Ir para conteúdo
Katcrux

[ARKADE] Hatred vs. Steam Greenlight: Entenda a confusão

Recommended Posts

Notícia postada pelo portal ARKADE sobre a polêmica confusão envolvendo o game Hatred e a Steam. Entenda o caso!

 

"O polêmico jogo Hatred vira notícia outra vez após a sua tentativa de entrar no programa de votos da Valve, o Steam Greenlight. Vamos tentar explicar a confusão entre a Destructive Creations e a Valve logo após a sequência. Há pouco tempo atrás vimos quando a Destructive Creations lançou o trailer de seu jogo, o Hatred. O jogo em questão dividiu o público entre gamers que se sentiram mal pelo exagero de sanguinolência e violência explícita, e outros que aceitaram o conceito do jogo de braços abertos e estão esperando ansiosamente o seu lançamento. O trailer mostra um protagonista falando sobre o seu fim e como ele quer terminar com sua vida matando todas as pessoas que estiverem em sua frente. A polêmica acabou se formando pelo fato de nós controlarmos um sociopata que mata inocentes sem remorso ou motivo, algo que nunca foi possível fazer em um jogo.

 

Veja o gameplay:

 

 

 

E mesmo com uma chuva de comentários negativos quanto ao jogo e sua mecânica, teve gente que criou interesse no jogo, pelo menos esperando pra ver ele em ação antes de criticá-lo negativamente. Até já explicamos que boa parte do problema se encontra na forma em que eles irão apresentar este antagonista, e também o fato de que este jogo pode até trazer certos temas que são extremamente complicados (ou evitados) de discutir, como a causa real de diversos casos de massacres, como o de Columbine e o de Realengo. Independente dos comentários, os desenvolvedores da Destructive Creations incluíram Hatred no programa Steam Greenlight e iniciaram uma campanha normalmente como qualquer jogo que passa pelo processo: fazendo com que os interessados votem no título, podendo ter a chance de ser aceito na loja da Valve. Porém, a Valve rapidamente tirou o jogo do ar no Greenlight e o Diretor de Marketing, Doug Lombardi, afirmou que a empresa não iria publicar Hatred no Steam e por isso seria removido inteiramente.

 

Campanha Hatred: Steam Greenligth "Call To Arms"

 

 

 

Em resposta, Destructive Creations publicou a seguinte declaração em seu site:

 

Queridos fãs de Hatred

Como você sabe hoje lançamos a nossa campanha do Steam Greenlight para Hatred. Infelizmente a Steam o removeu após algumas horas dando a seguinte razão por trás de sua decisão:

"Nós queremos que vocês saibam que baseado no que vimos no Greenlight nós não iremos publicar Hatred no Steam. E por isso ele será removido."

E mesmo que jogos como Manhunt e Postal continuam disponíveis no Steam nós completamente respeitamos a decisão da Valve, sendo que eles tem o direito de fazer isto. Ao mesmo tempo nós queremos te assegurar que isto não irá impactar o desenvolvimento do jogo, a visão do jogo ou as funcionalidade na jogabilidade que estamos seguindo. O jogo ainda será lançado no segundo bimestre de 2015 como planejado.

Além disso nós não tratamos isto como uma falha porque mais uma vez isto nos mostra como temos um suporte da comunidade em que estamos apoiados. Após duas horas da campanha no Greenlight, Hatred adquiriu 13,148 votos e ficou em #7 na lista do Top 100. Está é a maior prova para nós que existem fãs persistentes de Hatred que estão esperando o jogo ser lançado. E que nós precisamos continuar para entregar a eles um jogo que ofereça uma jogabilidade excitante e desafiadora.

A situação toda somente nós empurra para frente contra qualquer tipo de diversidade e para não desistir. E isto também nos deixa com a vontade de fornecer a pré-venda aos fãs de Hatred, como muitos de vocês já pediram por elas.

A equipe Destructive Creations

 

Pelos números mencionados na declaração, existem pessoas que estão no minimo curiosas e querem ver Hatred no Steam mesmo com as críticas negativas. Mas a Valve está correta em cancelar a campanha baseada apenas em dois vídeos, apesar do próprio Steam ter jogos similares? Um tiro no pé que pode acontecer com quem obtém fama pela polêmica negativa é o risco de rejeição, mesmo quando até agora não temos quase nada do jogo a não ser o seu único trailer e um pequeno teaser para o Steam Greenlight. Mas os desenvolvedores da Destructive Creations não parecem muito preocupados com isso, afinal, o jogo está ganhando repercussão, atenção da mídia e virando um interessante tema de debate pelo seu conteúdo pesado.

