia. Os mesmos problemas de antes continuam aqui. Já que o guia se baseia todo sobre o Detonado aplicado no RoadMap, o guiador poderia ter trabalhado para tentar apresentar uma forma de texto ou organização que fosse menos cansativa, menos "texto corrido", e o mesmo problema encontrado no RoadMap, também é visto nas dicas. A falta da fonte do Sobre o Jogo continua, e a ausência da Tag List também. A tag Jump para o Ãndice está quebrada. O guia é ótimo em termos de conteúdo (usuários não terão problemas para conseguir a platina seguindo o guia), apenas peca em sua organização e estética, o que, os concorrentes apresentam muito bem. Apesar do problema do texto corrido, acredito que o guiador tenha tido um trabalho enorme pra traduzir todo o Detonado original.
Nota: (9,566 x 0,8) + (9,325 x 0,2) = 9,51

Kingdom Hearts: Birth By Sleep Final Mix
Rapaz, tenho nem o que falar, daria até um 11 se fosse possível.
Nota: (10 x 0,8) + (10 x 0,2) = 10

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2
Nesse MGA o negócio tá complicado, assim como o Silent Hill e o Kingdom Hearts, mais um guia que leva meu 10. Gosto muito da forma que você apresenta o texto, bem humorado, organizadíssimo, sempre com as informações importantes destacadas de alguma maneira, é uma leitura muito prazerosa. Sobre a estética então, encheu meus olhos de lágrimas, parabéns.
Nota: (10 x 0,8) + (10 x 0,2) = 10

Front Mission Evolved
Faltando a fonte no Sobre o Jogo. Para um primeiro guia, como dito anteriormente, foi um trabalho excelente. Conteúdo de qualidade e quantidade, muito bem escrito. A única coisa que não me agrada, é a estética produzida e as cores escolhidas pelo guiador.
Nota: (10 x 0,8) + (9,65 x 0,2) = 9,93

gabriellobo1101

Front Mission: Evolved
Acredito que este guia seja um dos fortes concorrentes a este MGA. Gostei do roadmap, está muito bem feito e escrito. No que tange às dicas, acredito que poderia melhorar um pouco, pois algumas deu a impressão de que são vagas.
Ainda, não apreciei a divisão dos troféus on line e off line por banners, bem como a expressão "roadmap" na head image.
No geral, um guia bem organizado, e cumpre muito bem seu papel.
Parabéns!

Composição da nota: Conteúdo: 9,98 / Estética/estrutura: 9,80

Nota: 9,94


Kingdom Hearts: Birth by Sleep Final Mix

Na Introdução, o guiador fala que os troféus podem ser pegos a qualquer momento.Acho isso errado, pois dá a entender que eu posso pegar qualquer troféu a qualquer momento do jogo, e acredito que isso seja impossível.
Não gostei da fonte utilizada nos banners, parece que está escrito errado.
Mas, mesmo com estas observações pessoais, não tira o brilhante trabalho desenvolvido pelo guiador. O guia é funcional e só não platina quem tiver preguiça.
Realmente está de parabéns e é um dos fortes concorrentes ao MGA!

Composição da nota: Conteúdo: 9,98 / Estética/estrutura: 9,98

Nota: 9,98


Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2
Apesar de não curtir Naruto, gostei muito deste guia. Está bem escrito, dicas muito boas, banners legais e a leitura é agradável.
Parabéns, é um dos melhores deste MGA!

Composição da nota: Conteúdo: 9,98 / Estética/estrutura: 9,98

Nota: 9,98


Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
O candidato errou feio na contagem dos troféus, pois o jogo possui :bronze: 42/ :silver: 5 / :gold: 3, mas menciona 41 :bronze: / 5 :silver: / 4 :gold:.
No road map, algumas imagens estão bugadas, a exemplo a do personagem "Spider Aya Ninjas".
Pecou um pouquinho na escrita, pois há alguns erros.
No mais, parabéns pelo belo guia!
Composição da nota: Conteúdo: 9,75 / Estética/estrutura: 10,00

Nota: 9,80


Silent Hill: Downpour

O concorrente se descuidou e deixou um vídeo de trailer que não existe mais.
Quanto ao conteúdo, gostei bastante do guia, porém, percebi que em alguns troféus, poderia melhorar as dicas.
Quanto à estética/estrutura, gostei, ficou bonito e bem organizado.
Parabéns!

Composição da nota: Conteúdo: 9,50 / Estética/estrutura: 10,00

Nota: 9,60


The Raven: Legacy of a Master Thief

Percebi vários erros de espaçamento de parágrafos. Ainda, encontrei erros de pontuação e concordância no guia.
Quanto à estética, me parece que há um ligeiro esticamento das imagens, porém, gostei dos banners.
Quanto ao conteúdo, mesmo sendo um jogo point-and-click, o concorrente se preocupou com as dicas, mas deu mais importância ao detonado.
Parabéns pelo guia!

Composição da nota: Conteúdo 9,95 / Estética/estrutura: 9,00

Nota: 9,76

digaolcs

Guia: Silent Hill: Downpour
Poderia ter colocado a quantidade de troféus perdíveis ao invés de escrever TODOS que não são relacionados a história.
No Roadmap (e também na dica de troféu) você colocou uma pequena informação em spoiler (que provavelmente revela algo do jogo), mas lendo ele não pareceu que precisa ficar dentro de um spoiler. Poderia ter deixado fora do spoiler.
O vídeo do Sobre o Jogo está quebrado (o que não é culpa sua e não vou descontar pontos).
Acho que para dar um ar melhor na estética poderia ter colocado o troféu de platina junto com os outros na Introdução.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.8 x 0.2) = 1.96

