Ir para conteúdo
irohma86

Final Fantasy X HD Remaster - Guia de Troféus

Recommended Posts

full-icon.png
Guia de troféus: Final Fantasy X HD Remaster

ffx_index.png

ffx_intro.png
- Dificuldade Estimada do Jogo: 79.2/100 *
- Pontos de dificuldade: 5484 *
- Tempo Aproximado de obtenção dos troféus: 90h+
- Offline: 20 :bronze: 8 :silver: 5 :gold:
- Troféus que você pode perder: :gold: Master Linguist
- Minimo de Jogadas: 1
- A dificuldade afeta os troféus: Não há dificuldade para selecionar.
- Troféus Bugados: Nenhum.
- Cheats impedem troféus?: Não há cheats.

* Estes valores podem variar conforme o tempo e crescimento da base de dados.
ffx_about.png

Final Fantasy X faz seu retorno no Playstation 3, contando com um grande overhaul em sua parte gráfica, desde modelos de personagens até os menus. Os fãs norte-americanos e sul-americanos também podem finalmente experimentar todos os extras que o jogo recebeu na sua versão International, lançada apenas no Japão e para a Europa na época do Playstation 2.

A história de Tidus e a peregrinação de Yuna trazem muita emoção, romance, uma dose de comédia e, principalmente, um enredo de primeira qualidade, capaz de reconquistar aqueles que já jogaram o jogo na versão do Playstation 2 e aqueles que ainda desconhecem o fantástico mundo de Spira. Prepare-se para muitas revelações, drama e batalhas aos montes! Como todo bom JRPG, platinar Final Fantasy X é uma tarefa árdua, que consome tempo, demanda paciência e, no caso deste jogo, uma boa dose de reflexos com os dedos.

 

Sphere Grid

Logo que começar o jogo você será questionado sobre qual o Sphere Grid que deseja utilizar: Standard ou Expert. A escolha não afeta nenhum troféu, mas para os propósitos deste guia você deve escolher o Standard Sphere Grid a não ser que queira realmente experimentar o Expert Sphere Grid. Por que? Por dois motivos críticos: 

  1. O Standard Sphere Grid possui 860 nós contra 792 nós do Expert Sphere Grid. Isso permite você maximizar seus status sem ter que utilizar Clear Spheres.
  2. O Expert Sphere Grid coloca todas as personagens no centro, dando a você a liberdade de escolher qual classe seguir com cada um. Apesar de parecer tentador, você precisa saber muito bem o que está fazendo ou facilmente sentirá grandes dificuldades durante o trecho principal do jogo.

ffx_roadmap.png

Final Fantasy X, felizmente, possui apenas um troféu perdível, Master Linguist . Portanto, é possível jogar todo o trecho principal do jogo de forma relaxada caso seu objetivo seja apenas a platina. Apesar de não estarem relacionados com troféus, existem alguns pontos importantes a serem mencionados para evitar frustrações futuras no jogo. Todos eles estão relacionados com os Dark Aeons.
 
Estes indivíduos extremamente fortes aparecerão logo após você adquirir a Airship, em locais dos mais variados. Alguns deles, no entanto, bloquearão seu acesso a certas áreas, como Besaid Village, Macalania Temple e a sala da Yunalesca. O que isso significa para você? Bom, existem quatro items que estão nas áreas bloqueadas e, três deles, podem ser cruciais para deixar o jogo mais fácil quando você começar a caçar os troféus.

  • Destruction Sphere (Besaid Temple): Você precisará completar o puzzle do templo e não deixar de coletar a Destruction Sphere e abrir o baú que aparece ao concluir a parte extra do puzzle. O baú contém Rod of Wisdom para Yuna. Não deixe de pegar este item na sua primeira passagem pelo templo. Dark Valefor bloqueará a entrada para Besaid Village após adquirir a Airship.
  • Jecht Sphere (Besaid Village): Uma das Jecht Spheres está localizada próxima a entrada de Besaid Temple. Ela, no entanto, só aparecerá após os eventos de Macalania Lake, na parte final do jogo. Obter todas as Jecht Spheres ensinará o último Overdrive do Auron. Não é algo que valha a pena retornar a pé desde Macalania até Besaid, mas quem desejar ter os Overdrives de Auron antes de enfrentar os Dark Aeons deverá se atentar a esse ponto. Dark Valefor bloqueará a entrada para Besaid Village após adquirir a Airship.
  • Destruction Sphere (Macalania Temple): Você precisará completar o puzzle do templo e não deixar de coletar a Destruction Sphere e abrir o baú que aparece ao concluir a parte extra do puzzle. O baú contém Luck Sphere. Note que a Destruction Sphere só aparecerá depois que você concluir o puzzle e liberar a ponte, o que vai exigir que você refaça boa parte do procedimento após coletar o baú. Não deixe de pegar este item na sua primeira passagem pelo templo. Dark Shiva bloqueará a entrada para Macalania Temple após adquirir a Airship.
  • Sun Crest (Zanarkand Ruins): Após derrotar Yunalesca, saia e volte para a sala onde você a enfrentou. Um baú aparecerá na parte superior, contendo a Sun Crest, necessária para a Celestial Weapon de Tidus. Não deixe de pegar este item LOGO APÓS derrotar Yunalesca. Dark Bahamut bloqueará o acesso ao baú após você sair da dungeon e adquirir a Airship.

A consequência de não coletar as Destruction Spheres e seus tesouros em Besaid e Macalania é que você só conseguirá obter Anima e Magus Sisters depois que vencer estes Aeons. Anima é excelente para facilitar os primeiros combates na Monster Arena e pode salvar sua pele em alguns combates do jogo. Já não obter a Sun Crest significa que você terá que improvisar uma arma com Break Damage Limit se pretende usar Tidus para enfrentar os chefes opcionais ou as Arena Creations.
 
O troféu Master Linguist , por sua vez, só irá demandar atenção quando você estiver em Home, o lar dos Al Bhed que é visitado na parte final do jogo. Antes disso, qualquer Al Bhed Primer que você perder pode ser coletado posteriormente ao se revisitar o local. Quando chegar em Home, faça um save em um slot separado e preste atenção no cenário.

Al Bhed Primers perdíveis em Home e Bevelle
  • O primeiro primer (Volume XIX) está logo na primeira tela, a esquerda.
  • O segundo primer (Volume XX) está em um dormitório. Na parte do jogo onde existe um corredor que se divide em três caminhos, volte um pouco antes do caminho se dividir e entre no dormitório a esquerda do corredor. Você será atacado por monstros e, após derrotá-los, poderá abrir um baú com senha em Al Bhed e verá o dicionário logo do lado.
  • O terceiro primer (Volume XXI) está no caminho da direita no trecho mencionado acima (a esquerda existe o save point e a porta que levará a sequência do jogo, NÃO entre na porta antes de ter os volumes XIX, XX e XXI), ao final do corredor.
  • O quarto primer (Volume XXII) está bem na entrada do Bevelle Temple, não há como perdê-lo se você prestar atenção na tela.


Fora isto você pode jogar a vontade. Recomendo começar a caça aos troféus apenas após ter derrotar Seymour Omnis na última dungeon, desta forma você já terá acesso a todas as áreas do jogo, estará com um nível decente para experimentar a dungeon extra (Omega Ruins) e não passará sufoco com os inimigos das áreas anteriores. Segue abaixo minha sugestão de atuação.

1. Termine o jogo normalmente.Ao longo do jogo você obrigatoriamente irá ganhar The Right Thing , All Together e Heartstrings . O troféu  Speaking in Tongues  virá inevitavelmente quando achar seu primeiro Al Bhed Primer (o primeiro possível está no Salvage Ship quando Rikku te resgata), enquanto o troféu  Striker  pode ser adquirido a qualquer momento após você passar pelo mini-game para aprender o Jecht Shot da primeira vez. Talvez você tenha dificuldades para derrotar alguns chefes no final do jogo para os últimos troféus relacionados a história. Seguem algumas dicas:
  • Seymor Flux [70,000 HP, Overkill 3,500] (Mt. Gagazet): A chave para derrotar Seymour Flux, o primeiro chefe realmente complicado do jogo, é ter armaduras com Zombie Ward. Você pode customizar suas armaduras com essa habilidade usando 30 Holy Waters, vendidas pelo mercador Wantz no trecho logo antes da batalha contra Seymour Flux. Uma vez munido com armaduras com Zombie Ward, o que resta é usar Hastega com Tidus e Shell com Yuna para sobreviver aos golpes mais fortes do chefe. Lembre-se de usar Dispel quando Seymour Flux utilizar Reflect nele mesmo e preste atenção ao padrão de ataque de Seymour. Todo terceiro turno ele utiliza Dispel no seu grupo, então trate de usar Silence Buster nele bem antes disso para evitar a fadiga de recastar Hastega e Shell em todos. Ignore Mortiorchis e concentre seus ataques apenas em Seymour.
  • Sanctuary Keeper [40,000 HP, Overkill 6,400] (Mt. Gagazet): Este chefe pode dar imenso trabalho se você não souber o que está fazendo. Primeiro, é aconselhável usar uma armadura com Confuse Ward e talvez com Darkness Ward, Sleep Ward e Silence Ward. Ter uma armadura com estas proteções não é estritamente necessário, mas pode ajudá-lo a remover o fator "azar" do combate. O segredo para esta luta, na verdade, está em _sempre_ usar Dark Attack ou Dark Buster. Sempre. Feito isso, ao invés de usar Curaga, o Sanctuary Keeper usará Esuna e você poderá martelá-lo à vontade.
  • Spectral Keeper [52,000 HP, Overkill 8,000] (Zanarkand Ruins): Nada de especial. Se estiver com problemas contra este chefe você provavelmente precisará ganhar alguns Sphere Levels em Zanarkand. Sempre mova de posição quando ele usar Glyph Mine e cure Berserk (ou use armaduras com Berserk Ward) sempre que alguém for atingido por Berserk Tail. Um pouco de paciência e a batalha acabará sem maiores problemas.
  • Yunalesca (Zanarkand Ruins): Veja Overcoming the Past para mais detalhes.
  • Seymour Omnis (Inside Sin): Veja The Destination of Hatred para mais detalhes.

O último chefe não será problema caso você siga meus passos, uma vez que você só irá enfrentá-lo depois de já ter acabado com Nemesis e Penance, dois inimigos insanamente mais poderosos que Yu Yevon. Sinta-se a vontade para voltar a Inside Sin a qualquer momento durante sua caça a troféus para zerar o jogo e conquistar The Eternal Calm .

2. Consiga a habilidade No Encounter.Para seguir nas quests opcionais do jogo a habilidade No Encounter pode se provar imprescindível. Para adquiri-la você tem algumas opções: A-) usar Steal em Warrior Monks e Fallen Monks (Zanarkand Ruins); B-) matar Geosgaeno; e C-) capturar quatro Vouivre (Mi'hen Highroad), Lamashtu (Mushroom Rock), Kusariqqu (Thunder Plains), Mushussu (Sanubia Desert) e Nidhogg (Cavern of the Stolen Fayth, Mt. Gagazet).

Prefiro a opção C, já que matar Geosgaeno pode se provar um tanto cansativo já que ele dropa uma arma com No Encounters apenas como drop raro e os Monks de Zanarkand Ruins também só possuem o item que você quer como Steal raro e em pequenas quantidades. Seu objetivo é juntar 30 Purifying Salt para poder customizar a habilidade No Encounter. Siga para Calm Lands, comece a sidequest da Monster Arena se já não começou e capture quatro de cada um dos monstros acima. Feito isso você ganha 99 Purifying Salts por liberar Fafnir. Utilize 30 em uma armadura e use o resto para ensinar Dispel para seus Aeons.

3. Capture Monstros.Este é na verdade um passo intermediário. Sempre que possível visite uma área e capture monstros até ter 10 de cada espécie. Recomendo intercalar uma área difícil (tal como Inside Sin, Mt. Gagazet e Omega Ruins) com uma área fácil, desta forma você já maximiza seu ganho de Power, Mana, Speed e Ability Spheres. Vale notar que ao capturar 10 de cada monstro em Inside Sin você provavelmente já estará forte o bastante para se aventurar sem problemas em Omega Ruins. Mas não se apresse, deixe esse passo como algo para "relaxar" entre os mini-games a seguir.

 

Você pode aproveitar esta etapa para usar Steal em monstros diversos para ganhar alguns bons itens e também o troféu  A Talent for Acquisition .
 
4. Celestial Weapons.Para enfrentar os inimigos finais do jogo você precisará de armas com Break Damage Limit, que podem ser customizadas com 60 Dark Matters. Você obtêm 99 Dark Matters ao liberar Ultima Buster na Monster Arena (capture 5 monstros de cada espécie). Para conseguir mais Dark Matters, no entanto, você precisará vencer Original Creations e torcer por um drop raro, algo que pode levar algumas dezenas de horas.
 
A segunda, e talvez melhor, forma de obter armas com Break Damage Limit é adquirindo as Celestial Weapons e seus respectivos Crests e Sigils para que ela ganhe o poder completo. 
 
Antes de tudo você precisará do Celestial Mirror para abrir os baús com as armas, veja  Weapon Master  para mais detalhes. Após isso, antes de ir atrás de todas as Crests e Sigils vamos analisar quais são as mais fáceis de se conseguir e quais estão relacionadas com outros troféus do jogo.
 
Rikku (Godhand): Conseguir o Mercury Crest e o Mercury Sigil garantem a Celestial Weapon da Rikku com seu poder máximo, que vem com a habilidade Gillionaire, que simplesmente duplica a quantidade de Gil adquirido após combates. Por causa dessa habilidade (que você pode obter também usando 30 Designer Wallets, mas obviamente sem os benefícios de uma Celestial Weapon), recomendo que você vá  atrás dessa arma o mais rápido possível.

