Ir para conteúdo
Dropeti

Final Fantasy XIII - Melhor Caminho e Evolução de Personagem

Recommended Posts

Melhor Caminho:

1ª Passo: Termine o Jogo.

Diferentemente de outros jogos da série Final Fantasy, o XIII não só te dá a opção de continuar o seu jogo após terminar a história principal como também te recompensa com a última camada do Crystallium (sistema de evolução dos personagens no jogo), a nível 10. O nível 10 do Crystallium não só é necessário para obter os troféus de "maximizar cada tipo de função no Crystallium" como também é praticamente um requerimento para completar boa parte das missões Cie'th com 5 estrelas, assim como para poder simplesmente encarar os inimigos mais poderosos do jogo.

Por este motivo o mais recomendável é você simplesmente terminar o jogo primeiro da maneira que você se sentir mais confortável. A partir do capítulo 11 você poderá explorar o mundo do jogo, podendo aproveitar esse momento para tentar encarar algumas missões Cie'th e enfrentar novos tipos de inimigo para conseguir dinheiro (Gil), experiência (CP) ou componentes para vender ou usar para aprimorar seus equipamentos. Para mais informações veja a seção "Aonde e quando evoluir seus personagens/equipamentos".

 

Quando você desejar, continue o jogo até o final do capítulo 13 e vença o último chefe. Há um troféu para conseguir 5 estrelas na 3ª e última forma do último chefe apenas, você pode tentar este de primeira mas caso você não consiga você poderá retornar à ele quantas vezes quiser para tentar novamente.

Com a história finalizada e o Crystallium nível 10 destravado, você poderá seguir ao segundo passo do guia.

 

ATENÇÃO: Como dito acima, o troféu Treasure Hunter PODE ser perdido caso você venda certos acessórios únicos durante o jogo sem antes evoluir os mesmos ao último nível. Você pode checar quais são esses acessórios na descrição do troféu, mas para se assegurar não venda nenhum acessório que você só possua uma unidade do mesmo em momento algum. Há maneiras muito mais eficientes para se fazer dinheiro antes do término do jogo de qualquer forma, para mais informações veja a seção "Aonde e quando evoluir seus personagens/equipamentos" abaixo.

 

 

 

 

2ª Passo: Evolução dos personagens

1ª Etapa - Growth Egg:

Para começar essa etapa você deve primeiramente focar em conseguir um item chamado Growth Egg, que duplica a quantidade de experiência (CP) ganha após cada luta. Este é um item essencial para rapidamente evoluir seus personagens e assim prepará-los mais rapidamente para as batalhas mais avançadas das missões Cie'th. O problema é que este item só lhe é concedido quando você vençe a missão Cie'th nª 55, enfrentando o monstro Neochu e seus 5 aliados Picochu - uma batalha extremamente complicada para personagens que acabaram de vir do final da história principal apenas.

No entanto existe um pequeno truque com feitiço Death para essa batalha que pode facilmente te garantir esse item altamente recomendável.

 

Note que ao longo de outras batalhas ao longo do jogo você encontrará outros inimigos também sucetíveis à esse feitiço maroto. Caso você queria facilitar sua vida você pode usar a mesma estratégia descrita acima em outras batalhas.

 

Com o Growth Egg nas mãos equipe-o em um de seus personagens e a partir desse momento você ganhará o dobro de CP por batalha. Nessa altura do jogo recomendo você seguir o local mais apropriado no seu momento do jogo para se conseguir CP e dinheiro facilmente, caso você ainda não o tenha feito. Veja a seção "Aonde e quando evoluir seus personagens/equipamentos" abaixo para as melhores localizações.

 

Conforme você for conseguindo dinheiro e componentes sinta-se à vontade para melhorar as armas de seus personagens também, o que lhe ajudará em muito. Porém para fazer isso do modo mais econômico veja a descrição do troféu Treasure Hunter.

 

2ª Etapa - Collector e Connoisseur Catalogs:

Durante a jornada até o troféu de ouro Treasure Hunter você terá que conseguir também alguns componentes especiais que, enquanto podem ser comprados em lojas por preços absurdos, te economizarão muito tempo caso você apenas mate os inimigos que deixam cair tais componentes até conseguir os mesmos.

A questão é que para os inimigos deixarem cair tais itens você precisará de sorte, já que cada adversário em específico possui uma taxa única de probabilidade para deixar cair um item "comum" e um item "raro". Ou seja, cada inimigo pode lhe render até dois tipos diferentes de recompensas possíveis, uma comum e outra rara.

 

Como essas taxas são baseadas em porcentagens e, portanto, na sorte, você poderá ter que matar muitas vezes o mesmo inimigo para se obter o item desejado.

No entanto há dois acessórios especiais no jogo que te auxiliam nessa empreitada para conseguir tais componentes, são eles o "Collector Catalog" e "Connoisseur Catalog". O primeiro aumentando a taxa de probabilidade de um inimigo deixar cair um item comum e o segundo aumentando a taxa de probabilidade de um inimigo deixar cair um item raro.

 

O segundo item, Connoisseur Catalog, é obtido apenas ao evoluir o Collector Catalog ao nível máximo (apenas um nível) e então usar o componente Mnar Stone para a transformação. Já o Collector Catalog pode ser encontrado em alguns pontos durante a aventura ou então comprado da loja Moogleworks por 100,000Gil, um preço um tanto quanto alto.

