Ir para conteúdo
fabriciols

PDM - Dificuldade x Período (Mensal/Semanal)

Recommended Posts

Vocês sabem que o mypst tem semanal/mensal de dificuldade né?

 

Sim, não tem aquele destaque no portal igual ao "geral", mas os dados são sim calculados! :)

 

Eu estava brincando de dar uma olhada neste ranking, ai passeei por vários meses/semanas e descobri uma coisa.

 

PROBLEMA

 

Existem muitos usuários que ganharam este "top" pois jogaram jogos NOVOS, tipo que saíram na semana/mês.

Isso acontece pois estes costumam ter um PDM elevadíssimo, pois muita gente tem e está jogando, mas que ainda não platinou.

Este PDM é irreal, pois depois que se passa um tempo, o pdm do jogo tende a estabilizar.

 

Além deste problema, tem outro... os rankings ficam "estranho" com o passar do tempo. Isto pq, um jogo que tinha 6mil pontos por ser lançamento, daqui uns meses se estabiliza e cai pra 500~600. 

 

Para demonstrar estes problemas, vejam exemplos de líderes semanais de dificuldade (aproveitem o spoiler do contador de troféus):

Alguns links podem não fazer sentido, pois o pdm está baixo. Mas ele está baixo pois o "Contador De Troféus" é em tempo real, enquanto o ranking de dificuldade, assim que é fechado o período, não é mais recalculado...

 

https://mypst.com.br/contador-de-trofeus-get/?date_start=190115&date_end=250115&user=ejk9756&pf=ps4

https://mypst.com.br/contador-de-trofeus-get/?date_start=291214&date_end=040115&user=Tognassolo&pf=vita

https://mypst.com.br/contador-de-trofeus-get/?date_start=050115&date_end=110115&user=Matheus_253&pf=ps4

 

COMO RESOLVER ISSO?

 

A princípio, a única ideia  que tive é de um troféu só  ter pdm calculado após ele atingir a maturidade (i.e. algum tempo depois do lançamento). Não sei dizer quanto tempo é suficiente, mas isso é questão de analisarmos.

 

O que vocês acham? Quanto deveria ser o tempo? Tem sugestão melhor para evitar estes problemas?

 

(betaum, raven, Heishiro, breve e cia, help me!)

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

não entendi nada no começo mais depois comecei a intender, eu acho que o tempo para ser calculado devia ser no minimo1 semana.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Creio que deve ser calculado em 3 meses após o lançamento do jogo.

Por exemplo, nessa semana lançou o Dying Light, que ta todo errado em questao de PDM, e daqui a 3 meses vai vir ou teria vindo novos lançamentos de peso que é o que movimenta o mercado e tira o potencial inicial de vendas do produto anterior, com isso jogadores que ja tiverem adquirido o jogo terão o tempo para "estabilizarem" o sistema do site, ou seja, jogar o bendito jogo.

3 meses é o suficiente para estabilizar um jogo no quesito acima.

Numa consulta rápida vi que o jogo Assassin's Creed Unity (um jogo de uma franquia que vende muito) ja tem o PDM normalizado. 3 meses nos coloca em uma zona de conforto, ainda mais se tratando que os jogos de lançamento atuais são em maioria apenas para PS4, o que diminui bastante a zona de atenção dos usuários, que possuem mais PS3.

Por exemplo, Driveclub um exclusivo de PS4 não tão potente para vendas como AC Unity, ainda tem em seus troféus algumas loucuras como 1860.5 de PDM para determinados trofeus.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De acordo com o post do Gabiru, tem que ser muito tempo pra ficar estável.

Quanto mais tempo melhor, uns 3 meses deve ta bom mesmo

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Creio que deve ser calculado em 3 meses após o lançamento do jogo.

Por exemplo, nessa semana lançou o Dying Light, que ta todo errado em questao de PDM, e daqui a 3 meses vai vir ou teria vindo novos lançamentos de peso que é o que movimenta o mercado e tira o potencial inicial de vendas do produto anterior, com isso jogadores que ja tiverem adquirido o jogo terão o tempo para "estabilizarem" o sistema do site, ou seja, jogar o bendito jogo.

5 meses é o suficiente para estabilizar um jogo no quesito acima.

Numa consulta rápida vi que o jogo Assassin's Creed Unity (um jogo de uma franquia que vende muito) ja tem o PDM normalizado. 3 meses nos coloca em uma zona de conforto, ainda mais se tratando que os jogos de lançamento atuais são em maioria apenas para PS4, o que diminui bastante a zona de atenção dos usuários, que possuem mais PS3.

Por exemplo, Driveclub um exclusivo de PS4 não tão potente para vendas como AC Unity, ainda tem em seus troféus algumas loucuras como 1860.5 de PDM para determinados trofeus.