Nota Final: 9.96

---

Guia: Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
Achei que ficou estranho os espaços antes de cada troféu Offline e Online na Introdução.
Algumas imagens estão quebradas, como a do Spider Aya Ninjas e a que vem logo abaixo da tabela de Estratégias, possivelmente uma imagem de coletáveis pelo título. Acredito que você pegou essas imagens de outros sites, por isso não vou descontar ponto, mas recomendo você salvar e upar em algum local só para garantir que não serão apagadas.
Alguns vídeos do Master Ninja estão quebrados também (o 7 e o 9). Também não vou descontar pontos porque não é culpa sua.
Em alguns momentos você usou os vídeos fora de tabelas e em outros dentro de tabelas, acho que poderia colocar um padrão para os vídeos. Aproveitando esse gancho, as imagens também poderiam entrar num padrão de tamanho.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.8 x 0.2) = 1.96

Nota Final: 9.96

---

Guia: The Raven - Legacy of a Master Thief
Poderia ter inserido o ícone do troféu de platina na Introdução e também retirar a informação de troféu Online, já que o jogo não tem nenhum.
Faltou colocar a fonte do Sobre o Jogo.
No seu Roadmap tem troféus que estão em negrito e outros que estão normais, faltou uma padronização neles.
Na fonte do Roadmap poderia ter usado a tag URL, assim evitando que ficasse o link do site, deixando apenas um nome para clicar e acessar.
Entendo que seu Roadmap está muito bem explicado, mas nas dicas de troféus poderia ter colocado as dicas ao invés de apenas falar para acessar o Roadmap. Muitos usuários gostam de ir direto nas dicas.
Você criou banners para todo o guia, mas a sessão Detonado ficou sem, acho que colocar um banner nela daria uma estética melhor.

Conteúdo: (9.7 X 0.8) = 7.76
Organização/Estrutura/Estética: (9.7 x 0.2) = 1.94

Nota Final: 9.7

---

Guia: Kingdom Hearts: Birth By Sleep Final Mix
O guia está muito bom e bem organizado!

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (10 x 0.2) = 2

Nota Final: 10

---

Guia: Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2
Ficou grudado o nome do guia com o banner do Ãndice. O banner do Sobre o Jogo também ficou grudado com o texto anterior.
Eu teria colocado os comandos dentro de uma tabela, mas não vou tirar pontos disso porque eles estão bem organizados assim também.
Você colocou 2 banners finais, sendo o depois do agradecimentos bem maior que o permitido. Recomendo criar um banner para os agradecimentos e transferir o banner do post anterior para o lugar do banner do Naruto dando joinha.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.8 x 0.2) = 1.96

Nota Final: 9.96

---

Guia: Front Mission Evolved
Ficou com um espaço grande antes dos banners do guia.
Acho que valeria colocar uma fonte da Sinopse do jogo também.

Conteúdo: (10 X 0.8) = 8
Organização/Estrutura/Estética: (9.9 x 0.2) = 1.98

Nota Final: 9.98

Considerações
Sempre procuro dar as notas sem comentar algo dos guias, apenas os pontos para melhorias. Então gostaria de falar que todos os guias estão excelentes, tanto dos finalistas como de todos que participaram do MGA. Continuem com o ótimo trabalho de vocês, cada guia foi um desafio para dar avaliar (até na fase de grupos)!


Frossth

Silent Hill: Downpour " NOTA: (10 x 0,8) + (9,98 x 0,2) = 9,99.
Esse guia que o ThopBR criou é excepcional, um dos melhores que já vi no Mypst, cheio de dicas e informações, muito completo, parabéns. E só para não dizer que não faltou nada no guia, o vídeo com o trailer no Sobre o Jogo está com o link quebrado, e também senti falta do emoji da platina no fim do Roadmap.
Um ponto que apesar de poder ser considerado insignificante, mas gostaria de comentar, no índice os troféus estão dispostos em uma ordem, enquanto que na seção troféus estão em outra.
E talvez a questão do glitch no troféu de coletáveis merecesse um pouco mais de destaque, do modo como está na dica do troféu é muito boa, mas talvez de algum jeito encaixar essa info também no guia de coletáveis, seria algo bacana.

Ninja Gaiden 3: Razor"™s Edge " NOTA: (9,80 x 0,8) + (9,73 x 0,2) = 9,78.
Guia completo e muito bem explicado, mas notei alguns problemas, as seções no índice são apresentadas em uma sequência, e no corpo do guia de outra, nada que tire o brilho do guia, mas vale o comentário. Temos também o banner com "coletavÉis" e algumas imagens quebradas na seção de Inimigos e Estratégias, e por falar em imagens acho que vale a menção de manter um padrão entre elas, algumas são muito pequenas, quase não da para ver. O guia também possui dois vídeos com links quebrados. E a quantidade de troféus listada na introdução não bate com a apresentada no índice.
Enfim, parabéns pelo guia João, completo e bem explicado.

The Raven: Legacy of a Master Thief " NOTA: (9 x 0,8) + (9,63 x 0,2) = 9,12.
Bem, aqui repito o que disse no MGM em que o guia participou, primeiramente, parabéns pelo primeiro guia Caio, gostei bastante das informações contidas, mas tenho alguns pontos a destacar.
Começando pelo índice, como o detonado é o faz parte do roadmap, ele poderia estar listado sem número no índice, assim como os troféus.
Na introdução faltou referir à platina nas informações dos troféus, e como não tem nenhum troféu online esse ponto pode ser retirado da seção.
Faltou a fonte no sobre o jogo, e por falar em fonte é citada uma no roadmap, assim como autor, seria legal dar um merge nessas informações usando a tag url, tipo assim:

Fonte: TrueAchiviements

[b]Fonte:[/b] [url=http://www.trueachievements.com/the-raven-walkthrough.htm?page=1]TrueAchiviements[/url]

E por falar em roadmap esse detonado é tipo me da a sua mão aqui que eu te levo até o fim, muito bacana, mas ele é só tradução? Outra coisa tem uns troféus nele que não estão em negrito, ai foge um pouco do padrão que foi criado para o guia, mas no mais é um bom guia, e para um primeiro trabalho ficou muito bom, parabéns.
Ah.. tava esquecendo, as tags jump/anchor dos "topos" não estão funcionando e o nome do tópico/guia não possui o ponto "Guia de Troféus" padrão do site

Kingdom Hearts: Birth by Sleep Final Mix " NOTA: (10 x 0,8) + (10 x 0,2) = 10.
Como já disse, esse guia é incrível, eu nunca joguei nenhum jogo da série sim, isso é verdade, sry, e mesmo assim, ao ler o guia me senti completamente dentro de todos os fatos, o guia é muito completo e bem explicado, não tenho muito o que dizer aqui, parabéns pelo guia.

