Ir para conteúdo
PunisherPsycho

PS3 ventoinha no máximo após troca pasta térmica

Recommended Posts

Galera.. Titulo já diz tudo. Realizei a troca da pasta térmica, pois nunca foi feito esse procedimento.

A original, como já era de se saber, estava seca! No entanto como achei que seria uma boa fazer a troca. Confesso que me arrependi ao ultimo  :dry:

Jogava Uncharted 3, TLOU e nunca chegou na ultima velocidade. Somente nesses jogos mais pesados chegam nessa velocidade.

Porém quando saí do game indo pra XMB, no exato momento a velocidade caí. O ar que saí tanto rápido quanto no normal é o mesmo... Não é TÃO quente.

 

Em questão da aplicação da pasta: Nisso fiquei numa dúvida tremenda.  No CPU de PC é aquele velho esquema "do tamanho de uma ervilha" ou "grão de arroz". Mas como CPU/GPU do PS3 FAT é uma LÃPIDE de tão grande, resolvi aplicar em forma de X. Vi que dessa maneira se espalha mais, cobrindo todo o chip.

Antes de fazer a aplicação em X, fiz de diversas maneira que encontrei pela net: Espalhar, ervilha, arroz, feijão (LOOL), espalhar e remover as beiradas, etc.. E nada mudou. 

 

Enfim! Minha dúvida é saber se é normal isso, se com o tempo resolve, se tá indo pra terra "dos pé juntos" ou se fiz uma cagada e se tem como resolver. 

 

Desde já agradeço aos que forem prestativos! 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Um X de uma borda a outra? Putz, dá pra passar isso em 3 ps3 diferentes rsrsrs

 

Botar pasta em excesso pode piorar a transferência de calor, forçando o cooler.

Qual pasta vc passou? Limpou bem pra tirar os resíduos da pasta anterior antes de aplicar a nova?

Limpou o ps3 por dentro? Confere se vc não exagerou na pasta, se ela não tá vazando, algo assim.

Pq se passou demais, na hora que liga o console e esquenta, ela pode vazar e até escorrer pra outros componentes.

Tem gente que mete meio tubo de pasta achando que tá fazendo bonito, e vaza pra todo lado.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

mano voce passou muito, como o NeckerQube falou : pasta termica em excesso acaba sobre aquecendo.

 

Desse jeito seu ps3 vai sim pra terra dOs pes juntos, tente tirar o excesso, flws

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

X que fiz foi bem no meio e fino. Juro que foi pouca coisa. A marca da pasta é uma Cooler Master E2 IC Essential. Unica que tenho.

Sinceramente não sei qual a maneira correta de aplicar no PS3  :unknw:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Um X de uma borda a outra? Putz, dá pra passar isso em 3 ps3 diferentes rsrsrs

 

Botar pasta em excesso pode piorar a transferência de calor, forçando o cooler.

Qual pasta vc passou? Limpou bem pra tirar os resíduos da pasta anterior antes de aplicar a nova?

Limpou o ps3 por dentro? Confere se vc não exagerou na pasta, se ela não tá vazando, algo assim.

Pq se passou demais, na hora que liga o console e esquenta, ela pode vazar e até escorrer pra outros componentes.

Tem gente que mete meio tubo de pasta achando que tá fazendo bonito, e vaza pra todo lado.

 

Limpei bem sim. Usei álcool Isopropílico. Limpar o console em si, foi a primeira coisa que fiz. Não havia muita poeira.

Conforme foi dito, passei pouca coisa. O "X" pequeno e bem centralizado. 

 

To com ele aberto agora...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se a pasta ta aplicada corretamente, então não é esse o problema.

Tem mais alguma coisa estranha ou só o barulho mesmo?

Pode ser algum defeito no cooler, talvez seja o caso de trocar.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De estranho não tem nada, só o barulho mesmo. Antes de realizar a troca, o ar era um pouco mais gelado. Deu pra perceber que está esquentando mais. 

No entanto o ambiente tá abafado. Mas creio que não seja motivo pra ficar no "jet mode". 

Sei la cara.. To quase pensando em jogar fora hahaha! É sério.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Limpa bem, passa uma camada o mais fino possível, trava tudo e depois volta a retirar o dissipador e analisa onde não teve contato do chip com o dissipador pra fazer a aplicação mais corretamente.

Uma coisa tu tem que ter em mente, a pasta térmica não é pra servir como recheio pra transferir calor, pasta térmica é pra preencher os espaços em que os metais não conseguem entrar em contato.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, se o ar que saía era frio e agora é quente, então está funcionando MELHOR.

O sistema de resfriamento tira o ar quente de dentro do console, então ele deve sair quente mesmo (mas não em excesso, claro).

