Ir para conteúdo
JKorso

Regras de Criação de Guias dessa Sessão

Recommended Posts

Ãndice

Definição de Detonado

O que é um Detonado? A definição varia bastante de gênero para gênero. Detonado, Passo a Passo, Walkthrough, Guia Estratégico e por aí vai.
Por definição, um Detonado se diferencia do termo original em inglês, 'Walkthrough', por não ser apenas um gameplay completo sem muitas explicações de um jogo. Um Detonado é composto principalmente de texto explanatório de suas etapas, vídeos auxiliares contendo narração/explicação/demonstração/legendas/texto/áudios, tabelas, mapas, fotos de tela (captura de imagem), especificação de botões e indicações de como passar por todas as etapas exigidas para se concluir um jogo de videogame, guiando de maneira geral ou total, o jogador até o final do jogo em questão.
Como existem vários gêneros de jogos, os Detonados podem ter variações em seu conteúdo. Logicamente um jogo de quebra-cabeças não terá a necessidade de explanação de personagens existentes no título, sendo mais tipicamente necessário fazer breve introdução de perfil de personagem em jogos de luta, ação, aventura e RPGs.
Um Detonado é um Guia Estratégico, um tomo contendo a maior quantidade de informação pertinente ao jogo, contanto com informações passo a passo, cronológicas ao desenrolar do jogo.

De modo geral, um Detonado contém:

  • Explicação de Botões e Comandos do Controle usados no jogo;
  • Explicação passo-a-passo de cada fase/etapa/capítulo/ato do jogo, segundo a forma proposta pela desenvolvedora do título ou da maneira mais acertada/eficaz para sua conclusão;
  • Explicação da história e enredo do jogo e seus personagens, caso aplicável;
  • Mapas, estratégias, esquemas, tabelas, listas, itens, fotos de telas e tudo o mais que possa agregar informação pertinente a conclusão do evento presente no jogo e/ou aquisição do troféu (caso o Detonador decida vincular seu guia à conquista da platina)*.
  • Instruções detalhadas de localizações específicas e de como chegar até elas
  • Mapas completos do jogo, contendo localização de itens, missões e outras aquisições;
  • Detalhes/informações de inimigos, suas técnicas e estratégia de como vencê-los (geralmente chefes). Inimigos menores (ou o que chamam de Bestiário) é totalmente opcional;
  • Passo a Passo que ajude o jogador a completar os níveis (todos eles ou o mínimo exigido para a Platina);
  • Explicações de puzzle (quebra-cabeças) caso aplicável;
  • Lista de coletáveis, caso aplicável;

*Obrigatório vincular o Detonado a um guia já oficializado do jogo no portal mypst.

Definição de Passo a Passo

O que é um Passo a Passo? Por definição, um Passo a Passo se difere de um Detonado por não se focar num gameplay completo, com especificações cheias de detalhes e sim ir direto ao ponto. Um Passo a Passo também é composto de texto explanatório de suas etapas, mas não tem como propósito fundamental entrar em detalhes e aprofundamentos do jogo, mas ir direto ao ponto de como desbloquear troféus numa sequência lógica, preferencialmente o mais rápido possível, de maneira mais otimizada possível.
Como existem vários gêneros de jogos, os Passo a Passos podem ter variações em seu conteúdo, mas não alteram seu propósito final: Fechar 100% de um jogo. Enquanto um Detonado detalha tudo possível, um Passo a Passo se resume a seguir diretrizes para aquisição de troféus, muitas vezes não detalhando informações sobre enredo, sistema de jogo e tudo o mais pertinente ao título (papel principal de um Guia de Troféus e um Detonado).

De modo geral, um Passo a Passo deve conter:

  • A introdução básica, pertinente a todo guia;
  • A parte "Sobre/Sinopse" refere-se ao Passo a Passo em si, não ao jogo. O mesmo pode ser fundido com a função padrão do Roadmap de um guia de troféus, onde se expõem informações pertinentes e, caso se faça necessário, explicação de troféus a serem desbloqueados e ordem que serão desbloqueados.
  • O Passo a Passo em si, lista de ações em série, numa listagem direta, sem margem para interpretação, para se desbloquear troféus;

O que um Passo a Passo NÃO DEVE CONTER:

  • O nível de detalhamento exigidos num Guia de Troféus e Guia Detonado (a elaboração de informações não é necessária, principalmente se já houver guias oficializados. Se este for o caso, apenas mencione/vincule-os em seu guia, mesmo estes não sendo de sua autoria.);
  • Embora Passo a Passos sejam traduções/adaptações de guias gringos que funcionam, a tradução/adaptação não pode vir sem menção do original, caso se aplique. Ou seja: se baseou-se em algum guia, é necessário fazer crédito ao mesmo em seu Passo a Passo.

Regras de Oficialização de Guias

 

Seção 1 - Regras Gerais dos Guias Detonados/Passo a Passo
1. Recomendo usar o Bloco de Notas ou o Notepad ++ para fazer o guia. A caixa de texto do fórum pode causar espaçamentos desnecessários e bugar o BBCode. Como segunda opção, recomendo o programa Edit++, que apesar de pago, você pode usar a versão de teste sem se preocupar com o prazo de expirar, no maior estilo Winrar.