Naruto Shippunden: Ultimate Ninja Storm 2 " NOTA: (10 x 0,8) + (9,98 x 0,2) = 9,99.
Além de muito bom o guia é muito bonito, só senti falta de um pouco de espaçamento entre a head e o primeiro banner, talvez um banner para a seção de agradecimentos, e essa imagem final do Naruto, ficou muito grande, foge aos padrões estipulados pelas regras de criação de guias. Eu vi que tem outra imagem final antes da seção de agradecimentos e que essa está como estipulado, mas de qualquer maneira ela está no local errado, pois não vem ao final do guia.
Sei que por se tratar de um jogo de luta vai muito da habilidade da pessoa, e por nunca ter jogado jogos do Naruto não tenho muita propriedade para falar, mas talvez, nos troféus relacionados à história, não seria legal colocar mais informações sobre a luta? Estratégias e esse tipo de coisa, como disse não sei se tem como ou se é viável, mas fica ai a sugestão.

Front Mission Envolved " NOTA: (10 x 0,8) + (9,98 x 0,2) = 9,99.
Como já disse antes, esse guia é incrivelmente bom, é completo e cheio de informações.
Ainda acho que Sinopse e Sobre o Jogo podiam ser mesclados e virar uma coisa só, assim como encaixar aquelas infos no Sobre o Jogo ao corpo do texto e não como estão ficaria mais bonito em minha opinião.
Não tinha notado isso antes, no Roadmap o jump foi usado na descrição de cada troféu e não no próprio troféu, diferente.
Enfim, parabéns pelo guia.

Archanngelus

Silent Hill: Downpour
Um excelente Guia, detentor de um conteúdo bastante completo, um bom Roadmap e mídias de suporte bem detalhadas, o Guiador está de parabéns, segue apenas algumas observações notadas:

  • no tópico INTRODUÇÃO, penso que o Guiador poderia ter colocado alguma informação antes de "spoilar" os troféus bugados;
  • percebi que tanto o texto de requisito da Platina, quanto, o link para o INDICE, foram omitidos abaixo da imagem da Platina, como não sei se foi proposital do Guiador, prefiro não descontar pontos por isso;
  • nota-se alguns probleminhas de digitação/português: "excessão", "ultra-violeta", "inventório", "acodo", "desenvolvimente" ...
Nota: (10,00 x 0,8)+(9,87 x 0,2)= 9,97


Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
Um excelente Guia, o Guiador está de parabéns pela dedicação, conteúdo e todo o trabalho de estruturação dentro dele, apenas algumas observações foram notadas:
  • no tópico INTRODUÇÃO, acho que houve algum equívoco por parte do Guiador não hora de relacionar os troféus do game, existem 42 :bronze:, e não 41, bem como, 3 :gold:, e não 4;
  • salvo engano, percebi que algumas mídias de imagens apareceram bugadas ao acessar seus respectivos spoilers, em: Estratégia: Soldier e Estratégia: Spider Aya Ninjas;
  • percebe-se que alguns links encontram-se quebrados ou sem referência ao BBCode,como: Coletáveis - Golden Scarabs, em Estratégia: Alchemist, Conceitos Básicos, em Day 6 - Antarctica e RoadMap, no troféu :silver: You Got Skills;
  • nota-se alguns probleminhas de digitação/português: "varias", "enfrenta-los", "sub-metralhadoras", "puxa-lo", "enfrenta-los", "unica", "finaliza-lo", "humanoides", "poies", "mata-la", "faze-lo", "libera-las", "fatia-los", "desafia-los", "atras", "polpar",  ...
Nota: (10,00 x 0,8)+(8,50 x 0,2)= 9,70


The Raven - Legacy of a Master Thief
Um Guia bom, cumpre o seu fim, o Guiador está de parabéns pelo trabalho e dedicação, apenas algumas observações foram notadas:
  • particularmente, eu não acho bacana e necessário esse excesso de marcação da ID do Guiador nos banners ao longo do Guia;
  • alguns troféus indicados como "Perdíveis" no tópico INTRODUÇÃO, não tiveram a informação Troféu Perdível, indicado no troféu, como: :silver: Advanced Detective (Episode 1), :gold: Master Detective (Episode 1), :silver: Advanced Detective (Episode 2), :silver: Advanced Detective (Episode 3) e :gold: Master Detective (Episode 3);
  • como o jogo não possui informações de troféus online, penso que esta informação no tópico INTRODUÇÃO, poderia ter sido omitida por ser desnecessária, o Analista poderia ter alertado o Guiador quanto a isso;
  • observa-se que não houve indicação da fonte do texto do tópico SOBRE O JOGO, ele é do Guiador? Alguma fonte na internet?
  • praticamente, o jogo não possui um RoadMap, no seu lugar, existe um Detonado o qual, por se tratar de um jogo no gênero point-and-click, penso ser até melhor, entretanto o jogador optou por transcrever a tradução do walkthrough feito por jogador TrueAchiviements, o qual credita corretamente o texto.. contudo, por se tratar de um ponto muito importante no Guia, onde o Guiador tem a oportunidade de referenciar seu método de obtenção dos troféus ou sua experiência de jogada, me causou certa duvida pontuar este tópico;
  • praticamente a maior parte do conteúdo informado como Dicas nos Troféus, referenciam ao Detonado no tópico ROADMAP, tal qual já foi dito, um Detonado é um dos melhores métodos para guiar um jogo do gênero point-and-click, contudo, penso que isso empobrece bastante as dicas dos troféus;
  • nota-se alguns probleminhas de digitação/português: "Suiça", "Suiço", "ajuda-lo", "anúnico", "Fosforo", "diração", "Va", "Eigto", "ondes", "apreveitou", "agaixando", "dispistar"  ...
Nota: (9,00 x 0,8)+(9,00 x 0,2)= 9,00


