Ir para conteúdo
ViniEscandon

PS4 saiu fumaça desligado

Recommended Posts

Bem, vou ser breve com essa experiencia que no momento em que aconteceu não passava uma agulha pelo meu reto.

 

Estava eu no meu sofá lendo um livro quando do nada *PAF* um clarão e uma fumaça negra subindo da parte traseira do meu PS4 (que tem menos de um mês) "e estava desligado no momento, não em sleep mode mas sim desligamento total).   No primeiro momento eu entrei em panico, dei umas cambalhotas mas recuperei a consciência e fui ver o "Prejuízo". 

 

qk99pIj.jpg

 

Eis como ficou o cabo de energia "original que veio com o console", e se espalhou pelos moveis do quarto varias manchas pretas que se parecem com mancha

de tinta.

 

Pensei que era o fim, olhei por uns 10 minutos pra cena e decidi achar um outro cabo para talvez em uma chance remota o PS4 estar vivo; peguei o cabo

da minha antiga AppleTV 3a geração (que por sinal é bem mais resistente no tato) e pluguei. 

 

iRCiK5r.jpg

 

BINGO ELE FUNCIONOU :champion: , mas minha preocupação é, o que pode ter causado este incidente? E, como, o videogame não foi

pro espaço com essa fumaça gigante que levantou?  Sou meio leigo com informações técnicas, então peguem leve  :okay:

 

Por hora, vou tirar ele dá tomada enquanto não estiver jogando "trauma ativo".  :duvida:  

 

P.s minha reação hora que estourou  :travoltaForum:

 

 

 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Exorcisa...kkk

 

Brincadeiras à parte, deve ter sido uma sobrecarga na energia elétrica.

 

Estava chovendo? Raios?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cara, se deu esse chabu doido aí com ele desligado, pode ter sido algum curto circuito na tomada da parede, ou até mesmo algum

problema na rede elétrica que deixou vazar pra essa tomada.

Meu conselho: desligue tudo que estiver por aí e não use essa tomada. Chame um eletricista pra ver o que pode ter ocorrido.

Vc deu muita sorte que o cabo explodiu e aparentemente não passou corrente pro console.

 

Vc liga ele direto na tomada? Se sim, recomendo comprar um bom filtro de linha (não use estabilizador de forma alguma) , pq se

der algo assim, o filtro corta a corrente antes de chegar no console.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Me parece que deu um curto circuito.

De alguma forma, os fios se encontraram, ocorrendo uma enorme descarga de corrente (o que explica a luz e "explosão", grande fluxo de elétrons gera grande calor, o que derreteu rapidamente a borracha).

 

Talvez algum defeito no fio, ou devido ao manuseio ele cortou internamente, possibilitando o contato entre si.

 

Seu PS4 não estragou pois esse curto ocorreu antes de entrar no PS4, logo a corrente nem passou perto dele, apenas da parte derretida até a tomada.


Edit: Não é problema na tomada, foi algum problema no cabo mesmo. Algum defeito ou problema ocasionado pelo manuseio. Um filtro de linha poderia ter diminuido o dano, já que normalmente eles possuem uma proteção para correntes acima de 10 amperes.

 

Apenas utilize um cabo diferente e jogue feliz.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Exorcisa...kkk

 

Brincadeiras à parte, deve ter sido uma sobrecarga na energia elétrica.

 

Estava chovendo? Raios?

 

Eu estou considerando essa hipótese; não, está um solzão e um calor de 30 graus. 

 

 

Cara, se deu esse chabu doido aí com ele desligado, pode ter sido algum curto circuito na tomada da parede, ou até mesmo algum

problema na rede elétrica que deixou vazar pra essa tomada.

Meu conselho: desligue tudo que estiver por aí e não use essa tomada. Chame um eletricista pra ver o que pode ter ocorrido.

Vc deu muita sorte que o cabo explodiu e aparentemente não passou corrente pro console.

 

Vc liga ele direto na tomada? Se sim, recomendo comprar um bom filtro de linha (não use estabilizador de forma alguma) , pq se

der algo assim, o filtro corta a corrente antes de chegar no console.

 

Acho que gastei minha cota de sorte do ano; Necker, eu uso ele em um filtro de linha (forceline) que ligo junto a fonte do meu notebook e meu roteador. Nenhum apresentou problema até agora. Achei estranho o filtro não ter segurado a corrente e queimado o fusível como geralmente acontece. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pode ser também problema de isolação do cabo. Um defeito de fábrica.