Se o ar sai meio frio, é pq não está sendo retirado do aparelho com eficiência.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E por qual motivo você trocou a pasta térmica?

 

Motivo pelo qual ele ja estava dando uma acelerada enquanto assistia Netflix. Confesso que foi cagada minha. Intenção mesmo era só tirar poeira acumulada, mas esse CECHL01, se quiser limpar o cooler e a base, tem que tirar os grampos que prendem o CPU e GPU. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O jeito é fazer um orçamento com algum técnico confiável (boa sorte ao tentar....)

Se for só uma troca de peça, beleza. Se for algo mais grave, venda o seu por um preço camarada

pra quem usa as peças e junte o resto pra comprar um novo. E faça o que fizer, não deixe ninguém

orçar se não for na sua presença, pq pilantra tem pra todo lado.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, se o ar que saía era frio e agora é quente, então está funcionando MELHOR.

O sistema de resfriamento tira o ar quente de dentro do console, então ele deve sair quente mesmo (mas não em excesso, claro).

Se o ar sai meio frio, é pq não está sendo retirado do aparelho com eficiência.

 

Cogitei essa idéia... Mas se havia ineficiência, logo teria que sair ar quente. Seguindo a lógica, posso estar errado. Corrija-me.

 

Era até melhor a "ineficiência". Não tinha essa aceleração excessiva. 

 

Desmontei ele após deixar rodar um pouco de TLOU e tava BEM quente a GPU e CPU. A ponto de não conseguir deixar o dedo encostado. Ainda acredito ser pasta térmica mal aplicada ou de má qualidade. Aplicar em PS3 é bem diferente de CPU de PC...

O jeito é fazer um orçamento com algum técnico confiável (boa sorte ao tentar....)

Se for só uma troca de peça, beleza. Se for algo mais grave, venda o seu por um preço camarada

pra quem usa as peças e junte o resto pra comprar um novo. E faça o que fizer, não deixe ninguém

orçar se não for na sua presença, pq pilantra tem pra todo lado.

 

 

Ah isso é verdade! Duro encontrar "técnico" que faz orçamento diante freguês aqui em Curitiba. Geralmente quem te atende é um vendedor qualquer e o técnico sempre não está, vem depois.. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cogitei essa idéia... Mas se havia ineficiência, logo teria que sair ar quente. Seguindo a lógica, posso estar errado. Corrija-me.

 

Era até melhor a "ineficiência". Não tinha essa aceleração excessiva. 

 

Desmontei ele após deixar rodar um pouco de TLOU e tava BEM quente a GPU e CPU. A ponto de não conseguir deixar o dedo encostado. Ainda acredito ser pasta térmica mal aplicada ou de má qualidade. Aplicar em PS3 é bem diferente de CPU de PC...

 

Bom, se há ineficiência na dissipação do calor, é pq o ar quente está sendo retido dentro do console, logo, ele não tem como sair.

Portanto, ar quente saindo é MAIS EFICIENTE que ar frio saindo. Lembre-se que o ar quente é mais leve e sobe, o ar frio desce.

a cpu do ps3 fica embaixo, o ar quente deveria subir pelo fan e sair, enquanto o ar frio, mais denso, fica no ps3 resfriando tudo.

Por isso que vc nunca vê uma saída de ventilação apontada pra baixo.

 

Quanto à temperatura da CPU, o fato de estar quente a ponto de não dar pra encostar não significa muito. É uma questão de superfície de contato.

A temperatura média do ps3 em funcionamento é de uns 40 a 55 graus. Isso numa superfície pequena como a do chip e passando pra uma superfície

menor ainda como a ponta do dedo, é suficiente pra queimar. Um intel i7, por exemplo, chega a trabalhar em 65-70 graus. Isso é normal, mas sem um

resfriamento correto, pode tostar o chip. Veja bem, a pasta térmica não faz com que o chip fique frio, ela apenas reduz um pouco a temperatura de operação,

e aumenta aeficácia de dissipação desse calor gerado no chip.

 

A Arctic Silver, por exemplo, que é uma das melhores marcas, chega a diminuir até un 5 graus, em alguns casos.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Bom, se há ineficiência na dissipação do calor, é pq o ar quente está sendo retido dentro do console, logo, ele não tem como sair.

Portanto, ar quente saindo é MAIS EFICIENTE que ar frio saindo. Lembre-se que o ar quente é mais leve e sobe, o ar frio desce.

a cpu do ps3 fica embaixo, o ar quente deveria subir pelo fan e sair, enquanto o ar frio, mais denso, fica no ps3 resfriando tudo.

Por isso que vc nunca vê uma saída de ventilação apontada pra baixo.