Kingdom Hearts: Birth by Sleep Final Mix
Um Guia de RPG muito bem elaborado como um Guia de RPG o exige, o Guiador está de parabéns pela dedicação e construção dele, gostei bastante do conteúdo adicional incluído no Guia, apenas algumas observações foram notadas:
  • percebe-se que em alguns momentos o Guiador utiliza a tag "justificado" e dentro do mesmo tópico a abandona, gerando uma falta de uniformidade;
  • nota-se alguns probleminhas de digitação/português: "invunerável", "quases", "habildiades", "lambirintos", "area", "imeadiatamente" ...
(10,00 x 0,8) + (9,88 x 0,2) = 9,98


Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 2
Um excelente Guia, o Guiador esta de parabéns pelo trabalho, um bom RoadMap e boas dicas nos troféus, ainda que se trate preponderantemente de um game luta, acredito que ele atende as necessidades do jogo, apenas nota-se um probleminha com a ausência de espaçamento antes do banner SOBRE O JOGO, nada demais.
Nota: (10,00 x 0,8)+(10,00 x 0,2)= 10,00


Front Mission Evolved
Um Guia muito bom, repleto de material multimídia de apoio ao jogador, o Guiador está de parabéns pela elaboração e garimpagem do material utilizado no Guia, apenas algumas observações foram notadas:
  • apesar de inovadora e criativa a idéia do Guiador quando separou o tópico de TROFEUS entre "Offline" e "Online", penso que os banners, subdividiram e separaram os troféus em três tópicos distintos, o que não curti muito, penso que alguma legenda nos troféus "online", identificando-os, poderia ter cumprido bem esse papel;
  • nota-se alguns probleminhas de digitação/português: "distribuido", "exito", "encotrar", "Area", "sequencia"...
(10,00 x 0,8) + (9,88 x 0,2) = 9,98

AlexandreSturm

Alexandre entregou as notas neste formato: https://drive.google.com/file/d/0B-tXGQ2Oq_jIQXFSYTJrX0ZOS0E/view?pref=2&pli=1

ighorfagundes

///////////Silent Hill: Downpour//////////////
 
Comentários - Silent Hill: Downpour é uma platina chatinha pela necessidade dos seus múltiplos finais. Ao criar uma estrutura que lhe apresenta os principais pontos e após cada passo necessário para obtenção do objetivo desejado faz ser um dos favoritos. O guia de quests é um bônus muito agradável que serve muito bem na busca da platina.
 
Nota Conteúdo: 10/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 10/10
Nota Final: (10 x 0.8) + (10 x 0.2) = 10
 
 
///////////Ninja Gaiden 3: Razor's Edge///////////
 
Comentários - As dicas parecem estar um pouco incompletas. Poderia haver um esmero maior nelas. No restante um excelente guia.
 
Nota Conteúdo: 9/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 10/10
Nota Final: (9 x 0.8) + (10 x 0.2) = 7,2 + 2 = 9,2
 
 
///////////The Raven - Legacy of a Master Thief///////////
 
Comentários - Um ponto, que ao meu ver, muitos guias de point-in-clik pecam é na falta de um verdadeiro walktrough. Não é o caso aqui. Pelo contrário, é um daqueles casos que o guiador te anima de encarar a possível bomba que será esse jogo. Mas, como está tudo mastigado você vai enfrente.
No entanto, preciso tirar alguns décimos desse guia na parte de estética. Não vejo necessidade de ser lembrado a cada secção quem é o guiador. A inserção do id nos banner só serve para poluir o conteúdo.
 
Nota Conteúdo: 10/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 8/10
Nota Final: (10x 0.8) + (8 x 0.2) = 8 + 1,6 = 9,6
 
 
///////////Kingdom Hearts: Birth By Sleep Final Mix///////////
 
Comentários - Guia de RPG costumam ser longos por necessitarem de muitas informações. Muito por isso eles acabam sendo longos e cansativos de modo quem faz uma parcela dos leitores ignorar certos conteúdos. Os mais revelantes estão presentes. Já o conteúdo restante fica acessível através de hiperlinks externos. Podem ser muito úteis durante a jogatina, mas talvez nem tão essenciais para um guia.
 
 
Nota Conteúdo: 10/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 9,8/10
Nota Final: (10 x 0.8) + ( 9,7 x 0.2) = 8 + 1,94 = 9,9
 
 
///////////Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2///////////
 
Comentários - O espaço do banner Sobre o Jogo e alguns espaçamentos de textos ficaram estranhos. Tirando isso ótimo guia.
 
Nota Conteúdo: 9.5/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 9.5/10
Nota Final: (9.5 x 0.8) + (9.0 x 0.2) = 7,6 + 1,8 = 9,4
 
 
///////////Front Mission Evolved///////////
 
Comentários - O guia do CesarMFM passa a ser referência de modelo de guia. Ele me diz o que preciso saber, na ordem que preciso e tudo isso com uma estética ideal. Se pudesse minha nota seria maior.
 
Nota Conteúdo: 10/10
Nota Organização/Estrutura/Estética: 10/10
Nota Final: (10 x 0.8) + (8 x 0.2) = 10


Notas de cada guia resumidas:

Silent Hill: Downpour
10 + 9.76 + 9.94 + 9.6 + 9.97 + 9.96 + 10 + 9.99 = 79.22 / 8 = 9.90

Ninja Gaiden 3: Razor's Edge
9.88 + 9.32 + 9.8 + 9.8 + 9.7 + 9.96 + 9.2 + 9.78 = 77.44 / 8 = 9.68

The Raven - Legacy of a Master Thief
9.51 + 9.64 + 9.66 + 9.76 + 9 + 9.7 + 9.6 + 9.12 = 75.99 / 8 = 9.50

Kingdom Hearts: Birth By Sleep Final Mix
10 + 9.78 + 9.96 + 9.98 + 9.98 + 10 + 9.9 + 10 = 79.6 / 8 = 9.95

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2
10 + 9.58 + 9.92 + 9.98 + 10 + 9.96 + 9.4 + 9.99 = 78.83 / 8 = 9.85

Front Mission Evolved
9.93 + 9.22 + 9.9 + 9.94 + 9.98 + 9.98 + 10 + 9.99 = 78.94 / 8 = 9.86


Gostaria de dar os meus parabéns, não só a todos os finalistas, mas a todos os que participaram no MGA! Terem chegado a esta competição já foi muito bom, e esperemos que no MGA 2016 tenhamos guias ainda melhores que os de 2015.