 

Eu acho que o que ele falou faz mt sentido ,o peguei shadow of mordor a 2 dias do lançamento os pdms eram absurdos platinei ele cerca de 1 mês e meio a 2 meses depois os trofeus estavam estabilizando mais ainda tinham PDM elevado levando em consideração a verdadeira dificuldade do trofeu, então acho que no MINIMO teria que ser 3 meses mesmo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu discordo um pouco do "problema" existente. Acho que se o cara platinou um jogo lançado muito recentemente esse é um mérito dele de ter feito isso antes da maioria sem grandes dicas, roadmaps e afins. O jogo é liberado para todos terminarem na primeira semana ou no primeiro mês, mas só alguns se arriscam tão rapidamente.

 

MAS... se é considerado "injusto", acho que a análise do Edu é perfeita. É interessante criar um histórico para se ter uma idéia de onde está o ponto de maturidade dos jogos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabrício, para o pessoal dar algumas sugestões mais embaçadas, o interessante seria apresentar mais dados. Se não ficaremos muito no "acho isso, acho aquilo...."

 

Seria legal você fazer um pequeno "experimento", para ajudar na analise desse novo Semanal/Mensal, e de preferência repassar os dados aqui no post.

 

Pega um mês como base, exemplo Janeiro 2014. Calcula as seguintes possibilidades:

  • Mensal de PMD calculado em fevereiro de 2014 sem nenhuma restrição;
  • Mensal de PMD calculado em fevereiro de 2014, expurgando os jogos lançados no último mês
  • Mensal de PMD calculado em fevereiro de 2014, expurgando os jogos lançados nos últimos 3 meses
  • Mensal de PMD calculado em fevereiro de 2014, expurgando os jogos lançados nos últimos 6 meses
  • Mensal de PMD calculado 3 meses após (Maio) sem restrições.*
  • Mensal de PMD calculado 6 meses após (Agosto) sem restrições.*
  • Mensal de PMD calculado 12 meses após (Fevereiro/15) sem restrições.*
*Nestes exemplos você calcularia os troféus conquistado em Janeiro/14 de acordo com o PMD do mês em que está calculando (Maio/Agosto/Fevereiro/15). 

 

Veja bem não estou propondo todos as situações acima, até porque tem algumas que são problemáticas (imagina anunciar um vencedor Mensal 1 ano após a sua ocorrência  :hihi: )

 

Mas com esses dados, será melhor para fazer uma analise e possivelmente encontrar uma solução viável.

 

O ideal seria fazer isso no mês mais recente possível... tipo Janeiro/2015.

Se eu fizer o do ano passado, os jogos já estarão estabilizados...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não temos histórico de PDM, esta informação é "online" recalculada basicamente todos os dias!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

:duvida:

 

Pensei em aplicar um fator que vai se reduzindo com o tempo, por exemplo:

 

O jogo acabou de ser lançado, seu pdm é dividido por 100!

A cada dia que passa, o fator de divisão diminui 1

Ao passar de 100 dias, o jogo não tem mais diminuição de PDM.

 

100 é um número aleatório que pensei agora... o ideal identificar quanto tempo demora para um PDM estabilizar...

Por mais q eu ache que varia de jogo para jogo...

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Acho excelente que esse ranking passe a ser valorizado.

 

Podia inclusive dar os prêmios de campeão semanal/mensal dos períodos que tiver registro.

Eu sei que ganhei um ou dois semanais.

 

Esse problema de os pontos serem irreais no período logo após o lançamento do jogo é uma verdade.

 

Três meses é um tempo mais que suficiente para que o PDM já reflita a dificuldade real - mas pode ser que a gente descubra que esse prazo é outro, no final volto a esse ponto.

 

Acho que excluir os jogos novos do cálculo é errado, por outro lado, manter como está gera distorções que tiram o sentido do ranking.

 

Minha sugestão é calcular os rankings de dificuldade mensal/semanal dois ou três meses depois e aí sim definir o campeão - mais ou menos como o eduhlopes sugeriu.

 

Isso resolve o problema da pontuação errada.

 

Pra fazer isso é preciso saber se o site consegue:

 

- montar o ranking provisório do momento que o troféu é conquistado

 

- recalcular o ranking de dificuldade após 2/3 meses (ou qualquer que seja o período que a gente defina)

 

Com isso o ranking de dificuldade refletirá melhor a realidade - ao custo de demorar mais pra ser calculado/divulgado.

 

Então, a questão é balancear fidelidade do ranking x rapidez.

 

 

Pra gente descobrir quando que o PDM de um jogo se estabiliza precisamos verificar o histórico do PDM dos troféus de um número X de jogos.

 

O fabricio falou que não há um registro da evolução do PDM dos troféus, mas talvez dê pra pesquisar de um jeito alternativo (que não tenho idéia se dá muito trabalho ou não).

 

Como o ranking é calculado imediatamente, talvez fique registrado no histórico dos jogadores o PDM dos troféus e do jogo naquele período.

