Ir para conteúdo
SoniMail

[Canaltech] - Opinião: A Sony e seu Playstation 4 de ridículos R$ 4000

Recommended Posts

23663.38159-PlayStation-4.png


Muitos fãs da Sony ficaram chocados com o preço de R$ 4000 (ok, R$ 3999, mas acho que o problema não é o R$ 1), e, considerando que ele custa R$ 399 nos Estados Unidos, motivos para reclamação não faltam. O interessante também é que o Xbox One custa R$ 100 dólares a mais lá fora, e mesmo assim foi anunciado na pré-venda por R$ 2200, valor que já é considerado alto. A Sony ficou maluca? Errou no preço de divulgação? Claro que não.

Seria muito inocente pensar que esse preço é acidental. Não é. A lógica da Sony é a mesma utilizada por muitas empresas: brasileiro paga pela novidade. Brasileiro reclama de preço alto e compra do mesmo jeito. Aqui a mágica de dividir em 12 vezes no cartão é regra, algo que os concorrentes também fazem e que, bem, garante margens de lucro bastante confortáveis. Afinal, para quem paga mais de R$ 25.000 em um Fiat Uno, que mal pagar R$ 4.000 em um console?

A Sony adotou a política de como as coisas funcionam no Brasil à risca. Jack Tretton, CEO da empresa, garantiu: "Nossa meta é oferecer o PlayStation 4 no Brasil pelo equivalente a 399 dólares, definido para os Estados Unidos", Ou seja, algo próximo de R$ 1.000, R$ 1.200, fazendo com que muitos dessem risada dos R$ 2.200 cobrados pelo Xbox One. Para falar a verdade, ficamos até entusiasmados com essa notícia, afinal, mostrava que a empresa se importava com a opinião do brasileiro. Algo como "Tamo junto".

Porém, para quem não se lembra, na época em que o Playstation 3 foi lançado, algumas pessoas pagavam quase R$ 7.000 no lançamento (isso há oito anos). Quando questionada sobre o valor alto do PS3, a Sony respondeu com um caridoso "Bem, acho que as pessoas vão ter que trabalhar mais para comprar o PS3". Mesmo que isso tenha acontecido há anos, estamos falando da mesma empresa.

Ao invés de xingar muito no Twitter, fazer discursos de que vale mais a pena ir até os Estados Unidos, comprar um e ainda economizar, dizer que vai comprar pelo Mercado Livre, a solução é muito simples. Não compre. Simples assim. Melhor ainda, compre um Xbox One (R$ 2.200 nunca pareceu tão barato, não?), e condene o Playstation 4 ao ostracismo. Com isso, podemos garantir que uma coisa com certeza irá ocorrer no curto prazo.

O preço do Playstation 4 vai abaixar, mas não muito. Ele cairá para R$ 3.500, R$ 3.000, e algumas lojas vão oferecer promoções do tipo R$ 2.800 à vista. Contando que você não tenha comprado um Xbox One, vai valer a pena? Claro que não. Fazendo um paralelo importante, por quanto o Galaxy S4 foi lançado? R$ 2.500, não? Em 6 meses de pessoas reclamando e com baixas vendas, ele pode ser encontrado hoje por menos de R$ 1.500, com quedas mês a mês.

Por mais que o departamento de marketing mostre que você só será feliz comprando o produto X ou Y, a verdade é que você não tem que comprar um produto, e muitas pessoas se esquecem desse fato. Enquanto usuários ficarem irritados, mas conformados, em pagar um preço tão alto, não só a Sony, mas qualquer outra empresa, vai deitar e rolar com o preço de lançamento.

Por último, vale a pena mencionar que os U$ 399 cobrados pelo PS4 nos EUA já incluem a margem de lucro da Sony. Mesmo que ela culpe os altos impostos do país (e, acredite, ela fará isso), não há qualquer justificativa para esse preço que não seja o lucro Brasil. Imagine um cenário onde o imposto é de 100% e o dólar custa R$ 2,50 (chutando alto, hein), o Playstation 4 sairia por R$ 2.000.

Esse é um preço completamente ridículo. Não é alto, é ridículo, irreal e um completo desrespeito ao consumidor brasileiro. As duas únicas formas de combater preços desse tipo são: a) boicotar, guardando o seu dinheiro para algo que valha a pena, ou b) trocar para o concorrente. O Xbox One é caro, sim, e não estamos dizendo que ele é melhor ou pior do que o PS4, mas mostra que a Microsoft teve, neste momento, um respeito um pouco maior pelo consumidor.

Fonte: Canaltech
  • Curtir 12

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Concordo com vc, a Sony ta maluca em lançar o PS4 por R$ 4000,00, já ia ficar com meu PS3 por mais um ano pro preço abaixar, mas desse jeito vou ficar com ele mais uns 2 a 3 anos.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Long LIve PS3!