Organização: Equipe de Analistas
Arte e Diagramação: GIBATSAN
Agradecimentos especiais: Todos os que votaram na fase de grupos do MGA e aos membros da bancada por terem mostrado interesse em fazer parte dela e terem tornado a realização da final do MGA possível.

  • Curtir 9

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Foi um excelente MGA, não o venci, mas fico feliz só pelo fato de ter participado.

 

Parabéns a todos os participantes, principalmente ao ganhador, excelente guia, está de parabéns! 

 

 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os guiadores, realmente foram os melhores

 

Parabéns aí Xico, melhor de 2015

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante DuquesaS2

Parabéns à todos os participantes!

 

Parabéns principalmente ao Xico campeão de 2015!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os competidores deste MGA, foi uma excelente competição.

Parabéns ao Campeão do MGA 2015!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns Xico! Depois de todos esses guias da saga, dá pra notar o seu amor por ela. Parabéns à todos os participantes, a qualidade se mantém tão alta que é difícil conseguir dar as notas para cada guia

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os envolvidos com esse MGA 2015 que foi um verdadeiro sucesso!!

 

Foi uma honra ter participado de um concurso tão acirrado e de qualidade como foi esse MGA.

 

Parabéns ao nosso guiador do ano, XicoDavid89... Campeão MGA 2105 merecidamente  :victory: 

 

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caramba, ganhei o MGA! O_O

Claro que eu sabia que tinha chances, afinal o guia ganhou o MGM, mas não que isso poderia ser tão real. Vou ser hipócrita se disser que não fiz o guia com o intuito de ganhar a competição, mas, frente a outros guias tão fantásticos, tinha muitas dúvidas quanto à possibilidade. Para alguns pode ser besteira, mas isso de fazer guias eu levava muito a sério.

Lembro que quando comecei meu primeiro guia (e olhando hoje dá até vergonha :P) admirava muito o trabalho do danielsaraiva e do Desma, usando como inspiração. No MGM 41, o qual ganhei, competi com o Daniel e o seu guia do Dark Souls; fiquei com muito medo de perder, afinal o cara é bicampeão do MGA, mas mesmo que por 0,01 pontos deu tudo certo. Fui evoluindo aos poucos e tentando melhorar a cada MGM que participava, pois tinha como meta ganhar pelo menos um em minha (breve) carreira de guiador, porém nunca imaginava o MGA.

Anyway, queria agradecer a todos que participaram de tudo o que aconteceu até chegar a esse resultado: a todos os que avaliaram os guias do MGA, aos que votaram no grupo 2 (em especial ao Frossth, o voto dele me deixou muito feliz), aos que deram as notas nos MGM's que participei, aos analistas que oficializaram meus guias, enfim, a todos que fizeram isso possível e ver que tudo valeu à pena.

  • Curtir 10

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caramba, ganhei o MGA! O_O

 

Claro que eu sabia que tinha chances, afinal o guia ganhou o MGM, mas não que isso poderia ser tão real. Vou ser hipócrita se disser que não fiz o guia com o intuito de ganhar a competição, mas, frente a outros guias tão fantásticos, tinha muitas dúvidas quanto à possibilidade. Para alguns pode ser besteira, mas isso de fazer guias eu levava muito a sério.

 

Lembro que quando comecei meu primeiro guia (e olhando hoje dá até vergonha :P) admirava muito o trabalho do danielsaraiva e do Desma, usando como inspiração. No MGM 41, o qual ganhei, competi com o Daniel e o seu guia do Dark Souls; fiquei com muito medo de perder, afinal o cara é bicampeão do MGA, mas mesmo que por 0,01 pontos deu tudo certo. Fui evoluindo aos poucos e tentando melhorar a cada MGM que participava, pois tinha como meta ganhar pelo menos um MGM em minha (breve) carreira de guiador, porém nunca imaginava o MGA.

 

Anyway, queria agradecer a todos que participaram de tudo o que aconteceu até chegar a esse resultado: a todos os que avaliaram os guias do MGA, aos que votaram no grupo 2 (em especial ao Frossth, o voto dele me deixou muito feliz), aos que deram as notas nos MGM's que participei, aos analistas que oficializaram meus guias, enfim, a todos que fizeram isso possível e ver que tudo valeu à pena.

Eu nunca vou esquecer esses 0.01 pontos de diferença! Dei tudo nesse guia, e na minha opinião, é o melhor guia que eu alguma vez fiz e alguma vez vou fazer. Aí vou no MGM e perco por uma diferença de 0.01 pontos. Mas nem fiquei muito chateado, porque afinal perdi para o guia que viria a ganhar o MGA 2015!! Foi mais do que merecido Xico. Desde o MGM 41 ao MGA 2015.

 

Os meus sinceros parabéns Xico. Fico muito contente por o meu trabalho ter servido de base para os seus excelentes guias ganhadores de MGM e MGA :D

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Primeiramente, gostaria de parabenizar a equipe da Staff e aos voluntários, estes que se dedicaram e fizeram um excelente trabalho, com qualidade, imparcialidade e dentro dos prazos estipulados.

 

Parabenizo também, a todos os concorrentes, guias muito bem feitos e merecidamente fizeram parte desta final. Foi difícil dar as notas, pois tive(acredito que toda a bancada) que me atentar a todos os detalhes para poder diferenciar as notas.

 

E não menos importante, PARABENIZO, em especial, o XICODAVID, pelo excelente guia!

 

Como perceberam, não escrevi muito a respeito do guia, pois não curto o jogo. Mas, fui claro e objetivo ao dizer que foi um dos melhores deste MGA.

