Ir para conteúdo
wnaraujo

[Folha] Cerca de R$ 2.000 seria um preço coerente para o PlayStation 4, diz Sony

Recommended Posts

O videogame PlayStation 4 deveria estar em uma faixa de preço por volta dos R$ 2.000 para ser competitivo no Brasil, segundo sua fabricante, a japonesa Sony.

 

"Um preço acessível é o mais baixo possível. Seria coerente se estivesse entre R$ 2.000 e 2.000 e poucos reais", disse à Folha o diretor-geral da divisão de videogame da Sony no Brasil, Anderson Gracia. "É o que entendo como sendo competitivo."

 

O PS4 será lançado no Brasil no dia 29 de novembro, uma semana depois da concorrente Microsoft dar início à venda do Xbox One por R$ 2.199.

 

Mas como chegar a esse patamar? "Conseguiríamos isso de duas maneiras: subsidiando de forma massiva, arcando com um custo muito maior, ou produzindo localmente. É muito cedo para falar em números exatos, mas [preço de cerca de R$ 2.000] é factível [com fabricação nacional]", diz Gracias.

 

Depois de anunciar que pedirá R$ 3.999 pelo PlayStation 4, a Sony disse, por meio de seu diretor para a América Latina, estar "frustrada" com o preço, que seria causado por tributos, e que vai tentar acelerar a montagem do aparelho no país.

 

Por conta da repercussão negativa, a empresa também "abriu as contas" da importação do console, dizendo que, mesmo com o preço nas alturas, a empresa tem prejuízo.

 

Veja abaixo o gráfico publicado pela empresa, que também pode ser baixado em versão PDF por meio deste link.

 

13295527.jpeg

 

Questionada, a Sony disse que as contas do gráfico não são todas consistentes com os números apresentados já que há cálculos ocultos --e que não poderiam ser exibidos.

 

Para o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), João Eloi Olenike, a carga tributária que a Sony diz que pagará é até baixa se comparada às simulações da instituição --que indicam 72% de encargos, mais do que armas de fogo.

 

Mesmo assim, Olenike acha que os cálculos dedicam uma margem demasiado grande para o varejista, de 16% --segundo ele, o mínimo exigido pelo governo é de 8%, e a média do mercado também é inferior ao que a Sony divulgou.

 

Alex Jorge, advogado tributarista da Sony, concorda e diz que essa margem "de fato parece excessiva" já que o varejista não "chega a receber isso".

 

Para o diretor do PlayStation no Brasil, Anderson Gracias, está envolvida nessa questão a falta de "maturidade" do mercado, já que em países com uma cultura de videogame mais consolidada, o lucro dos varejistas fica "entre 2% e 3%".

 

Em outras palavras, em países como EUA e Japão, as lojas vendem o PlayStation ganhando menos, porque apostam que o consumidor voltará para comprar acessórios e jogos --o que cria um "ecossistema" rentável.

 

Gracias diz que propiciar o "amadurecimento" do mercado brasileiro, mitigado por impostos e a consequente pirataria, em relação aos videogames é um dos focos da empresa.

 

PERDA GLOBAL

 

O executivo diz que o preço que a Sony Brasil paga por unidade do console (US$ 390) é exatamente o mesmo que os revendedores americanos (e os do resto do mundo, diga-se) desembolsam. "É exatamente isso: a Best Buy compra por US$ 390 e vende por US$ 399."

 

A empresa foi questionada sobre esse preço incluir o lucro da Sony, o que desbancaria a afirmação de a fabricante estar perdendo no país. Segundo Gracias, esse preço é um cenário de prejuízo mundial. "A Sony perde [com a venda do PlayStation 4] globalmente. Produzir um PS4 custa bem mais do que US$ 390. Nesse valor, já existe, então, a questão do subsídio."

 

Gracias não quis revelar qual o custo do videogame para a fabricante.

 

Em uma entrevista publicada em setembro, o executivo Masayasu Ito disse ao site "Eurogamer" que a empresa realmente tem prejuízo com o console a US$ 399, mas que esse subsídio é recuperado ao que seu dono assina a rede multiplayer PlayStation Plus (US$ 50 por ano ou US$ 10 por mês nos EUA e R$ 100 anuais ou R$ 20 mensais no Brasil).

 

Na mesma reportagem, o "Eurogamer" diz ter consultado fontes "confiáveis" que dizem que o custo de produção do PS4 é de aproximadamente US$ 460.

 

QUEM PAGA A CONTA

 

Nem todo o mundo concorda que a Sony é vítima do governo nessa história. "A Sony não deveria repassar os impostos para o consumidor. A culpa não é de quem compra, é dever da empresa encontrar um modelo de negócios mais atraente e a prova de que isso é possível é o próprio preço do Xbox One", diz Samy Dana, professor na escola de economia da FGV e colunista da Folha.