 

Fique de olho. Aconselho a comprar um estabilizador. Todos meus aparelhos de casa são ligados em algum (tenho 4 kkk).

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu estou considerando essa hipótese; não, está um solzão e um calor de 30 graus. 

 

 

 

Acho que gastei minha cota de sorte do ano; Necker, eu uso ele em um filtro de linha (forceline) que ligo junto a fonte do meu notebook e meu roteador. Nenhum apresentou problema até agora. Achei estranho o filtro não ter segurado a corrente e queimado o fusível como geralmente acontece. 

Uma sobrecarga não teria ocasionado isso, não foi problema na rede elétrica, apenas defeito do cabo.

 

Talvez esse filtro não possua fusível, ou talvez a corrente não tenha chegado ao limite (normalmente 10 A).

 

Apenas troque o cabo e jogue feliz².

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pode ser também problema de isolação do cabo. Um defeito de fábrica.

 

Fique de olho. Aconselho a comprar um estabilizador. Todos meus aparelhos de casa são ligados em algum (tenho 4 kkk).

 

NOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Joga isso fora agora, mano. Estabilizador pode estragar seus eletrônicos. Sério.

 

Eu estou considerando essa hipótese; não, está um solzão e um calor de 30 graus. 

 

 

 

Acho que gastei minha cota de sorte do ano; Necker, eu uso ele em um filtro de linha (forceline) que ligo junto a fonte do meu notebook e meu roteador. Nenhum apresentou problema até agora. Achei estranho o filtro não ter segurado a corrente e queimado o fusível como geralmente acontece. 

 

 

 

O que vc chama de filtro de linha deve ser apenas uma régua de tomadas com um fusível dentro. Isso não vai resolver dependendo do caso.

Vc precisa comprar um filtro com proteção anti-surtos (DPS) . Esses produtos custam mais de cem reais. Filtro de 20 ou 30 reais não protege pra coisas

mais fortes. 

 

Vish, lá vou eu fazer propaganda pra Clamper de novo auhauhauhauh

Compre algo desse tipo: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77

 

Não vou ficar explicando as diferenças pq vc disse que não entende de nada mais técnico, mas um bom protetor

custa mais caro mesmo. Como vc não sabe o que pode ter acontecido, reforço que vc deve chamar um eletricista

pra verificar se não houve nenhum dano na tomada, pq senão de nada adianta vc comprar o filtro e usar numa tomada

defeituosa.

Como o Weslley disse, pode sim ser algum problema no cabo e a tomada pode estar perfeita, mas é melhor pagar um

profissional pra verificar do que arriscar pagar 2 conto num ps4 novo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pode ser também problema de isolação do cabo. Um defeito de fábrica.

 

Fique de olho. Aconselho a comprar um estabilizador. Todos meus aparelhos de casa são ligados em algum (tenho 4 kkk).

Não use estabilizador em eletrônicos. Melhor ligar na tomada.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Me parece que deu um curto circuito.

De alguma forma, os fios se encontraram, ocorrendo uma enorme descarga de corrente (o que explica a luz e "explosão", grande fluxo de elétrons gera grande calor, o que derreteu rapidamente a borracha).

 

Talvez algum defeito no fio, ou devido ao manuseio ele cortou internamente, possibilitando o contato entre si.

 

Seu PS4 não estragou pois esse curto ocorreu antes de entrar no PS4, logo a corrente nem passou perto dele, apenas da parte derretida até a tomada.

Edit: Não é problema na tomada, foi algum problema no cabo mesmo. Algum defeito ou problema ocasionado pelo manuseio. Um filtro de linha poderia ter diminuido o dano, já que normalmente eles possuem uma proteção para correntes acima de 10 amperes.

 

Apenas utilize um cabo diferente e jogue feliz.

 

Pelo que notei agora o cabo que acompanha o PS4 é bem vagabundo, pode realmente ter sido isso pois eu desloco ele para jogar na TV da sala de vez em quando; esse da AppleTV parece bem mais resistente.  Obrigado pela explicação da causa weslleyend.

 

Pode ser também problema de isolação do cabo. Um defeito de fábrica.

 

Fique de olho. Aconselho a comprar um estabilizador. Todos meus aparelhos de casa são ligados em algum (tenho 4 kkk).

 

Indica algum? Dependendo do preço, acha que compensa partir para um no-break prevendo também o desligamento indevido por falta de energia? 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu estou considerando essa hipótese; não, está um solzão e um calor de 30 graus. 