2. Nunca use a Pré-Visualização, ele buga várias tags, sendo a tag list uma delas. Também pode causar espaçamentos desnecessários.

3. Você só pode postar 1 detonado de cada vez na seção Detonados. O motivo é simples: na Seção Novos Guias, pessoal costuma postar múltiplos guias de uma só vez, acabando por desistir deles, deixando inacabados e dando trabalho para o staff fazer a limpa. Você pode fazer mais que 2 guias/detonados offline no Bloco de Notas ou Notepad++, mas só pode postar 1 de cada vez na seção Detonados.

4. Para o seu detonado ser oficializado, você precisa ter 100% dos troféus do jogo referentes à Platina (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao término do jogo.
4.1 Não abra um tópico de um detonado assim que começa a jogar o jogo. Além do requerimento dos troféus, tem um prazo de 31 dias para finalizar o detonado. Caso não o finalize dentro desse prazo, vai receber uma mensagem de um Analista para sabermos se pretende finalizar o detonado. Se surgir um imprevisto e não puder terminar o mesmo em 31 dias, avise um Analista.
4.2 No entanto, pode ir fazendo o detonado no Bloco de Notas enquanto joga o jogo e, quando terminar ou tiver feito a Platina, pode postar no fórum.

5. Você pode pegar um detonado de outro site que não seja de língua portuguesa e traduzi-lo. No entanto tem uma série de limitações:
5.1 Não pode usar o Google Tradutor. Isto é mais do que óbvio, se vai usar essa ferramenta, seu detonado não vai ter nem pés nem cabeça em termos de gramática e o mesmo não será nem analisado. Tenha o mínimo de consideração para analistas e quem for seguir seu detonado, que certamente será extenso e deve manter um nível 'lível' na língua portuguesa.
5.2 Tem de dar os créditos à pessoa/edição oficial que fez o detonado que você se baseou.
5.3 Tem de usar os padrões dos detonados do mypst, assim como o seu BBCode.
5.4 Tem de ter a Platina/100% dos troféus do jogo (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao fim do jogo.
5.5 Não pode participar de concursos relativos aos guias, neste caso o MGM (Melhor Guia do Mês) e consequentemente MGA (Melhor Guia do Ano).

6. Você poderá fazer um detonado em conjunto com outro usuário, assim como o fazem nos guias de troféus. No entanto, devido à natureza do sistema do Mypst, apenas será possível oficializarmos em nome de um usuário. Portanto, terão que entrar num comum acordo sobre qual usuário criará o tópico e em cujo nick o Guia será oficializado.
6.1 O usuário que ficar responsável por abrir o tópico e consequentemente o seu nome será registado no ato da oficialização, deverá ter a Platina/100% dos troféus do jogo (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao fim do jogo.

7. Crie um Detonado tal como se tivesse fazendo um trabalho para a escola. Nada de abreviaturas, gírias e erros ortográficos. Empenhe-se. Guias de troféus já são, por si sós, de alta demanda de atenção, exigindo grande capacidade e competência, sem contar esmero do guiador, não se esmere menos ao decidir criar um Detonado. Atenção aos espaçamentos entre as palavras e aos sinais de pontuação da forma correta (por exemplo, é "depois disso, faça aquilo" e não "depois disso,faça aquilo"). Respeite os sinais de pontuação, termine todas as frases com ponto final e use vírgulas. Nada de 'vc q tc' ou 'pq deu sdd'. Se pretende atalhar no básico da língua portuguesa, compreenda que o trabalho exigido para um Detonado não é para você.

8. O Mypst possui um limite máximo de 50.000 caracteres por postagem (esse valor pode variar), o que ocasiona bugs nos BBCodes ao longo do Guia/Detonado, caso ele fique muito grande. Para evitar esse tipo de transtorno, divida o seu detonado em vários posts caso vá fazer um guia muito grande. É padrão o guiador/detonador fazer postagem contendo a palavra 'reservado', caso precise fazer uso de mais postagens, sabendo que certamente seu detonado excederá 50.000 caracteres.
8.1 Remova a assinatura entre os posts, é proibido ter sua assinatura no detonado caso decida dividi-lo em vários posts. A Assinatura deverá ficar localizada apenas no post final de seu Detonado, portanto, desmarque a opção "Habilitar Assinatura?", ao lado da Caixa de edição de seu Guia/Detonado.

9. Mudança de cores nos títulos é permitida, assim como o seu tamanho, desde que não seja uma cor escandalosa e que a fonte do título não fique com um tamanho demasiado grande (bom senso nessa hora, pessoal).

10. Mudança na ordem dos troféus é permitida, até porque um detonado não segue exatamente a ordem em que os troféus estão dispostos oficialmente. Caso o Detonado seja vinculado ao guia criado pelo mesmo usuário, é interessante que a lista de troféus esteja na mesma ordem. Facilite a vida dos Analistas. O staff agradece, assim como toda a comunidade do mypst.