  • Mercury Crest: Para conseguir o Mercury Crest vá para a área de Sanubia Desert onde você começa o mini-game dos cactuars (a área com a tempestade de areia que te impede de acessar a parte mais baixa do mapa). O baú com o Crest está na parte esquerda, em uma pequena área separada que contém um buraco com areia movediça e um baú solitário.
  • Mercury Sigil: Para conseguir o Mercury Sigil você terá que completar o mini-game dos cactuars, que consiste em investigar a estátua na frente da tempestade de areia citada acima e achar os 10 cactuars escondidos no deserto. Segue a localização de cada um deles. Note que você não precisa ter sucesso em pega-los, não existe diferença em obtar a Sphere Del Perdedor ou a Named Sphere para conseguir o Sigil.

1. Tomav está no mapa do Oasis.
2. Rovivea está correndo em círculos em East Sanubia Desert (o mapa logo após o Oasis), na parte esquerda do mapa.
3. Chava está no mesmo mapa da estátua dos cactuars. Investige as placas de sinalização à esquerda, na segunda, onde existe um sinal de "20% off", o cactuar irá aparecer.
4 e 5. Alek e Aloja estão no mapa central de Sanubia Desert, na parte superior esquerda, onde você encontrou um dos Al Bhed Primers em meio a algumas grandes ruinas.
6. Vachella está em East Sanubia Desert (o mapa logo após o Oasis), escondida na Save Sphere. Investigue para que ela apareça.
7. Robeya está no mapa central de Sanubia Desert, dentro do tesouro mais a esquerda do mapa, próximo a cerca.
8. Isrra está no mesmo mapa da estátua dos cactuars, mas você terá que reentrar nele para que ela apareça. Vá para um dos buracos com areia movediça e você a encontrará.
9. Elio está no Oasis, mas ele irá fugir para o convés da Airship, onde você enfrentou Evrae.
10. Flaile aparecerá automaticamente após achar os demais cactuars.

Tidus (Caladbolg): Você ganhará o Sun Sigil após conquistar os troféus  Chocobo License  e Chocobo Rider , logo só irá faltar a Sun Crest para conseguir todo o poder da Celestial Weapon.
  • Sun Crest: Aqui está um ponto de atenção. A Sun Crest está na sala onde você enfrentou Yunalesca, mas, caso não tenha aberto o baú logo após derrota-la, você terá de enfrentar o Dark Bahamut para acessar o local, o que significa que você terá de dar a Tidus uma arma customizada com Dark Matters e deixar de lado a Celestial Weapon.

Lulu (Onion Knight): Você ganhará a Venus Sigil após desviar de 200 trovões e conseguir o troféu  Lightning Dancer , logo você precisará apenas da Venus Crest para conseguir todo o poder da Celestial Weapon.

  • Venus Crest: Localizada no Farplane, acessível de Guadosalam. O baú só aparece quando você visitar este local uma segunda vez após os eventos da história.

Auron (Masamume): Você ganhará o Mars Sigil após liberar 10 Area Creations na Monster Arena, algo que virá naturalmente no processo para liberar Nemesis e vencer os Dark Aeons e Penance, logo só resta o Mars Crest para dar todo o poder a arma.

  • Mars Crest: Vá para Mi'hen Highroad e pegue um chocobo no lado de fora e siga até o final da Oldroad, em um caminho sem saída com uma Save Sphere. Nesta área existe um baú contendo a Mars Crest.

Wakka (World Champion): Você precisará jogar Blitzball para conseguir os troféus  Teamwork!  (caso não tenha vencido o Luca Goers durante a história),  Show Off!  e  Blitzball Master , o que significa que se jogar apenas mais um pouco, vencendo um ou dois torneios a mais, você terá a Jupiter Sigil, deixando apenas a Jupiter Crest para liberar todo o poder da Celestial Weapon.

  • Jupiter Crest: Está em um dos armários dos Besaid Aurochs no vestiário que o time usa em Luca Stadium.

Yuna (Nirvana): Você precisará concluir quase todas as etapas necessárias para obter o Moon Sigil quando estiver atrás dos Aeons opcionais e obter  It's All About the Money ,  Feel the Pain ,  Delta Attack!  e  Summon Master  . Após isto basta vencer as Magus Sisters de Belgemine e ganhar o Moon Sigil, deixando apenas o Moon Crest para achar.

  • Moon Crest: Localizado em Besaid, na praia. Se você nadar até a parte oposta ao cais você achará uma pequena praia deserta com um baú, contendo a Moon Crest.

Kimahri (Spirit Lance): A Saturn Sigil, de Kimahri, não está relacionada com nenhum troféu e exigirá vencer em um mini-game que pode se provar um tanto complicado.

  • Saturn Sigil: Vá para Macalania Forest e siga até a parte da floresta, onde está o homem-pássaro tocando harpa. Neste mapa existe uma borboleta colorida próximo a saída norte que, ao tocada, iniciará um mini-game cujo objetivo é tocar todas as borboletas azuis sem tocar as vermelhas. Será necessário vencer o mini-game deste mapa e do mapa seguinte (este segundo levemente mais fácil) para que o baú de prêmio contenha o Saturn Sigil como presente. Siga a imagem abaixo para facilitar o trabalho.

 

ps2_final_fantasy_x_butterfly_map.jpg

 

  • Saturn Crest: Bem mais fácil. Você encontrará um baú contendo a Saturn Crest na área após o local onde você enfrentou Seymour Flux, atrás de um dos pilares a esquerda, antes da Save Sphere.

Mais uma vez, não se preocupe em fazer tudo de uma vez. Intercale os mini-games com captura de monstros, explorar a Omega Ruins, etc. Preferencialmente busque adquirir a arma da Rikku, Godhand, o mais rápido possível como mencionei. Por que? Quando você entrar em Omega Ruins para capturar monstros, você enfrentará um Zaurus (lagartixa gigante) e um baú constantemente. Use Steal no baú e ele poderá virar um Mimic, que dará 50,000 Gil ao ser eliminado. Com Rikku na party equipada com uma Godhand essa quantia vira 100,000 Gil, a melhor fonte de dinheiro do jogo.

Junto com esta etapa você pode também ir atrás de Chocobo Master e conseguir os Al Bhed Primers finais para Master Linguist . Note que agora que você tem as Celestial Weapons você conseguirá causar dano acima de 9,999, o que já te dará o troféu  Power Strike  assim que alguém atingir Strength 70+ (ou caso você utilize um Aeon como o Bahamut que já naturalmente pode causar mais de 9,999 de dano).

5. Conseguindo 99 Sphere Levels por combate.Para derrotar as Arena Creations, Dark Aeons, Penance e Nemesis, você precisá de alguns (senão todos) os status maximizados. Não é uma tarefa rápida, mas ela é relativamente fácil comparado com o terror que alguns dos mini-games que você acabou de fazer são.

  • A-) Primeiro, você precisará de armas com Triple AP. Para isso basta derrotar sucessivamente One-Eye na Monster Arena. Você liberará One-Eye após capturar quatro de cada um dos olhos alados existentes no jogo. Se você seguiu os passos acima e já tem pelo menos perto de 10 de cada monstro do jogo é bem capaz que ele já esteja liberado.

Para matar One-Eye você tem duas opções. A mais fácil pede que você tenha Anima ou Magus Sisters, o que significa que você não perdeu nenhuma Destruction Sphere ao longo do jogo. Ensine Haste, Dispel, Curaga e outras magias para Anima (ou use as Magus Sisters) e entre em combate com Yuna. Se você já estiver com o Sphere Grid quase que totalmente preenchido após caçar os monstros de Inside Sin e Omega Ruins, é bem provável que com dois ataques One-Eye será presunto. Faça isso até ter armas com Triple AP para todos.

  • B-) Você provavelmente terá 99 Door to Tomorrow por ter liberado Catastrophe na Monster Arena (liberado após completar 6 áreas). Utilize 10 para conseguir a habilidade Overdrive->AP nas armas de cada personagem.
  • C-) Você provavelmente terá também 99 Winning Formulas por ter liberado Neslug na Monster Arena (liberado após completar todas as áreas). Utilize 30 para conseguir a habilidade Triple Overdrive nas armas de cada personagem. Entretanto, para todos os personagens você precisará de 210 Winning Formulas, algo que só será possível com algo em torno de 7,200,000 Gil (por 900,000 Gil você consegue usar Bribe em Sand Worms em troca de 15 Winning Formulas). Ultima Buster dropa Winning Formula (duas unidades em um Overkill) caso você prefira encará-la ao invés de juntar dinheiro matando Mimics.
  • D-) Para contornar esse exagero de dinheiro você pode usar 30 Underdog's Secrets para conseguir Double Overdrive. Não é tão eficiente como Triple Overdrive, mas já será o bastante para o que pretendemos fazer. Você consegue 99 Underdog's Secrets ao juntar todos os 26 Al Bhed Primers e entregá-los ao Rin dentro a Airship.
  • E-) Caso esteja com falta dos items acima, você poderá usar 20 Gamble's Spirit para conseguir a habilidade SOS Overdrive. Ela funciona como Double Overdrive, mas apenas se seu HP estiver abaixo de 50%. Nesse caso você terá que manter seu HP baixo com o personagem durante o processo para ganhar AP. Detalhe lembrar que um personagem com 9,999 HP ficará com 4,999 HP quando revivido com Phoenix Down ou Life, o que já o deixa automaticamente em situação de ativar essa habilidade, logo ela acaba sendo bem mais barata e tendo praticamente o mesmo efeito do Double Overdrive.
  • F-) Uma vez munido de armas com Triple AP, Overdrive->AP e Triple Overdrive (ou Double Overdrive/SOS Overdrive), enfrente algum Tonberry para saber qual de seus personagens matou mais inimigos durante o jogo. Para tal basta atacar um Tonberry e checar o dano que Karma irá causar. O dano é igual a 10x o número de inimigos que o personagem matou durante o jogo (ou 100x no caso do Don Tonberry). Você provavelmente terá uma ideia de quem é esse personagem mesmo sem fazer isso. Agora é hora de apanhar um pouco.
  • G-) Crie uma armadura com Auto-Phoenix para todos os personagens. Você precisará de 20 Mega Phoenix, algo bem provável de se ter a essa altura do jogo. Caso já tenha uma armadura com Auto-Phoenix feita melhor ainda. Liberar Pteryx dá 20 Mega Phoenix e Ghosts (Cavern of the Stolen Fayth) dão 38 Mega Phoenix por meros 199,980 Gil usando Bribe.
  • H-) Vá para a arena, compre 99 Pheonix Down, coloque todos seus aliados com poucos kills com modo de Overdrive em Comrade e o personagem que tiver muitos kills em modo Stoic. Use Hastega no começo da luta e ataque Don Tonberry (liberado na Monster Arena após capturar pelo menos um de cada inimigo na Cavern of the Stolen Fayth) apenas com o personagem que estiver em modo Stoic. Don Tonberry contra-atacará com Karma, possivelmente causando 99999 de dano. Reviva seu personagem (por isso Auto-Phoenix) e fique na defensiva com os restantes. Quando Don Tonberry chegar próximo a você, use Flee e veja o AP subindo!

Apenas isso não será suficiente para derrotar Nemesis, Penance e nem mesmo os Dark Aeons. Você precisará maximizar alguns de seus status: Strength, Defense, Magic Defense, Agility, Accuracy e Evasion, além de subir Luck para algo em torno de 160 pelo menos. Magic e MP são inúteis em todos os sentidos, não há necessidade de maximizá-lo para derrotar os inimigos opcionais do jogo.

6. Maximizando os status de cada personagem.Para maximizar os status você precisará derrotar alguns inimigos na Monster Arena que dropam as spheres desejadas (duas delas com um Overkill). Com o Sphere Grid já preenchido você não terá muitos problemas para enfrentá-los, mas é bom seguir uma ordem. Todos podem ser vencidos com certa facilidade se você usar Anima ou Magus Sisters. Se preferir enfrentá-los com seus personagens será necessário tomar precauções com alguns status negativos.