Portanto recomendo você encontrar um dos tesouros que possuem esse acessório valioso durante o jogo, um tesouro que possui o mesmo que é de fácil acesso fica na área Taejin's Tower - Seventh Tier, na passarela logo do lado de fora da sala aonde você entra.

 

Vale lembrar também que o uso de ambos Catalogs NÃO é cumulativo, ou seja, se você equipar os dois ao mesmo tempo, apenas o Connoisseur Catalog fará efeito. O mesmo vale para equipar dois do mesmo tipo, onde no caso apenas um fará efeito.

 

 

 

 

3ª Passo: Missões Cie'th

Após terminar o jogo, boa parte dos troféus restantes são para que você complete as missões Cie'th espalhadas pelo mundo de Gran Pulse, 64 ao todo. O troféu de ouro L'Cie Paragon pede que você consiga uma avaliação de 5 estrelas em cada uma dessas missões, portanto esse será o seu objetivo final nesse passo.

No entanto, para conseguir 5 estrelas em cada uma das missões ou até pra sequer completar algumas das mais avançadas você terá que treinar os seus personagens, evoluindo-os em suas funções principais primeiramente e então trabalhar as secundárias (cada personagem possue 3 funções principais e 3 secundárias, estas últimas sendo as que você só libera perto do final do jogo), além de evoluir suas armas e equipamentos à ponto de te ajudar nas batalhas que você enfrentará.

 

Quando você se sentir confortável com seus personagens e equipamentos você pode começar a fazer as missões Cie'th espalhadas pelo mundo de Gran Pulse. Lembre-se que para conseguir o troféu L'Cie Paragon você terá que conseguir 5 estrelas em todas as 64 missões, então se você conseguir 5 estrelas nas suas primeiras tentativas, ótimo.

Caso contrário não se preocupe, pois ao vençer a missão nª64 você ganha o item Gold Watch, que facilita muito a aquisição das 5 estrelas nas batalhas, pois aumenta o tempo permitido para tal (a avaliação em estrelas do jogo se dá baseado no quão rápido você finalizou a luta).

 

Vale lembrar que na área principal do jogo (Archylte Steppe) há um local com 7 pedras de missões Cie'th em uma roda, com as missões nª56 à nª62. Ao completar todas estas missões (com qualquer tipo de avaliação) as Adamantortoises e Adamantoises (tartarugas imensas que patrulham a área) serão substituídas por Shaolong Gui e Long Gui, dois dos inimigos mais fortes do jogo (perdendo apenas pro adversário da missão nª64). Portanto caso você ainda não esteje preparado pra enfrentar essas criaturas, evite de terminar essas missões tão cedo.

Veja a seção "Aonde e quando evoluir seus personagens/equipamentos" para mais informações nesses inimigos e qual o melhor momento para enfrentar cada tipo.

 

 

 

 

4ª Passo: Todas armas/acessórios

Com todas (ou quase todas) missões Cie'th completas você pode finalmente se concentrar apenas em ir atrás do troféu mais trabalhoso do jogo, o Treasure Hunter, que requer que você tenha pelo menos segurado durante algum momento todas variações de armas e acessórios presentes no jogo. Vale lembrar que cada personagem possui 8 armas diferentes, e cada uma dessas 8 armas pode ser evoluída para o segundo nível, gerando mais 8 armas diferentes para cada personagem.

As armas podem então ser evoluídas para o terceiro nível, no entanto cada personagem só possui uma variação de armas de 3ª nível. Ou seja, todas as 8 armas de nível 2 de um personagem, quando evoluídas, resultarão na mesma arma de nível 3, portanto para o troféu você só precisará ter segurado um exemplar apenas de cada arma de 3ª nível de cada personagem.

 

No jogo há alguns acessórios que após vendidos não podem ser comprados novamente ou achados em outro lugar (apesar de pra alguns você ainda ter uma "última chance" de poder desmanchar outro acessório resultando no accessório que você vendeu), portanto para sua segurança não venda os acessórios que você conseguir a não ser que você possua uma cópia do mesmo.

 

 

 

 

5ª Passo: Diversos

Neste momento você poderá terminar os poucos troféus diversos que podem estar lhe faltando caso você ainda não os tenha feito.

Liberando todos troféus do jogo você receberá o troféu Ultimate Hero, de platina. Parabéns!

  • Curtir 9

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Aonde e quando evoluir seus personagens/equipamentos:

Nessa seção irei descrever alguns dos métodos mais eficazes para se evoluir os seus personagens conseguindo experiência (CP) e para conseguir dinheiro (Gil) para poder aprimorar seus equipamentos.

Esses métodos, chamados de "farm" por alguns, "grind" por outros, podem ser mais ou menos eficazes dependendo do ponto da história que você estiver e quão forte seus personagens estiverem.

No entanto todos eles tem em comum a característica de te dar um avanço em direção à evolução de seus atributos/equipamentos muito mais rápido do que simplesmente enfrentar inimigos aleatórios explorando o mundo.

Abaixo listarei quais pontos você pode se dedicar para tal de acordo com seu avanço no jogo, listando também quais os tipos de recompensas que você pode esperar em cada um.