 

 

 

Acho que gastei minha cota de sorte do ano; Necker, eu uso ele em um filtro de linha (forceline) que ligo junto a fonte do meu notebook e meu roteador. Nenhum apresentou problema até agora. Achei estranho o filtro não ter segurado a corrente e queimado o fusível como geralmente acontece. 

se pretendia jogar na loteria esquece, pelas próximas 8 vidas cara, como já disseram acima eu não confiaria nessa tomada não, chama um eletricista pra ver se esta tudo bem

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

não usem estabilizador. NÃO, NÃO, NÃO. No Break é a mesma coisa, ele tem um estabilizador interno.

O No-Break online não usa estabilizador, mas custa mais de 2 mil reais. Compre filtro de linha com DPS.

 

NÃO COMPREM ESTABILIZADOR, NÃO USEM ESTABILIZADOR EM APRELHOS ELETRÔNICOS.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

não usem estabilizador. NÃO, NÃO, NÃO. No Break é a mesma coisa, ele tem um estabilizador interno.

O No-Break online não usa estabilizador, mas custa mais de 2 mil reais. Compre filtro de linha com DPS.

 

NÃO COMPREM ESTABILIZADOR, NÃO USEM ESTABILIZADOR EM APRELHOS ELETRÔNICOS.

 

Eu li em alguns outros tópicos que menciona se não me engano o Filtro de Linha da Clamper, seria esse?

 

https://www.lojaclamper.com.br/index.php/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html?gclid=Cj0KEQjwipi4BRD7t6zGl6m75IgBEiQAn7CfF7FPF2ZOxhlOLf5Kbu0mpK-CsnRUz16GJiB2f4F0qx4aAqlP8P8HAQ

 

Vou deixar de comprar um jogo e pegar um desse logo menos.

 

@edit: Enquanto isso, vou deixar fora da tomada enquanto não estiver jogando.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que notei agora o cabo que acompanha o PS4 é bem vagabundo, pode realmente ter sido isso pois eu desloco ele para jogar na TV da sala de vez em quando; esse da AppleTV parece bem mais resistente.  Obrigado pela explicação da causa weslleyend.

 

 

Indica algum? Dependendo do preço, acha que compensa partir para um no-break prevendo também o desligamento indevido por falta de energia? 

No break é muito caro (um bom, R$ 600+), só vale a pena se você não desejar perder progresso em uma queda de energia.

 

Apenas compre um cabo novo, sério.

 

se pretendia jogar na loteria esquece, pelas próximas 8 vidas cara, como já disseram acima eu não confiaria nessa tomada não, chama um eletricista pra ver se esta tudo bem

Uma tomada em curto ou mal instalada não resultaria nisso, a tomada não está ruim.

 

Problema na rede elétrica também não.

 

Isso foi um problema bem localizado.

@edit: Enquanto isso, vou deixar fora da tomada enquanto não estiver jogando.

Isso deveria ser feito com todos os eletrônicos, já que mesmo não utilizando, a fonte interna continua funcionando e desgastando. Claro que é quase insignificante, mas considerando o tempo total, pode significar uma diferença perceptível na vida útil de eletrônicos em geral.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu li em alguns outros tópicos que menciona se não me engano o Filtro de Linha da Clamper, seria esse?

 

https://www.lojaclamper.com.br/index.php/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html?gclid=Cj0KEQjwipi4BRD7t6zGl6m75IgBEiQAn7CfF7FPF2ZOxhlOLf5Kbu0mpK-CsnRUz16GJiB2f4F0qx4aAqlP8P8HAQ

 

Vou deixar de comprar um jogo e pegar um desse logo menos.

 

@edit: Enquanto isso, vou deixar fora da tomada enquanto não estiver jogando.

 

Sim, foi o que eu postei aí em cima pra vc, não sei se vc viu. Esse de 8 tomadas é mais caro mesmo, mas se vc não precisar

disso tudo, pode comprar o de 4 tomadas só, no mesmo site. Ele custa menos de cem reais.

No break é muito caro (um bom, R$ 600+), só vale a pena se você não desejar perder progresso em uma queda de energia.

 

Apenas compre um cabo novo, sério.

 

No-Breaks nessa faixa de preço costumam usar estabilizadores internos, o que daria no mesmo que comprar um estabilizador de 100 reais.

Um no-break online custa alguns milhares de reais.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

não usem estabilizador. NÃO, NÃO, NÃO. No Break é a mesma coisa, ele tem um estabilizador interno.

