Ir para conteúdo
MatiasGomes93

[Kotaku] Konami trata seus funcionários como prisioneiros; MGS5 custou US$80 mi

Recommended Posts

1368922819211299942.jpg


 


De acordo com uma reportagem do jornal japonês Nikkei, a Konami trata seus funcionários como prisioneiros.

 

Tudo começou em 2010, quando um jogo de celular chamado Dragon Collection se tornou um sucesso. O desenvolvimento foi baixo e o lucro enorme. Com isso, o foco da companhia mudou para jogos baratos e potencialmente mais lucrativos. Para efeito de comparação, o Nikkei diz que Metal Gear Solid V teve um custo de 80 milhões de dólares (10 bilhões de ienes) para ser desenvolvido.

 

Considerando que o Japão está cada vez mais se voltando aos jogos portáteis, não é de se surpreender essa notícia. Porém, o que acontece é que junto dessa mudança de foco, a Konami começou a explorar demais os funcionários.

 

Por exemplo, a Kojima Productions se tornou simplesmente a "Number 8 Production Department". Os computadores nesse setor não possuem acesso à internet e só podem se comunicar internamente.

 

Funcionários que saem para almoçar são controlados com um cartão para verem o tempo que demoram. Aqueles que gastam muito tempo almoçando são notificados em alto-falantes pela companhia. Há câmeras nos corredores que não são para segurança, mas sim para monitorar os próprios empregados.

 

Os funcionários não possuem e-mails corporativos permanentes. Pessoas que precisam disso, como representantes e do departamento de marketing, têm. Todos os outros possuem um e-mail aleatório que inclusive é trocado de tempos em tempos.

 

Desenvolvedores que não são vistos como úteis pela companhia se tornam seguranças, faxineiros nas academias ou algum cargo nas fábricas de pachinko. Isso inclui não somente novatos, mas veteranos que trabalharam em jogos de peso. Em 2013, o jornal Asahi News divulgou uma entrevista com um funcionário da Konami - sem mencionar o nome - que era um desenvolvedor e foi para uma dessas fábricas de pachinko. Ele entrou em depressão severa. Para piorar, esse mesmo funcionário, depois que anunciou em seu Facebook que deixou a Konami para trabalhar em outro lugar, começou a ter seu post monitorado pela Konami. Todas as pessoas que curtiram o post e trabalhavam na Konami, tiveram seus cargos alterados na companhia.

 

A Konami ainda não comentou oficialmente a matéria do jornal Nikkei.

 

Fonte: Kotaku | Uol JogosNikkei

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu sabia que a treta do kojima não era só dinheiro

 

O Kojima não passava por isso. :) Mas 80 milhões é muito dinheiro. Por melhor que o jogo seja, é uma quantia muito alta para se reaver.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu hein...imagina como deve ser trabalhar num lugar desse  :face6:

É como se você estivesse num reality show....

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O Kojima não passava por isso. :) Mas 80 milhões é muito dinheiro. Por melhor que o jogo seja, é uma quantia muito alta para se reaver.

 

Ele não, mas a equipe dele, sim.

Para um chefe, responsável por ela, pode ser o pior.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O Kojima não passava por isso. :) Mas 80 milhões é muito dinheiro. Por melhor que o jogo seja, é uma quantia muito alta para se reaver.

ele podia não passar por certas coisas mas por outras acho que ele passava como o lance das cameras de monitoramento e o esquema do almoço, e acho que sobre a falta de internet também, mas por mais que ele não passasse por absolutamente nada disso, ele se sentia desconfortável com a konami no geral

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu,como trabalhador,não aceitaria essas condições!Será que a justiça trabalhista do Japão é pior que a do Brasil?E se eles assinaram contrato ja com esse tipo de acordo devem ser loucos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Sei lá.

 

Onde eu trabalho tem cartão de ponto também. Se eu atrasar, chamam minha atenção. E é normal, ué. Tô sendo pago por X horas, tenho que trabalhar todas essas X horas.

 

E por que a preocupação com essas "câmeras para monitorar funcionários"? Isso só preocupa quem dorme na mesa, fica jogando Paciência, mexendo no celular...

 

Só o último parágrafo que é grave mesmo.