 

Se eu fosse lojista, teria VERGONHA de vender ele nesse valor.

Ia deixar um de amostra na loja com uma plaquinha: "Não compre, está caro para o seu bolso".

 

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Seria uma boa lição que quer pegar a nova geração fosse de X1 ou que ñ peguem mesmo... tomara que sejam MUITO... MAIS MUIIIITO vaiados na BGS, placas de mercenarios etc... isso é um abuso, prefiro vender meu ps3 e pegar um pack com ps3 com 500 de HD GTA V e Gow A que vi em uma loja aqui por 1.200 pra garantir mais um BOM tempo com ps3 jà que tenho jogo pra um bom tempo mesmo.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

   O problema é que todo mundo fica nervosinho xinga a sony, fala que vai fazer boicote mas na hora que lança todo mundo compra... Se todo mundo que está xingando a Sony for fazer boicote e ir para o lado XBOX ONE ou WII-U da força ou até mesmo guardar seu dinheiro para outra coisa, a Sony vai abaixar rapidinho preço do console e nunca mais vai fazer uma coisa destas conosco.

 

 

  Mas, como Brasileiro é tudo trouxa, todo mundo vai comprar no lançamento de sorriso aberto e ainda vai agradecer a Sony por isso... Infelizmente essa é a realidade do Brasil....

 

 

 

 

 

                                                       M4RC3L0_RYUFU.png?0.740996208591

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Visitante Diego_Lazov

 

 

Ao invés de xingar muito no Twitter, fazer discursos de que vale mais a pena ir até os Estados Unidos, comprar um e ainda economizar, dizer que vai comprar pelo Mercado Livre, a solução é muito simples. Não compre. Simples assim. Melhor ainda, compre um Xbox One (R$ 2.200 nunca pareceu tão barato, não?), e condene o Playstation 4 ao ostracismo. Com isso, podemos garantir que uma coisa com certeza irá ocorrer no curto prazo.

 

 

THIS

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Parabéns pela notícia.

 

Não comprarei o Xbox one, pq não curto o console, mas como disseram a cima, meu PS3 durará muitoooooooo tempo..

 

EU já apoio ninguem comprar o GAME NO BRASIL, com esse preço altíssimo, e não comprarei o console nem em 60x se continuar com esse preço.

 

Poderia começar uma campanha contra a política da SONY com o PS4 no Brasil, não só no mypst, e sim, em todas as redes sociais para motivar mais e mais pessoas contra isso, sei lá, pode ser exagero, mas é a comunicação mais forte com a empresa as redes sociais.

  • Curtir 5

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

vamos deixar uma coisa clara, o ps3 foi lançado aqui a uns três anos, esses preços de 6 e 7 mil que se tem noticia, era de importação de gente que vendia pelo preço que queria pois dificilmente se achava a venda, ja que não tinha sido lançado aqui.

Sony usou uma lógica simples no calculo, se o povo é trouxa de fazer fila pra comprar celular de 3 mil, vai pagar 4 mil em um videogame

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

eu comprarei sim o ps4, mas la no eua e sem imposto algum. nao jogarei meu dinheiro pagando 80/90% vindo da amazon, alem de ir pra la e trazer o ps4, comprarei mais algumas coisas e certeza que nao serei taxada em nada

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu nunca comprei um console no lançamento, justamente pelo preço alto (o meu ps3 não tem nem um ano  :hehe: ) Apoio todo mundo que boicotar não comprando o console aqui no Brasil, ou comprando o X1. Na BGS, deixar o stand da sony às moscas. Mas sempre tem aquele que reclama e mesmo assim compra. Video - Game não é tudo e garanto que com esse dinheiro, pode se fazer muitas coisas mais importantes na vida.

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Video - Game não é tudo e garanto que com esse dinheiro, pode se fazer muitas coisas mais importantes na vida.

Com 4k vc pode investir em acompanhantes de luxo e garantir a melhor noite da sua vida! :hehe:  :coolface:
  • Curtir 9

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu vou usar um texto que meu amigo Moreno Hassad escreveu no facebook:

 

"Pessoal, seguindo aqui a discussão sobre PS4, vou separar este post para chamar a atenção pra conta que vou fazer. Acabo de importar um device eletrônico de 150 dolares, o negocio passou por 3 países. Vamos supor que a Sony importe nosso maravilhoso PS4 pelo valor de varejo e que precise taxar 10% do preço do produto para pagar seus custos de operação no Brasil. Vou aplicar a mesma quantidade de imposto que aplicaram (a maior de todas, pessoa fisica importando direto) no meu device. 