 

Assim, todos (equipe e concorrentes) estão de parabéns.

 

Agora vamos tocar nossas vidas, fazer novos e melhores guias.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os guiadores, sem exceção. Ganhar ou deixar de ganhar o MGA é apenas um mero detalhe. Todos estão de parabéns.

 

Agora, só um questionamento, que não chega a ser uma reclamação, longe disso. É que não entendi os critérios adotados aqui para conceder notas. Nas preliminares, meu guia vence de lavada do outro no mesmo grupo e, aqui, acaba ficando atrás do mesmo. Realmente não entendo, sendo que não podíamos ter alterado absolutamente nada nos guias nesse ínterim.

 

Reconheço que há problemas quanto a espaçamento e alguns outros detalhes, até porque foi o meu primeiro guia e mexer com bbcode não é o meu forte. Quanto à imagem do Naruto no final, foi de fato exagerada, mas a intenção era essa mesmo: mostrar o tamanho do meu agradecimento para quem contribuiu para finalizar o guia. Mas, claro, fugiu dos padrões e, sendo assim, precisa ser descontada uma nota aí.

 

Outra coisa, a parte estética do guia foi uma das mais elogiadas na preliminar. E agora alguns vêm falando que deixou o guia pesado... Não dá pra entender.

 

Os analistas ighorfagundes e AlexandreSturm dão notas que destoam totalmente das demais e com críticas que não vão de encontro com a nota dada. Outros desceram o sarrafo em alguns pontos e, nem por isso, descontaram tanta nota.

 

Só quero deixar claro que isso não é uma reclamação ou mesmo crítica, mas apenas um questionamento sobre critérios de avaliação adotados. Também não quero pôr em questão a capacidade avaliativa de nenhum analista. Nem quero também que os demais guiadores se sintam alvo de nenhum descontentamento. Só quero entender como funcionam as coisas por aqui da maneira mais cristalina possível.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os guiadores, sem exceção. Ganhar ou deixar de ganhar o MGA é apenas um mero detalhe. Todos estão de parabéns.

 

Agora, só um questionamento, que não chega a ser uma reclamação, longe disso. É que não entendi os critérios adotados aqui para conceder notas. Nas preliminares, meu guia vence de lavada do outro no mesmo grupo e, aqui, acaba ficando atrás do mesmo. Realmente não entendo, sendo que não podíamos ter alterado absolutamente nada nos guias nesse ínterim.

 

Reconheço que há problemas quanto a espaçamento e alguns outros detalhes, até porque foi o meu primeiro guia e mexer com bbcode não é o meu forte. Quanto à imagem do Naruto no final, foi de fato exagerada, mas a intenção era essa mesmo: mostrar o tamanho do meu agradecimento para quem contribuiu para finalizar o guia. Mas, claro, fugiu dos padrões e, sendo assim, precisa ser descontada uma nota aí.

 

Outra coisa, a parte estética do guia foi uma das mais elogiadas na preliminar. E agora alguns vêm falando que deixou o guia pesado... Não dá pra entender.

 

Os analistas ighorfagundes e AlexandreSturm dão notas que destoam totalmente das demais e com críticas que não vão de encontro com a nota dada. Outros desceram o sarrafo em alguns pontos e, nem por isso, descontaram tanta nota.

 

Só quero deixar claro que isso não é uma reclamação ou mesmo crítica, mas apenas um questionamento sobre critérios de avaliação adotados. Também não quero pôr em questão a capacidade avaliativa de nenhum analista. Nem quero também que os demais guiadores se sintam alvo de nenhum descontentamento. Só quero entender como funcionam as coisas por aqui da maneira mais cristalina possível.

Isso acontece muitas vezes no MGA. Se todos os que participaram na votação pública participassem na bancada, os resultados seriam mais ou menos iguais.

 

O guia do Xico por exemplo ficou em 2ª lugar no seu Grupo, mas aqui ganhou o MGA. Isso sempre aconteceu no MGA...

 

E outra, às vezes um guia pode ser um melhor num grupo, mas quando o vai comparar aos restantes finalistas, aí a coisa é diferente, e tanto pode ficar mais atrás como ficar à frente. São muitos fatores. Há uma grande diferença entre a fase de grupos e a fase final.

 

É besteira e provavelmente foi erro seu ou então usou esse termo com um significado diferente, mas o ighor e o Alexandre não são Analistas. Fizeram parte dos usuários que representaram a comunidade na bancada.

 

Não vou falar das notas que eles deram. Eles se quiserem que venham aqui pronunciarem-se, ou pode até enviar MP a eles. Tem o direito de fazer isso. Também tem a liberdade de me incluir a mim ou outro Analista na MP.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns a todos os guiadores, sem exceção. Ganhar ou deixar de ganhar o MGA é apenas um mero detalhe. Todos estão de parabéns.

 

Agora, só um questionamento, que não chega a ser uma reclamação, longe disso. É que não entendi os critérios adotados aqui para conceder notas. Nas preliminares, meu guia vence de lavada do outro no mesmo grupo e, aqui, acaba ficando atrás do mesmo. Realmente não entendo, sendo que não podíamos ter alterado absolutamente nada nos guias nesse ínterim.

 

Reconheço que há problemas quanto a espaçamento e alguns outros detalhes, até porque foi o meu primeiro guia e mexer com bbcode não é o meu forte. Quanto à imagem do Naruto no final, foi de fato exagerada, mas a intenção era essa mesmo: mostrar o tamanho do meu agradecimento para quem contribuiu para finalizar o guia. Mas, claro, fugiu dos padrões e, sendo assim, precisa ser descontada uma nota aí.

 

Outra coisa, a parte estética do guia foi uma das mais elogiadas na preliminar. E agora alguns vêm falando que deixou o guia pesado... Não dá pra entender.

 

Os analistas ighorfagundes e AlexandreSturm dão notas que destoam totalmente das demais e com críticas que não vão de encontro com a nota dada. Outros desceram o sarrafo em alguns pontos e, nem por isso, descontaram tanta nota.