O No-Break online não usa estabilizador, mas custa mais de 2 mil reais. Compre filtro de linha com DPS.

 

NÃO COMPREM ESTABILIZADOR, NÃO USEM ESTABILIZADOR EM APRELHOS ELETRÔNICOS.

 

Porque não? huehueuhe Sempre usei e nunca deu problema... agora fiquei é preocupado. 

Uso No break no meu Master race aqui. 

 

Estabilizador nos consoles e TV.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, foi o que eu postei aí em cima pra vc, não sei se vc viu. Esse de 8 tomadas é mais caro mesmo, mas se vc não precisar

disso tudo, pode comprar o de 4 tomadas só, no mesmo site. Ele custa menos de cem reais.

 

No-Breaks nessa faixa de preço costumam usar estabilizadores internos, o que daria no mesmo que comprar um estabilizador de 100 reais.

Um no-break online custa alguns milhares de reais.

Bom, pelo que conheço, com um desse eu dormiria tranquilo e atualizaria firmware sem medo, por R$ 634,00 a vista.

http://www.kabum.com.br/produto/69280/nobreak-apc-back-ups-br-1500va-bivolt-115v-bz1500pbi-br/?tag=Nobreak%20APC%20Back-Ups%20BR%201500VA%20Bivolt/115V%20BZ1500PBI-BR

 

Possui tudo que eu procuraria, além de ser uma marca confiável.

Porque não? huehueuhe Sempre usei e nunca deu problema... agora fiquei é preocupado. 

Uso No break no meu Master race aqui. 

 

Estabilizador nos consoles e TV.

Basicamente pois estabilizador funciona mecanicamente, enquanto a fonte dos eletrônicos já se adequou, vai o estabilizador ferrar com a energia, e então a fonte trabalha o dobro ou mais do regular.

 

Mas ei, o importante é você dormir tranquilo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, pelo que conheço, com um desse eu dormiria tranquilo e atualizaria firmware sem medo, por R$ 634,00 a vista.

http://www.kabum.com.br/produto/69280/nobreak-apc-back-ups-br-1500va-bivolt-115v-bz1500pbi-br/?tag=Nobreak%20APC%20Back-Ups%20BR%201500VA%20Bivolt/115V%20BZ1500PBI-BR

 

Possui tudo que eu procuraria, além de ser uma marca confiável.

Basicamente pois estabilizador funciona mecanicamente, enquanto a fonte dos eletrônicos já se adequou, vai o estabilizador ferrar com a energia, e então a fonte trabalha o dobro ou mais do regular.

 

Mas ei, o importante é você dormir tranquilo.

 

Esse que vc citou é de marca boa sim, mas ele é de onda senoidal aproximada. O bom seria um de onda senoidal pura e que não use um estabilizador

interno.

 

Porque não? huehueuhe Sempre usei e nunca deu problema... agora fiquei é preocupado. 

Uso No break no meu Master race aqui. 

 

Estabilizador nos consoles e TV.

 

Hmmm, master race.... tá fazendo o que moderando um forum de reles consoles de mortais?  :coolface:

 

Bom, a explicação pra isso é muito técnica e longa, então recomendo a leitura desse post: https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Aí tem a explicação detalhada de um estabilizador, mostrando o motivo da ineficácia pra aparelhos eltrônicos. A maioria

das pessoas usa estabilizador pq é mais barato e pq o nome aparenta ser algo que vai resolver alguma coisa, mas na melhor

das hipóteses, não vai adiantar nada, vai ser o mesmo que ligar direto na tomada. e na pior hipótese, vai estragar ou diminuir a vida

útilo do eletrônico. Olha aí os links da Clamper que eu psotei e, se possível, compre um filtro com DPS deles. Sempre recomendo essa

marca pq é uma das melhores (senão a melhor) que existem no mercado nacional.

 

Já disse em outros tópicos sobre isso aqui, mas eu uso um filtro com DPS da Clamper na minha sala, onde estão ligados um ps3, um ps4,

uma tv, um receiver e um subwoofer.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caaara, deu uma sobrecarga na sua rede elétrica ai, usa muita coisa na mesma tomada?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

NOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!! Joga isso fora agora, mano. Estabilizador pode estragar seus eletrônicos. Sério.

 

 

Não use estabilizador em eletrônicos. Melhor ligar na tomada.