11. Mudança na fonte é permitida, mas se querem a minha sincera opinião, a fonte que está pre-definida no fórum (Arial) é a melhor para guias. Podem usar fontes diferentes para os títulos, isso sim se for bem utilizado deixa o guia mais bonito.

12. Expressamente Proibido o uso de memes e emoticons no detonado. Únicos emoticons permitidos são os dos troféus ( :bronze: :silver: :gold: :platinum:) e os dos botões do controle da PS3 / PS4 / PS Vita / Move.

13. Lembre-se que tem de postar neste tópico depois do seu detonado ser finalizado, se não fizer isso, seu detonado não será analisado por nenhum analista!

14. Se seu detonado não estiver sequer dentro dos padrões, ele não será analisado por um Analista, ele apenas irá dizer para ver as regras e o tópico de tutorial de BBCode.

15. Todas as imagens devem estar em spoiler. Exceções: Cabeçalho, Banners, imagens muito pequenas, Rodapés.
15.1 Centralize as imagens que colocar em spoiler.

16. Todos os vídeos devem estar em spoiler. Nunca coloque dois vídeos dentro do mesmo spoiler. O que pode fazer é colocar um vídeo em spoiler, e dentro desse spoiler, criar outro spoiler e colocar outro vídeo ali.
16.1 Centralize os vídeos que colocar em spoiler.

17. Quanto aos limites do tamanho do cabeçalho (head image), banners, etc, seguem as regras que deverão ser observadas obrigatoriamente pelo Usuário:
17.1 A Head Image não pode exceder os 600 pixels (px) de largura e 300 px de altura e é obrigatório conter o nome do jogo nela.
17.2 Os banners não podem exceder os 1024 px de largura e 90 px de altura.
17.3 A imagem de final de guia/detonado não pode exceder os 561 pc de largura e os 178 de altura (padrão do BBCode gerado pelo mypst).
17.4 Seguem algumas bases para ter o noção do tamanho da head image, banners e imagem de final de guia/detonado:

Head Image - 600x300
oYf7brZ.jpg

Banner - 1024x90
n5QMNRl.jpg

Mini-banner - 1024x51
mKbi3l8.jpg

Imagem final de guia (igual à gerada pelo portal) - 561x178
YPWkYck.jpg

Créditos ao Analista frossth por essas bases


 

Seção 2 - Regras de respeito entre usuários do fórum, guiadores/detonadores e Analistas de Guias/Detonados

1. Se você faltar ao respeito com algum guiador/detonador/causar flames/fazer spam no guia ou detonado dele/dizer que o mesmo está horrível e afins, você será punido*.
1.2 A primeira infração receberá um aviso.
1.2 A segunda infração receberá um ban de até 15 dias, dependendo da gravidade da situação.
1.3 A terceira infração receberá um ban permanente.
*As punições acima referidas seguem os padrões das Regras do fórum myPSt.

2. Caso um usuário novo venha a fazer um guia, não interfira na criação do mesmo com postagens do tipo: "Recomendo fazer isto... ou aquilo...", os Analistas devem indicar "fazer isso mais cedo ou mais tarde", ao invés de "Porra, o BBCode está todo bugado, corrija isso aí", esse tipo de comentário leva a punições referidas na regra 1 da Seção 2.
2.1 No entanto, isso não o impede de dar sugestões. Caso queira dar algum tipo da auxílio ao novo guiador/detonador, aja da mesma maneira com que gostaria que fosse auxiliado no Fórum (com paciência e cortesia) e, se possível, faça uso da ferramenta MP para isso.

3. Se você acha que alguém que está fazendo um guia/detonado o plagiou de alguma maneira, ou não lhe deu os devidos créditos, dê alguma dica que você fez, simplesmente envie MP a um Analista para explicar a situação e com todas as provas que tiver para o caso possa ser analisado.

4. Os Analistas deverão ser tratados com respeito e se você não concordar com algo, apenas argumente seu ponto de vista e haja com calma e sensatez, se arrumar briga leva advertência e se persistir tem o guia/detonado trancado e podem ser aplicadas as devidas punições já referidas na regra 1 da Seção 2. Caso se recusar a fazer uma alteração que o Analista pediu, mas essa alteração é imprescindível para o detonado ficar dentro das regras, então o seu detonado não será oficializado.
4.1 Os Analistas comprometem-se a tratar os Guiadores/Detonadores também com igual respeito, sendo aberto às suas argumentações, conforme disposto no item 4, da seção 2.