 

Vale lembrar que equipar os itens Growth Egg, para aumentar ganho de CP, e os itens Collector's Catalog ou Connoisseur Catalog para aumentar as chances de se obter itens após cada batalha ajudam em muito a agilizar ainda mais os processos listados abaixo. Para mais informações sobre esses equipamentos veja a seção "Evolução dos personagens".

 

Os valores mostrados ao lado do título de cada método são baseados em um time com o Growth Egg equipado.

 

 

1ª Método: Início do capítulo 11 40.000CP à cada 20 minutos

Caso você siga a linha de história do jogo, logo no início do capítulo 11 após passar pela grande área Archylte Steppe, você chegará até Mah'habara, uma mina de excavações há muito abandonada.

Não longe da entrada da área você encontrará uma encruzilhada e em toda essa área você encontrará diversos inimigos chamados Hoplite, além de alguns inimigos-bomba.

Se você ficar matando esses inimigos constantemente você pode conseguir até 20.000CP em 20 minutos, ou 40.000CP com Growth Egg, além de alguns tipos de componentes mecânicos ótimos para evoluir seus equipamentos cedo na história.

Para a localização dessa área consulte o mapa abaixo.

 

 

 

 

 

2ª Método: Capítulo 11 4500CP à cada 60 segundos.

A partir do momento que você tiver acesso ao Archylte Steppe você poderá começar a realizar Missões Cie'th. Uma das primeiras missões, a missão de nª7 te opõe ao inimigo Bituitus, que pode ser facilmente derrotado com um time ofensivo em até um minuto, lhe rendendo 2250CP sem o Growth Egg ou 5500CP com o mesmo.

As vantagens desse método são duas: a primeira é que a pedra da Missão Cie'th fica muito perto da localização do inimigo, a segunda é que toda vez que você vençe a batalha você ganha 5 Bomb Core's, que é um ótimo item mecânico para evolução de equipamentos nesse ponto da história.

Para a localização do mesmo veja o mapa abaixo.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

3ª Método: Capítulo 11 9200CP em 18 segundos.

Para acessar o local desse método você primeiro precisará ter acesso à Chocobos, para tal você precisará completar a Missão Cie'th nª14.

Com seu uso liberado volte até a área aonde você enfrentou o inimigo da missão nª14 e agora você encontrará um grupo de Sahagins andando na área.

Para essa batalha use um time com um Commando, um Sentinel e um Ravager. Assim que a luta começar começe a usar o feitiço Ruinga sem parar, enquanto seu Sentinel defende os ataques e o Ravager o ajuda no ataque. Esses fracos oponentes não resistirão à seus ataques consecutivos e rapidamente você terminará a batalha.

Caso você consiga entrar na batalha com um Preemptive Strike você poderá finalizá-la ainda mais rapidamente. Para o local da batalha veja o mapa abaixo.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

4ª Método: Capítulo 11 13.200CP em 20 segundos.

Em Archylte Steppe, logo antes da entrada para as minas de Mah'habara você encontrará dois inimigos engajados em uma batalha, um Behemoth King e um Megistotherian. Devido à luta desses dois inimigos, caso você entre na luta, eles continuarão lutando entre si até que um dos dois esteje morto, além é claro do Preemptive Strike sempre acontecerá no início da batalha.

Assim que a mesma começar, foque todos seus ataques no Behemoth King, o inimigo mais forte. Rapidamente você deve fazer ele entrar em Stagger facilitando com que você o derrote antes que ele mude de forma. Após derrotar o Behemoth você pode lidar com o oponente mais fraco, o Megistotherian. Use ataques de Fogo nesse inimigo já que ele é fraco ao elemento.

Se você avançar até o ponto de salvar o jogo logo adiante e retornar os inimigos devem já ter re-apareçido, possibilitando que você repita a batalha.

Veja o local no mapa abaixo.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

5ª Método: Capítulo 13 180.000CP em 10 minutos. - Atenção este local não é acessível após o término da história.

Um dos melhores lugares para se obter rapidamente CP no jogo, senão o melhor. No entanto este local só é acessível antes de você terminar o jogo e esta é a última área do jogo antes do último chefe, portanto caso você queira ficar por aqui não derrote o mesmo.

Começando do ponto de salvar o jogo no início da área você seguirá um caminho aonde você encontrará primeiro um Wladislaus juntamente com um Sanctum Templar, seguidos por um casal de Bandersnatch e Jabberwocky e outro Wladislaus solitário no final do caminho. Cada uma dessas batalhas lhe renderá 30.000CP sem Growth Egg ou 60.000CP com o mesmo (com uns trocados à mais na primeira batalha devido ao Sanctum Templar, no entanto esse pode deixar cair o valioso componente Peroksvite, muito utilizado para evoluir armas e acessórios e comprado por um preço salgado em lojas), após as três batalhas volte até o ponto de salvar o jogo no início e o toque apenas, fazendo com que todos inimigos re-apareçam.