 

"Seria como um cozinheiro cobrar R$ 100 por um prato de arroz e feijão simples com a justificativa de que paga muitos tributos. Todos nós pagamos muitos impostos, isso não pode ser desculpa. Seria muito melhor a Sony estimular a compra do PS4 em outros países ou mesmo sites estrangeiros", completa Dana.

 

PLAYSTATION 3

 

O PlayStation 4 está sendo produzido em apenas uma fábrica (da Foxconn, em Yantai, China), ao menos por enquanto, que exporta para o mundo todo. "Isso é diferente do PlayStation 3, cuja produção está dividida entre três plantas, uma delas no Brasil." Neste mês, a Foxconn admitiu que havia trabalho irregular de estudantes na linha de produção do PlayStation 4, mas que medidas seriam tomadas para evitar que isso se repetisse.

 

A produção do PS3 em Manaus foi iniciada neste ano, o que acarretou em uma queda de preço do console para cerca de R$ 1.000. O adversário Xbox 360 também é montado no Amazonas.

 

A venda desse console também gerou prejuízo para a fabricante japonesa, durante pelo menos quatro anos, como mostra essa reportagem do "Wall Street Journal".

 

No ano de seu lançamento, 2005, o Xbox 360 também causava prejuízo a sua fabricante --de US$ 71 por unidade. Desde 2011, é fabricado também no Brasil.

 

Uma imagem divulgada pela Anatel mostra que o seu novo console, o Xbox One (que chegará no dia 22 de novembro às prateleiras), também será feito no país.

 

Consultada, a Microsoft disse que não comentaria o caso.

 

 


  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Pois é... os impostos nesse país são um absurdo... a margem deles de 16% também é alta... mas como podem ver, não é APENAS culpa da Sony BR.... o problema maior é esse governo pilantra!

 

Hoje mesmo estava passando uma reportagem no JN sobre a industria Textil e a concorrência desleal dos chineses!!! A indústria têxtil também paga um imposto absurdo (trabalho diretamente com eles) ... e como disse um dos donos de fábrica da reportagem: Vendemos impostos... e não produtos!

 

E viva o Brasil!

  • Curtir 6

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Agora dei uma lida melhor na reportagem.... o senhor professor da FGV está de brincadeira... todo mundo repassa uma parte do imposto para os consumidores... não tem empresa que sobrevive sem repassar uma fatia dos impostos, e ele é professor de economia!!!!

 

Como uma empresa pode manter sua vida financeira saudável, colocando preços competitivos e absorvendo os impostos?! Não rola! Eu como autônomo tenho que pagar 18% (mais ou menos) de imposto!!!! Fora o contador... se eu não repassar os gastos para meus clientes, como sobrevivo?! tá de brincadeira né?

 

Agora, não estou defendendo a Sony não... eles podiam colocar o aparelho com um custo melhor... mas... a saída mais viável era não lançar ele junto com o lançamento mundial... e correr para produzir ele por aqui e cortar estes impostos... 

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

COMPETITIVIDADE, 3999,00 para 2199,00.......

com 4k compro um Xone uma TV e um Home

E simples como disse o professor DanaSeria muito melhor a Sony estimular a compra do PS4 em outros países ou mesmo sites estrangeiros".

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ontem apareceu a notícia que produtos chineses estavam desestabilizando o mercado brasileiro vindo roupa da china com qualidade melhor que a brasileira e custando 45 reais enquanto que o nacional semelhante custava 75 reais. Ocorreu protestos e isso passou na Record ontem, hoje agente se depara com essa nota dos impostos do ps4 sendo os impostos mais altos que de arma e tem coisa errada. Ao meu ver o governo não é idiota e sabe que muita gente prefere deixar de comer para assistir futebol, comprando aparelhos de informática, etc... para satisfazerem suas necessidades de lazer.

 

Tempos atrás assisti um vídeo no olhar digital que tem no site se quiserem ver é só visitá-lo, mostra que nossos jogos são caros por que o governo impõe aos softwares que são os jogos, impostos de hardwares que não tem nexo isso.

 Link Olhar digital no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=fVLo1T7WpUU

 

O vídeo pelo visto já previa o preço do ps4, 72% de impostos.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não acho que seja prejuízo pra sony. Os playstations sempre chegaram no Brasil por um preço absurdo, e sempre esgotaram. A exemplo do Playstation 3 que chegou por inacreditáveis 8 mil reais no Brasil as primeiras unidades, e esgotou tudo rapidamente. Apesar das críticas, duvido muito que o playstation 4 não esgote, e muito rápido, pois está chegando pela metade do preço do 3. Não tem porque baixar uma coisa que os brasileiros compram tudo e esgota o estoque, aliás, podiam até aumentar uhahua

Já eu, vou buscar o meu. Impossível concordar com esse preço. 