5. Não mande MP aos Analistas. Se tiverem dúvidas sobre o BBCode têm dois tópicos para tirar as dúvidas. Este e este. Quanto a dúvidas sobre criação de detonados, pode postar aqui mesmo. No entanto existem 8 exceções em que pode enviar MP:
5.1 Se tiver alguma denúncia a ser feita em relação aos detonados. Algo alheio à área de Detonados, os Moderadores tratarão disso.
5.2 Se for algo muito delicado quanto ao detonado que está criando.
5.3 Se os Analistas te enviarem uma MP, obviamente que pode - e deve - responder.
5.4 Se seu detonado não entrar em análise após 1 semana de postar neste tópico.
5.5 Se seu guia não receber nenhuma análise 5 a 7 dias depois de um Analista não entregar a análise depois de postar no seu detonado "Em Análise".
5.6 Caso seu detonado vá para votação, pode enviar MP se a votação demorar mais que 5 dias.
5.7 Caso o Analista, depois de postar oficializado, se esqueça de oficializar o detonado no portal ou se esqueça de mover o tópico para a área de Detonados Oficiais.
5.8 Caso ocorra algum imprevisto, que venha a impedi-lo de concluir ou que necessite paralisar a criação temporariamente de seu Detonado.

6. Se tiver alguma crítica a fazer quanto ao sistema de detonados do mypst, em vez de arranjar flames/mimimi/e afins, simplesmente envie MP aos Analistas. Teremos todo o gosto em resolver quaisquer problemas relacionados aos detonados, desde que haja educação e civilidade por parte de todos.

 

Seção 3 - Regras de cada seção de um Detonado

1. É obrigatório fazer Ãndice/ Introdução / Sinopse / RoadMap / Passo a Passo, mais óbvio que isso impossível.

2. Você está livre para mudar e acrescentar novos tópicos ao Detonado (Dicas, DLCs, Atualizações, Glitches, Bugs, etc.), desde que os linkem devidamente ao Ãndice.

3. É obrigatório referir-se aos troféus pertinentes a Platina dentro do Detonado. O guia de troféus já dá os detalhes de como adquirir os troféus perdíveis e tudo o mais, porém é expressamente obrigatório mencionar/linkar os troféus adquiríveis em cada uma das missões/capítulos do passo a passo que fazem parte do Detonado.
3.1 Caso sejam muitos troféus, coloque-os numa caixa spoiler e em tag List.
3.2 Caso o jogo possua algum troféu que possa vir a bugar seu desbloqueio, é obrigatório a sua informação em "Troféus Bugados:".
3.3 Opte por informar as "Tags" do jogo informadas no Portal, elas servem de parâmetros para os jogadores para planejamento de conquistas no site. Atenção: não é obrigatório, apenas uma sugestão.

4. É obrigatório colocar a fonte de origem do texto no Sobre o Jogo (site de onde a tirou), linkando-a devidamente. Se for você a escrever coloque "Texto da minha autoria" ou o seu username.
4.1 Independentemente da origem do texto, seja sucinto, objetivo, e, divida-o em parágrafos para facilitar a leitura.

5. É obrigatório listar e qualificar os troféus na Introdução. Troféus relacionados à história, Perdíveis, Relativos à Dificuldade, troféus Online, Troféus Bugados e Relativos a Coletáveis.
5.1 Relacione os troféus pela ordem de desbloqueio, de acordo com a estrutura estabelecida no Roadmap.
5.2 Se preferir, divida o Rodmap em quantos subtopicos você precisar, mas observe o número de jogadas estabelecidas na Introdução.
5.3 Observando as Regras contidas nos subitens e o item 3, da Seção 1, se o Detonado for feito em conjunto com outro Usuário, o Roadmap deverá ser feito pelo Usuário que tiver a Platina/100% dos troféus do jogo (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao fim do jogo.

6. As dicas de quando os troféus poderão ser adquiridos durante os eventos do jogo devem ser o mais claras e informativas possíveis.
6.1 Se o troféu for relacionado a Coletávies, é obrigatório listar todos os coletáveis e onde obtê-los.
6.2 Se as dicas forem sobre troféus específicos de ações do personagem, tipo quantidade de combos e coisas desse gênero, faça a listagem disso também, é importante para o leitor/Usuário saber o que precisa fazer, quando fazer e como fazer.
6.3 Dicas que envolvam estratégias de passar mapas sem morrer/fases sem levar tiros e coisas do gênero, é obrigatório fazer uma estratégia para esses troféus e se usar vídeos, Youtube é sempre seu amigo.
6.4 Troféus relacionados à história não necessitam de dicas, apenas se você quiser incrementar as coloque, mas é obrigatório deixar destacado que o troféu é relacionado à história e falar o que tem de fazer/em que momento do jogo obtém o troféu. É a primeira coisa que deve escrever na dica.
6.5 No entanto é obrigatório elaborar uma dica de um troféu relacionado à história caso seja um jogo muito difícil por exemplo.
6.6 Nos troféus Perdíveis (Missable) e Bugados, também tem de deixar destacado que ele é Missable ou Bugado, e tal como nos troféus da história, é a primeira coisa que deve dizer na dica.
6.7 É obrigatório dizer como não perder o troféu no caso dos Missables e como evitar o bug nos troféus bugados.
6.8 Se os troféus necessitarem X quantidade de mortes/ Uso de habilidades X vezes, coisas do gênero, encontre os lugares mais práticos e rápidos de fazer e faça referência a eles no passo a passo.
6.9 Se você quiser quotar uma dica, deixe-a em quote, se for quotar uma dica MUITO grande, coloque-a em spoiler.