Wladislaus pode ser um inimigo muito perigoso caso você não tenha treinado muito antes de chegar à esse ponto, portanto seje rápido e foque nele primeiro. Começe usando debuffs no mesmo com um Saboteur para então concentrar o ataque no mesmo, enquanto um Medic trata de curar sua equipe. Conseguindo vençer a primeira das três batalhas com facilidade as outras duas não apresentarão desafio algum usando a mesma estratégia. Para a luta do casal de Bandersnatch e Jabberwocky foque seus ataques primeiro no grandalhão Jabberwocky que enquanto isso o inimigo menor ficará tentando curar o pareceiro inutilmente, dando uma bela trégua para sua equipe.

Alternativamente você pode usar o atalho demonstrado em azul abaixo para chegar diretamente ao último Wladislaus apenas, pulando as outras duas batalhas.

Veja mapa da localização das batalhas abaixo.

 

 

 

Vídeo das batalhas:

 

 

 

 

 

6ª Método: Capítulo 11 ou após o término da história 1.400.000CP e 700.000Gil em 1 hora.

Caso você já tenha terminado o jogo ou não queria fazer o 5ª método este é possivelmente o melhor método para conseguir tanto CP quanto Gil facilmente em qualquer momento do jogo.

Assim como o 2ª método, nesse você repetirá a Missão Cie'th de nª24 diversas vezes. A localização dos inimigos é logo ao lado da pedra da missão então você pode derrotar os mesmos diversas vezes seguidas. Independente de qual momento do jogo você estiver essa deverá ser uma luta bem tranquila, e você poderá terminar a mesma em até 20 segundos sem Preemptive Strike. Basicamente use um time ofensivo apenas e você não terá trabalho. Três Commandos é recomendável.

A vantagem de se fazer essa missão é que a cada luta você ganhará um exemplar de Moonblossom Seed, item o qual pode ser vendido por 6.000Gil o exemplar nas lojas. Ótimo custo benefício considerando a rapidez que você irá ganhar tais componentes.

Abaixo a localização da missão no mapa.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

7ª Método: Capítulo 12 ou após o término da história 80.000CP e possibilidade de Trapezohedron ou Platinum Ingots.

 

 

 

Para este método você terá que matar os inimigos Adamantortoise e Adamantoise. Ambos lhe renderão 40.000CP por luta mais uma possibilidade de 25% de conseguir um Platinum Ingot (melhor item para se vender nas lojas e conseguir dinheiro, lhe rendendo 150.000Gil por unidade) e uma possbilidade de 1% de conseguir um Trapezohedron .Você precisará de um total mínimo de 6 desses para conseguir o troféu Treasure Hunter e apesar de você poder comprá-los em uma loja por impressionantes 2.000.000Gil, recomendo você usar esse método para obtê-los.

 

Você poderá escolher um dos inimigos para ficar batalhando (ou mesmo lutar contra os dois), já que eles são exatamente iguais no seu modo de batalha e nas suas possibilidades de recompensas possíveis. No entanto essas tartarugas gigantes tem algumas pequenas diferenças entre si, além de obviamente serem encontrados em locais e em quantidades diferentes.

Enquanto o Adamantortoise possue menos vida total e força de ataque menor que o Adamantoise, ele também é menos sucetível aos debuffs de seu Sabouteur, o que acaba tornando a batalha ainda mais complicada pois você usará muito essa classe para vencer estes inimigos. Por experiência pessoal eu preferi ficar com os Adamantoises, pois mesmo eles te machucando mais que sua versão mais fraca, a sucetibilidade maior aos seus feitiços torna a batalha muito menos frustrante e no final das contas pode te salvar tempo.

 

Para encontrar esses adversários você poderá optar por dois locais diferentes. O primeiro e mais óbvio é no Archylte Steppe, onde você poderá encontrar dois Adamantoises e três Adamantortoises na área selecionada no mapa abaixo, além de outros andando pelas planícies.

ATENÇÃO: Vale lembrar que nessa área do jogo há um local com 7 pedras de missões Cie'th em uma roda, com as missões nª56 à nª62. Ao completar todas estas missões (com qualquer tipo de avaliação) os Adamantortoises e Adamantoises serão substituídas por Long Guis e Shaolong Guis, dois dos inimigos mais fortes do jogo (mas necessários para um troféu e para obter o componente Dark Matter sem ter que recorrer à loja). Portanto caso você ainda não esteje preparado para o método nª8 abaixo, evite de terminar essas missões tão cedo.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

No entanto caso você queira lutar apenas contra os Adamantoises e não os Adamantortoises recomendo você ir ao local indicado no mapa abaixo dentro do Eden (acessível pelo portal em Vallis Media - Base Camp).

Ao passar pelo portal do Eden volte por toda essa área pelo caminho que você veio originalmente no capítulo 12 até chegar na grande área aberta onde você encontrará um Adamantoise solitário patrulhando o local perto do ponto de salvar o jogo. Escolhendo este local você pode rapidamente fazer outro inimigo desses re-aparecer após você ter derrotado um ao simplesmente retornar até as escadarias na parte interna do prédio que você acaba de sair, ou então salvando o seu jogo no ponto, retornando ao menu principal e carregando o jogo novamente, fazendo desse local o melhor para esse método.

 

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

 

8ª Método: Após o término das Missões Cie'th nª56 à nª62 120.000CP e possibilidade de Dark Matter ou Gold Nugget.

