Ir para conteúdo
Zoio

Gamegen - Sony será obrigada a garantir PlayStation 4 importado

Recommended Posts

Os R$4.000 cobrados pela Sony Brasil no PlayStation 4 está fazendo muita gente importar o console de outros países. Mesmo com a alta do dólar e o pagamento de todos os impostos referentes à importação, o console dificilmente custará mais do que R$2.500.

 

A questão é que muitos estão com o pé atrás em relação à importação pois o produto importado não teria a garantia oficial da Sony Brasil. Mas, de acordo com o IDEC " Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, todo produto importado que possui venda oficial no Brasil deve ser garantido pela fabricante. Veja abaixo:

 

G8KiHdA.png

Ou seja, o PlayStation 4 importado terá que ser, obrigatoriamente, garantido pela Sony no Brasil. Se caso a empresa se recusar a garantir o produto, você poderá até mesmo entrar com uma ação de pequenas causas informando que a mesma está infringindo o código de defesa do consumidor. Mas, tenha em mente que a Sony tende a dificultar a garantia do produto importado e caberá a você ter jogo de cintura e paciência para conseguir os seus direitos.

 

Resumindo, na teoria, o PlayStation 4 importado possui garantia nacional. O mesmo valerá para o Xbox One.

 

 

Fonte: Gamegen

  • Curtir 4

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não que eu esteja desconfiando da fonte, mas tem a fonte direto desse instituto, onde contem essa informação?

A fonte que tem é o do IDEC

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A parte onde diz "solidariamente" pode complicar!!?? 

 

Isso deixa evidente que não serão obrigados a garantir ou é só a minha desconfiança?? 

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não sei, mas acredito que a maioria de nós tem o PS3 importado, pelo menos o meu e de uns 10 camaradas meu são. E nunca deu problema nenhum.

Assim, se for ou não importado, acredito que não teremos maiores problemas. A não ser que saia com problemas de fabricação ou algum defeito de software.

 

E mesmo assim, o código de defesa do consumidor é bem clara que o fabricante responde solidariamente pelo produto. Não importa se nacional ou importado, ela responde (seja amigavelmente ou judicialmente).

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A parte onde diz "solidariamente" pode complicar!!?? 

 

Isso deixa evidente que não serão obrigados a garantir ou é só a minha desconfiança?? 

 

solidariamente quer dizer que todos sao responsaveis e vc pode procurar qualquer uma das esferas: vendedor, importador, fabricante, etc, etc, etc. todos que tiverem alguma participaçao até chegar nas suas maos

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Conversei com um amigo meu que trabalha no procon sobre esse assunto e ele me disse algumas coisas interessantes sobre o assunto. Para poder fazer isso, o dono do PS4 deve ter importado o produto legalmente (ou seja, ter pago todos os impostos), ter a nota fiscal original do país de origem do produto, porem um fator que pode ser problema é que como o produto não está em seu território de origem, todos os termos de garantia não são validos aqui, e pela nossas normas, o produto tem apenas 90 dias de garantida obrigatórios por lei contando a partir da data de EMISSÃO da nota fiscal, invoice ou outro documento (dependendo do país de origem).

 

EDIT: Esqueci de dizer, a empresa pode optar por enviar o produto para a sede da empresa no país de origem para ser efetuada a manutenção ou troca do aparelho, e não há prazo máximo estipulado para devolução do aparelho. Outra coisa é que você pode pedir seu $$$ de volta caso queira entregar o produto defeituoso, mas o reembolso não cobre os fretes e impostos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Conversei com um amigo meu que trabalha no procon sobre esse assunto e ele me disse algumas coisas interessantes sobre o assunto. Para poder fazer isso, o dono do PS4 deve ter importado o produto legalmente (ou seja, ter pago todos os impostos), ter a nota fiscal original do país de origem do produto, porem um fator que pode ser problema é que como o produto não está em seu território de origem, todos os termos de garantia não são validos aqui, e pela nossas normas, o produto tem apenas 90 dias de garantida obrigatórios por lei contando a partir da data de EMISSÃO da nota fiscal, invoice ou outro documento (dependendo do país de origem).

 

EDIT: Esqueci de dizer, a empresa pode optar por enviar o produto para a sede da empresa no país de origem para ser efetuada a manutenção ou troca do aparelho, e não há prazo máximo estipulado para devolução do aparelho. Outra coisa é que você pode pedir seu $$$ de volta caso queira entregar o produto defeituoso, mas o reembolso não cobre os fretes e impostos.

 

uma coisa interessante é que se vc traz dos eua na mala, nao tem a necessidade de pagar impostos, e nem por isso ira trazer ilegalmente :)

e mais uma coisa, dependendo do caso, se vc opta em mandar o produto pra sede pra manutençao, os 90 dias ficam suspensos e passam a recontar quando vc recebe de volta

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

uma coisa interessante é que se vc traz dos eua na mala, nao tem a necessidade de pagar impostos, e nem por isso ira trazer ilegalmente :)

 

e mais uma coisa, dependendo do caso, se vc opta em mandar o produto pra sede pra manutençao, os 90 dias ficam suspensos e passam a recontar quando vc recebe de volta

Se vc o trazer na mala, e não colocar o item na sua declaração, mesmo que for isenta, ele entrou ilegalmente no país sim.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Se vc o trazer na mala, e não colocar o item na sua declaração, mesmo que for isenta, ele entrou ilegalmente no país sim.

a situaçao é hipotetica de alguem que traz so ele e mais 100 dolares de coisas. ou seja, nao teria pq nao declarar

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

a situaçao é hipotetica de alguem que traz so ele e mais 100 dolares de coisas. ou seja, nao teria pq nao declarar

Ele estará isento, mas deve ser declarado na DBA (Declaração de Bagagem Acompanhada). Essa declaração vai "legalizar" o produto no país.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lembrem que a importação tem que ser legal. Com nota fiscal e imposto pago.

 

 

:okay:

 

Só porque eu queria importar da Tailândia por comércio clandestino  :okay: E os direitos da pirataria, onde ficam?  :coolface:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lembrem que a importação tem que ser legal. Com nota fiscal e imposto pago.

 

Traduzindo para os leigos: Se você trouxe como muamba dos EUA, UE ou PY, e deu problema... se phodeu malandro!!!

 

OBS: Na minha opinião não vale a pena ser cobaia e estar sujeito a um prejuízo destes... vale a pena aguardar um pouco e pegar o 2ª ou 3ª lote do produto (que deve ser liberado em 2 ou 3 meses), pois já tem diversos bugs e problemas de arquitetura corrigidos!!! E mesmo que a Sony faça um recall, você está sujeito às mesmas normas aplicadas à garantia!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...