7. Sobre agradecimentos, é importante saber que ele deve ser feito no final do Guia, acima da imagem de final de guia, sem nada muito escandaloso e sem o card do citado, faça algo breve, com um link que vá direto ao perfil do usuário. Exemplo:
Agradeço as dicas postadas pelos usuários W, X, Y e Z, pois foram de importante ajuda, para que eu pudesse criar o guia.
Agradeço o usuário A, por me ajudar a montar as dicas de maneira concisa e clara, e agradeço o usuário B, pelas dicas de formatação.
 

As regras podem sofrer alterações a qualquer momento por parte da equipe de Analistas sem prévio aviso. Você, ao fazer um guia aceita estas regras e compromete-se a cumpri-las.


Todos os guias feitos/oficializados a partir do dia 06/10/2015 devem seguir estas regras. Guias oficializados anteriormente a esta data não precisam seguir estas regras, mas se quiser adaptá-lo às novas regras, sinta-se à vontade para o fazer.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Sei que não pediu, mas vou tentar ajudar com o que puder, as regras dos guias podem ser usadas como base, mas devem ser todas revistas para se adequar corretamente a nova seção

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sim, é preciso participação frequente do staff para isso dar certo, caso contrário não vingará.

O básico das regras dos guias de troféus se aplica, porém é preciso diferenciar layout de Ãndice e talvez Roadmap para não ter confusão, já que devem ser complementares.

Cogitei algo meio fora, talvez algo assim, mas precisaria implementar:

 

 

 

[caixa=Ãndice][table][tr][tdtitulo][center][size=5][b]8/10[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=5][b]3[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=5][b]70[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=5][b]2[/b][/size][/center][/tdtitulo][/tr][tr][tdtitulo][center][size=3][b]DIFICULDADE[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=3][b]JOGADAS[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=3][b]HORAS[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdtitulo][center][size=3][b]DLCs PAGOS[/b][/size][/center][/tdtitulo][/tr][/table]
[hr]
[table][tr][tdtitulo][center][size=5][b]HISTÓRIA[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdcols=4]trofeu 1, troféu 2, troféu 3...[/tdcols][/tr][tr][tdtitulo][center][size=5][b]PERDÃVEIS[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdcols=4]trofeu 1, troféu 2, troféu 3...[/tdcols][/tr][tr][tdtitulo][center][size=5][b]DIFICULDADE[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdcols=4]trofeu 4, troféu 5, troféu 6...[/tdcols][/tr][tr][tdtitulo][center][size=5][b]COLETÃVEIS[/b][/size][/center][/tdtitulo][tdcols=4]trofeu 7, troféu 8, troféu 9...[/tdcols][/tr][/table][/caixa]

 

Ãndice

8/10

3

70

2

DIFICULDADE

JOGADAS

HORAS

DLCs PAGOS


HISTÓRIA

trofeu 1, troféu 2, troféu 3...

PERDÃVEIS

trofeu 1, troféu 2, troféu 3...

DIFICULDADE

trofeu 4, troféu 5, troféu 6...

COLETÃVEIS

trofeu 7, troféu 8, troféu 9...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A diferença entre detonado e guia? Seria que no detonado fala de como passar pelo jogo também, dicas, cheats e afins?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

A diferença entre detonado e guia? Seria que no detonado fala de como passar pelo jogo também, dicas, cheats e afins?

Já te respondendo e também reafirmando minha opinião sobre as regras.

Um guia tem a função de levar o jogador a conquistar de forma rápida e bem explicada os 100%/platina

Um detonado tem a função de pegar na mão do jogador e mostrar passo a passo como ele deve fazer para chegar ao fim do jogo, não necessariamente os 100%/platina (mesmo que no detonado sejam citados alguns possíveis troféus conquistados durante o gameplay)

 

Então, sobre as regras, acredito que pode sim se usar as regras pra criação de guias como base, mas não basta apenas editar, mudando alguma coisa ali, acrescentando algo aqui, precisa ser algo novo, com uma formatação diferenciada, jkorso estou pelo tapatalk e não consegui visualizar corretamente seu post, depois olho e comento melhor sobre, mas tive alguma ideias aqui de como pode ser o corpo dos tópicos dessa nova seção.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho um sugestão para ser discutida, como um detonado é bem mais elaborado e detalhado, não seria melhor aumentar a % de troféus, acredito que nesse caso ter 100% seria o ideal para se criar um detonado, o que acham?

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Double post

 

Se o que eu disse sobre a diferença de cada um dos estilos não for o que foi imaginado inicialmente pelo pessoal que cogitou essa nova seção eu sinto dizer que indiretamente ou os detonados vão matar os guias do portal, ou então essa nova seção vai ser meio que um fracasso e vai cair no esquecimento logo logo.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tenho um sugestão para ser discutida, como um detonado é bem mais elaborado e detalhado, não seria melhor aumentar a % de troféus, acredito que nesse caso ter 100% seria o ideal para se criar um detonado, o que acham?