 

 

 

Em Archylte Steppe há um local com 7 pedras de missões Cie'th em uma roda, com as missões nª56 à nª62. Ao completar todas estas missões (com qualquer tipo de avaliação) os Adamantortoises e Adamantoises descritos no método acima serão substituídas por Long Guis e Shaolong Guis, dois dos inimigos mais fortes do jogo (mas necessários para um troféu e para obter o componente Dark Matter sem ter que recorrer à loja).

Para vencer um Long Gui e ganhar o troféu de prata Adamant Will.

 

No entanto caso você esteja atrás dos cobiçados Dark Matters, necessários para evoluir suas armas e equipamentos para o troféu Treasure Hunter, sua melhor opção será caçar os Shaolong Guis - únicos inimigos do jogo que deixam cair o item - caso você não queria desembolsar 840,000Gil em cada um dos 5 Dark Matters necessários.

 

Para derrotá-los você poderá usar a mesma estratégia descrita na seção "Adamants" do guia sem problemas, no entanto você terá que ficar atento as diferenças de comportamento desses para os mais fracos Adamantoises]/i], entre elas o fato de esse inimigo não possuir pernas com vida separada do corpo principal.

Aqui o alvo será apenas um a luta inteira e o mesmo nunca irá ao chão até entrar em Stagger, portanto quando o mesmo acontecer você deverá estar preparado para infligir o máximo de dano possível no adversário.

Para uma maior chance de se conseguir um Dark Matter equipe o item Connoisseur Catalog.

 

 

Vídeo da batalha:

 

 

 

 

 

 

Adamants

Após evoluir o seu time e seus equipamentos o suficiente ao ponto de você conseguir vencer o poderoso Adamantoise com facilitade você poderá esqueçer todos os outros métodos acima e se focar apenas nesse e no próximo método, pois você precisará do dinheiro da venda de Platinum Ingots e/ou dos Trapezohedrons e Dark Matters que os inimigos à seguir deixam cair para evoluir todos seus equipamentos ao máximo para o troféu Treasure Hunter.

 

Para o troféu você terá que possuir 6 Trapezohedrons e 5 Dark Matters e apesar de você poder comprar ambos na loja eles são extremamente caros, sendo muito mais simples matar os inimigos que os deixam cair para obtê-los do que comprá-los. Há outro método de se conseguir os Trapezohedrons através do desmanche de certar armas totalmente evoluídas da Fang e da Vanille, no entanto essa opção também lhe custará caro. Como a forma mais rápida de se conseguir dinheiro no jogo é matando esses mesmos inimigos recomendo você tentar achar os 6 através de batalhas, ao invés do desmanche.

Para os Trapezohedrons siga o método nª7 na página acima e para os Dark Matters siga o método nª8.

 

 

Para lutar contra esses inimigos a melhor estratégia de batalha é montar uma equipe formada com Fang (equipada com Genji Gloves) na liderança, Lightning (com Genji Gloves também se possível, mas não é necessário) e Vanille ou Hope para finalizar.

 

Devido ao tamanho desses inimigos para vencê-los eficientemente você terá que primeiro tirar toda a vida de ambas pernas dianteiras dos mesmos, fazendo com que eles caiam no chão e fiquem paralisados, livres para seus ataques por alguns momentos até que eles voltem a ficar de pé, aonde você terá que repetir o processo para derrubá-los novamente.

Em qualquer uma dessas batalhas será imprescindível o uso da classe Synergist logo no início (ou quando os buffs positivos acabarem) para rapidamente deixar o seu time mais protegido, mais forte e mais rápido e da classe Sabouteur, para constantemente enfraquecer tanto as pernas quanto o inimigo em si.

Usar Fang como líder (equipada com Genji Gloves - item que permite o personagem deferir dano superior à 100.000) para manualmente poder selecionar sua habilidade "Highwind" da classe Commando lhe ajudará em muito a derrubar esses poderoso inimigos no chão o mais rápido possível.

 

 

Time: Fang/Lightning/Hope

Meus paradigms:

  • 1 - SAB/SYN/SYN (inicial)
    2 - SAB/COM/MED
    3 - SAB/MED/MED
    4 - RAV/RAV/RAV
    5 - COM/COM/RAV
    6 - SEN/MED/MED

 

1ª Passo (Paradigm inicial):

Assim que a batalha começar os outros personagens do seu time devem rapidamente começar a aprimorar o time enquanto você, como Saboteur já pode começar a enfraqueçer uma das pernas do inimigo à sua escolha. Dependendo do quão evoluído o seu time estiver você poderá tomar dois ou mais ataques dos inimigos antes de trocar para para os paradigms 2, 3 ou 6. Paradigm 2 caso você só precise se curar um pouco, 3 caso sua vida esteje quase no vermelho e paradigm 6 quando você precisar se recuperar urgentemente ou se defender do poderoso ataque Roar (se você conseguir mudar de paradigm à tempo).

 

2ª Passo:

Com seu time aprimorado com os buffs dos Synergists você poder se focar em rapidamente derrubar cada uma das pernas do inimigo enquanto se cura de seus ataques. Para tal você usará os paradigms 2, 3 e 5.

Importante: Enquanto você estiver controlando o Saboteur nos paradigms 2 e 3 recomendo você manualmente selecionar os debuffs à serem usados no adversário, ao invés de escolher a opção automática. Isso porque apesar das pernas serem sucetíveis ao feitiço Curse, ele é desnecessário nesse estágio, e a seleção automática de ataques sempre insiste em tentar usá-lo.