 

 

 

s5-700x393.jpg

 

 

Por isso que a Valve não se viu com muitas escolhas além do cancelamento porque a má fama por algo que não foi ela quem fez pode trazer sérios danos, restando a desenvolvedora correr atrás de outras opções de lojas virtuais que estejam dispostas a vender este polêmico jogo. Mas é bom ver que Destructive Creations continua convicta em seu projeto mesmo após este imenso potencial golpe financeiro. Hatred ainda é um jogo difícil de defender ou entender. A maioria das pessoas não se sentem bem com um jogo que proporciona tanta sanguinolência e brutalidade, especialmente quando ela não é justificada, vide os próprios jogos mencionados pelos desenvolvedores (Manhunt e Postal) que causam este mal estar. Mas a remoção do jogo funciona como uma faca de dois gumes, sendo uma consequência direto da própria infâmia daquele jogo na visão das pessoas que simplesmente não aceitam e se sentem horrorizadas pelo fato de existir um "simulador de matar inocentes", mas ao mesmo tempo validando este mesmo sentimento infundado das pessoas e no fim somente colocando mais lenha nesta fogueira que está pegando fogo já faz um tempo.

 

Lembrando que o ato da Valve não é considerado como censura, já que ela não está impedindo o jogo de existir, ela apenas não o aceitou em sua loja, deixando os desenvolvedores procurarem outras formas de vender o produto, seja por outras lojas virtuais ou até pelo seu próprio site, tendo a Valve o todo o direito de fazer isto. E também não pode ser tratado como boicote, pois o jogo não foi retirado da Steam enquanto estava sendo vendido, ele foi rejeitado na campanha de aceitação.

 

 

 

steamworkshop_webupload_previewfile_3565

 

 

Mas também podemos questionar como a Valve deixa jogos que são extremamente sangrentos em sua loja, como os já mencionados Manhunt e Postal, além daqueles de qualidade extremamente baixa e que continuam sendo aceitos via Greenlight. É questionável como a Valve nega a entrada de um jogo e disponibiliza a entrada de outros que não deveriam nem fazer parte da loja em base do parâmetro que a empresa acha correto. Só que a bagunça não acaba aí! Após tudo isso a Valve decidiu voltar atrás e colocou Hatred de volta no Steam Greenlight. Agora com a página aberta novamente, os tópicos de discussões sobre o jogo voltaram a funcionar, com questões úteis perguntando sobre o desenvolvimento e melhoras, e algumas outras seguindo um caminho mais"¦ diferente, com tópicos do calibre de uma petição para o protagonista utilizar um fedora, uma opção que o faça ser do Oriente Médio ou uma "simples pergunta" sobre a possibilidade de matar crianças no jogo. Hatred pode ser votado mais uma vez pelos interessados, significando que a Valve decidiu ver Hatred ao vivo e em vermelho, preto e branco. Logo após o anúncio, a Destructive Creations publicou a imagem de um email enviado por Gabe Newell para um de seus desenvolvedores em sua página do Facebook com a seguinte mensagem:

 

Oi, Jaroslaw.

Ontem eu ouvi que eles estavam tirando a campanha de Hatred no Greenlight do ar. Como eu não estava a par de tudo, eu perguntei internamente para descobrir o motivo que fizemos isso. E pelo visto não foi uma boa decisão e vamos colocar Hatred de volta ao ar. Minhas desculpas para você e seu time. A Steam existe para criar ferramentas para criadores de conteúdo e consumidores.

Boa sorte com o seu jogo.

Gabe.

 

 

 

steamworkshop_webupload_previewfile_3565

 

 

Toda está confusão denuncia uma divisão entre os que já são fãs que apoiam Hatred e os que repudiam qualquer coisa relacionada a ele. Além disso, ainda temos a mídia especializada tentando encontrar algum sentido na situação e a própria empresa responsável pela loja virtual se sentindo mais perdida do que todos os outros envolvidos. E como esta discussão tem ambos lados apresentando argumentos plausíveis, qual é a sua posição? A Valve deveria ter removido Hatred de uma vez por todas ou este ambicioso projeto da Destructive Creations continua merecendo uma chance de ser vendido no Steam? É hora de discutir!"

 

 

E você, já ouviu falar do game? O que achou dele?

Fonte: Arkade | Jogos, Tecnologia, Cultura e Revista Online de Games

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...