 

Quanto à temperatura da CPU, o fato de estar quente a ponto de não dar pra encostar não significa muito. É uma questão de superfície de contato.

A temperatura média do ps3 em funcionamento é de uns 40 a 55 graus. Isso numa superfície pequena como a do chip e passando pra uma superfície

menor ainda como a ponta do dedo, é suficiente pra queimar. Um intel i7, por exemplo, chega a trabalhar em 65-70 graus. Isso é normal, mas sem um

resfriamento correto, pode tostar o chip. Veja bem, a pasta térmica não faz com que o chip fique frio, ela apenas reduz um pouco a temperatura de operação,

e aumenta aeficácia de dissipação desse calor gerado no chip.

 

A Arctic Silver, por exemplo, que é uma das melhores marcas, chega a diminuir até un 5 graus, em alguns casos.

 

É. Realmente eu estava errado. De quebra tive um "mini-aula". Haha!

 

Vi que você teve um PS3 que foi pro céu dos consoles.. Deve ter lidado a beça com ele antes de declarar óbito ao mesmo.

Existe mesmo aplicação correta? Pq vc sabe.. Andando pelos Googles da vida, acha qualquer tipo de aplicação que, pro autor do vídeo, por exemplo, resolve bastante e sempre há aquele comentário abaixo dizendo que aquele tal tipo de aplicação está errada, porque criar bolha de ar ou não dissipa o suficiente e blá blá blá. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É. Realmente eu estava errado. De quebra tive um "mini-aula". Haha!

 

Vi que você teve um PS3 que foi pro céu dos consoles.. Deve ter lidado a beça com ele antes de declarar óbito ao mesmo.

Existe mesmo aplicação correta? Pq vc sabe.. Andando pelos Googles da vida, acha qualquer tipo de aplicação que, pro autor do vídeo, por exemplo, resolve bastante e sempre há aquele comentário abaixo dizendo que aquele tal tipo de aplicação está errada, porque criar bolha de ar ou não dissipa o suficiente e blá blá blá. 

 

Não importa se é tipo ervilha, tipo X, tipo linha, tipo casinha com chaminé e arco íris, whatever.

O que importa é não passar em excesso e cobrir o chip. Nem precisa cobrir cada milímetro, tem que cobrir a parte dos contatos,

que é no meio. Mas não há problema algum em passar a pasta em toda a superfície do chip, desde que seja uma camada UNIFORME E BEM FINA.

É tipo protetor solar, espalha bem, cobre a área necessária e não exagera pra não ficar um monte de caroço emplastado.

 

Meu ps3 faleceu mesmo. Mas ele é meio zumbi, ontem mesmo voltou à vida. Mas funciona quando quer, na maioria do tempo, liga e respira uns 3 segundos, aí desliga de novo. No meu caso, limpeza e troca de pasta não adiantaram, nem troca de HD. Creio que precisa de reballing, mas isso eu não faço NEM FODENDO GOSTOSO. Pq reballing barato = reballing porco, ou seja, daqui a uns meses tem que fazer de novo. Um reballing decente e durável precisa de maquinário próprio,

e isso custa caro. Se for pra pagar uns 200 ou 300 reais pra fazer um serviço meia boca que precisa ser refeito uns meses depois, prefiro pagar 900 num console novo. Pago parcelado e fico mais uns 4 anos com ele, que foi a duração do meu falecido. R.I.P. :'(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu fiz aplicação espalhando uniformemente na superfície. No entanto quando abri novamente, ele não tava fazendo contato ao todo entre o chip e o dissipador. Em ambos, era somente os cantos que manteve contato. Por isso preferi eliminar esse tipo de aplicação. 

Não sei exatamente a partir de quanto já considerado um EXCESSO. Por isso sempre pergunto qual quantidade exata deve ser aplicada. 


Não importa se é tipo ervilha, tipo X, tipo linha, tipo casinha com chaminé e arco íris, whatever.

O que importa é não passar em excesso e cobrir o chip. Nem precisa cobrir cada milímetro, tem que cobrir a parte dos contatos,

que é no meio. Mas não há problema algum em passar a pasta em toda a superfície do chip, desde que seja uma camada UNIFORME E BEM FINA.

É tipo protetor solar, espalha bem, cobre a área necessária e não exagera pra não ficar um monte de caroço emplastado.