Ao invés disso selecione manualmente os debuffs Deprotect, Deshell e Imperil. Quando os três estiverem ativos em uma das pernas certifique-se que seu time aguenta um ou dois possíveis ataques do inimigo e então mude para os paradigms 4 ou 5 (de preferência 5) para finalmente deixar a perna em Stagger. Após o Stagger da mesma continue atacando-a um pouco mais até o nível porcentual do Stagger estar entre 100 e 150% a mais do que quando o mesmo se iniciou.

Nessa parte então que o uso da Fang como líder e do acessório Genji Glove equipado se torna mais essencial. Com a perna do inimigo em um Stagger com porcentual elevado e também com os três debuffs principais, um simples uso da habilidade Highwind (classe Commando da Fang) irá destruir a perna em um único ataque.

 

3ª Passo:

Com uma das pernas derrotadas recupere seu time e use os Synergists para recuperar seus aprimoramentos caso você tenha perdido algum. Repita então o passo acima para a perna restante.

Note que apesar do tronco principal do adversário ser imune aos seus debuffs até ele cair no chão, ele ainda é sucetível ao feitiço Curse mesmo quando em pé, portanto caso você consiga usar o mesmo no tronco principal antes de finalizar a segunda perna, isso pode te salvar alguns segundos no próximo passo. Caso você não consiga o mesmo, não se preocupe usando esse feitiço no inimigo caído pois será perda de tempo.

 

 

4ª Passo:

Quando você derrotar ambas as pernas e o inimigo vir ao chão você poderá finalmente infligir um dano considerável no mesmo e - caso seu time e equipamento esteja evoluído o suficiente - até mesmo finalizar a batalha antes que seu adversário consiga se levantar.

Assim que ele cair troque imediatamente para o paradigm 2 (você pode antes rapidamente usar o paradigm 1 aqui caso algum aprimoramento importante seu tenha se esgotado) e começe a usar os mesmos feitiços manualmente assim como nas pernas, Deprotect, Deshell e Imperil até que os 3 estejam ativos no inimigo. Troque imediatamente para o paradigm 4 para atacar incessantemente até que o adversário entre em Stagger, onde você deve continuar atacando até o porcentual do mesmo estar em pelo menos 800%.

 

5ª Passo:

Quando o mesmo acontecer troque para o paradigm 5 e finalmente você poderá fazer o dano mais considerável ao inimigo na batalha inteira, portanto tente fazer o passo anterior o mais rápido possível para ganhar mais tempo para o ataque pesado. Com um time decente e um tempo generoso sobrando para essa etapa da luta você conseguirá vencê-la antes que o seu adversário se levante. Caso contrário você terá que repetir o método novamente até finalmente ganhar a batalha.

  • Curtir 6

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

No ultimo passo, contra o dinossauro mais forte, mesmo antes de seu time estar MUITO bem de status, poderá usar death nele... poderá derrota-lo em 1min, mas poderá levar 40min (como ja levei heheh)

Ai depende da sorte do death... mas para quem esta fraco ainda, da para ir ganhando uma graninha e ir upando tb...

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Na questão de armas, eu preciso de umas dicas porque estou no inicio do capitulo 11 e todas lutas estão dificeis. Eu não evolui nada de equipamentos, tudo do capitulo 1 praticamente, gostaria de umas dicas de como melhorar meus personagens.

 

Os que mais uso são: Lightning, Fang e a Vanille. Porém Dizem que o Hope é melhor suporte que a Vanille, devo mudar? :D

 

Pra todos personagens só o que eu fiz foi gastar os CPs (Crystallariun Points ... algo assim)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Obrigado por ressuscitar o guia :P

 

Ainda volto pra esse jogo, já ta fazendo 1 ano q larguei haha

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Excelente guia. :coolface:

 

Na questão de armas, eu preciso de umas dicas porque estou no inicio do capitulo 11 e todas lutas estão dificeis. Eu não evolui nada de equipamentos, tudo do capitulo 1 praticamente, gostaria de umas dicas de como melhorar meus personagens.

 

Os que mais uso são: Lightning, Fang e a Vanille. Porém Dizem que o Hope é melhor suporte que a Vanille, devo mudar? :coolface:

 

Pra todos personagens só o que eu fiz foi gastar os CPs (Crystallariun Points ... algo assim)

Particularmente, só comecei a fazer upgrades em armas, acessórios e habilidades secundárias após o fim da história principal. Se ainda estiver tendo dificuldades, experimenta parar um pouco, fazer um "farm" e completar (dentro do limite imposto pela parte do jogo onde você se encontrar) as 3 habilidades principais do Cristallyum de cada personagem.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Terminei ontem a história, final chatinho. :S

A primeira tentativa eu tava com Lightning, Fang e Vanille. Demorou uns 5 minutos pra tirar 10% da vida do Orphan na primeira forma, senti que a luta ia passar de uma hora e dei retry pra agora ir com Lightning, Vanille e Hope.

Foi um doce, deu 8 minutos de luta. Haste é o melhor buff do jogo. Na segunda forma a luta acabou antes de expirar o primeiro Stagger. E nem tinha as 3 roles no máximo, só uma. Duas armas com level 1 no máximo e a do Hope sem upgrade.

