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[UolJogos] R$ 250? Entenda porque o preço dos jogos prensados no Brasil está subindo

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Mas os produtores pouco têm a ver com isso. A noção de caro ou barato é ligada à economia local.

Como eu disse, o mesmo jogo na Steam e na PSN americana tem preços idênticos. Aqui é que metem a mão.

A produtora estipula um valor ideal, o resto é por conta de quem entrega o produto ao consumidor. Tanto que é comum

vermos jogos idênticos com preços discrepantes em lojas nacionais, sem promoção nem nada.

 

Olhem o F.E.A.R. 3, por exemplo (inclusive já citei aqui). Na Saraiva custa 60 reais, nas Lojas Americanas está 199,90.

O mesmo jogo, com uma diferença de 300%. A culpa é do mercado nacional, não de quem faz ou publica o game.

 

Tanto que, se encontramos um lançamento a 100 reais (sendo que o salário mínimo é pouco mais de 700 reais) ficamos felizes pq achamos barato.

Nos EUA, o padrão é 60 dólares, e o salário mínimo federal é mais de 1500 dólares.

 

Certamente uma parcela de culpa tem a ver com economia local, mas a economia local só vende pq tem quem paga. Na verdade há uma parcela de culpa de cada um. Quem produz tem culpa sobre o valor também, as vezes não é tão ideal assim o valor estipulado, tem muito jogo mal feito custando o mesmo valor de um jogo bem produzido. A questão é que dá para estipular este valor enquanto tenha alguém que aceite pagar isso. A industria de jogos não está tendo tantos problemas no brasil pq tem os ansiosos que pagam valores caros no lançamento por não conseguirem esperar alguns meses quando o valor cai pela metade, é isso que está ajudando a manter estes valores. E para os produtores isso é uma vantagem, já que mesmo vendendo caro até o produto ruim não fica encalhado. No brasil vale a pena vender por valores muito acima do que vale, o consumidor mesmo com salário bem menor que o salario dos EUA, ainda assim aceita pagar valores mais caros. Enquanto isso funcionar o produtor lucra, quem produz só vai se ferrar no dia em que o comportamento do consumidor mudar. Então, no fim das contas a culpa dos valores caros engloba todos iniciando por quem paga. 

 

É um efeito dominó - economia local cobra caro - tem quem paga - produtor não se esforça para exigir redução do distribuidor já que nada fica encalhado. Produtor pode sim estipular um valor base mais baixo, mas não é necessário enquanto o consumidor aceitar qualquer coisa.

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Certamente uma parcela de culpa tem a ver com economia local, mas a economia local só vende pq tem quem paga. Na verdade há uma parcela de culpa de cada um. Quem produz tem culpa sobre o valor também, as vezes não é tão ideal assim o valor estipulado, tem muito jogo mal feito custando o mesmo valor de um jogo bem produzido. A questão é que dá para estipular este valor enquanto tenha alguém que aceite pagar isso. A industria de jogos não está tendo tantos problemas no brasil pq tem os ansiosos que pagam valores caros no lançamento por não conseguirem esperar alguns meses quando o valor cai pela metade, é isso que está ajudando a manter estes valores. E para os produtores isso é uma vantagem, já que mesmo vendendo caro até o produto ruim não fica encalhado. No brasil vale a pena vender por valores muito acima do que vale, o consumidor mesmo com salário bem menor que o salario dos EUA, ainda assim aceita pagar valores mais caros. Enquanto isso funcionar o produtor lucra, quem produz só vai se ferrar no dia em que o comportamento do consumidor mudar. Então, no fim das contas a culpa dos valores caros engloba todos iniciando por quem paga. 

 

É um efeito dominó - economia local cobra caro - tem quem paga - produtor não se esforça para exigir redução do distribuidor já que nada fica encalhado. Produtor pode sim estipular um valor base mais baixo, mas não é necessário enquanto o consumidor aceitar qualquer coisa.

 

Concordo, mas o que eu quis dizer é que o valor absurdo é muito mais culpa do vendedor que do produtor. Pq a empresa que faz o jogo recebe

com base no valor de venda aos distribuidores, não ao consumidor. A produtora do jogo não ganha 60 dólares por cada unidade vendida, pois nesse valor

já está embutido importo, royalties, seguro, lucro e uma infinidade de outras coisas.

 

E o que faz o valor do produto cair não é só o tempo de lançamento, mas sim o número de vendas. normalmente o preço cai dentro de alguns meses, pq nesse

período o vendedor já lucrou bastante com o produto, aí faz promoção pra vender o restante do estoque, ou pra chamar a atenção novamente pra um produto

que, por estar defasado, poderia ficar preso e não vender tão bem.