  • One-Eye [150,000 HP, Overkill 15,000] (Magic Defense Sphere node_mdef.png). Você possivelmente terá algumas se você o enfrentou para pegar as armas com Triple AP. Anima nele. Se conseguir causar 99,999 de dano com seus personagens basta dois ataques que ele já era. Você precisará de cerca de 32 Magic Defense Spheres.
  • Juggernaut [1,200,000 HP, Overkill 15,000] (Strength Sphere node_str.png). Você poderá matar Juggernaut facilmente se tiver armaduras com Auto-Phoenix e prestar atenção em um simples detalhe: antes do segundo turno do Juggernaut use NulBlaze. Fora isto basta usar Armor Break/Full Break, Quick Hits e manter Haste e Protect ativos (Auto-Haste e Auto-Protect são interessantes para se ter junto com Auto-Phoenix na armadura). Você precisará de cerca de 20 Strength Spheres. Ative-as assim que consegui-las para facilitar a batalha seguinte.
  • Tanket [900,000 HP, Overkill 10,000] (Defense Sphere node_def.png). Você precisará de Berserkproof ou Berserk Ward, mas é possível enfrentá-lo apenas com Auto-Phoenix, uma vez que ele só ataca um personagem por vez. Use Quick Hits e, caso você tenha cerca de 130+ de Agility, ele estará morto após agir apenas uma ou duas vezes. Você precisará de cerca de 25 Defense Spheres.
  • Hornet [620,000 HP, Overkill 99,999] (Accuracy Sphere node_acc.png). Você precisará de Confuseproof e Deathproof (ou Confuse Ward e Death Ward), além de possivelmente um Darknessproof para facilitar as coisas. Hornet é mais rápido que os inimigos anteriores, mas se seguiu os passos até aqui basta manter Haste ativo e explorar os Quick Hits. Só use Esuna caso alguém fique com Sleep ou Darkness, ignore Poison caso ele seja o único status negativo afetando seu personagem. Você precisará de cerca de 46 Accuracy Spheres, logo prepare-se para enfrentá-lo umas boas vezes.
  • Fenrir [850,000 HP, Overkill 99,999] (Agility Sphere node_agi.png). Você precisará da mesma armadura que usou contra Hornet aqui, nesse caso Confuseproof e Deathproof. Não há segredo contra esse inimigo, basta usar Quick Hits como sempre e ficar atento para reviver alguém ferido. Você precisará de cerca de 19 Agility Spheres. Ative-as assim que consegui-las para facilitar a batalha seguinte.
  • Pteryx [100,000 HP, Overkill 99,999] (Evasion Sphere node_eva.png). Sem segredo, dois ataques e a batalha já era. Você precisará de 32 Evasion Spheres.
  • Greater Sphere [1,500,000 HP, Overkill 99,999] (Luck Sphere node_luck.png). Não há status negativos para se preocupar e, como sua Magic Defense já está maximizada, ele não causará tanto dano nos contra-ataques com Ultima. Antes da Greater Sphere ter seu turno normal, recupere seu HP. Após cerca de 16 Ultimas você ganhará as duas Luck Sphere. Você precisará de cerca de 30 Luck Spheres para chegar a cerca de 160+ com cada personagem, o que já será o suficiente. Caso deseje maximizar, se prepare para muito mais lutas.
  • Earth Eater [1,300,000 HP, Overkill 99,999] (Fortune Sphere sphere.png). Deathproof e Protect são essenciais aqui, além de um Shell ajudar muito. Outra alternativa é ter pelo menos dois aliados com Auto-Phoenix, permitindo que você simplesmente fique apertando :cross: até ele virar pó. Prepare-se para uma tarefa bastante cansativa aqui, uma vez que você precisará de uma tonelada de Fortune Spheres para ativar todos os nós de todos as personagens.
  • Ironclad [2,000,000 HP, Overkill 99,999] (HP Sphere node_hp.png). Não há status para se preocupar contra esse inimigo, apenas tenha Haste e Protect ativos e de preferência tenha Auto-Phoenix. Com Evasion maximizado muitos dos ataques do Ironclad irão errar. Não há segredo, mantenha-se curado e use Quick Hit nele. Você pode preencher todos os nós restantes com HP Spheres. Caso queira maximizar Luck e Magic, enfrente mais Greater Spheres, Earth Eaters e Jumbo Flans e preencha o restante com as HP Spheres do Ironclad.

Pronto! Com as Celestial Weapons e status maximizados você está pronto para detonar Nemesis, Dark Aeons e Penance! Vale notar que você com certeza já terá conquistado Under the Table e Mega Strike durante o processo todo, além de completar o Sphere Grid finalmente e conseguir  Sphere Master  e  Perfect Sphere Master .

 

Coletando spheres para ativar os nodes: Quem quiser Mana, Power, Speed e Ability Spheres rápido, basta enfrentar Kottos na arena e usar um Extract referente ao tipo de sphere desejada. Matando-o com Overkill você consegue 40 delas e ele precisa de apenas 5 golpes para ser derrotado. Se possuir Defense 240+ os contra-ataques dele serão ignoráveis, caso contrário é uma boa ter uma armadura com Auto-Phoenix.

 

7. Liberando Nemesis.Para liberar Nemesis você precisará capturar 10 de todos os monstros do jogo e derrotar todas as Area e Original Creations da Monster Arena. Possivelmente faltam poucos monstros para chegar a 10 e vencer as Original Creations não será trabalho com os status maximizados.
 
8. Derrote os chefes opcionais.Veja mais detalhes nos Perseverance e Overcoming the Nemesis .
 
9. Colete o que restar.Colete as Jecht Spheres que sobraram, provavelmente você não possui a que está em Besaid Village já que o Dark Valefor te impede de chegar lá, mas agora ele já é história. Coletando todas você consegue Messenger from the Past .
Você ainda precisará comprar todas as músicas e filmes no Luca Theater para o troféu  Theater Enthusiast  caso não o tenha feito, o que deve custar cerca de 450,000 Gil, algo simples de se conseguir enfrentando Mimics em Omega Dungeon.

Por fim, enfrente Nemesis e use Lancet com Kimahri para aprender Nova (caso ainda não fez quando o enfrentou da primeira vez ou também quando enfrentou Omega Weapon) e conquistar o troféu Learning! , que pode muito bem ser seu último para liberar o Completion caso não tenha deixado o troféu  A Journey's Catalyst  de lado (basta assistir ao Eternal Calm no menu inicial do jogo).

  • Curtir 8

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
 

ffx_trophies.png

 

 

 

 

trophy_0.png Completion :platinum:[topo]
Obtain all available trophies


Colete todos os troféus do jogo. Prepare-se para uma longa jornada e possivelmente bastante trabalho para conseguir o troféu Weapon Master , talvez o mais trabalhoso de todos.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_28.png Master Linguist :gold:[topo]
Find all 26 Al Bhed Primers


Troféu Missable! Fique atento a este troféu quando chegar em Home durante a história do jogo. Existem quatro Al Bhed Primers que podem ser perdidos definitivamente. O jogo, no entanto, tem uma função de importar todos os Primeirs adquiridos em uma jogada anterior, o que pode facilitar caso busque a platina apenas na segunda vez em que jogar.

Caso você deixe de coletar os volumes I ou III, eles estarão no Oasis de Sanubia Desert quando você chegar a esse ponto do jogo. O volume XIV também oferece uma segunda oportunidade em Sanubia Desert, próximo de onde você reencontra a Rikku.

 

 

 

 

 

 

  • Volume I: Savage Ship " No canto direito da embarcação, logo que Tidus encontra Rikku.
  • Volume II: Besaid Village " No Inn da vila, onde estão os Crusaders. O livro está bem próximo a entrada, um pouco difícil de se ver.
  • Volume III: SS Liki " No canto da tela da Power Room dentro do navio durante a viagem de Besaid até Kilika.
  • Volume IV: Kilika Village " Dentro do bar, próximo ao balcão.
  • Volume V: SS Winno " Na cabine do capitão do navio durante a viagem de Kilika até Luca. Caso não o colete durante a viagem, você pode entrar no navio através do porto de Luca a qualquer momento.
  • Volume VI: Luca " Perto da entrada do vestiário dos Luca Goers, em Luca.
  • Volume VII: Luca " No teatro de filmes e músicas, próximo à escada.
  • Volume VIII: Mi"™ihen Highroad " Adquirido automaticamente quando você encontra Rin na Travel Agency.
  • Volume IX: Mi"™ihen Highroad " Na Oldroad, bem no meio do caminho serpentinoso.
  • Volume X: Mushroom Rock Road " Na área esquerda antes de entrar em Djose Temple.
  • Volume XI: Djose Highroad " Logo no começo do mapa você verá vários pilares de rocha natural a sua direita, o livro está atrás de um deles.
  • Volume XII: Moonflow " Localizado em North Shoopuf Wharf, na Business Area.
  • Volume XIII: Guadosalam"™s " Dentro de um dos prédios da cidade, próximo a uma grande árvore.
  • Volume XIV: Thunder Plains " Quando encontrar Rin na Travel Agency, responda que está aprendendo Al Bhed bem e ele te dará o livro. Você deve ir direto para o quarto da Yuna e só falar com a Rikku depois durante os eventos na Travel Agency.
  • Volume XV: Macalania Wood " Logo após algumas cenas do jogo, próximo ao seu grupo.
  • Volume XVI: Macalania Lake " À esquerda da Travel Agency.
  • Volume XVII: Sanubia Desert " Na área mais aberta do deserto vá até um pedaço do mapa onde existem várias ruínas no canto superior esquerdo. O livro está dentro de uma das estruturas.
  • Volume XVIII: Sanubia Desert " Vá para o lado oposto de onde você encontrou o último livro, este estará próximo a uma placa de sinalização.
  • Volume XIX: Al-Bhed Home (Missable!) " Logo que entrar em Home, na primeira tela onde você vê as estruturas Al Bhed danificadas, vá imediatamente para a esquerda. O livro está no chão.
  • Volume XX: Al-Bhed Home (Missable!) " Na parte do jogo onde existe um corredor que se divide em três caminhos, volte um pouco antes do caminho se dividir e entre no dormitório a esquerda do corredor. Você será atacado por monstros e, após derrotá-los, poderá abrir um baú com senha em Al Bhed e verá o dicionário logo do lado.
  • Volume XXI: Al-Bhed Home (Missable!) " Este livro está no caminho da direita no trecho mencionado acima (a esquerda existe o save point e a porta que levará a sequência do jogo, NÃO entre na porta antes de ter os volumes XIX, XX e XXI), ao final do corredor.
  • Volume XXII: Bevelle (Missable!) " Bem na entrada do Bevelle Temple, não há como perdê-lo se você prestar atenção na tela.
  • Volume XXIII: Calm Lands " No extremo noroeste de Calm Lands.
  • Volume XXIV: Remiem Temple " Próximo a sphere que informa sobre a corrida de chocobos na parte exterior do templo, à esquerda da entrada.
  • Volume XXV: Cavern of the Stolen Fayth " Vire à esquerda na primeira interseção.
  • Volume XXVI: Omega Ruins " Pegue o caminho à esquerda na primeira interseção e siga até achar uma sala com 4 baús.

 


 
Quando você obtiver os 26 Primers fale com Rin dentro do Airship para receber 99 Underdog Secrets.
 

 

 

trophy_29.png Perfect Sphere Master :gold:[topo]
Complete the Sphere Grids for all main characters


Você precisará completar o Sphere Grid com todos os 7 personagens, o que significa preencher todos os nós com alguma sphere conforme detalhado no RoadMap. Será um trabalho demorado, em especial se você buscar maximizar Luck e/ou Magic com seus personagens.

Serão necessárias armas com Triple AP, Overdrive->AP e Triple Overdrive (ou Double Overdrive) para facilitar o serviço. Enfrentar inimigos na última área de Inside Sin também dá bastante AP e é um bom local para completar Sphere Grid caso tenha trabalho em vencer o One-Eye para ganhar as armas com Triple AP.
 
Uma vez que você tenha AP suficiente, conseguir Power, Mana, Speed e Ability Spheres é trivial, mas não podemos dizer o mesmo sobre as Lv. 1, Lv. 2, Lv. 3 e Lv. 4 Key Spheres. Provavelmente você terá múltiplas Lv. 1 e Lv. 2 Key Spheres adquiridas durante sua caça aos monstros, mas Lv. 3 e Lv. 4 Key Spheres pode não vir naturalmente ao longo do jogo.

 

  • Lv. 3 Key Sphere: Defender Z (Zanarkand Ruins) possui este item como drop raro; Ultima Buster (Monster Arena) possui este item como Steal raro; Demonolith (Inside Sin, Omega Ruins) dá 20 deste item por 450,000 Gil de Bribe.
  • Lv. 4 Key Sphere: Nemesis (Monster Arena) possui este item como Steal comum; Chimera Brain (Calm Lands) dá 1 deste item por 98,000 Gil de Bribe.

Se você pretende ir atrás da platina e enfrentar os Dark Aeons, Penance e Nemesis, este troféu será praticamente um pré-requisito. 
 

 

 

trophy_30.png Perseverance :gold:[topo]
Defeat Penance


Derrote Penance. Para enfrentá-lo você precisará antes derrotar todos os Dark Aeons que aparecem no jogo após adquirir a Airship. Enfrentar os Dark Aeons não exige que você tenha stats em 255, mas enfrentar o Penance sim, logo é uma boa idéia deixar para enfrentar todos após estar totalmente preparado a não ser que queira algum desafio. 

 

 

 

 

Preparação para os Dark Aeons

Antes de enfrentar os Dark Aeons tenha:

  • Armadura com Auto-Haste (Machea, cerca 600,000 Gil para 80 Chocobo Wings), Auto-Protect (Fafnir, 40 Light Curtains no Overkill), Ribbon (99 Dark Matters). Qualquer outra habilidade é inteiramente opcional. Break HP Limit, Auto-Shell, Auto-Potion ou Auto-Pheonix são todass bastante interessantes.
  • Quem não possui Ribbon (você dificilmente terá mais que um desses), deve ter um set de Armadura com Auto-Haste, Auto-Protect, Stoneproof e Sleeproof ao menos. Deathproof pode vir a ser útil contra as Dark Magus Sisters, mas não ajudará muito.
  • Auto-Life. Esta White Magic é essencial, uma vez que todos os Dark Aeons possuem Overdrives que causam dano bem além de 50,000. 
  • Quick Hits. Sempre.
  • Quick Pockets. Sempre que for usar um item o faça com Quick Pockets.
  • Alguns Megalixirs (úteis apenas contra Dark Anima, cerca de 5 já é o bastante caso seus stats já estejam maximizados).

 

 

Caso já esteja preparado, recomendo enfrentar Dark Yojimbo o quanto antes. Você precisará derrotá-lo cinco vezes para eliminá-lo por completo, e cada batalha é relativamente rápida e tem uma chance de dropar uma armadura com Break HP Limit e Ribbon. Caso tenha paciência, mate-o quatro vezes e use a Save Sphere da caverna, reset o jogo, mate-o mais quatro vezes, e assim por diante. Pode ser um pouco cansativo e nem sequer é necessário, mas facilitará o combate contra os próximos Dark Aeons caso consiga armaduras dessas para pelo menos outros 2 aliados.

 

Vamos para os detalhes de cada Dark Aeon. Os danos dos golpes são todos considerando-se Defense e Magic Defense 255.