Eu acho uma boa, porque mesmo que a função do detonado não seja a de levar o jogador a platina, quem vai escrever precisa conhecer cada pedacinho do jogo pra poder ensinar tudo de forma correta

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Entao Korso, mais uma coisinha, acho que ele tem que ser um complemento para os guias, porque dessa forma seria um guia com um novo layout, sugeri o 100% (contando DLCs) de troféus porque é algo bem mais detalhado, um passo a passo de como começar e terminar o jogo.

Para isso precisaria explicar as quest (caso tenha), e outros detalhes como armas e equipamentos (Borderlands e Skyrim dao alguns exemplos).

 

Acho que se ligar o detonado ao guia não seria necessario criar sessões iguais, assim voce pode criar um novo indice e detalhar o passo a passo do jogo (colocando os topicos no indice). Só que ai nao daria para participar de MGM e MGA, afinal nao seria um guia, e sim um detonado. (No futuro pode criar uma competiçao para os detonados)

 

Essa nova sessão teria que ser um complemento para os guias, como jah vi gente reclamando de roadmaps detalhados d+, essa nova sessao pode acabar com isso, deixar o guia mais completo e melhorar o conteúdo do Portal/Forum

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O detonado, pelo menos do meu ponto de vista, não é só chegar ao final do jogo,

e sim fazer tudo que o jogo oferece. Cito exemplos do gamefaqs: dois detonados

que lembro de ter usado na época do ps2 foram do Okami e do FF XII.

O do Okami tem 157 páginas, e o do FF XII tem 1207. Isso mesmo, mil duzentas e sete páginas.

Claro que o FF é um caso extremo, mas a questão é que um detonado deveria conter muitas informações

pertinentes ao jogo, como estratégias, coletáveis, side quests, etc. , e não somente um caminho até o fim.

 

O meu ponto é o seguinte: fazer um detonado que somente diz o que fazer pra finalizar o jogo é meio besta,

mas ao mesmo tempo, fazer um que realmente contenha muita informação é um trabalho imenso, e creio que

muitos aqui não devem ter tempo nem disposição pra isso.

Sem contar que fica difícil analisar o que é original e o que é copiado, visto que a quantidade de informações e de fontes

é imensa, e seria impossível alguém dar conta de conferir isso.

 

Há que se pensar também na eventual criação de badges pra detonados e competições estilo mgm. Eu creio que, embora

seja algo interessante, isso acaba incentivando alguns a plagiar de outros, e a fazer detonados "de qualquer jeito" só pra aparecer

no site.

 

Enfim, são apenas algumas considerações que acho importante serem avaliadas.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pelo que percebi vai ser um trabalho mais áudio que criar guias, já que vai ser obrigatório inserir o momento de coletar os trophs dentro dos detonados certo?

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A intenção de um detonado é a de complementar o guia de troféus.

Creio que o pessoal chegou a usar algum guia oficial na vida ou mesmo um Gamers Book com algum RPG de época. Não há motivos de monitorar plágios, já que um detonado tem como foco usar um guia completo em inglês, de outro site, ou um guia oficializado pelo próprio studio do game.

 

Certamente se nos basearmos pela mentalidade atual do fórum, a ideia não vingará, porém, não haverá competição como MGM e MGA simplesmente porque serão poucos detonados. Quem quiser bancar o espertalhão e iniciar detonado de um jogo teoricamente não necessário, tipo, The Walking Dead, já que são apenas escolhas > consequências e nada muito mais desafiante que isso, creio que só haverá detonados pra jogos mais complexos. RPGs pu mesmo vejam o guia de Destiny. É aquilo ali para mais completo.

 

Nada substitui um guia de trofeus. Um detonado só agrega informações completas do jogo, não fagocitará o conteúdo de um guia de triféus já oficializado. O bom é ter um oficializado e o detonado linkar troféus do oficial. Sinergia, não letargia.

 

 

Enviado diretamente da Fortaleza do Céu.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

O detonado, pelo menos do meu ponto de vista, não é só chegar ao final do jogo,

e sim fazer tudo que o jogo oferece. Cito exemplos do gamefaqs: dois detonados

que lembro de ter usado na época do ps2 foram do Okami e do FF XII.

O do Okami tem 157 páginas, e o do FF XII tem 1207. Isso mesmo, mil duzentas e sete páginas.

Claro que o FF é um caso extremo, mas a questão é que um detonado deveria conter muitas informações

pertinentes ao jogo, como estratégias, coletáveis, side quests, etc. , e não somente um caminho até o fim.

 

O meu ponto é o seguinte: fazer um detonado que somente diz o que fazer pra finalizar o jogo é meio besta,

mas ao mesmo tempo, fazer um que realmente contenha muita informação é um trabalho imenso, e creio que

muitos aqui não devem ter tempo nem disposição pra isso.

Sem contar que fica difícil analisar o que é original e o que é copiado, visto que a quantidade de informações e de fontes

é imensa, e seria impossível alguém dar conta de conferir isso.