 

Só quero deixar claro que isso não é uma reclamação ou mesmo crítica, mas apenas um questionamento sobre critérios de avaliação adotados. Também não quero pôr em questão a capacidade avaliativa de nenhum analista. Nem quero também que os demais guiadores se sintam alvo de nenhum descontentamento. Só quero entender como funcionam as coisas por aqui da maneira mais cristalina possível.

Sem querer entrar no mérito da nota mas em uma competição sempre há esses pontos informados que contradizem com o todo. E a questao da parcialidade e é inevitável. Todos vemos as coisas com olhos diferentes. Por isso questiono a exigencia de imparcialidade para avaliar um guia. Nao existe. Enquanto eu achei a sua estetica fenomenal o Alexandre nao achou que e muito eficaz. E ele tem todo o direito de pensar isso.

 

Infelizmente o ideal seria que a menor nota e a maior fossem eliminadas para evitar drasticidades. Enquanto isso temos que nos contentar com a ardua tarefa de agradar a todos o que é muito difícil se nao dizer impossível. Nessas competições a sorte dos jurados se sentirem agraciados pelo guia e outro fator.

 

Entendo seu desapontamento mas nao fique assim. Voce fez um baita guia e ja é um baita guiador. Se competições fossem justas todo mundo que se esforça ganhava medalha. Mas não é. Para mim todos são vencedores, inclusice voce e o Xico, o grande campeão do MGA. Espero que tenha entendido.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

Parabéns a todos os guiadores, sem exceção. Ganhar ou deixar de ganhar o MGA é apenas um mero detalhe. Todos estão de parabéns.

 

Agora, só um questionamento, que não chega a ser uma reclamação, longe disso. É que não entendi os critérios adotados aqui para conceder notas. Nas preliminares, meu guia vence de lavada do outro no mesmo grupo e, aqui, acaba ficando atrás do mesmo. Realmente não entendo, sendo que não podíamos ter alterado absolutamente nada nos guias nesse ínterim.

 

Reconheço que há problemas quanto a espaçamento e alguns outros detalhes, até porque foi o meu primeiro guia e mexer com bbcode não é o meu forte. Quanto à imagem do Naruto no final, foi de fato exagerada, mas a intenção era essa mesmo: mostrar o tamanho do meu agradecimento para quem contribuiu para finalizar o guia. Mas, claro, fugiu dos padrões e, sendo assim, precisa ser descontada uma nota aí.

 

Outra coisa, a parte estética do guia foi uma das mais elogiadas na preliminar. E agora alguns vêm falando que deixou o guia pesado... Não dá pra entender.

 

Os analistas ighorfagundes e AlexandreSturm dão notas que destoam totalmente das demais e com críticas que não vão de encontro com a nota dada. Outros desceram o sarrafo em alguns pontos e, nem por isso, descontaram tanta nota.

 

Só quero deixar claro que isso não é uma reclamação ou mesmo crítica, mas apenas um questionamento sobre critérios de avaliação adotados. Também não quero pôr em questão a capacidade avaliativa de nenhum analista. Nem quero também que os demais guiadores se sintam alvo de nenhum descontentamento. Só quero entender como funcionam as coisas por aqui da maneira mais cristalina possível.

 

Meu caro, posso dizer que entendo bem um pouco das suas frustrações, mas veja por outro lado, sendo o seu primeiro guia, lembrando de sua dedicação a ele, o que importa é o trabalho final, o resultado do tempo que você se dedicou a ele e, o que você está deixando pra comunidade aqui e pelo qual será lembrado, vez que é sua ID que figura lá.. Essas premiações, MGM, MGA, são bacanas para nos orgulhar, mas não devem ter o maior peso ou serem objeto de motivação..

 

Veja, tive dois guias partícipes de um grande MGA, um com quase 9mil visualizações e outro que compreende o Guia ao qual mais me dediquei, sendo um dos poucos guias a receber nota 10 de todos os avaliadores em um MGM.. já ouvi que não sei fazer guias, que meus guias são chatos, longos e cansativos, etc.. não passei no MGA, mas grandes guias seguiram nele.. o importante é no final sentir orgulho pelo que fez.. ganhando ou não.. e partir para outro, porque tu gosta.

 

Espero poder ver mais guias seus por aqui, como de todos os outros Guiadores.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, quero ressaltar mais uma vez que meu comentário não foi de descontentamento ou de mimimi, chororô nem nada a respeito. Nem de perto quero passar tal impressão nem levar a alcunha daquele que não sabe perder. Até porque ninguém perdeu aqui, são todos vencedores. Puts! Estar na final do MGA já é algo imenso, digno de se orgulhar.

 

Os guias ficaram fenomenais e não tiro o mérito de nenhum. Assim como disse antes, o que importa é contribuir para a comunidade, fazendo algo decente. Ter uma medalhinha, badge, o que seja, no perfil serve mais para o ego que para outra coisa.

 

O que questiono são critérios adotados por alguns avaliadores que não fazem sentido, ou que até fazem, mas ficam difíceis de entender. Claro que imparcialidade é algo que só existe no dicionário. Na prática, isso não existe. Toda e qualquer avaliação é refém da subjetividade, da opinião. Mas para diminuir um pouco isso há regras pré-determinadas, o que questiono se todos aqui as adotaram.

 

No mais, gostaria de encerrar tal discussão em um espaço que deveria ser de comemoração. Desculpe por causar tanto desconforto.

 

Mais uma vez, parabéns a todos os guiadores!

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Concordo com quase tudo que falaram acima, seja Lancasther, Daniel, Gabriel e Arch. Inevitavelmente os analistas tomam uma posição, pois como disse Aristóteles: "o Homem é um ser político". Ou seja, ele sempre tomará posição, mesmo que não queira, pois ele tem suas íntimas convicções.

 

Felizmente o modo de dar as notas melhorou, acredite, antes a subjetividade era ainda maior do que é agora. Porém, é assim que tem que ser. Querendo ou não, apesar de toda a seriedade da competição, isso aqui é só mais uma diversão para nós todos, então encher tudo de regra até todos se sentirem "engessados" não seria razoável.

