Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
blackgndrf

[Eurogamer] PlayStation 4 dá até 5.5GB de RAM aos programadores de jogos

Recommended Posts

PS4_logo.png

 

A PlayStation 4 reserva 3.5GB da sua memória de 8GB GDDR5 para o sistema operativo, deixando 4.5GB de espaço para código de jogo, segundo a atual documentação PS4 mostrada ao Digital Foundry por uma fonte bem posicionada num estúdio. No entanto, outras fontes sugerem que uns adicionais 1GB de "memória flexível" podem ser reclamados da reserva do SO, baseado na disponibilidade.

 

Os documentos internos da Sony dizem que 4.5GB são a quantidade base de memória disponível garantida para criadores de jogos (reparem na utilização de memória na demo Killzone: Shadow Fall) e provavelmente o que a grande maioria dos jogos de lançamento irão usar. No entanto, outras fontes perto da Sony indicam que os programadores podem pedir até 1GB adicional de "memória flexível", e usá-la para melhorar elementos do jogo - mas apenas se o SO de fundo a puder emprestar. Disseram-nos que incorporar isto não é trivial, e até pode ser que inicialmente apenas os estúdios internos procurem o seu uso.

 

Os atuais kits de desenvolvimento PS4 têm um "Modo Poupança para Memória de Jogo" nas definições que tem duas opções: normal e grande. O modo normal confirma que os 4.5GB de memória são utilizáveis para aplicações de jogo. O modo grande aumenta isso consideravelmente para 5.25GB, mas os documentos são claros em que a RAM extra aqui está apenas disponível para o desenvolvimento de aplicações, presumivelmente para albergar dados debug. Segundo sabemos, o giga extra de memória flexível parece funcionar em adição a estas concessões.

 

A notícia que a reserva do SO da PS4 está no mesmo nível que os equivalentes 3GB da Xbox One certamente irá surpreender muitos, especialmente tendo em conta que anteriores documentos da Sony que escaparam apenas falavam de 512MB atribuídos a programas do sistema - apesar desta informação remontar à era na qual a nova PlayStation iria ser lançada com apenas 4GB de memória.

 

Existem muitos paralelos com a Xbox One. Ambas as consolas atribuem dois núcleos CPU Jaguar ao sistema operativo, e o que soa como um desproporcional maior nível de RAM do que poderiam esperar - especialmente comparado com o PC, onde o Windows opera perfeitamente bem com menos de um giga de memória. No entanto, num mundo onde até a Wii U reserva 50% da sua RAM onboard para o SO, o grande alto na atribuição do SO da PS4 talvez não seja completamente uma surpresa. O salto da consola de 4GB para 8GB aparentemente abriu a porta para a Sony ser mais ambiciosa sobre quais tarefas a PS4 executa em fundo em paralelo com os jogos.

 

dualshock_system.jpg

 

A Microsoft já demonstrou as capacidades da One a este respeito, mas as nossas fontes dizem que a PS4 também é capaz de feitos similares, talvez de uma forma que se assemelha mais à da Vita - o jogo é pausado, as aplicações alternam sem interrupções e, assim que se sai, a gameplay continua sem ser preciso reiniciar o código. A conveniência e funcionalidade são inegáveis, mas tem um custo no consumo da memória.

 

Atualmente, ambas as consolas de próxima geração irão ser lançadas com 8GB de memória unificada, mas os programadores de jogos terão disponível uma quantidade significativamente diminuída. No entanto, uma grande área a diferenciar as abordagens da Sony e Microsoft à atribuição do SO pode chegar com os seus planos futuros para a RAM reservada. Um contacto dentro da Microsoft diz-nos que os engenheiros por detrás da One escolheram especificamente 3GB para permitir que a plataforma de fundo evolua ao longo do ciclo de dez anos - é muito difícil adicionar funcionalidades se a piscina de RAM disponível estiver reduzida do nível inicial. A alocação de RAM reservada ali está definida, e é improvável que mude.

 

No entanto, fontes próximas da Sony sugerem que a abordagem da PS4 talvez seja mais flexível - a atual alocação em termos de núcleos CPU e memória pode ser reduzida assim que o SO estiver completo e depois simplificado. Resumindo, apesar de não haver garantias de mudanças no futuro, a Sony pelo menos deixa a porta aberta para a oportunidade, e a equipa de Pesquisa e Desenvolvimento tem experiência na redução da intervenção do SO - tal como fez na PS3.

 

Atualmente, o molde está agora pronto para o período de lançamento da próxima geração, e o foco de ambas as fabricantes é que apesar dos jogos comandarem a maioria dos recursos do sistema, serviços suplementares e aplicações são claramente mesmo muito importantes. A Microsoft já montou a sua tenda a este respeito - agora é esperar para ver quais as funcionalidades adicionais que a PS4 irá trazer além das funções centrais em jogos.

 

Fonte: Eurogamer.pt

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...