 

Há que se pensar também na eventual criação de badges pra detonados e competições estilo mgm. Eu creio que, embora

seja algo interessante, isso acaba incentivando alguns a plagiar de outros, e a fazer detonados "de qualquer jeito" só pra aparecer

no site.

 

Enfim, são apenas algumas considerações que acho importante serem avaliadas.

Pelo que percebi vai ser um trabalho mais áudio que criar guias, já que vai ser obrigatório inserir o momento de coletar os trophs dentro dos detonados certo?

 

Enviado de meu XT1025 usando Tapatalk

 

Talvez tenha me expressado mal quando disse que a função do detonado é levar o jogador exclusivamente ao final do jogo, o que quis dizer é exatamente isso que você disse Necker, o detonado deve ensinar cada segredo do jogo para quem está lendo, e não necessariamente levar o jogador a platina, coisa que querendo ou não vai acabar ocorrendo caso o criador do detonado escolha colocar os troféus no conteúdo, onde cada um é conquistado e esse tipo de coisa.

E já respondendo o Pagan, não acredito ser necessariamente obrigatório anexar os troféus ao detonado, tendo em vista aqueles jogos que são necessários mais de um gameplay para platina, como já disse nessa mensagem e diversas outras vezes os troféus conquistados durante o gameplay podem sim ser citados, mas o detonado é algo que deve ser feito para complementar os guias e não para sobrepor os mesmos.

Essa ideia é boa, mas se for mal utilizada ou mata a seção de guias ou morre antes mesmo de nascer oficialmente.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Vamos lá:

 

Existem exemplos não somente no gamefaqs, mas espalhados na internet.

Videm o layout de guias da Gamepressure:

 

The Witcher 3

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Mad Max

 

Agora vejam o cabeçalho/Ãndice dos poucos guias do PSNProfiles (embora seja apenas Guia de Troféus):

 

Mass Effect 2

 

O que não será permitido é usar o template do Detonado e fazer isso:

 

Capítulo 1 - Blabla1

*Vídeo do Youtube*

 

Capítulo 2 - Blabla2

*Outro Vídeo do Youtube*

 

Também não será permitido apenas texto no Detonado. É necessário exemplificar, mostrar a tela em questão em imagem, se o jogo possui coletáveis, mapas se fazem necessários, itens, tabelas, estratégias, dados de aquisição e tudo o mais. Um Detonado, se vingar, não é para concorrer ou adquirir status perante a comunidade, é pra agregar conteúdo, ser um tomo disponível em português, onde não tenha conteúdo assim completo em outro site e com o esmero que o mypst tem em certos guias.

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa ideia é boa, mas se for mal utilizada ou mata a seção de guias ou morre antes mesmo de nascer oficialmente.

 

 

Regras farão com que o que é abordado no Guia de Troféus não seja abordado no Detonado. Não DEVE matar o guia padrão, mas sim, acredito que por falta de empenho da comunidade, staff, analistas e jogadores, a seção pode morrer antes mesmo de iniciar.

 

Mas é uma pena, pois a implementação de Velocista, Tartaruga, 100% e afins foi implementada no portal, não há motivos para não ter essa adição mais adiante, caso haja quantidade suficiente de Detonados.

 

Eu acredito que, para não sobrecarregar os Analistas que já fazem parte do corpo analisador de Guia de Troféus, se faça necessário segmentar e ter pessoal para adequar e analisar os detonados. Mas posso estar errado.

 

Li, se não me engano, que alguém teve interesse em fazer Detonado de algum jogo, Final Fantasy VII se não li errado. Acho digno, um clássico, não possui troféus, mas seria um trabalho primoroso para um título primoroso. Não sendo copy/paste do Gamers Book, tá valendo. E detalhe: não atrelado a troféus, daqui há pouco é mais promissor ainda. Já imaginei um Detonado para Valkyria Chronicles de PS3.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Regras farão com que o que é abordado no Guia de Troféus não seja abordado no Detonado. Não DEVE matar o guia padrão, mas sim, acredito que por falta de empenho da comunidade, staff, analistas e jogadores, a seção pode morrer antes mesmo de iniciar.

 

Mas é uma pena, pois a implementação de Velocista, Tartaruga, 100% e afins foi implementada no portal, não há motivos para não ter essa adição mais adiante, caso haja quantidade suficiente de Detonados.

 

Eu acredito que, para não sobrecarregar os Analistas que já fazem parte do corpo analisador de Guia de Troféus, se faça necessário segmentar e ter pessoal para adequar e analisar os detonados. Mas posso estar errado.

 

Li, se não me engano, que alguém teve interesse em fazer Detonado de algum jogo, Final Fantasy VII se não li errado. Acho digno, um clássico, não possui troféus, mas seria um trabalho primoroso para um título primoroso. Não sendo copy/paste do Gamers Book, tá valendo. E detalhe: não atrelado a troféus, daqui há pouco é mais promissor ainda. Já imaginei um Detonado para Valkyria Chronicles de PS3.