 

Agora só me resta o farm-farm-farm-farm, já vi que o nivel 5 do Crystallaryum é ignorante, os personagens todos devem chegar a 10k de vida. Enquanto terminei a campanha com menos de 7k em cada. Vou seguir as dicas daqui e do guia pra não perder muito tempo com isso. ^o)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Lightning, Fang e Hope (Na minha opinião) é um ótimo grupo.

Fang substitui facilmente a Vanille por ser Sabouter (A única perda é o Death, mas dependendo do mob não compensa) e causa danos próximos do limite (99k) bem mais facilmente. Matar Adamantchelids com SAB(Fang) -SYN(Hope) -MED(Lightning) e depois trocar pra COM-RAV-RAV e a batalha dura menos que um minuto, é bem compensante usar os três para dar um up em "níveis" mais baixos. E eu odeio a Vanille atacando, ela faz uns barulhos estranhos e a voz dela me irrita -.-" .

 

Pra mim só falta pegar todos os Roles Lv.5 e fazer umas 5~6 Cie'th Stones (Além de todos os equips no nível máximo) pra platina. Espero que o XIII-2 seja menos.... Siga a reta até chegar no Boss e assim que encontrá-lo aperte X ininterruptamente até aparecer a mensagem de Battle End. Gostei desse primeiro, mas acho que poderia ser melhor :P

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Lightning, Fang e Hope (Na minha opinião) é um ótimo grupo.

Fang substitui facilmente a Vanille por ser Sabouter (A única perda é o Death, mas dependendo do mob não compensa) e causa danos próximos do limite (99k) bem mais facilmente. Matar Adamantchelids com SAB(Fang) -SYN(Hope) -MED(Lightning) e depois trocar pra COM-RAV-RAV e a batalha dura menos que um minuto, é bem compensante usar os três para dar um up em "níveis" mais baixos. E eu odeio a Vanille atacando, ela faz uns barulhos estranhos e a voz dela me irrita -.-" .

 

Pra mim só falta pegar todos os Roles Lv.5 e fazer umas 5~6 Cie'th Stones (Além de todos os equips no nível máximo) pra platina. Espero que o XIII-2 seja menos.... Siga a reta até chegar no Boss e assim que encontrá-lo aperte X ininterruptamente até aparecer a mensagem de Battle End. Gostei desse primeiro, mas acho que poderia ser melhor :P

 

Na minha opiniao o melhor grupo telalhe melhor soh depois q estao todos com a role lvl no max , para matar ADAMANTOROISE , e FANG , LIGHT , E VANILLE. Porq da para fazer uma combinaçao de RAV, RAV ,RAV > COM,COM,COM. porq elá em comando e bem melhor q o Hope , elá tmb cura mais rapido . e o Sab dela e bom tmb junto com light usando as 3 de SYN tmb. assim eu matava muito rapido a ADAMNT a azul pequena.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

sei que tem muitos métodos de upar ae, mas gostaria de saber qual vocês usaram pra upar seus personagens. Tenho 2 árvores de cada personagem pra colocar no level 5 e tá demorando demais. :superbravo:

 

E aquelas adamanchelid dropam o item pra catalisar Omega Weapons? Já matei trocentas e só vem gold dust. :superbravo:

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
sei que tem muitos métodos de upar ae, mas gostaria de saber qual vocês usaram pra upar seus personagens. Tenho 2 árvores de cada personagem pra colocar no level 5 e tá demorando demais. :superbravo:

 

E aquelas adamanchelid dropam o item pra catalisar Omega Weapons? Já matei trocentas e só vem gold dust. :superbravo:

 

Adamanchelid>> Gold Dust (Drop normal, 15k Gil cada) e Scarlatite (Drop raro, Material pra upar as armas, mas não para torná-las lvl 3),

Adamantoises e Adamantortoises>>Platinum Ingot (Drop normal, 150k Gil cada) e Trapezohedrons (Drop raro. Custam 2kk Gil para compra, é muito melhor tentar o drop.)

 

Eu só tô upando nos Adamanchelids pra deixar todas as armas lvl 2 Star mesmo, e enquanto isso fazer um CP =p

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
sei que tem muitos métodos de upar ae, mas gostaria de saber qual vocês usaram pra upar seus personagens. Tenho 2 árvores de cada personagem pra colocar no level 5 e tá demorando demais. :D

 

E aquelas adamanchelid dropam o item pra catalisar Omega Weapons? Já matei trocentas e só vem gold dust. :fap

Complementando o que disse o LiquidJoRgE, a melhor forma de turbinar o Cristallyum é completar o quanto antes a missão 55. Você ganha um acessório chamado "Growth Egg" que, quando equipado em qualquer um dos três personagens "ativos" ( S2_S2 ), dobra a quantidade de CPs ganhos ao derrotar inimigos. 8-)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

O Growth Egg eu já tenho, acho que o melhor jeito de ganhar CP é naquela luta de dois "bixos grandes" perto da entrada para Mah'habara, dá pra fazer a luta em 7 segundos e a "viagem de respawn" também não demora muito.