 

 

 

 

Dark Yojimbo [1,600,000 HP]

  • Local: Cavern of the Stolen Fayth, vá para o final da dungeon e volte para ativar o primeiro combate. Você precisará matá-lo 5 vezes sem fazer uso da Save Sphere (você pode se curar nela no entanto). Cada combate ocorre em um dos cruzamentos da caverna, com exceção do que é ativado ao entrar na sala verde a direita do mapa.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect, Stoneproof (Ribbon).
  • Estratégia: Yojimbo sempre te surpreenderá no primeiro combate. Para contornar isto coloque três personagens com armas com First Strike na linha de frente. Assim que o combate começar troque para sua party principal e use um Mix de Rikku com dois Healing Springs para Ultra NulAll. Utilize Quick Hits sempre, cure-se com Quick Pockets + X-Potion ou até mesmo Curaga após cada ataque de Yojimbo.Os próximos combates são iguais, com a exceção dele não mais te pegar de surpresa. Atacando com frequência você nem verá ele usar Zanmato, mas caso isso aconteça, troque para um Yuna e invoque um Aeon para receber o ataque.

Dark Valefor [800,000 HP]

  • Local: Besaid Village.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect.
  • Estratégia: Dark Valefor é simples e direto. Use Auto-Life em todos para sobreviver ao Overdrive e Quick Hits. Alguns turnos e ele morrerá.

Dark Ifrit [1,400,000 HP]

  • Local: Bikanel Island. Vá para o final do mapa, onde você acessou Al Bhed Home durante a história. Converse com o homem ali e aceite ajudá-lo.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect.
  • Estratégia: Idem a Dark Valefor. Sem segredos.

Dark Ixion [1,200,000 HP]

  • Local: Thunder Plains. Vá norte da Travel Agency e converse com o monge próximo a uma das torres. Um segundo combate é necessário para eliminá-lo por completo, basta andar pelo mapa até ele aparecer denovo.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect.
  • Estratégia: Idem a Dark Valefor. Vale notar que os ataques de Ixion causam Sleep (no primeiro encontro) e Confuse (no segundo encontro), mas com Evasion 255 e Luck 160 Ixion simplesmente nunca te acertará.

Dark Shiva [1,100,000 HP]

  • Local: Macalania Temple.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect, Ribbon (Confuseproof, Berserkproof, Deathproof).
  • Estratégia: Apesar de Shiva causar status negativos, a estratégia contra Dark Valefor também funciona aqui. Fique atento a quem for atingido por Kick, uma vez que ele removerá seu Auto-Life. 

Dark Bahamut [4,000,000 HP]

  • Local: Zanarkand Ruins. Na sala onde você enfrentou Yunalesca.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect, Ribbon (Stoneproof).
  • Estratégia: Dark Bahamut é mais complicado que os demais Dark Aeons pelo fato de que, a cada 5 ataques, ele contra-atacará com Impulse, que causará cerca de 7,000 de dano a todos além de Full Break. A chave aqui é manter seu HP acima de 7,500 com Quick Pockets + X-Potion e se atentar aos seus ataques. Nunca ataque uma quinta vez quando o turno de Bahamut estiver próximo, ainda mais se a barra de Overdrive dele estiver cheia. Seja cauteloso, deixe para atacá-lo uma quinta vez apenas quando tiver certeza de que sobreviverá a Impulse e de que terá turnos o suficiente para se curar e remover o Full Break (com Dispel) de pelo menos um dos personagens após o contra-ataque. Se necessário use Mega Phoenix e nunca se esqueça de usar Auto-Life em todos antes do Dark Bahamut usar seu Overdrive.

Dark Magus Sisters [sandy 2,500,000 HP, Mindy 2,000,000 HP, Cindy 3,000,000 HP]

 

  • Local: Mushroom Rock. Vá para Djose Highroad e faça o trajeto de volta a Mushroom Rock até encontrar duas summoners no caminho. Após as Magus Sisters aparecerem, corra para o local onde os Crusaders enfrentarem Sin durante a história. Ao longo do trajeto você dividirá as Magus Sisters e poderá enfrentar uma a uma ao invés das três juntas, o que tornará a tarefa infinitamente mais fácil.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect, Ribbon (Stoneproof).
  • Estratégia: Todas as Magus Sisters seguem um padrão de ataque similar. O segredo aqui é manter o HP de todos acima de 50% para sobreviver a Mega Graviton e reviver pontualmente personagens que morrerem com Razzia, Calamity e Camisado. Dark Mindy possui altíssimo Luck e Evasion, logo mesmo com Accuracy 255 e Luck 160 você deve errar alguns golpes. 

Dark Anima [8,000,000 HP]

  • Local: Mt. Gagazet. Vá para a caverna de Mt. Gagazet e faça novamente o minigame do Wakka que consiste em acertar a bola na esfera vermelha (você fez isso durante a história uma vez). Dark Anima aparecerá ao lado da Save Sphere da entrada de Mt. Gagazet.
  • Armadura Necessária: Auto-Haste, Auto-Protect, Ribbon (Stoneproof, Sleeproof).
  • Estratégia: O HP de Dark Anima pode ser intimidador, mas o combate em si é mais tranquilo do que contra Dark Bahamut. As principais dicas são: (1) manter seu HP acima de 50% sempre; (2) usar Auto-Life em quem estiver sob efeito de Doom; (3) quando a barra de Overdrive de Dark Anima estiver cheia, reserve seus últimos três turnos antes do chefe agir para usar Auto-Life em todos para sobreviver a Oblivion; (4) se a barra de Overdrive de Dark Anima estiver bem próxima de encher, NÃO o ataque, se cure/prepare e espere o turno dele passar antes de descer a porrada no chefe; (5) após cada Oblivion, imediatamente use um Megalixir para recuperar seu MP. Após cerca de 4~6 Megalixir você derrotará Dark Anima.

 

 

 
Enfrentar Penance, por sua vez, pode ser feito de diversas formas. Existem guias com estratégias totalmente distintas na internet, mas aqui irei apenas citar a que acho ser a mais segura de todas (apesar de com certeza não ser a mais rápida).
 

Preparação para Penance

Antes de enfrentar Penance tenha:
  • Strength, Defense, Magic Defense, Agility, Accuracy e Evasion em 255. Luck próximo a 160. HP em 9,999. 
  • Todas as Celestial Weapons.
  • Minha party recomendada é Tidus, Kimahri, Rikku (Auron). O motivo é pelo fato de, na segunda forma, os ataques do Penance serem passíveis de contra-ataque. Não recomendo usar Overdrives já que após usá-los o personagem ficará muito tempo sem agir. Você precisará de Rikku para Ultra NulAll (Healing Spring x2) ao longo da primeira forma do chefe ao menos.
  • Armaduras com Auto-Haste, Auto-Protect, Auto-Potion e Defense +20%. Somados a 5 Cheers ou Ultra NulAll essa armadura consegue reduzir todos os ataques e Penance abaixo de 9,000. Vale notar que esta armadura é barata de se construir, já que Auto-Haste custa cerca de 600,000 Gil em Bribes com Macheas, Auto-Protect é facilmente adquirido matando dois Fafnir e Defense +20% matando King Cactuar. Auto-Potion
  • 99 X-Potion (Bribe Valaha por 87,000 Gil para conseguir 30 delas)
  • Three Stars (1 só é o suficiente, mas leve pelo menos 2 por garantia)
  • Quick Hits. Sempre.


 
Penance [12,000,000 HP]: A batalha contra Penance é uma questão de disciplina tática se você tiver todos os itens mencionados acima. Ela se divide em duas partes, sendo que a primeira dura até Penance receber 3,000,000 de dano, quando sua cauda é destruída, e a segunda segue pelos 9,000,000 de HP restantes do chefe. Antes de enfrentá-lo vamos tentar entender melhor o chefe.

  • Penance possui dois braços (Right[1] e Left[2]), cada um com 500,000 HP. Eles atacam independentemente e causam não só muito dano como também status negativos nada amigáveis. Seguindo a estratégia abaixo, no entanto, você nem sequer sofrerá ataques destes braços, salvo um único ataque do Left[2] no começo da batalha.
  • Na primeira forma Penance atacará com Obliteration, que causará cerca de 6,000 de dano a todos caso eles tenham Auto-Protect e Ultra NulAll ativos. 
  • Na segunda forma Penance atacará com Immolation, que causará cerca de 8,000 de dano a um único personagem que tenha Auto-Protect (Ultra NulAll não será mais necessário aqui), além de Armor Break e Mental Break. 

Este será o repertório de Penance ao longo da luta. Vale notar que nenhum dos ataques dele te matará e todos ativarão Auto-Potion + X-Potion, o que significa que você simplesmente não morrerá uma única vez nesta batalha caso siga a estratégia detalhada nos mandamentos abaixo. 

 

 

 

 

  • Ataque os braços cinco vezes. CINCO VEZES. Ataque a sexta vez apenas imediatamente antes do braço agir. Isso maximizará o tempo que leva para o braço regenerar. No começo da luta elimine o Right[1] o mais rápido possível.  
  • Use o Mix de Rikku com dois Healing Springs para Ultra NulAll. Obliteration será uma piada e causará apenas 6,000 de dano que serão curados automaticamente com Auto-Potion + X-Potions.
  • No começo da luta o braço Left[2] possivelmente terá um turno antes de você eliminá-lo. O ataque não te matará, mas removerá status positivos não permanentes. Não tenho confirmação se ele remove os efeitos dos Cheers/Ultra NullAll, logo recomendo usar outro Mix de Rikku para recompor sua defesa.
  • Volte a atacar os braços. Lembre-se, a regra aqui é atacar um braço CINCO VEZES e apenas matá-lo imediatamente antes do turno que ele agirá. Todas suas ações entre o quinto ataque e o sexto serão Quick Hits contra Penance. 
  • Detalhando a regra para atacar Penance. Apenas o ataque nas seguintes ocasiões: (1) Nenhum dos dois braços está presente ou (2) Você já acertou todos os braços presentes cinco vezes e eles não agirão no turno seguinte. 
  • A qualquer momento no começo da luta troque um dos seus ataques a Penance por um Use + Three Stars, que levará o consumo de MP das suas habilidades a zero. Tenha certeza de fazer isto antes de causar 3,000,000 de dano em Penance. 
  • Siga eliminando os braços e atacando Penance até que a cauda dele exploda e a batalha siga para a segunda fase. Agora Penance atacará apenas com Immolation, que afeta só um personagem e é passível de contra-ataque. 
  • Nesta segunda fase, mantenha a estratégia anterior com apenas uma exceção: use Dispel imediatamente após alguém ser atacado por Immolation salvo quando ainda faltar ataques para matar um dos braços. Se você não utilizar Dispel, o próximo Immolation naquele personagem o matará. 

 

 

 

Foco. Cinco ataques em cada braço, matá-los apenas antes dele agirem. Dispel em quem sofreu Immolation. Quick Hits no Penance nos turnos que sobram. Esta é a estratégia mais segura, apesar de um pouco demorada, para eliminar Penance.

 

 

 

trophy_31.png Overcoming the Nemesis :gold:[topo]
Defeat Nemesis


Derrote Nemesis. Para enfrentá-lo você precisará capturar 10 monstros de cada espécie existente no jogo e enfrentar todas as Area Creations e Original Creations da arena. Para capturar monstros você precisará chegar até Calm Lands e acessar a Monster Arena, localizada na saída à direita do mapa. Uma vez lá, compre armas com a habilidade Capture para todos e derrote os monstros com elas para efetuar a captura. Você só precisa desferir o último golpe com a arma.

Seu primeiro passo será capturar todos os monstros de Calm Lands. Para achar os mais raros (Malboro em especial) vá para a área superior esquerda da tela.

Algumas dicas importantes para os caçadores de monstro:

 

  • Você tem um slot livre nas armas vendidas em Calm Lands, customize uma Return Sphere neles para obter First Strike (pelo menos com Auron, Tidus e mais um). Isso evitará preemptive strikes de Great Malboros em Inside Sin e Omega Ruins, além de agilizar o processo contra inimigos mais fracos.
  • Quando enfrentar um Malboro (Calm Lands), Great Malboro (Inside Sin, Omega Ruins), ou Spirit (Omega Ruins), use Provoke logo de cara. Isso desabilitará Bad Breath e Poison Mist, ataques que podem infligir Confuse e outros status negativos nada agradáveis.
  • Quando enfrentar Demonoliths (Inside Sin, Omega Ruins) use sempre Silent Buster para evitar o contra-ataque Pharaoh's Curse.
  • Macalania possui duas áreas com monstros totalmente diferentes. A primeira é na área da floresta onde estão as borboletas, a segunda é na área exterior a Travel Agency, no caminho com neve até o Macalania Temple.
  • Garudas aparecem com mais frequência na tela Precipice em Mushroom Rock ou na tela onde você acha a Godhand (utilize o password GODHAND no menu da Airship para habilitar o local).
  • Tonberrys aparecem com uma frequência bem maior na "Sala Verde" de Cavern of the Stolen Fayth. Esta sala está a direita na segunda interseção. É a sala que contém um baú e um brilho verde característico.
  • Master Tonberrys não possuem local específico, logo sugiro ficar rodando o save point de Omega Ruins até capturar 10 deles, o que deve demorar um bom tempo.
  • Ochus aparecem apenas na área verde de Djose Highroad, no caminho da esquerda quando você chega a interseção que leva ao Djose Temple.
  • Aproveite o momento de capturar monstros em Inside Sin e Omega Ruins para dar um level up em seus personagens. Ajudará bastante no processo de maximizar os status.
  • Intercale as áreas finais com áreas do começo do jogo para maximizar o ganho de Power, Mana, Speed e Ability Spheres.

Uma vez coletado 10 de cada monstro do jogo (malditos Master Tonberrys...), basta derrotar todas as Arena e Original Creations que Nemesis ficará disponível para combate.
 