 

Pra analisar as mudanças dos PDMs a gente precisaria pegar alguns jogos, digamos 30.

 

10 com muitos jogadores (acima de 5000 por exemplo)

 

10 com 1000 a 5000 jogadores

 

10 com menos de 1000

 

Pra cada um desses pega 3 jogadores que platinaram:

 

1 que platinou no primeiro mês (ou primeira semana se possível)

 

1 que platinou pegando todos os troféus depois de um mês do lançamento

 

1 que platinou pegando todos os troféus depois de dois ou três meses de lançamento

 

Assim vamos ter uma boa noção da variação do PDM de jogos com muitos, poucos ou razoáveis jogadores.

 

 

Agora se não tiver como ver o valor do PDM do jogo no ranking do jogador nesse período passado, o jeito será fazer isso daqui pra frente.

 

 

De qualquer jeito, no fim das contas vamos provar aquilo que a gente já tem uma boa noção, ou seja, que depois de uns dois meses o PDM estabiliza.

 

Então, pra facilitar uma opção é simplesmente nos próximos seis meses montar um banco de dados calculando os rankings de dificuldade e recalculando a cada semana ou a cada mês pra verificar

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Criei uma página que tenta simular a variação de pdm (do troféu com maior pdm) conforme o tempo...

A página é BEMMM pesada, então, dependendo da idade do jogo, ela nem carrega...

 

A página não é perfeita, ela tem uma imprecisão de uns ~5 pontos de pdm_hard ( o que é bem pouca coisa )

 

Cada pontinho no gráfico é uma semana.

Não se assustem com pontihos que tudo está zerado, considerem que o valor seguiu inalterado

 

Para jogos de até 6 meses atrás funciona bem...

 

Exemplos para análise (esses vão abrir rápido, pq eu deixei a página em cache):

 

COD Advanced Warfare - 3 meses

https://mypst.com.br/variacao-pdm/NPWR07116_00/

 

Last of Us - 6 meses atrás

https://mypst.com.br/variacao-pdm/NPWR06418_00/

 

Diablo - 5 meses atrás

https://mypst.com.br/variacao-pdm/NPWR05974_00/

 

** EDIT ** para jogos mto velhos, a página estava travando o server :D :D :D

Por conta disso, coloquei um limite que, se o jogo tiver mais de 6 meses de idade eu não carrego a página


 


 

 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Fabrício e pessoal,

 

Acho esse um problema difícil.

 

Creio que eu tenha sido uma das primeiras pessoas a pensar na questão de "dificuldade ponderada" de troféus sendo calculada pela raridade dele (hoje até a Sony mostra o % no app dela). No início foi só pra tentar equilibrar isso, mas a idéia foi crescendo e acho que ela está ficando "grande demais" para suas próprias limitações, pra falar a verdade.

 

O tópico sobre "como funciona o ranking de dificuldade" já teve muitos debates sobre formas de tornar o ranking mais justo e mesmo assim existem certas "injustiças" dele que são muito difíceis de resolver.

 

Um jogo com poucos jogadores sempre vai ser injusto no PDM, veja o meu Onechanbara Z2 do PS4. Até esses dias ele estava com 100% de obtenção de platina, porque só eu joguei esse jogo no Brasil e eu obtive a platina nele... uma situação assim nunca terá como ser resolvida, por exemplo.

 

Mesmo que você tire uma "média de maturação" do jogo e aplique uma fórmula para diminuir o PDM por ela, você só será justo com os jogos dentro da média, os que estiverem fora dela vão ter a pontuação aumentada ou diminuída injustamente.

 

Sinceramente eu não sei o que sugerir pra melhorar isso, motivo pelo qual eu nunca criei um Ranking Semanal/Mensal/Anual por dificuldade no (hoje semi-finado) Clube da Platina.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não acho que tem que ser por tempo.

Teria que ser algo do tipo: o quanto de PDM o troféu, não o jogo, perde por dia até não ter mais variação significativa.

Um complemento poderia só considerar jogos que pelo menos 1 pessoa já platinou/100%tou...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

E no caso dos jogos por capítulos? Quais elementos dificultadores eles teriam para o ranking? Já que, por exemplo, o Life is Strange foi lançado semana passada e só vai liberar a platina daqui uns seis meses.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não acho que tem que ser por tempo.

Teria que ser algo do tipo: o quanto de PDM o troféu, não o jogo, perde por dia até não ter mais variação significativa.

Um complemento poderia só considerar jogos que pelo menos 1 pessoa já platinou/100%tou...

 

Não entendi muito bem oq vc quer q seja feito...

Vc quer esses dados para análise?

 

Nestas urls que fiz, dá pra ver quando o jogo se estabiliza.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Há alguma novidade nos estudos?

 

o único estudo que foi feito foi a url que criei para verificar a variação de PDM dos jogos...

você chegou a ver isso?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...