 

Não creio que fazer um boicote resolveria o problema, pois isso refletirira em outros produtos. Se um vendedor tem determinado lucro e, de repente, aquele produto

não vende, ele não vai diminuir o preço por si só, mas junto a isso, vai dar um jeito de aumentar o valor de outros produtos. Duvido que algum vendedor opte pura

e simplesmente por diminuir a margem de lucro.

 

Um boicote, pra funcionar, deveria ser de proporções épicas, mundiais, pra surtir um efeito permanente. E realmente, ninguém vai querer comprar um Playstation 5,

boicotar todos os jogos e começar a comprar anos depois, quando sair o Playstation 6 rsrsrs

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Putz, esse negócio de preço é foda....

 

O vendedor quer ganhar, coloca uma margem alta, mas o custo dele também não é baixo.... digamos que ele pegue o jogo no valor de custo, que seria o que, R$ 110,00? Ele tem que colocar os gastos dele... locação do espaço no shopping, royalties para o shopping (porque o lojista paga uma porcentagem de tudo que vende... e é baseado no valor da venda), energia elétrica, funcionários, contador, impostos para vender e impostos trabalhistas.... e depois disso tudo tem que colocar a margem de lucro dele... o negócio é complicado... 

 

Eu gostaria de saber a margem do lojista... 10%? 15%? E o custo dele? O que complica é que muito lojista não faz essa conta para ajustar o seu lucro, ele vai na onda... eu uma vez tinha uma grana para investir e queria montar uma loja de games... mas, desisti... a franquia de uma loja não é barata, além disso, tenho que pagar uma porcentagem pro dono da franquia, fora o local no shopping, o royaltie pro shopping, os funcionários... desisti... não dá para colocar um preço matador e no final do mês ficar com uma merreca no bolso.

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Putz, esse negócio de preço é foda....

 

O vendedor quer ganhar, coloca uma margem alta, mas o custo dele também não é baixo.... digamos que ele pegue o jogo no valor de custo, que seria o que, R$ 110,00? Ele tem que colocar os gastos dele... locação do espaço no shopping, royalties para o shopping (porque o lojista paga uma porcentagem de tudo que vende... e é baseado no valor da venda), energia elétrica, funcionários, contador, impostos para vender e impostos trabalhistas.... e depois disso tudo tem que colocar a margem de lucro dele... o negócio é complicado... 

 

Eu gostaria de saber a margem do lojista... 10%? 15%? E o custo dele? O que complica é que muito lojista não faz essa conta para ajustar o seu lucro, ele vai na onda... eu uma vez tinha uma grana para investir e queria montar uma loja de games... mas, desisti... a franquia de uma loja não é barata, além disso, tenho que pagar uma porcentagem pro dono da franquia, fora o local no shopping, o royaltie pro shopping, os funcionários... desisti... não dá para colocar um preço matador e no final do mês ficar com uma merreca no bolso.

 

Exatamente isso. A gente sabe que muito lojista mete a mão e bota lucro exorbitante, mas pensa:

uma pessoa que vai investir muita grana numa loja, ter um trabalho fudido pra gerenciar e etc, vai fazer isso pra no fim do mês tirar

10% de lucro? Po, ninguém faria isso, pq simplesmente não vale a pena.

 

É igual boteco, a cerveja não dá nada de lucro, mas a cachaça.... o cara compra uma garrafa de 1 litro por 15 conto e vende uma dose a 3 reais.

Aí dá um lucro enorme, e compensa a falta dele em outros produtos.

 

Quem acha que lojista ganha 200% de lucro em tudo, tá muito enganado.

Se fosse assim, geral ia abrir uma lojinha e ficar na vida boa.

O que acontece é que sempre pensamos nos donos das grandes redes, tipo Wal Mart. Po, o dono é bilionário, pq boa parte do lucro DE TODAS AS LOJAS

vai pra ele, aí é só alegria.

 

Mas não tem jeito, principalmente aqui, onde a carga tributária e os demais custos são altíssimos, se o cara não botar um lucro alto, simplesmente não vai valer

a pena. Não que seja aceitável a pessoa querer ganhar absurdamente, o que de fato acontece em muitos casos, mas não dá pra fazer um negócio desse tipo

visando lucrar 2 mil reais por mês, por exemplo. O custo benefício tem que ser maior.

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Exatamente isso. A gente sabe que muito lojista mete a mão e bota lucro exorbitante, mas pensa:

uma pessoa que vai investir muita grana numa loja, ter um trabalho fudido pra gerenciar e etc, vai fazer isso pra no fim do mês tirar

10% de lucro? Po, ninguém faria isso, pq simplesmente não vale a pena.

 

É igual boteco, a cerveja não dá nada de lucro, mas a cachaça.... o cara compra uma garrafa de 1 litro por 15 conto e vende uma dose a 3 reais.