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Não acho que seja prejuízo pra sony. Os playstations sempre chegaram no Brasil por um preço absurdo, e sempre esgotaram. A exemplo do Playstation 3 que chegou por inacreditáveis 8 mil reais no Brasil as primeiras unidades, e esgotou tudo rapidamente. Apesar das críticas, duvido muito que o playstation 4 não esgote, e muito rápido, pois está chegando pela metade do preço do 3. Não tem porque baixar uma coisa que os brasileiros compram tudo e esgota o estoque, aliás, podiam até aumentar uhahua

Já eu, vou buscar o meu. Impossível concordar com esse preço. 

 

Concordo contigo! Sendo a culpa do governo ou da Sony BR, a empresa sabe que tem gente de sobra pra comprar a este valor. Vai esgotar rapidamente porque brasileiro adora pagar caro pela novidade (pelo status social que isso parece trazer). Não vou comprar lá fora por um único motivo: garantia. Cago de medo de comprar lá nos EUA e chegar em casa, jogar um mês e dar um bug cabuloso e perder dois mil reais. Vai compensar retornar ao país pra comprar outro (nisso, já serão os R$4,000)? O negócio é esperar mesmo, galera. O PS3 têm muitos jogos bons para serem aproveitados ainda e temos o Vita também. Logo, logo a poeira abaixa e teremos um valor mais 'justo'. Posso estar sendo um pouco ingênuo, mas fico contente em ver que a Sony está se comprometendo fazer a fabricação nacional para maior acessibilidade.

 

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A questão do preço os executivos da Sony mesmo já falaram: "Preferimos não vender uma unidade sequer dos consoles por esse preço e que os brasileiros comprem importados, sabemos que não é justo! Nós pensamos em não lançar no país, mas o fizemos justamente para mostrar que a Sony não esquece o Brasil. O que precisamos fazer agora é correr com a produção local para o preço cair."

 

Eram mais ou menos essas palavras que eles falaram. No início eu não concordava com a Sony por pensar que o X1 iria ser importado e estava custando bem menos (mesmo custando muito mais), porém já foi divulgado que ele será produzido aqui, isso explica muito da diferença de preços.

 

E antes que alguém fale "Ahh, parabéns pra Microsoft que se agilizaram", tentem entender: Se não me falha a memória a Microsoft é a 5ª maior empresa do mundo...a Sony ao que me parece é a 46ª, portanto, há sim muita diferença nos recursos das mesmas!

 

Bom, na minha opinião a Sony não é um anjo mas está muito longe de ser essa vilã que todo mundo está pintando ai e outra coisa: PS4 por R$ 4.000,00 só paga quem for abobado², pois ir buscar lá fora, encomendar ou mesmo comprar de alguém que importe sairá BEM MAIS EM CONTA do que o valor praticado aqui.

 


Um comentário mais ou menos "OFF":

 

O amigo FBANIN citou acima que é autônomo e paga muitos impostos (18% ou mais), conheço bem a tua realidade pois tenho uma farmácia e cara, pago imposto na compra do remédio (ST já anexo ao boleto final, que varia entre 18 e 22%), pago o ICMS posteriormente (14% se eu não estou enganado), que é o calculo mensal que o contador faz sobre todas as notas, pago o próprio contador (que não é nada barato) e ainda pago o imposto de saída dos medicamentos...isso dentre muitas outras coisas (nem vou contar o parto que é você abrir uma empresa nesse país, paga tanta taxa que se não tiver um bom planejamento quebra antes de abrir as portas!!!) , ou seja: Infelizmente ainda vem este governo bagaceiro e me faz propagandas sobre "auxilio ao pequeno empreendedor", auxilio uma ova...quase nos destripam em impostos pra eles poderem sobreviver no luxo...alias, não sei porque parlamentar (e políticos em geral) nesse país tem que ter vida de príncipe, os gastos que essas imundices dão ao país como um todo é EXORBITANTE, fora tudo o que levam por fora em desvios, licitações e o escambau...

 

Digo que esse comentário é "mais ou menos OFF" porque assim como eu e o amigo pagamos uma fortuna de impostos, a Sony também está pagando e certamente não é pouco...

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os caras devem ter tentado baixar os impostos com o governo, ou mesmo um subsidio...não conseguiram, então eles viraram e pensaram... Que se f... quem quiser vai comprar la fora mesmo, como foi até bem pouco tempo com o ps3, então até que produzam no Brasil, será assim. Inclusive, estava vendo uma entrevista do presidente da sony brasil, onde ele diz que não deixarão de investir aqui, com relação a jogos localizados, pois eles calculam uma previsão do quanto nós iremos importar... e na visão deles será bastante, inclusive, na entrevista, ele incentivava isso... Acho que foi na uol ou no ig se não me engano.