Preparação

Antes de enfrentar Nemesis tenha:
  • Strength, Defense, Magic Defense, Agility, Accuracy e Evasion em 255. HP em 9,999. Luck não é necessário aqui.
  • Todas as Celestial Weapons.
  • Quem você selecionar para a party não faz diferença. Recomendo Tidus, Auron, Kimahri ou Wakka por causa do contra-ataque que as armas deles possuem (minha escolha foi Tidus, Kimahri e Rikku).
  • Armaduras com Auto-Haste Auto-Protect. No meu caso eu usei a mesma armadura com a qual enfrentei Penance (Auto-Potion e Defense +20%), mas Auto-Phoenix no lugar de Defense +20% tornará a batalha mais fácil.
  • 99 X-Potion (Bribe Valaha por 87,000 Gil para conseguir 30 delas) e 20 Turbo Ether (você deve ter mais de 60 desses de qualquer forma).
  • Auto-Life e Quick Pockets.

 

Nemesis [10,000,000 HP]: Nemesis é o último e mais poderoso inimigo da arena, mas não é um desafio tão grande assim se você souber o que está fazendo e tiver Auto-Life. Ele não possui contra-ataques e nem sequer causa status negativos com os golpes, o que o torna muito mais fácil e tranquilo de se enfrentar do que o Dark Bahamut por exemplo. Você pode querer usar armaduras com Break HP Limit e ter um HP acima de 32,000, mas o esforço para tal não vale tanto a pena assim. Primeiro vamos conhecer os ataques do Nemesis e o dano que eles causam contra alguém com Auto-Protect:

  • Ethereal Cannon causará cerca de 14,000 de dano em um personagem e nunca é usado em sequência.
  • Ultra Spark causará cerca de 28,000 de dano em todos os personagens e nunca é usado em sequência.
  • Armageddon causará 99,999 em todos os personagens e é utilizado a cada 10 turnos.
  • Os ataques normais causarão cerca de 7,000 de dano a um personagem. 

Agora listo os mandamentos para tornar esta batalha fácil e sobreviver aos golpes devastadores de Nemesis mesmo sem o Break HP Limit.

 

 

 

 

  • Auto-Life. A chave para vencer esta luta está nessa White Magic. Mantenha SEMPRE dois personagens (ou os três de preferência) sob efeito de Auto-Life.
  • Quick Hits. Sempre Quick Hits, algo que já deve ser automático para quem jogou a ponto de encarar o Nemesis.
  • Quick Pockets + X-Potion. Quando alguém reviver através do Auto-Life, ele ficará com 2,499 de HP. Cure-o com Quick Pockets + X-Potion assim que possível (não antes de recolocar Auto-Life). Isso garantirá sua sobrevivência a um ataque normal de Nemesis, economizando um Auto-Life.
  • Quick Pockets + Turbo Ether. Quando o MP de alguém abaixar de 400, use Quick Pockets + Turbo Ether. Cerca de 20 deles devem ser mais que o suficiente para a batalha inteira.
  • Não se preocupe e usar magias de suporte como Shell, Protect, Haste, etc. Você VAI morrer várias vezes na batalha e não vale a pena perder tempo usando tais magias. Auto-Haste e Auto-Protect já são mais que o suficiente (e não são se perdem quando você reviver!).
  • Não utilize Overdrives, eles só te farão perder tempo. No máximo use algum Mix de Rikku para reviver/curar todos se achar extremamente necessário (eu não usei nenhum Overdrive ao longo da luta)
  • Paciência. Nemesis possui 10 milhões de HP, o que se traduz a 101 ataques até morrer. Se utilizar Tidus, Auron, Kimahri ou Wakka os contra-ataques podem agilizar o processo. Após 9 a 10 Armageddons Nemesis será história.

 

 

 

 

trophy_32.png The Eternal Calm :gold:[topo]
Defeat Yu Yevon


Troféu relacionado a história do jogo. Derrote Yu Yevon, o chefe final do jogo. Antes dele você terá que enfrentar o Final Aeon!

 

  • Final Aeon [60,000/120,000 HP, Overkill 20,000]: Se você seguiu os passos do RoadMap isso aqui será brincadeira de criança. Três golpes e ele já era. Caso esteja aqui antes de maximizar status e derrotar Nemesis e Penance, seu melhor amigo será uma armadura com Stoneproof ou pelo menos Stone Ward. Mantenha com Haste, Protect e Shell e cure Zombie sempre que alguém for infectado (ou use Zombieproof ou Zombie Ward). Quick Hits são bem vindos, como sempre. 
  • Yu Yevon [99,999 HP]: Não há como perder esta luta a não ser que você se auto-petrifique. Bata em Yu Yevon até ele comer poeira ou derrote-o com um único golpe caso já tenha vencido Nemesis e Penance!
 

 

trophy_21.png Mega Strike :silver:[topo]
Deal 99999 damage with one attack


Você precisará de uma arma com Break Damage Limit para causar mais de 9,999 de dano. Se você pretende derrotar Penance e Nemesis você causará 99,999 de dano com praticamente todos os golpes, mas a partir do momento que você completar o Sphere Grid com um personagem ele já causará esse dano em ataques críticos (cerca de 170+ Strength).

 

 

 

 

 

 

 

trophy_22.png Chocobo Master :silver:[topo]
Get 5 treasure chests during the Chocobo Race at Remiem Temple and win the race


Este mini-game está localizado em Remiem Temple e pode ser jogado a qualquer momento após chegar em Calm Lands. Para acessar o local consiga um chocobo conversando com o Chocobo Trainer (localizado próximo a Calm Lands shop ou na parte sul do mapa, próximo a entrada). Monte no chocobo e sua a plataforma ao sul. Na parte à direita você verá uma pena dourada no chão que, ao se apertar :cross:, fará o chocobo pular para a área ao lado, te dando acesso ao Remiem Temple.

Na entrada do templo você poderá ir a esquerda para checar uma sphere e ativar o mini-game. Para começar a corrida basta investigar o chocobo da direita (não o da esquerda).

Este mini-game consiste em vencer uma corrida em espiral contra o outro chocobo, que anda de forma extremamente lenta. No caminho existem alguns pontos de cores distintas que NÃO podem ser tocados, senão seu prêmio será sempre uma Hi-Potion.

Para conseguir o trophy você precisará de um pouco de paciência já que terá que abrir 5 baús E ganhar a corrida. Parece difícil, mas não é tanto assim. O que você precisa é saber exatamente quais baús abrir e em qual ordem. O vídeo abaixo mostra o caminho ideal.

 

 

 

 


Após mentalizar o caminho e entender o sistema da corrida você precisará de um pouco de paciência para conseguir vencer ao abrir os 5 baús. Isso porque a corrida é extremamente apertada e exigirá um percurso praticamente perfeito para que, ao abrir o quinto baú, você ultrapasse o chocobo concorrente.

Algumas dicas para a corrida:

  • Sempre mantenha o chocobo na parte interior das curvas. Os milésimos de segundo são preciosos.
  • Não deixe o chocobo correndo contra a parede. Isso fará você perder muito tempo. Tente sempre controlar ele de forma que ele faça um caminho tangente a curva, ajustando quando ele estiver próximo a parte central do caminho.
  • Não bata em nenhum poste. Como disse antes, se o fizer seu prêmio será uma Hi-Potion independente do número de baús que abriu.
  • Tenha paciência. Pode levar algumas tentativas até chegar ao percurso perfeito, mas a persistência dará resultado.

Aproveite para ganhar todos os prêmios da corrida também de acordo com o número de baús que você abrir. Quando você ganhar a corrida pela primeira vez você receberá o Cloudy Mirror também, necessário para adquirir as Celestial Weapons.

  • 1 baú: Elixir
  • 2 baús: Megalixir
  • 3 baús: 30 Wings to Discovery
  • 4 baús: 30 Pendulums
  • 5 baús: 60 Three Stars (use 20 antes de ganhar este caso já tenha conseguido 60 Three Stars na Monster Arena)
 

 

trophy_23.png Sphere Master :silver:[topo]
Complete a Sphere Grid for one character


Veja Perfect Sphere Master.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_24.png Blitzball Master :silver:[topo]
Unlock all slot reels


Para conseguir todos os Slot Reels (Overdrives do Wakka) você precisará jogar Blitzball. Blitzball é um mini-game bastante complexo dentro de Final Fantasy X que transforma um esporte ao estilo futebol/polo subaquático em um combate estratégico e recheado de números.

Ao começar a jogar Blitzball após os eventos introdutórios de Luca, você notará que apenas League estará disponível. Ao jogar alguns jogos no modo League a opção Tournament ficará habilitada e você poderá ver qual o prêmio dado ao campeão. Seu objetivo aqui é vencer Tournaments e a League que deem os Slot Reels de Wakka como prêmio.

Uma maneira teoricamente rápida é jogar até o Tournament ficar liberado, checar se o prêmio é Attack Reels ou outro desejado, vencê-lo e resetar o mini-game de Bliztball, repetindo o processo até obter todos. Isso fará com que você consiga todos os Overdrives e a Sigil de Wakka com algo próximo de 20 jogos. Vale notar que o Attack Reels é um prêmio de Tournament, Status Reels é um prêmio de League (Wakka precisa ter participado de pelo menos 250 lutas para o prêmio aparecer) e Auroch Reels é um prêmio de Tournament mais uma vez (com pre-requisito de ter Wakka em pelo menos 450 lutas).

Entretanto não recomendo esta estratégia, em especial para quem não tem experiência no jogo, uma vez que em níveis baixos o goleiro Nimrook dos Al Bhed Psychos é praticamente impenetrável e, caso você enfrente os Al Bhed a sua chance de não sair com a vitória é grande.

Para tornar as coisas mais fáceis e divertidas, deixe para jogar Blitzball apenas após ter acesso a Inside Sin. A partir dali é hora de recrutar o time ideal!

 

  • Primeiro, você precisará de Brother (o piloto da Airship e irmão de Rikku). Ele é simplesmente o melhor jogador até por volta do nível 20, atuando como excelente MF e também fazendo ótimo trabalho como RD e LD.
  • Segundo, você precisará de Kyou (na parte externa de Djoso Temple). Ele será seu GL até que o contrato de Nimrook acabe com os Al Bhed Psychos ou até você conseguir tudo que precisa jogando Blitzball.
  • Terceiro, você precisará de Naida (Calm Lands Shop). Ela não é muito boa logo no level 1, mas próximo ao level 10 ela já será uma das melhores LD ou RD que você pode achar.
  • Quarto, você precisará de Ropp (Mi'hen Highroad, Travel Agency). Ele é um excelente LD ou RD e será seu principal membro de defesa no começo.
  • Quinto, você precisará de Shaami (na ponte de Luca Harbour). Ela será uma excelente RD ou LD.
  • Por último, você precisará de Tidus! Simplesmente o melhor atacante de Bliztball do jogo. Mas hey! Você já tem ele de graça e para sempre!

Com o time montado (fique livre para contratar outros jogadores para o banco e experimentar algo que se encaixe melhor com seu estilo) você pode começar a jogar sem medo. Existem algumas pequenas manhas para vencer em Blitzball que tentarei passar aqui.

  • Use o modo Manual A.
  • Use Jecht Shot! Essa é sua garantia de gol no começo do jogo, já que ele ignora DOIS defensores e ainda aumenta o poder do chute.
  • Aprenda as habilidades! Sempre coloque seus jogadores para marcarem alguém que possui uma habilidade em azul claro (que significa que eles podem aprender). Aperte :cross: com calma quando o oponente usar a técnica para aprende-la. Aprender Tackles com seus defensores e meio campo e Shots com seu atacante é essencial!
  • Use Sphere Shot! Uma vez que Tidus esteja sozinho e diante de apenas um oponente, use Sphere Shot. Esse é talvez o único meio de fazer gols em Nimrook no começo do jogo.
  • Só chute ao gol quando estiver colado nele! Uma boa tática é segurar a bola com o Brother, que é bem mais rápido que os oponentes, e ficar correndo deles até que Tidus ou Shaami estejam livres de marcação. Dai é só passar a bola e fazer o gol.
  • Quando estiver vencendo, passe a bola para seus defensores e jogadores que estão com nível baixo para que eles possam ganhar experiência e se equiparar ao restante do time.

Comece o modo League e jogue até o primeiro Tournament ficar disponível. Jogue-o imediatamente para ganhar o prêmio e volte a jogar a League até o próximo Tournament aparecer. Repita este processo até você ganhar a Jupiter Sigil e você terá feito tudo que se tem para fazer com relação a Blitzball, a não que você queira chegar ao nível 99 com seus jogadores.
 
Vale notar que o time que sugeri acima é ideal até por volta do nível 50 (é muito provável que você tenha a Jupiter Sigil com todos os jogadores ainda abaixo do nível 30), mas algumas adições podem deixar o jogo mais fácil conforme você for vencendo.

  • Judda (Airship), um defensor dos Al Bhed Psychos, fica livre após 10 jogos. Ele é um dos melhores defensores do jogo para se ter até o nível 50 pelo menos. Contrate-o se ele ficar livre e coloque um dos seus defensores no banco de reservas.
  • Nimrook (Airship), goleiro dos Al Bhed Psychos fica livre após 24 jogos. Ele é simplesmente o melhor goleiro para se ter. Contrate-o sem pensar duas vezes.
  • Argai Ronso (Luca Harbour, Dock 4), atacante dos Ronso Fangs, fica livre após 32 jogos. Ele é um excepcional atacante e bom o suficiente para mandar Shaami para o banco de reservas.
 