Aí dá um lucro enorme, e compensa a falta dele em outros produtos.

 

Quem acha que lojista ganha 200% de lucro em tudo, tá muito enganado.

Se fosse assim, geral ia abrir uma lojinha e ficar na vida boa.

O que acontece é que sempre pensamos nos donos das grandes redes, tipo Wal Mart. Po, o dono é bilionário, pq boa parte do lucro DE TODAS AS LOJAS

vai pra ele, aí é só alegria.

 

Mas não tem jeito, principalmente aqui, onde a carga tributária e os demais custos são altíssimos, se o cara não botar um lucro alto, simplesmente não vai valer

a pena. Não que seja aceitável a pessoa querer ganhar absurdamente, o que de fato acontece em muitos casos, mas não dá pra fazer um negócio desse tipo

visando lucrar 2 mil reais por mês, por exemplo. O custo benefício tem que ser maior.

Entendo, mas acho que vc já está defendendo D+ :/

Digital x Físicos ambos tem seus pros e contras, contudo no final elas (desenvolvedoras, etc) defendem seus próprios interesses.

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Entendo, mas acho que vc já está defendendo D+ :/

Digital x Físicos ambos tem seus pros e contras, contudo no final elas (desenvolvedoras, etc) defendem seus próprios interesses.

 

Defendendo? como assim?

Deixei bem claro que não acho justo o preço cobrado. Só que também não dá pra botar a culpa de tudo

na produtora do game, ou na loja.

 

Não estou defendendo ninguém, apenas expus meu ponto de vista, não acho que a culpa seja de um setor apenas.

Reduzir o problema a uma simples questão de "a loja X cobra caro pra ter lucro abusivo" ou "a produtora cobra caro pra ter lucro abusivo"

é, a meu ver, analisar o problema de forma superficial.

 

E é óbvio que as empresas defendem seus interesses. Já falei antes, produtora de games não é ONG, então é claro que visa lucro, pois é assim

que ela consegue se manter. PSN não faz promoção e desconto pq "pensa nos gamers". Ela "pensa nos gamers" pq pensa em si mesma. E isso

não é ruim, desde que ambas as partes saiam ganhando.

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Putz, esse negócio de preço é foda....

 

O vendedor quer ganhar, coloca uma margem alta, mas o custo dele também não é baixo.... digamos que ele pegue o jogo no valor de custo, que seria o que, R$ 110,00? Ele tem que colocar os gastos dele... locação do espaço no shopping, royalties para o shopping (porque o lojista paga uma porcentagem de tudo que vende... e é baseado no valor da venda), energia elétrica, funcionários, contador, impostos para vender e impostos trabalhistas.... e depois disso tudo tem que colocar a margem de lucro dele... o negócio é complicado... 

 

Eu gostaria de saber a margem do lojista... 10%? 15%? E o custo dele? O que complica é que muito lojista não faz essa conta para ajustar o seu lucro, ele vai na onda... eu uma vez tinha uma grana para investir e queria montar uma loja de games... mas, desisti... a franquia de uma loja não é barata, além disso, tenho que pagar uma porcentagem pro dono da franquia, fora o local no shopping, o royaltie pro shopping, os funcionários... desisti... não dá para colocar um preço matador e no final do mês ficar com uma merreca no bolso.

 

dois no mesmo barco, mas creio que o pessoal não deva estar pagando 110 ou 120R$ nas copias daqui não.

A tempos atrás eu fiquei com uma impressão que o pessoal estava pegando jogo por cerca de 80R$ e por isso podia revender tranquilamente por 149R$ (bons tempos), mas vendo que nossa moeda não vale nada eu meio que duvido que o pessoal que consegue contato la fora pague menos de 110 ou 120 pelo importado.

e o daqui... bom, margem de lucro definitivamente não é 100%, logo desses 250 o pessoal deve estar sofrendo bacana pra receber...

Não sei se estão fazendo isso por aqui, mas é bom a WB e outras que quiserem se fixar começarem a trabalhar um pouco mais parecido com o mercado americano, que bota o jogo na loja, vc vende o jogo, toma uma parte e manda a outra, pq o negocio não esta começando a ficar brabo

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dois no mesmo barco, mas creio que o pessoal não deva estar pagando 110 ou 120R$ nas copias daqui não.

A tempos atrás eu fiquei com uma impressão que o pessoal estava pegando jogo por cerca de 80R$ e por isso podia revender tranquilamente por 149R$ (bons tempos), mas vendo que nossa moeda não vale nada eu meio que duvido que o pessoal que consegue contato la fora pague menos de 110 ou 120 pelo importado.

e o daqui... bom, margem de lucro definitivamente não é 100%, logo desses 250 o pessoal deve estar sofrendo bacana pra receber...