O lance mesmo é não comprar nada aqui. Sonegar até a morte, o Brasil merece!

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

É totalmente sem noção esses impostos todos que são cobrados aqui no Brasil, estou cursando Administração e estou vendo essa parte de impostos e tudo mais, é ridículo essas cobranças, comecei a verificar os valores de impostos nos produtos e não é só em jogos, mas em tudo que compramos tem muito imposto, praticamente 50% do valor de tudo q consumimos é imposto, tinha q ter uma parada nacional em todos os setores para corrigir essa ZONA que é o governo Brasileiro, pagamos muito por nada, nada é feito com esses valores altos que pagamos e agora tudo que é produto eletrônico eles estão metendo a faca, é celular é computador e agora no vídeo game, fora tudo q é cobrado, todos sabem que é essa bagunça mas meia duzia tentando fazer algo não adianta teria que ser uma parada nacional, para mudar realmente o rumo das ordens e corrigir tudo isso q acontece de errado, tem ótimos exemplos de países que tem por ai, mas teria q fazer algo logo.

Eu não comprarei o PS4 por 4k e já nem pretendia comprar logo o PS4, nesse valor então vai ficar nas lojas por minha parte.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Putz, receber impostos maiores que armas de fogo é o fim da picada, eu nunca comprei console no brasil, desde o snes que eu pego do paraguaí ou eua e com certeza o PS4 vira do paraguaí, mesmo sendo só no fim do próximo ano, a não ser que o nosso cenário esteja totalmente diferente, o que acho dificil...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

De qualquer forma, me parece um erro estratégico GROTESCO a SONY estar produzindo o PS4 em apenas um lugar. Deveria ter mais fábricas, no mínimo uma em cada continente....

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

concordo! plenamente, mtas pessoas iriam preferir comprar por aki (msm sendo mais caro q importar), pois se tivesse algum defeito seria bem mais como uma troca ou assistência tecnica...

 

ederson19.png

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O preço esta conforme os padrões dos lançamentos da SONY no Brasil, na verdade não é nenhuma novidade que seria um preço absurdo.

E sempre foi mais barato importar uma novidade lá fora do que comprar uma já com impostos no Brasil. Desde a época do meu SNES era assim.

 

Vale lembrar que (segundo as informações mais recentes) mesmo sendo produzido no Brasil, o Xbox One brasileiro ainda é o mais caro do mundo.

Crédito para a Microsoft por conseguir um preço tão bom, pena que não é a minha preferencia.

O jeito é comprar um PS4 nos EUA e ser feliz.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Os impostos no Brasil são altos, assim como está sendo a ganância da Sony. Os impostos não são desculpas pelo alto preço do ps4. Praticamente toda empresa do ramo de tecnologia mundial explora os chinesas, arrancam até a alma dos coitados, isso já é uma contenção de gastos monstruosa. Depois vem com essa conversa mole q estão tendo prejuizo, me poupe, ninguem entra em um ramo pra ter prejuizo.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O melhor mesmo é esperar pra comprar, pois tenho quase certeza que os primeiros virão com algum defeito que será corrigido depois, por isso mesmo que fosse 2mil eu iria esperar pelo menos uns 6 meses pra comprar o meu.

 

Agora imagina 4mil pra dae eles descobrirem algum defeito, como super aquecimento ou algo assim (como ocorreu com os primeiros PS3)

 

Fica a dica. EU VOU ESPERAR.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu também vou esperar. 1 - Pelo preço. Em alguns meses ele começa a cair. 2 - Não compro nada no lançamento, pois quero ver como vai se desenrolar a situação, se não vão ser detectados bugs, falhas, etc. 3 - Qual a pressa? Tenho zilhões de jogos no meu PS3 ainda por jogar, outros tantos da Plus que ainda nem baixei rsrsrs 4 - Em protesto mesmo. Se tá todo mundo revoltado com o preço, não comprem!!

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Preço de PS4 cai para R$2.000 , sera que é vdd?

 

vejam essa reportagem: http://jornalvdd.com/preco-ps4-brasil-cai-para-r-1-999-e-e-mais-barato-que-o-x-box-one/#

Julgando apenas pelo nome do site e algumas das outras matérias disponíveis lá, diria que é um site de notícias falsas.

 

Diga-se de passagem, se fosse uma notícia real, acredito que a Sony teria com prazer informado isso na coletiva de ontem, mas pelo contrário, ratificou o preço inicial de R$ 4.000,00.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...