 

Usando como base isso que mandou aqui e as regras básicas para a criação de guias estou bolando umas coisas aqui, e assim que estiverem prontas mando por MP ou por aqui mesmo pra ver se todos concordam e aprovam e o que pode ser modificado.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usando como base isso que mandou aqui e as regras básicas para a criação de guias estou bolando umas coisas aqui, e assim que estiverem prontas mando por MP ou por aqui mesmo pra ver se todos concordam e aprovam e o que pode ser modificado.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Manda aqui mesmo frossth, assim fica mais fácil para vermos e discutirmos (além de trazer novas ideias)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Usando como base isso que mandou aqui e as regras básicas para a criação de guias estou bolando umas coisas aqui, e assim que estiverem prontas mando por MP ou por aqui mesmo pra ver se todos concordam e aprovam e o que pode ser modificado.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Melhor seria aqui, em público. 

Se for mesmo seguir em frente, o pessoal precisa dar seu parecer.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Vai ser preciso definir também se esse trabalho vai ser agregado a nós analista de guias, o que eu acho mais correto, mesmo que seja mais trabalhoso, ou se um novo cargo vai ser criado aqui no fórum, analista de detonados.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Analista é analista, mas realmente não sei como está a demanda e se é necessário um cargo a mais.

Talvez, muito remotamente, se faça necessário. O teor precisa ser diferente do Guia de Troféus realmente.

É preciso distinguir conteúdos e abordagens, caso contrário é inútil querer concretizar esse tipo de guia. Os requisitos exigidos para oficialização precisam ser diferentes do já vigente. O rumo é outro e certamente a análise é mais demorada.

 

Teria como fazer um protótipo nessa seção e deixar em aberto para que o pessoal edite/solicite modificações até chegar próximo do que a maioria cogita?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

Alguns pontos que notei agora que poderiam ser alterados.

  • Ter 100% dos troféus, sem contar as DLCs.
  • Aumentar o prazo minimo de 1 mês para 2, acredito que esse seja um projeto muito mais trabalhoso e detalhado.
  • Sem concursos para essa seção, não acredito que vá chegar ao ponto de ter mais de 2 ou 3 detonados por mês.
  • Sobre detonados em conjunto, ambos os participantes devem possuir 100% dos troféus.
  • Não vejo motivo para ser obrigatório citar os troféus no detonado, como já disse é algo que vai ensinar todos os truques para se chegar mais fácil ao final do jogo, o que não quer dizer que seja a platina/100%. (Caso o criador do detonado queira mencionar que em capítulo X ele ganha determinado troféu é uma ideia super valida, mas por esse não ser o objetivo do detonado não tem porque ser obrigatório).
  • Sobre as seções do detonado: Ãndice, Introdução ao jogo (informações sobre, controles, etc), Roadmap/Passo a Passo (Ai dentro dessa seções vão existir sub-seções que seriam os capítulos missões do game, divididos conforme o detonador acreditar que se enquadre melhor ao game em questão).
Não mencionei as DLCs como requisito porque ninguém é obrigado a comprá-las, mas seriam boas informações para se adicionar ao detonado (não necessariamente falando sobre os troféus no corpo do detonado), e sobre jogar lá no alto e exigir a platina/100% do criador é pelo simples fato de que vai ser uma certeza que ele vai ter plenos conhecimentos sobre o game, o detonado não se trata de dar dicas de como conseguir troféus e sim de fazer quem o lê vencer no jogo.

 

Vou continuar pensando mais coisas, e continuo postando aqui ou no outro tópico, assim todos podem ver e contribuir com suas opiniões.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Dei um breve up na seção Definição.

 

Vejam lá e vamos alterando na medida do possível.

 

- Alterada exigência de 100% dos troféus pertinentes ao término do jogo/Platina/100%.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Exigir 100% dos troféus referentes a 'terminou o jogo' seria bem mais difícil rastrear/definir do que exigir Platina/100% do detonador. Ainda assim, voto em exigir Platina/100% para se fazer um detonado. Raras exceções exigiriam julgamento diferenciado, como o exemplo dado pelo WerneyPark: há jogos que exigem muita coisa, principalmente do online e isso impediria desnecessariamente o usuário de fazer o Detonado.

 

Mas cabe opções. Ter terminado a campanha offline ou coisa do gênero.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu tive um ideia, no caso eu poderia fazer um mini detonado para as raids do destiny? mesmo elas sendo apenas atividades que não geram troféus ? (excluindo alguns casos)

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Frossth

eu tive um ideia, no caso eu poderia fazer um mini detonado para as raids do destiny? mesmo elas sendo apenas atividades que não geram troféus ? (excluindo alguns casos)

 

Claro que pode sua diva linda, como eu já disse e insisto em repetir, não vejo porque obrigar o criador do detonado a citar troféus, afinal de contas detonado é diferente de guia.

 

Em todo o caso, se o responsável optar por citar os troféus relacionados a história do jogo no momento em que ele será obtido no gameplay eu não vejo porque não, agora obrigado eu não vejo sentido algum, se for assim vira um guia de troféus mais detalhado e não um detonado, aí entra naquele primeiro ponto que falei, ou morre antes de começar ou mata o que já existe.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...