 

trophy_25.png Learning! :silver:[topo]
Learn to use all enemy abilities


Para aprender todas as habilidades do Overdrive de Kimarhi você precisará usar Lancet em certos inimigos do jogo. Não existem habilidades missables, mas é interessante dar atenção a batalha contra Biran e Yenke em Mt. Gagazet, uma vez que apenas nesta luta é possível aprender 8 das 12 habilidades. As habilidades e os monstros que as possuem são:

 

  • Jump - Kimahri já começa com esta habilidade.
  • Seed Cannon - Ragora (Kilika Woods), Sandragora (Sanubia Desert), Grat (Mt. Gagazet).
  • Thrust Kick - Biran (Mt. Gagazet), YKT-63 (Bevelle Highbridge), YKT-11 (Zanarkand Ruins)
  • Aqua Breath - Yenke (Mt. Gagazet), Chimera (Macalania Forest, Al Bhed Home), Chimera Brain (Calm Lands)
  • White Wind - Yenke (Mt. Gagazet), Dark Flan (Mt. Gagazet), Spirit (Omega Ruins)
  • Mighty Guard - Biran (Mt. Gagazet), Behemoth (Mt. Gagazet), Behemoth King (Inside Sin)
  • Fire Breath - Yenke (Mt. Gagazet), Dual Horn (Mi'hen Highroad, Al Bhed Home), Grendel (Mt. Gagazet), Valaha (Cavern of the Stolen Fayth)
  • Self Destruct - Biran (Mt. Gagazet), Bomb (Mi'hen Highroad), Grenade (Mt. Gagazet), Puroboros (Omega Ruins)
  • Stone Breath - Yenke (Mt. Gagazet), Basilisk (Djose Highroad), Anacondaur (Calm Lands)
  • Doom - Biran (Mt. Gagazet), Ghost (Cavern of the Stolen Fayth), Wraith (Inside Sin, Omega Ruins)
  • Bad Breath - Malboro (Calm Lands), Great Malboro (Inside Sin, Omega Ruins)
  • Nova - Omega Weapon (Omega Ruins), Nemesis (Monster Arena)
 

 

trophy_26.png Summon Master :silver:[topo]
Obtain all Aeons


Ao longo da história Yuna ganhará um Aeon após cada um dos templos: Valefor (Besaid Temple), Ifrit (Kilika Temple), Ixion (Djose Temple), Shiva (Macalania Temple) e Bahamut (Bevelle Temple). Existem, no entanto, outros três summons opcionais no jogo que você poderá obter.

O primeiro deles é Yojimbo.
Para consegui-lo você precisará se aventurar na Cavern of the Stolen Fayth, localizada logo após Calm Lands se você seguir pelo caminho a direita e passar por baixa da ponte ao invés de atravessa-la e entrar no Mt. Gagazet. Você pode acessar esta área a qualquer momento após derrotar o Defender X (inimigo obrigatório da história).

A Cavern of the Stolen Fayth possui inimigos que podem oferecer alguma dificuldade para quem tenta acessar a dungeon logo no primeiro momento. Minha sugestão é usar Flee quando for necessário e evitar os Tonberrys caso encontre um e não esteja pronto para capturá-lo. A dungeon em si é extremamente linear e não existe puzzle para completar.

 

  • Yojimbo [33,000 HP, Overkill 4,060]. A batalha contra Yojimbo é direta, use Hastega e Quick Hits caso já o tenha e mantenha-se curado. Yojimbo pode ser afetado por Doom, logo basta usar um Candle of Life (Steal de Fallen Monks em Zanarkand Ruins) e esperar por cinco turnos até Yojimbo tombar.

O segundo deles é Anima.
Para consegui-lo você precisará ter coletado o tesouro secreto de TODOS os templos visitados durante a história, para tal você precisa usar a Destruction Sphere e concluir uma parte extra de cada puzzle. O Bevelle Temple te obriga a utilizar a Destruction Sphere e coletar o tesouro, portanto não se preocupe com ele.

Com todos os tesouros coletados, vá para Baaj Temple, cujas coordenadas são X entre 11 e 16 e Y entre 57 e 63. Para entrar no templo, no entanto, você precisará se vingar de Geosgaeno, o peixão que você enfrentou bem no começo do jogo.

  • Geosgaeno [32,767 HP, Overkill 32,767]. Para derrotar Geosgaeno você precisará de Stone Ward ou Stoneproof, além de ter uma chance maior caso tenha também Death Ward ou Deathproof. O segredo desta batalha está em usar o comando "Struggle", disponível quando o personagem é engolido pelo peixe, com sabedoria. Isto porque, caso o ataque mate Geosgaeno, ele irá explodir e causar 9,999 de dano a todos, resultando em um Game Over a não ser que você esteja equipado com Break HP Limit nas armaduras. Tenha paciência, ataque-o com cadência e use Phoenix Down quando alguém tombar. Não use Haste ou nenhum outro buff já que todos seus status positivos serão copiados pelo chefe quando ele engolir um dos personagens. Utilize armas elementais para maior eficiência e torça para o Stone Punch não funcionar caso você tenha apenas Stone Ward (e não Stoneproof).

Uma vez derrotado o chefe você terá acesso ao Baaj Temple, que por sorte não possui puzzles. Ative as estátuas que representam os outros seis templos na sala e você ganhará acesso ao Chamber of the Fayth, onde Yuna receberá Anima!

As últimas são as Magus Sisters
Por fim, vá até Remiem Temple e desafie Belgemine uma última vez (você encontra ela antes em Mi'hen Highroad e Djose Highroad). Você poderá desafiar os Aeons que ela possui de forma gradativa e ganhando prêmios a cada vitória. Quando vencer Anima você ganhará o Flower Scepter, necessário para abrir o portal logo atrás dela e adquirir as Magus Sisters.

Os summons de Belgemine são fáceis de derrotar uma vez que você tem Anima. Caso sua Yuna esteja muito fraca, sugiro capturar alguns monstros em Inside Sin e progredir no Sphere Grid até que Anima tenha Strength próxima a 100 pelo menos. Desta forma as batalhas contra Valefor, Ifrit, Ixion, Shiva, Bahamut e Yojimbo serão verdadeiros passeios.

Contra Anima use seu Bahamut e abuse de ataques físicos e contra as Magus Sister meu conselho é ir com o Bahamut e utilizar Impulse para acertar as três de uma vez. Como Anima com Strength 100+ estará causando algo próximo a 30~40k de dano com um ataque você não terá com o que se preocupar.

Uma vez obtido o Flower Scepter você precisará capturar pelo menos 1 monstro de cada espécie no Mt. Gagazet para ganhar o Blossom Crown como prêmio na Monster Arena. Estes são todos os ingredientes para abrir o portal atrás de Belgemine e conseguir o trio final.
 

 

 

trophy_27.png Weapon Master :silver:[topo]
Obtain all Celestial Weapons


Para este troféu você precisará das 7 Celestial Weapons, mas apenas as armas em si, não os Crests e Sigils. Infelizmente, todos os Sigils exceto pelos do Kimahri e da Rikku já estão relacionados com algum outro troféu, enquanto os Crests são todos triviais de serem adquiridos exceto talvez pelo Sun Crest de Tidus. Logo não há muito ganho em deixar de adquirir todas as Celestial Weapons. De qualquer forma, aqui explicarei como pegar as armas apenas, olhe o RoadMap para como achar os Crests e Sigils.
 
Primeiro de tudo você precisa chegar a Calm Lands e acessar o Remiem Temple, localizado na parte inferior direita do mapa, em uma área acessível apenas se você estiver um chocobo (o Chocobo Trainer está inicialmente na parte sul de Calm Lands e mais tarde no jogo ele fica logo abaixo do Shop na parte central) 
 
Você precisará vencer a corrida de chocobo no Remiem Temple, conforme detalhado em Chocobo Master . Neste caso, apenas vencer a corrida na primeira vez te dará o Cloudy Mirror. Com este item em mãos, vá para Macalania Woods e siga para o começo do mapa, três telas abaixo da Travel Agency. Lá você encontrará uma mulher e seu filho próximos à Save Sphere. Converse com os dois e descubra que eles estão esperando o pai do garoto voltar.
 
Vá para a direita por dois mapas e entre na parte superior, no local onde você visitou após os eventos em Macalania Lake. Neste local você encontrará o rapaz que procura. Converse com ele e escolha "They were waiting over there".

 

 

 

 

 

celestial-mirror-3.jpg
Você quer achar este cara aí!


 
Volta até a mulher e... desta vez é o filho que sumiu! Logo a esquerda do casal, próximo à Save Sphere, você notará um caminho cristalino que vai em direção norte. Siga por este caminho até você encontrar o garoto em um trecho sem saída. Converse com ele pronto! Cloudy Mirror vira Celestial Mirror e você está pronto para abrir os baús com as Celestial Weapons.

  • Tidus (Caladbolg): Fácil. Você precisará vencer o Chocobo Trainer em uma corrida antes, como detalhado em  Chocobo Rider . Feito isso vá para a parte noroeste de Calm Lands e você notará um pequeno caminho na parte superior do mapa. Siga até lá e você irá descer por um trecho escondido e localizar uma parede suspeita. Investigue a parede e pegue a Caladbolg!
  • Yuna (Nirvana): Mais fácil ainda. Após capturar pelo menos 1 monstro de cada espécie em Calm Lands o baú aparecerá na Monster Arena.
  • Rikku (Godhand): Entre com o password GODHAND no menu do Airship e acesse a área liberada: Mushroom Rock. Lá você encontrará o baú com a arma.
  • Wakka (World Champion): Após vencer cerca de 10 jogos de Blitzball, vá até Luca e entre no bar onde Kimahri se estranhou com os outros Ronsos. Converse com o Bartender e, se tiver vencido jogos o suficiente, você terá a arma.
  • Auron (Masamume): Vá para a entrada da Cavern of the Stolen Fayth (nordeste de Calm Lands, seguindo pelo caminho que passa por baixo da ponte após matar o chefe Defender X) e siga para a direita pelo trecho sinuoso até encontrar uma espada cravada no chão ao lado de alguns monges. Investigue a área para ganhar a Rusty Sword. Com ela em mãos, vá para Mushroom Rock Road (saída ao sul de Djose Highroad) e entre na primeira esquerda que aparecer. Suba a plataforma e investigue a estátua logo de frente. O baú aparecerá na parede ao lado.
  • Lulu (Onion Knight): Vá para Baaj Temple (coordenada X entre 11 e 16 e coordenada Y entre 57 e 63) e procure pelo baú na área circular, escondida na parte sul do mapa, atrás de algumas pedras (fique apertando :xis: na área que você deve achar). Você precisará enfrentar Geosgaeno se esta for a primeira vez que entrar aqui. 
  • Kimahri (Spirit Lance): Vá para Thunder Plains e siga para o mapa norte. Lá você achará algumas estátuas de cactuars. Uma delas estará brilhando, aperte :quadrado: para rezar em frente a estátua. Faça isso com mais duas estátuas brilhantes (elas podem aparecer no mapa norte ou sul) e um espectro e cactuar aparecerá próximo de você. Siga-o até uma torre quebrada e aperte :quadrado: mais uma vez, invocando um raio que destruirá a torre e revelará o baú com a arma.

Com todas as armas em mãos o troféu irá aparecer!

 

 

trophy_33.png A Journey's Catalyst :silver:[topo]
View "Eternal Calm"


No menu inicial do jogo é só selecionar "Eternal Calm" e assistir! Fácil!

 

 

 

 

 

 

 

trophy_1.png Speaking in Tongues :bronze:[topo]
Find 1 Al Bhed Primer


O primeiro Al Bhed Primer está localizado ainda na embarcação em que Tidus encontra Rikku pela primeira vez, logo à a direita na tela. Veja Master Linguist para saber a localização de todos os Al Bhed Primers.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_2.png Teamwork! :bronze:[topo]
Win a blitzball match


Você precisa vencer uma partida de Bliztball. A primeira partida que você pode vencer é contra os Luca Goers durante a história. Para tal basta abusar de Jecht Shot e após abrir um gol de vantagem segurar a bola na defesa. Veja Blitzball Master para mais detalhes sobre Blitzball.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_3.png The Right Thing :bronze:[topo]
Clear the Besaid Cloister of Trials


Troféu relacionado a história. O segundo (ou talvez primeiro) troféu que você ganhará no jogo, basta terminar o puzzle em Besaid Temple e pronto! Não se esqueça de pegar o tesouro com a Destruction Sphere!

 

 

 

 

 

 

 

trophy_4.png A Talent for Acquisition :bronze:[topo]
Steal successfully with Rikku 200 times


Use o comando Steal ou a habilidade Mug com Rikku 200 vezes. Steal é essencial para se conseguir alguns itens e é uma ótima fonte para estocar Potions, Hi-Potions e Al Bhed Potions. Minha dica é usar Mug sempre que agir com Rikku (ou Steal), desta forma não só ela ganha AP na luta como você também ganha um item para usar!

Este troféu deve vir de forma natural ao longo do jogo, ainda mais se você gostar de manter a Rikku na party (ela é extremamente veloz e uma ótima healer durante o trecho principal do jogo!).

 

 

 

 

 

 

 

trophy_5.png All Together :bronze:[topo]
All party members come together


Troféu relacionado a história. Você ganhará este troféu quando Rikku entrar para o grupo após o Djose Temple.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_6.png Heartstrings :bronze:[topo]
View the "Underwater Date" scene


Troféu relacionado a história. Você ganhará este troféu após ver a bela CG de Tidus e Yuna em Macalania Woods! Cena histórica!

 

 

 

 

 

 

 

trophy_7.png Show Off! :bronze:[topo]
Win a blitzball tournament


Você precisará vencer um torneio de Bltzball. Só valerá para Tournament e não para a League. Veja Blitzball Master para mais detalhes sobre Blitzball.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_8.png Striker :bronze:[topo]
Learn the Jecht shot


Você precisará aprender o Jecht Shot. A primeira chance disso ocorrer é na viagem entre Kilika e Luca, a bordo do S.S. Winno. basta se aproximar da bola de Blitzball que está bem no meio do convés e começar um mini-game simples onde você deve apertar o direcional correspondente a posição onde uma frase de Jecht aparece e :cross:, eliminando a mensagem negativa. Uma estratégia para quem tem problemas é ficar girando o analógico e apertando  :cross: até concluir o mini-game.