Não sei se estão fazendo isso por aqui, mas é bom a WB e outras que quiserem se fixar começarem a trabalhar um pouco mais parecido com o mercado americano, que bota o jogo na loja, vc vende o jogo, toma uma parte e manda a outra, pq o negocio não esta começando a ficar brabo

 

Aqui onde eu trampo tem um camarada que é amigão de um cara que costuma organizar eventos de games, ele montou alguns stands na BGS do ano passado e talvez monte mais uns 2 ou 3 esse ano. Ele loca aparelhos também e compra games direto de uma distribuidora... e esse meu camarada disse que ele ia tirar uns games para ele no preço da distribuidora... e o preço? R$ 114,00... não lembro qual era o game, mas era um de PS4.... então, se a distribuidora que pratica um preço mais baixo para os lojistas, está vendendo a 114,00... e o game sai na loja a 250,00... seria R$ 136,00 para o lojista... mas, tira imposto, funcionário, aluguel, royalties e se o cara for franqueado, coloca mais o royaltie da franquia.... os 136,00 pode virar menos de 80,00 brincando... e pro cara ter grana para ele... ele precisa vender muiito jogo... 

 

Na boa, se eu fosse lojista eu não ia trabalhar pro final do mês ter 2.000,00 livre em minha conta... eu queria, no minimo ficar com uns R$ 8.000,00 (tirando tudo que tenho que pagar da loja, R$ 8.000 limpinho pra dar conforto para minha família e pagar as contas pessoais). Onde eu quero chegar, hoje em dia não vale a pena abrir uma loja de games no Brasil... não se você pretende viver apenas disso... e pretende trabalhar direito (pagando impostos e sendo HONESTO).

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Aqui onde eu trampo tem um camarada que é amigão de um cara que costuma organizar eventos de games, ele montou alguns stands na BGS do ano passado e talvez monte mais uns 2 ou 3 esse ano. Ele loca aparelhos também e compra games direto de uma distribuidora... e esse meu camarada disse que ele ia tirar uns games para ele no preço da distribuidora... e o preço? R$ 114,00... não lembro qual era o game, mas era um de PS4.... então, se a distribuidora que pratica um preço mais baixo para os lojistas, está vendendo a 114,00... e o game sai na loja a 250,00... seria R$ 136,00 para o lojista... mas, tira imposto, funcionário, aluguel, royalties e se o cara for franqueado, coloca mais o royaltie da franquia.... os 136,00 pode virar menos de 80,00 brincando... e pro cara ter grana para ele... ele precisa vender muiito jogo... 

 

Na boa, se eu fosse lojista eu não ia trabalhar pro final do mês ter 2.000,00 livre em minha conta... eu queria, no minimo ficar com uns R$ 8.000,00 (tirando tudo que tenho que pagar da loja, R$ 8.000 limpinho pra dar conforto para minha família e pagar as contas pessoais). Onde eu quero chegar, hoje em dia não vale a pena abrir uma loja de games no Brasil... não se você pretende viver apenas disso... e pretende trabalhar direito (pagando impostos e sendo HONESTO).

 

 

Acho que não me expressei direito por estar com sono

Tipo, eu n estava falando do ano passado, esse ano já tivemos dois reajustes no preço dos jogos em pouco mais de 2 meses

primeiro pra 230R$ agora para 250R$

Por conta disso acredito que não esteja mais sendo 114R$ para se pegar o jogo por aqui, mas sim um preço um pouco acima desse devido ao aumento impressionante de preços devido a queda livre do real e empresas daqui.

Eu to no seu lado 100% nessa conversa, eu só acho que a situação esta ainda pior do que vc falou vide os dois aumentos grosseiros que aconteceram esse ano.

 

Editt ps: por isso citei que talvez fosse melhor mudar a estrutura de distribuição daqui do brasil.

empresas como a WB estão querendo se firmar como grande na parte de games correto? (ate mesmo distribuindo vários jogos de outras empresas) Gostando ou ão da má fama presente na região, nos ainda somos um pais enorme, e mesmo com desbalanceamento financeiro ainda tem muiiiiiiiiiiiita gente com video gfame

logo "quem sabe" talvez seja melhor mudar o formato para algo menos arriscado para a pessoa que vai vender seus jogos, fazendo algo similar ao mercado americano \8

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Quando posso comprar um jogo em um lançamento só compro se for um jogo a nível GTA, Uncharted, TLOU e etc... ainda mais por serem jogos muito bons de se ter o mais rápido possível.

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Banin e Blaze, concordo com vcs. Povo acha que lojista compra tudo a 10 reais pra revender a 500....

Como eu já disse antes, se fosse nesse nível, qualquer lojinha de 1,99 daria um lucro absurdo.

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