 

Me desculpem, sou técnico eletrônico e não vejo problema nenhum em usar estabilizador. Pelo contrario. Nesse apartamento que moro já fui salvo várias vezes pelo estabilizador. A única vez que alguma coisa queimou foi justamente a televisão que estava fora do estabilizador em um dia com raios.

 

Não existem embasamento técnico para não usar o estabilizador, já que ele só estabiliza a tensão e interrompe caso tenha um pico. 

 

No Break seria o ideal, mas infelizmente é muito caro.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caaara, deu uma sobrecarga na sua rede elétrica ai, usa muita coisa na mesma tomada?

Não foi nada na tomada/rede elétrica.

Me desculpem, sou técnico eletrônico e não vejo problema nenhum em usar estabilizador. Pelo contrario. Nesse apartamento que moro já fui salvo várias vezes pelo estabilizador. A única vez que alguma coisa queimou foi justamente a televisão que estava fora do estabilizador em um dia com raios.

 

Não existem embasamento técnico para não usar o estabilizador, já que ele só estabiliza a tensão e interrompe caso tenha um pico. 

 

No Break seria o ideal, mas infelizmente é muito caro.

Tá bom, como disse:

 

...Mas ei, o importante é você dormir tranquilo.

 

na falta de uma expressão, "whatever floats your boat".

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Hmmm, master race.... tá fazendo o que moderando um forum de reles consoles de mortais?  :coolface:

 

Bom, a explicação pra isso é muito técnica e longa, então recomendo a leitura desse post: https://www.oficinadanet.com.br/post/10701-porque-parar-de-usar-o-estabilizador

 

Aí tem a explicação detalhada de um estabilizador, mostrando o motivo da ineficácia pra aparelhos eltrônicos. A maioria

das pessoas usa estabilizador pq é mais barato e pq o nome aparenta ser algo que vai resolver alguma coisa, mas na melhor

das hipóteses, não vai adiantar nada, vai ser o mesmo que ligar direto na tomada. e na pior hipótese, vai estragar ou diminuir a vida

útilo do eletrônico. Olha aí os links da Clamper que eu psotei e, se possível, compre um filtro com DPS deles. Sempre recomendo essa

marca pq é uma das melhores (senão a melhor) que existem no mercado nacional.

 

Já disse em outros tópicos sobre isso aqui, mas eu uso um filtro com DPS da Clamper na minha sala, onde estão ligados um ps3, um ps4,

uma tv, um receiver e um subwoofer.

 

A minha  tv deu problema duas vezes, e uso esse estabilizador nela, tá na hora de tirar isso mesmo então.  :hehe:

O ps3 nunca deu problema, só deu em determinados jogos. GoW ascension por exemplo, percebi que meu console dava 3 bipes e desligava e pensei que a vida útil dele estava indo embora. Depois jogando outros jogos e notei que nada acontecia, testei novamente o GoW e voltou a desligar. lol 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

na falta de uma expressão, "whatever floats your boat".

 

Acho que seria melhor usar "pick your poison" heuhehuehue *zuerinha, não resisti*

 

Me desculpem, sou técnico eletrônico e não vejo problema nenhum em usar estabilizador. Pelo contrario. Nesse apartamento que moro já fui salvo várias vezes pelo estabilizador. A única vez que alguma coisa queimou foi justamente a televisão que estava fora do estabilizador em um dia com raios.

 

Não existem embasamento técnico para não usar o estabilizador, já que ele só estabiliza a tensão e interrompe caso tenha um pico. 

 

No Break seria o ideal, mas infelizmente é muito caro.

 

Bom, segundo as centenas de textos técnicos, foruns de hardware e profissionais com os quais já tirei essas dúvidas, o estabilizador

ou não resolve ou pode estragar. Mas claro, eu não sou técnico, sou apenas curioso. Como já vi diversas fontes dizendo que é ruim

e nenhuma dizendo que é bom, prefiro ficar do lado de quem diz que é ruim (com todo respeito) .

 

Já usei estabilizador antes, e não tive problema. Não acho que um estabilizador vai obrigatoriamente danificar nada, mas pelo que vi,

é um risco existente sempre, e eu não gosto de arriscar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Defeito no cabo com certeza, fosse na parte elétrica da sua casa teria desarmado o disjuntor.

Porem, recomendo que De uma olhada no seu quadro de energia, se os disjuntores forem aqueles pretos antigos, é sinal que vc pode precisar de uma revisão elétrica. Mas se forem tipo dim, aqueles brancos, aí é mais provável que seja o cabo mesmo que estava com mal contato.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...