Não existe segredo, caso não consiga na primeira vez você poderá sempre voltar ao S.S. Winno em Luca Harbour para tentar uma outra vez.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_9.png Chocobo License :bronze:[topo]
Pass all chocobo training


Quando chegar a Calm Lands você pode conversar com o Chocobo Trainer para começar uma série de mini-games para treinar seu próprio chocobo. Para conseguir este troféu você precisará passar pelos três primeiros desafios:

 

  • Wobbly Chocobo: Neste desafio você deve simplesmente chegar ao final do trajeto apertando :left: ou :right: para manter o chocobo em uma linha reta. Você precisa completar o curso em 12.8 segundos ou menos, nada muito difícil.
  • Dodger Chocobo: Neste desafio você terá que, além de levar o chocobo até o final do trajeto como no mini-game anterior, desviar dos objetos lançados na sua direção. Você precisa completar o curso em 16.8 segundos ou menos, tempo suficiente para fazer uns bons zig-zags para desviar de tudo. Desta vez pelo menos o chocobo não ficará correndo de um lado para o outro sem você mandar.
  • Hyper Dodger Chocobo: Neste desafio você terá que fazer basicamente o mesmo que no passo anterior, mas desviando de um pássaro que viaja em linha reta e de uma rajada de bolas de blitzball que caem em formato de círculo. Você precisa completar o curso em 18.5 segundos ou menos. Aqui você poderá encontrar alguns problemas que podem ser sanados ao se entender o padrão do lançamento das bolas de blitzball. Os pássaros seguem na sua direção mesmo se você ir para o lado, mas as bolas de blitzball não. A idéia é sempre fazer o zig-zag para o lado oposto da bola, prestando atenção somente no pássaro enquanto você fica longe de onde as bolas caem. Pode levar algumas tentativas, mas um pouco de paciência e você terá sucesso e como consequência conseguirá o troféu.
 

 

trophy_10.png Overcoming the Past :bronze:[topo]
Defeat Yunalesca


Troféu relacionado a história. Você precisará vencer Yunalesca, um dos chefes mais complicados do jogo.

Yunalesca [24,000/48,000/60,000 HP, Overkill 10,000]: Antes de enfrentá-la é bom entender como ela atua. Yunalesca possui três formas, cada uma com mais HP que a anterior e sem tempo para você respirar. O segredo para derrotá-la está em usar Reflect. Lembre-se de sempre manter Reflect ativo em quem estiver na luta e as coisas ficarão bem mais controláveis. Se você possuir Confuse Ward a batalha ficará ainda mais tranquila.

Na primeira forma você só deve atacar fisicamente com quem tiver Reflect, anulando totalmente o Blind de contra-ataque que ela utiliza. Não se preocupe em usar Haste, Protect ou Shell já que toda vez que ela utilizar Punch tudo será anulado (exceto Reflect!).

Na segunda forma você será atacado por Hell Biter, que deixará todos com status Zombie. Não se preocupe em curar este status! O segredo em vencer Yunalesca está em manter todo mundo com Zombie, Reflect e HP acima de 500. Como isso é possível? Trocando sua party e deixando sempre alguém com HP muito baixo para "morrer". Por exemplo, se Yuna está com 1200 HP, Kimahri com 300 HP e Auron com 200 HP, troque imediatamente Kimahri OU Auron por alguém que tenha, digamos, 2000 HP. Desta forma quando Yunalesca usar Hell Biter ou Punch apenas um deles irá "morrer". Utilize Phoenix Down e imediatamente use Reflect no personagem, assim no próximo Hell Biter ele seguirá vivo. Outro ponto importante nesta forma de Yunalesca é usar um Shell maroto na Yunalesca, reduzindo pela metade o Cura que tentará usar em você (mas que será refletido graça ao Reflect).

Agora você pergunta, por que devo ficar com zombie? A resposta vem na próxima e última forma de Yunalesca, quando ela começa a utilizar Mega Death. Este golpezinho simplesmente mata TODA sua party com 100% de chance. Você dificilmente terá Deathproof ou Death Ward até então... logo a única chance de evitar Game Over aqui é justamente se manter com zombie! Mega Death totalmente anulado. Nesta última forma, no entanto, Yunalesca também começa a utilizar Mind Blast, que não só causa dano como põem toda sua party com Confusion, Sleep e Curse. Confusion e Sleep nem sempre funcionam, por isso caso alguém seja afetado use Esuna imediatamente nele! Confusion Ward nas armaduras é o ideal, mas é possível passar sem.

O porém de utilizar esta estratégia é que você precisará ter Strength suficiente para dar um bom dano em Yunalesca, já que ela estará sob efeito de Regen e frequentemente usando Cura nela mesma graças ao seu Reflect. Se seu dano com Auron, Kimahri, Wakka e/ou Tidus não for o bastante recomendo voltar a Zanarkand Ruins e ficar enfrentando Fallen Monks e Defenders até ficar forte o suficiente.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_11.png The Destination of Hatred :bronze:[topo]
Defeat Seymour Omnis


Troféu relacionado a história. Derrotar Seymour Omnis é uma tarefa bem mais fácil que os últimos chefes que você precisou enfrentar na história, principalmente se você já começou a fazer alguma das side-quests ou perdeu algum tempo em Inside Sin e Omega Ruins capturando monstros.

Seymour Omnis [80,000 HP, Overkill 15,000]: Nesta batalha você deve seguir dois mandamentos básicos: (1) Ignore Mortiphasm e (2) Use NulBlaze/NulFrost/etc. Comece o combate utilizando Hastega, Nulblaze e Armor Break. Com isso você anula boa parte dos 4 ataques elementais de Omnis (apenas um causará dano e ele sempre começa com fogo) e já se prepara para o restante do combate. A partir dali é só atacar Omnis constantemente e manter todos os NulElements possíveis. Sempre que ele te atacar com magias de certo elemento, recoloque o NulElement equivalente. A cada cinco vezes que você atacar Omnis ele usará Dispel no próximo turno e depois Ultima. Para escapar da morte certa, use Hastega assim que receber Dispel e imediatamente mude para Yuna e use Summon, seguido de um Shield para bloquear a magia seguinte. Lembre-se desse padrão, 5 ataques seus ativam Dispel e Ultima, e você estará seguro.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_12.png Lightning Dancer :bronze:[topo]
Dodge 200 lightning strikes and obtain the reward


Eis o troféu mais terrível e cansativo do jogo, desviar de 200 trovões seguidos em Thunder Plains. Não existe fórmula secreta aqui, não existe modo fácil, só existe dor e sofrimento. Mas mesmo assim tentarei dar uma ajuda aos demais sofredores que, assim como eu, tanto temiam que essa tarefa ingrata se tornasse necessária para a desejada platina.

 

  • Primeiro de tudo, tenha em mente que TVs HD possuem um leve atraso de input que torna a tarefa ainda mais herculana do que no Playstation 2. Isso não é chororô de fórum ou lenda urbana, é fato real. Se sua TV tiver um modo "Jogo", use-o, fará diferença. Se tiver uma TV de tubo e seu Playstation 3 tiver cabos (se não for o Slim ou Super Slim), use-o, fará diferença também.
  • Segundo, tenha a habilidade No Encounters numa armadura. Isso é essencial. Desviar de 200 trovões sem No Encounters pode acabar te distraindo o suficiente para acabar com streaks de 150+ desvios.
  • Terceiro, deixar a TV no mudo pode ajudar. Os sons de trovões ao fundo, a música e tudo mais serve para te iludir e te dificultam a achar um padrão nas quedas dos trovões. Algumas pessoas podem ter problemas com ou sem o som, experimente para saber qual fica melhor para você.

Conhecido isso, a tarefa seguinte é entender como desviar de trovões aleatórios. Ande pela Thunder Plains e tente se acostumar ao cenário, achar pontos legais, etc. Fique alguns segundos em uma área para verificar se você identifica um padrão nos raios, é bem possível que você ache um local que se encaixe perfeitamente no seu ritmo.

No meu caso, o melhor ponto foi na primeira tela de Thunder Plains, abaixo da Travel Agency. Nela existe uma cratera mais ou menos na metade do caminho, um pouco para a esquerda, que ativa um trovão quando você pisar, ou assim você acaba por pensar. Na verdade existe é um padrão de quedas lá: 1 trovão -> 1 segundo, 1 trovão -> 5 segundos, 1 trovão -> 1 segundo, 1 trovão -> 5 segundos, 1 trovão -> 1 segundo, 1 trovão -> 5 segundos, e assim por diante. Mantenha-se dentro da cratera (mova Tidus para cima até entrar na cratera após desviar de cada trovão) e tente pegar o ritmo acima, desta forma você estará mais atento por saber mais ou menos quando esperar um trovão.
 

 

ffx_help_thunder.png


Nesta posição você deve desviar de cerca de 12~15 trovões por minuto, o que levará cerca de 20 minutos de atenção total (pessoalmente eu desviei de trovões por cerca de 23 minutos, mas não contei quantos eu desviei exatamente). Use um cronometro e coloque um timer de 30 minutos para ter uma margem de segurança e fique desviando até seu timer acabar. O ideal é seguir desviando até você finalmente errar, por fim indo até a Travel Agency e abrindo o baú que aparece na frente do prédio.
 

 

 

trophy_13.png Feel the Pain :bronze:[topo]
Obtain Anima


Anima é um dos Aeons opcionais do jogo, veja Summon Master para mais detalhes.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_14.png It's All About the Money :bronze:[topo]
Obtain Yojimbo


Yojimbo é um dos Aeons opcionais do jogo, veja Summon Master para mais detalhes.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_15.png Delta Attack! :bronze:[topo]
Obtain Magus Sisters


Magus Sisters é um dos Aeons opcionais do jogo, veja Summon Master para mais detalhes.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_16.png Theater Enthusiast :bronze:[topo]
Buy every sphere at the Luca Theater


Vá para Luca e entre no prédio que está ao norte da ponte da cidade. Lá você poderá comprar spheres de cenas do jogo por 5,000 Gil e spheres de músicas do jogo por 2,000 Gil, além de um pacote extra ao final por 40,000 Gil. São 50 filmes e 71 músicas, o que significa que você precisará de algo em torno de 400,000 e 450,000 Gil, uma quantia fácil de se conseguir matando Mimics em Omega Ruins.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_17.png Chocobo Rider :bronze:[topo]
Win a race with a catcher chocobo with a total time of 0:0:0


Há! Aqui está outro dos mini-games que terrorizam os jogadores de Final Fantasy X. Neste caso você precisará de uma boa dose de paciência e algum reflexo somados a sorte, já que existe um fator aleatório muito forte neste mini-game. Você poderá correr contra o Chocobo Trainer após completar os três desafios do treino como visto em Chocobo License . A corrida consiste em um trajeto recheado de balões e com vários pássaros kamikazes que se lançam contra você. Cada balão reduz o tempo final em 3 segundos e cada pássaro que te acerta aumenta o tempo final em 3 segundos, fora o tempo que você perde por ser atingido.

Algumas dicas para a corrida.

 

  • Paciência meu caro amigo. Muita paciência. Você dificilmente conseguirá o tempo abaixo de 0 segundos na sua primeira, segunda, ou quinta tentativa.
  • Fique de olho no layout dos primeiros balões. Existem casos em que os balões no começo do trajeto estão todos mais para a esquerda, o que torna impossível você alcança-los antes do Chocobo Trainer. Nestes casos a solução é chorar e esperar a próxima tentativa.
  • Quando o layout de balões for favorável ou parcialmente favorável a você (ou seja, a maioria dos balões do começo do trajeto posicionados mais a direita), é hora de prestar atenção. A chave aqui é conseguir pegar o máximo dos primeiros balões quanto for possível, idealmente 4 ou 5 deles ao menos.
  • Quando fizer a primeira curva, se mantenha em um dos cantos e mire os balões ao fundo. Quando ver os pássaros chegando DESVIE, esqueça dos balões, prefira desviar dos pássaros do que pegar um balão e tomar uma pancada.
  • Após a segunda curva você terá outra chance de pegar vários balões. Muitas vezes três ou quatro balões aparecem alinhados no trajeto final, te tentando a ir em linha reta só para um pássaro te acertar na cara. Evite isso, colete um ou dois e desvie caso necessário.
  • Na parte final, ande SEMPRE em zig-zags longos, desviando de qualquer pássaro chato que costuma aparecer bem na sua frente.
  • Seu objetivo é conseguir 13 balões e ser atingido no máximo uma vez. Caso seu trajeto seja o mais reto possível você completará o percurso em algo em torno de 35~36 segundos. Caso seu trajeto tenha mais desvios do que o normal, você terá que coletar 14 ou até mesmo 15 balões.

Após dezenas de tentativas, ou menos caso você tenha nascido para fazer isso como eu, você fará abaixo dos 0 segundos e ganhará a Sun Sigil e o troféu.
 

 

 

trophy_18.png Power Strike :bronze:[topo]
Do 9999 damage or more in a single attack


Não há problemas com este troféu já que ao fazer algumas das side-quests você provavelmente já estará causando este dano. É possível causar mais de 9,999 HP assim que você pegar Bahamut em Bevelle Temple, já que o Aeon tem Break Damage Limit inerente e seu Overdrive irá causar algo bem próximo disso logo de cara.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_19.png Under the Table :bronze:[topo]
Spend 100,000 gil or more in bribes


Quando ganhar a habilidade Bribe (última habilidade no trajeto do Sphere Grid da Rikku), você poderá gastar dinheiro para pagar monstros em troca de items. Se você pretende fazer side-quests é bem capaz de gastar muito mais do que 100,000 Gil em Bribes. Um bom custo benefício para Bribe é gastar 199,980 Gil em um Ghost (Cavern of the Stolen Fayth) para conseguir preciosos 38 Mega Phoenix. Você também pode usar Bribe em Grat (Mt. Gagazet) para conseguir cerca de 40 Remedy por 80,000 Gil.

 

 

 

 

 

 

 

trophy_20.png Messenger from the Past :bronze:[topo]
Obtain all Jecht Spheres


Jecht Spheres são spheres azuis (tal como a dos Al Bhed Compilation Spheres e Remiem Temple Chocobo Race Sphere) que estão espalhadas por Spira com cenas gravadas sobre as aventuras de Braska, Jecht e Auron na peregrinação que eles fizeram 10 anos atrás.