Foram 150 dolares pelo device, 326 reais de imposto, com o dólar a 2,18. Não fique surpreso, da 100% de imposto (60% de II, 18% ICMS sobre preço mais II e por ai vai). Aplicando a lógica aos 399 do Play 4, temos 800 dólares de preço. Vamos supor que todos os PS4 venham por via aérea, pois o lançamento é RELÂMPAGO. Também vamos supor que vem um em cada avião, pois nenhum deles gosta de viajar apertado na aeronave. Então acrescentemos 100 dólares de frete. Estamos em 900 dólares. Mais a fatia da Sony, 990 dólares. De gorjeta para o motoboy, vamos subir 10 dólares. 

MIL DÓLARES, com os impostos e custos. Usando o dólar a 2,50 (Veja bem, a UPS que me entregou o pacote cobra um dólar absurdo e foi 2,18), vamos a 2500 reais. Lucro de 1500 reais pode Arnaldo? Eu acho que não. A partir da leitura desse post, qualquer pessoa que comprar um PS4 "nacional" é oficialmente retardado."

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

só uma correção: os R$ 7.999,99 que a Americanas.com anunciavam lá em 2006, referiam-se ao console importado, não era um preço oficial no Brasil, mesmo porque o PS3 só chegou de forma oficial à poucos anos.

  • Curtir 2

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Cadê as Manifestações quando precisamos.... Não é mais por 0,20 Cents... Agora é por 2 mil reais  :hihi:  :hihi:  :sarcastic:

 

 

 

                                              M4RC3L0_RYUFU.png?0.740996208591

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

povo ja ta se organizando pra boicotar o stand da sony na bgs, deixar as moscas e todo mundo usando nariz de palhaço, o mypst devia entrar nessa, não devem nada pra sony mesmo

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

   O problema é que todo mundo fica nervosinho xinga a sony, fala que vai fazer boicote mas na hora que lança todo mundo compra... Se todo mundo que está xingando a Sony for fazer boicote e ir para o lado XBOX ONE ou WII-U da força ou até mesmo guardar seu dinheiro para outra coisa, a Sony vai abaixar rapidinho preço do console e nunca mais vai fazer uma coisa destas conosco.

 

 

  Mas, como Brasileiro é tudo trouxa, todo mundo vai comprar no lançamento de sorriso aberto e ainda vai agradecer a Sony por isso... Infelizmente essa é a realidade do Brasil....

 

M4RC3EL0 já disse tudo que eu ia dizer xD

  • Curtir 1

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

A pagina deles no face ta bloqueada pra fazer publicação ai ta todo mundo metendo a lenha no último post... dei risada desse aqui:

 

"Fábio Castro

 

Olá, PlayStation. Gostaria de saber, se esta edição

do PS4 a R$ 3.999,00 vem com gabinete feito de

algum metal nobre (ouro, por exemplo). É que irei

comprar 20 unidades, e queria me certificar de

como tão modofoq é ele. Meus sinceros

cumprimentos."

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Eu não irei compra o Xone mas tb nao vou de ps4

 

vou ficar com meu 3 ainda tenho mtos jogos sem nem ao menos por no game, então mta diversão garantida ainda

 

tinha até pensado em pegar ps4 mas nesse preço, não!!!

 

Boicote é a solução

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

uma parte de mim acha que isso é um golpe publicitario da çoni, algo so tipo " fazer fazer um preço bizarro pra todo mundo falar do ps4 e a gente ganhar publicidade gratis, depois a gente bota o preço certo"

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O pessoal já está viajando nisso de ser culpa somente da Sony e toda esta besteira de boicote, comprar xbox, etc. Acredito que o problema está mais com o governo brasileiro do que com a Sony.

 

Matéria de 12/06/2013:

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/e3-2013-meta-da-sony-e-oferecer-playstation-4-a-399-dolares-no-brasil-diz-executivo

 

O que parece ter ocorrido é que o governo brasileiro não aceitou reduzir os impostos de junho para cá e a sony mandou o foda-se. E quem me diz que não há algum outro bloqueio por parte do governo brasileiro para o produto chegar a este valor aqui? Pelo que li, essas primeiras unidades do ps4 e xbox seráo todas importadas ao Brasil e não fabricadas aqui. Pode ser por aí o entrave todo que ocasionou isso.

 

Agora, ficar sem ps4 por causa disso? Duvido. Temos outras formas de adquirir o aparelho (alguma viagem de turismo ao estados unidos, paraguai, mercado livre).

 

Comprar xbox ou wii como forma de protesto? Totalmente irracional. Melhor não comprar nenhum aí todos terão que baixar preço.

 

 

Se realmente querem o ps4, melhor forma de protesto é comprá-lo de fora. Não vou dar um real de imposto para o Brasil enquanto não oficializarem o mercado de games como games e não jogo de azar.

 

 

  • Curtir 3

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

uma parte de mim acha que isso é um golpe publicitario da çoni, algo so tipo " fazer fazer um preço bizarro pra todo mundo falar do ps4 e a gente ganhar publicidade gratis, depois a gente bota o preço certo"

Mas ta sendo uma publicidade MUITO negativa cara.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...