 

Meu ps3 faleceu mesmo. Mas ele é meio zumbi, ontem mesmo voltou à vida. Mas funciona quando quer, na maioria do tempo, liga e respira uns 3 segundos, aí desliga de novo. No meu caso, limpeza e troca de pasta não adiantaram, nem troca de HD. Creio que precisa de reballing, mas isso eu não faço NEM FODENDO GOSTOSO. Pq reballing barato = reballing porco, ou seja, daqui a uns meses tem que fazer de novo. Um reballing decente e durável precisa de maquinário próprio,

e isso custa caro. Se for pra pagar uns 200 ou 300 reais pra fazer um serviço meia boca que precisa ser refeito uns meses depois, prefiro pagar 900 num console novo. Pago parcelado e fico mais uns 4 anos com ele, que foi a duração do meu falecido. R.I.P. :'(

Vejo tbm que o meu não está com esse seu problema. Nunca se que desligou sozinho, artefatos, etc... Por isso estou insistindo por saber que não é nada tão grave. Eu vou tentar mais uma aplicação (assim que obtiver resposta). E se ficar como está, terei que me acostumar como ruído. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

aplicar a pasta não tem segredo: o mais fácil é botar uma quantidade pequena no meio e espremer com um squeegee,

um pedaço de cartão, algo assim. Se vc quiser ver o que está fazendo mesmo, arrume um pedaço de plástico transparente,

tipo acrílico, e use pra espemar a bolota de pasta, aí vc vai ver exatamente até onde ela cobre. E se vc usa aquelas pastas que 

custam 10 reais o pote de meio quilo, pode jogar essa merda fora. A Arctic Silver por exemplo, que eu usei, custa uns 25 reais uma seringa

com 5 gramas. É o preço médio de uma pasta boa.

 

Tipo isso:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

aplicar a pasta não tem segredo: o mais fácil é botar uma quantidade pequena no meio e espremer com um squeegee,

um pedaço de cartão, algo assim. Se vc quiser ver o que está fazendo mesmo, arrume um pedaço de plástico transparente,

tipo acrílico, e use pra espemar a bolota de pasta, aí vc vai ver exatamente até onde ela cobre.

 

Tipo isso:

 

Já vi esse video. Foi dai que eu tirei o esquema do X  :rolleyes:

Mas no caso dai faz isso seria somente pra teste, correto? Se for, o único problema é que não estou ostentando pasta hahahaha!

A seringa que tenho aqui só vai pra mais 2 aplicações pros chips e ba-bau. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse vídeo mostra vários jeitos de aplicar a pasta. Ou seja, qualquer jeito funciona.

E como eu disse, não precisa aplicar no chip todo, desde que esteja coberta a área dos contatos.

Mas vc pode, por exemplo, pegar uma espátula de plástico e passar a pasta como se fosse manteiga

no pão. Vai desperdiçar um pouco que vai grudar na espátula, mas talvez seja mais fácil pra vc. Vai passando

aos poucos. A pasta é meio grudenta, então vc pode achar que não dá pra espalhar mais, mas dá sim.

 

Ah, e vc só tem que passar a pasta no chip, a peça que se encaixa nele não precisa, ok?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Esse vídeo mostra vários jeitos de aplicar a pasta. Ou seja, qualquer jeito funciona.

E como eu disse, não precisa aplicar no chip todo, desde que esteja coberta a área dos contatos.

Mas vc pode, por exemplo, pegar uma espátula de plástico e passar a pasta como se fosse manteiga

no pão. Vai desperdiçar um pouco que vai grudar na espátula, mas talvez seja mais fácil pra vc. Vai passando

aos poucos. A pasta é meio grudenta, então vc pode achar que não dá pra espalhar mais, mas dá sim.

 

Ah, e vc só tem que passar a pasta no chip, a peça que se encaixa nele não precisa, ok?

 

Ah entendi. Achei que a intenção do vídeo era mostrar qual era melhor. 

 

Presumo que assim esteja bom.. 

 

52azo1.jpg

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Essa foto é do seu ps3? Tá tranquilo assim.

Se continuar com problema, pode ter certeza que não é por má aplicação da pasta.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se é pasta boa, não tem problema. Recomendações existem várias, mas nem por isso as outras não servem. Se não for pasta vagabunda tá de boa.

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se é pasta boa, não tem problema. Recomendações existem várias, mas nem por isso as outras não servem. Se não for pasta vagabunda tá de boa.

hahahaha! Implastec  :tenso:

 

http://www.oficinadosbits.com.br/produto6422/Implastec_Pasta_Termica-_Thermal_.html

 

Eu tenho uma da Cooler Master (citada no inicio do post), mas ela tá meio estranha. De começo ela saiu bem PASTA mesmo, depois começou a sair bem oleosa. Não sei se influencia em algo.. 

 

No mais.. Coloquei a Implastec e tá do mesmo jeito. Sai ar quente, ventoinha veloz. Uncharted 3 TLOU no máximo. Vou ter que me acostumar com isso  :poha:

 

E na moral? Saco cheio de abrir e fechar, abrir e fechar hahahaha! Só abro se tu disse que DEVO trocar essa Implastec.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...