Você poderá coletá-las apenas em Macalania Lake, logo após matar o chefe Spherimorph. A partir dali, basta visitar o local de uma delas para coleta-las, independente de ordem. Conforme você coletar as spheres Auron aprenderá novos Overdrives.

 

  • Macalania Lake. Após derrotar Spherimorph.
  • Besaid Village. Próximo ao templo. Importante, colete esta sphere imediatamente após a primeira, o que significa fazer um gigantesco passeio de volta até Besaid. Caso não faça isso você terá que vencer o Dark Valefor antes de entrar na cidade, o que significa que você só terá acesso a sphere quando estiver bem próximo de completar tudo que há no jogo.
  • S.S. Liki. Bridge. Você pode acessar o navio através do porto em Besaid, a sphere está na cabine do capitão.
  • Luca Stadium, Basement A. Próximo aos vestiários dos times.
  • Mi'hen Highroad, Oldroad. Próximo ao baú com o Mars Crest, no final do trajeto que você pode seguir à direita do portão onde você encontrou Seymour antes da épica batalha entre Crusaders e Sin.
  • Mushroom Rock Road, Precipice. Ao sul da plataforma que te leva para o final da tela. Para acessar a Mushroom Rock Road você precisa ir até Djose Highroad e caminhar para o sul ao invés de norte.
  • Moonflow, South Whart. A sphere está próxima a doca dos Shoopuf.
  • Thunder Plains, South. Próxima a segunda torre para-raios quando você caminha na direção de Guadosalam a partir da Travel Agency.
  • Macalania Forest, South. Na entrada, próximo a uma mulher e seu filho (caso você não tenha feito a side-quest deles para obter o Celestial Mirror).
  • Mt. Gagazet, Mountain Road. Em um dos caminhos sem-saída entre a primeira e a segunda lápide dos summoners.

card.jpg

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

'Eis o troféu mais terrível e cansativo do jogo, desviar de 200 trovões seguidos em Thunder Plains. Não existe fórmula secreta aqui, não existe modo fácil, só existe dor e sofrimento.'

 

Comentário pertinente..... Foi o tell que escreveu isso né?? Porque ISSO É TÃO A CARA DELE suahushuahuhuhushuhsahsauhsauhsa

 

Eu tentei fazer isso no de ps2, god como eu fui frustado. Mas naquela epoca não tinha troféus então nem agarrei muito tentando. Desta vez farei...

 

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não sei se farei do FFX-2 porque não zerei ele na época do PS2 ehehe, mas quem sabe. 

 

Ainda vou colocar dicas para o Penance e Nemesis, além do próprio Yu Yevon e quem sabe incrementar mais sobre Stats Maxing uma vez que ainda não fiz estas etapas no PS3.

 

@allan

 

Sim =/ eu não fiz no PS2, mas finalmente pulei 200 trovões no PS3 auheuahe, é chato demais diga-se de passagem. Não, não foi o Tell que escreveu isso... mas não é estranho sair parecido auhauha.

Posso dar uma dica referente ao Jetch Shot?? Foi como eu peguei ele *__* Pra falar a verdade eu peguei a dica no portal, testei e funfou.... 

 

Você ao invés de tentar acertar a sequencia de comandos fica girando o analogico em um sentido, horário ou anti-horário, e pressionando :cross: Batata peguei de primeira. =D

 

E imaginei que não soaria estranho você ter parecido com o tell. Agora sei de onde ele aprendeu o choro :grin:

 

Outro ponto interessante. Pelo que andei lendo o weapon master só precise que você pegue as armas. Não é necessário que você pegue as crests e sigils =D 

 

Já é algo que economiza trabalho 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Outro ponto interessante. Pelo que andei lendo o weapon master só precise que você pegue as armas. Não é necessário que você pegue as crests e sigils =D 

 

Já é algo que economiza trabalho 

 

Coloquei o trecho do Jecht Shot! xD

 

Pô, vou testar isso hoje, só não peguei a arma da Lulu no meu jogo (apesar de já ter o Sigil e o Crest). Facilita bastante já que pelo menos evita a fadiga do mini-game das borboletas (apesar deste ser bem mais fácil que desviar de trovões e correr de chocobos, ehehe) e dos cactuars.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Coloquei o trecho do Jecht Shot! xD

 

Pô, vou testar isso hoje, só não peguei a arma da Lulu no meu jogo (apesar de já ter o Sigil e o Crest). Facilita bastante já que pelo evita a fadiga do mini-game das borboletas (apesar deste ser bem mais fácil que desviar de trovões e correr de chocobos, ehehe) e dos cactuars.

Sim sim. Eu pequisei a lot pra jogar sem sofrer muito. Quero ter as armas em potencia máxima, mas ao que tudo indica só ter elas e problema resolvido. Tanto é que o pdm do troféu não é tão exagerado. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

posso estar enganado quanto ao que vou escrever, pois joguei a muito tempo:

pra pegar o anima acho que tem que ter pego as al bhead, a porta do templo não tem uma inscrição nessa ligua que tem que lerm pra entrar?

eu particularmente não curti usar os tombery pra pegar niveis, preferi aquele cactuar que da 100k de damage, é só ficar pulando turnos contra ele, ele foge automaticamente, e tira a dependencia de ter o tidus ou auron no grupo, normalmente os que tomam mais dano do karma, eu lembro de chegar a pegar 50 niveis em uma batalha usando double ap e double overdrive

as skills da arma não tinham que ser colcoadas na ordem de uso? que seria double/triple overdrive, overdrive->ap e depois double/triple ap pra se ter eficiencia máxima?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

posso estar enganado quanto ao que vou escrever, pois joguei a muito tempo:

pra pegar o anima acho que tem que ter pego as al bhead, a porta do templo não tem uma inscrição nessa ligua que tem que lerm pra entrar?

eu particularmente não curti usar os tombery pra pegar niveis, preferi aquele cactuar que da 100k de damage, é só ficar pulando turnos contra ele, ele foge automaticamente, e tira a dependencia de ter o tidus ou auron no grupo, normalmente os que tomam mais dano do karma, eu lembro de chegar a pegar 50 niveis em uma batalha usando double ap e double overdrive

as skills da arma não tinham que ser colcoadas na ordem de uso? que seria double/triple overdrive, overdrive->ap e depois double/triple ap pra se ter eficiencia máxima?

 

1. Não é necessário nada de Al Bhed para pegar o Anima. Assim que você puder usar a Airship você pode ir até Baaj Temple, vencer o Geosgaeno e pegar a summon caso você tenho completado todos os puzzles das Destruction Spheres.

 

2. Os cactuars realmente são uma boa, me lembro de ter usado eles também no PS2. Mas estatisticamente eles dão menos AP e ainda podem acabar matando toda sua party. Na teoria os Tonberrys são mais seguros e eficientes, mas é claro que tem o fator pessoal envolvido. Vou adicionar no guia conforme for jogando a versão do PS3 por completo de qualquer forma.

 

3. Nunca tive conhecimento sobre isso e nenhum dos guias clássicos da GameFAQs chega a mencionar se há diferença. Até porque todos pedem para começar com a arma dropada pelo One-Eye que automaticamente vem com Triple AP no primeiro slot.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

3. Nunca tive conhecimento sobre isso e nenhum dos guias clássicos da GameFAQs chega a mencionar se há diferença. Até porque todos pedem para começar com a arma dropada pelo One-Eye que automaticamente vem com Triple AP no primeiro slot.

se tiver os itens, teste pra nos, coloque uma arma na ordem e outra fora de ordem em dois chars, leve um karma de 100k na cabeça e veja se os dois ganham a mesma quantidade :gamer4:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

se tiver os itens, teste pra nos, coloque uma arma na ordem e outra fora de ordem em dois chars, leve um karma de 100k na cabeça e veja se os dois ganham a mesma quantidade :gamer4:

 

Podexa! ;D mas vai fica só pra partir de domingo porque não devo jogar até lá T__T

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

tranquilão, eu to jogando o street vs tekken no vita, acho que depois que platinar ou comprar esse, quero jogar o x de novo :krumel:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho duvidas entre standard sphere grid e Expert sphere grid, qual usar? afeta algum trofeu? na epoca do play2 so joguei a primeira versão ae depois vi que ttinha saido uma versão internacional mais não cheguei a jogar.

 

ótimo guia

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho duvidas entre standard sphere grid e Expert sphere grid, qual usar? afeta algum trofeu? na epoca do play2 so joguei a primeira versão ae depois vi que ttinha saido uma versão internacional mais não cheguei a jogar.

 

ótimo guia

 

Bem lembrado amigo! Já tinha me esquecido deste detalhe =D Coloquei no começo do guia sobre isso. Siga o Standard Grid a não ser que realmente queria se aventurar no Expert. Não faz nenhuma diferença para os troféus.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho uma duvida, é realmente necessário preencher todos os nodes 'vazios' do Sphere Grid com todos os personagens para poder matar os Dark Aeons, Penance, etc? Ou é possível matar eles sem ter preenchido esses nodes?

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

'Eis o troféu mais terrível e cansativo do jogo, desviar de 200 trovões seguidos em Thunder Plains. Não existe fórmula secreta aqui, não existe modo fácil, só existe dor e sofrimento.'

 

Comentário pertinente..... Foi o tell que escreveu isso né?? Porque ISSO É TÃO A CARA DELE suahushuahuhuhushuhsahsauhsauhsa

 

Eu tentei fazer isso no de ps2, god como eu fui frustado. Mas naquela epoca não tinha troféus então nem agarrei muito tentando. Desta vez farei...

 

Conseguir todas as Celestial Weapons acho que é o mais difícil... o restante nem tanto!

 

 

Tenho uma duvida, é realmente necessário preencher todos os nodes 'vazios' do Sphere Grid com todos os personagens para poder matar os Dark Aeons, Penance, etc? Ou é possível matar eles sem ter preenchido esses nodes?

É recomendável maximizar os status, vai te tomar bastante tempo, mas o resultado compensa. Não sei se da para enfrentar sem fazer isso, pois eu enfrentei com tudo no máximo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tenho uma duvida, é realmente necessário preencher todos os nodes 'vazios' do Sphere Grid com todos os personagens para poder matar os Dark Aeons, Penance, etc? Ou é possível matar eles sem ter preenchido esses nodes?

 

Como o Inequalis disse, é recomendável ter tudo maximizado para enfrentar já que, por exemplo, o Penance possui Strength 255, Defense 240, Magic 255, Magic Defense 200, Agility 255 e Accuracy 255 também. O Nemesis e Dark Aeons possuem status parecidos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pergunto pq da pra matar eles com o esquema do Yojimbo, não? O problema seria matar o próprio Yojimbo 5x, dai precisaria estar realmente forte...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pergunto pq da pra matar eles com o esquema do Yojimbo, não? O problema seria matar o próprio Yojimbo 5x, dai precisaria estar realmente forte...

 

Tirando Luck e Magic (que é inútil de qualquer forma) é bem sossegado coletar as spheres, só leva um pouco de tempo. Mas quem estiver disposto a enfrentar soft-resets até o Zanmato encaixar (fora tomar todo cuidado de nunca deixar o Yojimbo morrer e sempre gastar uns 5,000 Gil por turno com ele)... é uma opção sim e uma boa opção para quem estiver com problemas mesmo após maximizar alguns status.

 

Vale lembrar que o no caso você terá que usar o Yojimbo contra todo mundo  (Arena Creations, Dark Aeons, Nemesis e Penance) se não quiser aumentar os stats na arena. Já li relatos de pessoas que mataram todos com Zanmato em poucas horas de tentativas e outras que chegaram a tentar 20 soft-resets por inimigo até um encaixar =/ 

 

Edit: Bom, ainda não coloquei as estratégias para estes caras no guia (preciso matar eles no PS3 para ver o que será melhor pra mim desta vez, já que nem lembro como matei o Nemesis no PS2 auhauh). Mas com certeza deixarei um adendo pro Yojimbo =D lembro de ter usado ele pra matar algum Dark Aeon, acho que a Shiva... 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

otimo guia, pra mim ja ta otimo, essa é uma platina facil, porem demorada. so me atentarei pras al-breads. Aconselho a todos tentarem matar os dark aeons, penance e nemesis na raça primeiro, pois essa que é a graça de um bom j-rpg. se nao conseguir ai procura estrategias no guia.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

otimo guia, pra mim ja ta otimo, essa é uma platina facil, porem demorada. so me atentarei pras al-breads. Aconselho a todos tentarem matar os dark aeons, penance e nemesis na raça primeiro, pois essa que é a graça de um bom j-rpg. se nao conseguir ai procura estrategias no guia.

 

Problema pra mim não é nem conseguir matar eles, pq tenho certeza q matarei se tiver os status maximizados, mas sim o tempo perdido em maximizar tudo =(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Problema pra mim não é nem conseguir matar eles, pq tenho certeza q matarei se tiver os status maximizados, mas sim o tempo perdido em maximizar tudo =(

eis ai a graça de jogar j-rpg. 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava procurando um guia dos troféus e eu perdi o primeiro Al-Bhed no Ship da RIkku T_T

Não quero ter que iniciar novamente (ainda mais agora que cheguei no Moonflow, preguiça demais)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Tava procurando um guia dos troféus e eu perdi o primeiro Al-Bhed no Ship da RIkku T_T

Não quero ter que iniciar novamente (ainda mais agora que cheguei no Moonflow, preguiça demais)

 

Não precisa começar denovo não! Esse ai aparece no Oasis em Sanubia Desert depois, junto com os Volume III e XIV (caso você tenha perdido estes também) conforme coloquei na entrada do troféu! \o/

 

Os únicos que você pode perder são os que mencionei no começo do guia: Volume XIX a XXII lá em Al Bhed Home e Bevelle.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...