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse papo de sem acesso a internet e outros blas blas blas, muitas empresas tem.... você não tem acesso à WEB, mensageiros instantâneos e muitos outras coisas.. inclusive as câmeras, quem acha que é pra segurança é muito inocente.... A única coisa fora do normal ai é rebaixamento de cargo e esse monitoramento de sua vida pessoal... o resto, bem normal! 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ele não, mas a equipe dele, sim.

Para um chefe, responsável por ela, pode ser o pior.

Dói mais no ego dele mesmo. A Konami só esperou o cara terminar o jogo para chutá-lo. :(

 

Esse papo de sem acesso a internet e outros blas blas blas, muitas empresas tem.... você não tem acesso à WEB, mensageiros instantâneos e muitos outras coisas.. inclusive as câmeras, quem acha que é pra segurança é muito inocente.... A única coisa fora do normal ai é rebaixamento de cargo e esse monitoramento de sua vida pessoal... o resto, bem normal! 

Sou funcionário público e bato ponto (inclusive para tenho que bater ponto quando saiu para fazer serviços externos) sou monitorado por câmeras de segurança, controle de acesso a internet além da implementação de um sistema para controle de impressão. Quando se trabalha na criação de algo (sejam games ou novas tecnologias) o controle do acesso a internet é mais do que justificável.

 

A sacanagem da Konami está em constranger os funcionário com o uso de alto-falantes e o "rebaixamento" de cargos.

 

Ah sim, e se estão achando ruim, perguntem para alguém que trabalha ou trabalhou no Distrito Industrial de Manaus. :)

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O Kojima não passava por isso. :) Mas 80 milhões é muito dinheiro. Por melhor que o jogo seja, é uma quantia muito alta para se reaver.

 

Destiny e 500 Milhões mandou bjs  :hehe:

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Destiny e 500 Milhões mandou bjs  :hehe:

Metal Gear nem de longe tem o mesmo apelo comercial de Destiny. Metal Gear ainda é, em sua essência, um jogo de nicho. 80 milhões é muita grana para um jogo desse tipo. Destiny é da Bungie (Halo), FPS além de ter um gasto estrondoso com o marketing - se bobear custou mais do que a produção do jogo. :)

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Metal Gear nem de longe tem o mesmo apelo comercial de Destiny. Metal Gear ainda é, em sua essência, um jogo de nicho. 80 milhões é muita grana para um jogo desse tipo. Destiny é da Bungie (Halo), FPS além de ter um gasto estrondoso com o marketing - se bobear custou mais do que a produção do jogo. :)

 

Independente de onde foi direcionado os gastos, foram gastos e alcançou 500 milhões, oq o metal gear não chegou nem a 20% desse valor =v

Ainda assim acho que ficou melhor que Destiny huehuehue

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Independente de onde foi direcionado os gastos, foram gastos e alcançou 500 milhões, oq o metal gear não chegou nem a 20% desse valor =v

Ainda assim acho que ficou melhor que Destiny huehuehue

Falando em valores, prefiro 6 jogos q nem metal gear do q 1 destiny :P

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Konami tá uma loucura,mas nunca vou abandona-la pelos diversos anos de diversão

 

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Daqui a pouco vai se tornar comum gastar muito mais que isso ai em um jogo. E a Konami, para mim, acabou dps que parou no tempo com o PES e de outras franquias antigas que eu adorava foi abandonada ou que sai jogo meia boca.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Caramba, eu pensando que fazer parte na criação de um jogo seria tudo de bom... Tudo ilusão pelo jeito... rs

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

- Sinceramente...

 

não achei nada de mais, cartão de ponto  aqui no Brasil é normal, maioria das empresas tem câmera de segurança,

agora se os empregados aceitam trabalhar como faxineiro ou seguranças ai é problemas deles...

Tem muitas empresas aqui no Brasil que isso ai não é nada comparado com o que os funcionários passam...

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não acho 80 milhões um valor absurdo, ainda mais se tratando de MGS5. Não é possível que ele não venda pelo menos 5 milhões de cópias, fazendo uma média basiquinha, 5 milhões de cópias a 60 dolares cada, dá um total de 300 milhões. Como disse, apenas um calculo basico, esse jogo vai passar de 5 milhões facinho facinho...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...