 

Os guiadores mais experientes e, principalmente, os que fazem um guia extremamente trabalhado sabem o sofrimento que é ser avaliado por uma pessoa que, às vezes, nunca nem vium o jogo na vida. Como o próprio Daniel disse, o guia do Dark Souls foi, na opinião dele, o melhor que ele já fez. Então, como pode um cara ter ganhado dois MGA's com guias "inferiores", em sua opinião, e perder um MGM? Não tem muito como explicar, mas as avaliações feitas não significam dizer que o guia é ruim, apenas que, ao modo de ver daquele analista, não o agradou. Por isso são vários os analistas, para que haja uma variedade de posições e assim tirar a média, pois ninguém pensa igual.

 

Quanto a ser uma nota na primeira fase e outra na segunda, tem-se que atentar para o fato de que na primeira fase são apenas votos de membros do fórum, e não dos analistas, esses sim, os que efetivamente irão julgar os quesitos, ainda que uns destoando dos outros, como eu disse anteriormente; entretanto, com exceção dos dois membros que compuseram a banca temporariamente, são mais experientes em fazer isso. Digo por experiência própria, no MGA do ano passado eu fiz parte da banca e sei que não é fácil dar a nota, pois todos os guias são espetaculares e uma mínima vírgula é o que fará a diferença.

 

Não queria prolongar a discussão, foi só a minha opinião, mas quero reforçar que sei o que o Lancasther sente, ainda mais concorrendo MGM 5 vezes e algumas vezes se frustrando. O importante é fazer isso de aprendizado e ir sempre melhorando.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, quero ressaltar mais uma vez que meu comentário não foi de descontentamento ou de mimimi, chororô nem nada a respeito. Nem de perto quero passar tal impressão nem levar a alcunha daquele que não sabe perder. Até porque ninguém perdeu aqui, são todos vencedores. Puts! Estar na final do MGA já é algo imenso, digno de se orgulhar.

 

Os guias ficaram fenomenais e não tiro o mérito de nenhum. Assim como disse antes, o que importa é contribuir para a comunidade, fazendo algo decente. Ter uma medalhinha, badge, o que seja, no perfil serve mais para o ego que para outra coisa.

 

O que questiono são critérios adotados por alguns avaliadores que não fazem sentido, ou que até fazem, mas ficam difíceis de entender. Claro que imparcialidade é algo que só existe no dicionário. Na prática, isso não existe. Toda e qualquer avaliação é refém da subjetividade, da opinião. Mas para diminuir um pouco isso há regras pré-determinadas, o que questiono se todos aqui as adotaram.

 

No mais, gostaria de encerrar tal discussão em um espaço que deveria ser de comemoração. Desculpe por causar tanto desconforto.

 

Mais uma vez, parabéns a todos os guiadores!

 
Eu estava pensando em comentar algo sobre como poderia ser possível haver diferenças entre resultados da fase de grupos e da fase final, mas o XicoDavid89 já falou alguma coisa sobre o ponto que eu queria chegar.
 
O motivo que pode causar resultados discrepantes entre a fase de grupos e a fase final não seria exatamente pela "falta critérios" e sim, pela diferença na "composição" das bancadas entre essas duas fases.
 
Na fase final, temos uma bancada majoritariamente composta por analistas, logo, a avaliação dos guias será muito mais criteriosa e homogenia, onde o campeão será decido no detalhe.
 
Na fase grupos, a bancada é totalmente livre, qualquer pessoa comum pode votar, de modo que a avaliação se torne muito menos homogenia e muito mais "subjetiva" (cada um avaliando com o "seu" critério próprio)... e o resultado final disso poderá ser totalmente imprevisível.
 
Quanto temos um concurso com votação aberta para todos, é natural que guias com jogos mais populares se sobressaem ao público em geral, "puxando" mais votos para si em relação aos jogos menos populares.
 
O jogo do Naruto tem todo o peso de sua popularidade conquistada através de uma legião de fãs do Anime, e não poderia estar em um grupo melhor, concorrendo contra outros três jogos que pouca gente ouviu falar (além do guia estar muito bem feito, é claro)... resultado disso, ganhou a fase de grupo de lavada como realmente aconteceu (note que somente o guia do Naruto obteve votos da comunidade...10 votos no total, demais guias do grupo, nenhum voto da comunidade)
 
Quanto entramos na votação da fase final, o fator de subjetividade é drasticamente reduzido com a formação majoritária dos analistas, de modo que os jogos menos populares vão concorrer de igual para igual com os jogos mais populares na avaliação mais técnica e homogenia dos analistas,
 
Em fim, essa seria, na minha visão, a grande diferença entre a fase de grupos e a fase final... qualquer discrepância de resultados entre essas fases estaria mais relacionada com a "composição" das bancadas (numa fase aberta, na outra fase fechada) do que nos padrões de critérios das avaliações em si.
  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Passando aqui só pra dizer que é a 2ª vez que participo como juri do MGA, sendo que a 2 anos atrás o guia que eu dei nota mais baixa levou o MGA msm assim (Skyrim do Daniel). O peso de 1 juri é importante, mas ainda compõe apenas 10% da nota.

 

Até fico meio reticente pois nakla vez um usuário (não era analista tb) foi duramente criticado (kabanas) por uma nota que ele deu. Mas isso vai acontecer em qualquer avaliação, seja uma banca de TCC, entrevista de emprego etc etc. No final um guia que ficou com uma média de 9,95 venceu, ou seja, uma nota impecável que dificilmente seria batida.

 

No mais, eu olhei todos os guias com muito carinho e todos eram excepcionais pois foram realizados por guiadores que amavam o respectivo jogo. Mas é uma competição e realmente se procura "pelo em ovo" para identificar aquele trabalho que é irrefutavelmente o melhor. Eu já escrevi guias e tb já platinei alguns jogos, então acredito que minha opinião tenha fundamento.

 

O mais belo de tudo isso é que a maioria dos guias foi feito por guiadores novos, gente boa que deve vir a ser analista algum dia. 

 

Deixo meu PARABÉNS! a todos os participantes e, claro, ao vencedor.

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...