Por enquanto não consigo matar as adamantortoise, e como o LiquidJoRgE disse é melhor continuar nas Adamanchelids pra ganhar menos CP em mais tempo porém acumulando Gil pra comprar e dar upgrade em armas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

ô snipo, já tentou buffar geral e soltar o summon no adamantortoise? Se você tem pelo menos os cristarium primários maximizados deve dar pra matar quando ele cair, senão é melhor você ficar usando o death da vanille e algum SEN pra levar porrada, ou então tentar lá nos titan's trials até o neochu e spammar death nele usando também a manha do SAB/SEN/MED (Vanille/Snow ou Fang/Light ou Hope), pode demorar um pouquinho mas compensa muito mais.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

foi uma luta até eu conseguir derrotar os bichos... tu vai evoluindo e vai mudando as táticas.

 

no começo era summon + ficar soltando death. se ele subisse já era rsrs

 

depois summon, batia muito e ele ainda levantava, mas com sorte (muita) ainda conseguia derruba-lo novamente e ae sim matar.

 

depois era summon, muitos buffs e status negativos nele e ae já matava assim que ele ia levantar com o highwind.

 

ae no final eu nem soltava mais summon... entrava na luta, colocava todos status pros e contras, tri ravenger, derrubava, ae fang e light de porrada e matava rapidin. sempre com highwind no final.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

@Gusma-sama, o Neochu é o bixo da missão 55, que vem com 4 ou 5 adds de cara. Esse eu matei com spam de Death da Vanille. Nos trials vem uma outra versão dele, com menos adds de saida, esse deu pra matar sem a tática do spam.

No cactus da missão 54 eu usei a tática do Random: Instant Chain.

Mas ficar farmando só CP não vale a pena, mesmo que uma outra dica que tem diz que dá pra fazer o Treasure Hunter vendendo tudo que você possui e usar essa grana pra comprar e dar upgrade no que falta, além de dar dismantle nas Genji Gloves e Nirvana pra fazer os 6 Trapezohedron. Mas já calculei isso, e ainda preciso de muito Gil pra pelo menos upar as armas pro level * da primeira forma.

 

@lebeau, não sei o quanto os buffs vão ajudar, mas os 3 debuffs eu já fiz muitas tries tentando achar a melhor tática. O máximo que consegui foi deixar faltando uns 25% antes dele levantar.

Foda que não tenho nenhuma omega weapon ainda, mas dependo de matar esses putos pra fazer elas. =/

E não quero dar dismantle nas genji gloves.

 

O jogo tá quase completo, só falta fazer a missão 62 pra fechar o circulo e dar spawn nos Long Gui, e então fechar a missão 64 pra ter tudo na mão pra fazer o Treasure Hunter. Todas outras 62 missões já fiz com 5 estrelas, pra algumas usei aqueles itens de "buff pré-combate", mas é melhor gastar mesmo, na lojinha pra vender não valem nada (500gil) ... pra comprar é no minimo 30mil gil :'(

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Graaaaaande snipo, o que vem nos triais é a mesma coisa que o que vem com os bixinhos, a diferença é que ele está sem os bixinhos xD Eu aconselho você a farmar só CP e depois farmar só Gil, eu fiz assim e foi mais rápido, peguei as primárias da Vanille, Light e Fang e depois peguei Synergist com as três, uq deixa bem fácil matar os grandões, eu matava eles em 2:12 +-, tinha as armas no tier 2 e tava equipado com Royal/Imperial Armlet. Dê um jeito de farmar CP bem e depois ir na luta pelos Ingots, não precisa estar tudo maximizado, acho que as primárias maximizadas e o Synergist na Role 2 já dá pra matar eles bem fácil... E pelo amor, não faça a missão 62, é terrível ganhar grana depois que os Shaolongs aparecem, pra tu ter uma ideia, é mais fácil dropar Dark Matter deles duq dropar Gold Nugget, acredite.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Ontem eu fiquei internado no FFXIII, consegui fechar todas missões, catar 4 Trapezohedron e upar quase todas armas.

Estimo que faltam cerca de 1 milhão de Gil pra terminar de upar as armas e mais 4 Dark Matter pra terminar os upgrades.

 

O que planejei é pegar esse 1 milhão de Gil ainda nas Adamantoirse (platinum ingot) e depois farmar 2 Dark Matter, depois vender toda minha bagulhada pra comprar outros 2 Dark Matter. Já que farmar Shaolong Gui pareceu bem dificil.

Fiz um segundo save pra poder voltar pras adamantoirse, vou continuar a partir dele.

 

Alguém tem uma estratégia boa pra matar Shaolong Gui?

 

Já tenho todos personagens com roles lvl 5. E as omega weapons de Vanille, Snow, Fang e Lightning no level inicial.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

 

 

 

Pronto, upei um vídeo pra você, eu matei ele aí fácil, só é dar uma bizóiada.

:D

 

Certo que as armas tão fortes, mas se você tiver uns itens que dê def mágica e física e com as armas no tier 3 você n vai ter problema, só vai demorar alguns segundinhos a mais pra derrubar o bixão.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites
Valeu ae Doutor. :P

Pena que não dropou nada hehe

 

Má sorte :D

Juro que pensei que ia dropar pelo menos 1 Dark Matter >8)

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Valeu pelo video, adaptei pros meus equipes mais facros. Iniciava com Sab/Sab/Med já pra botar Slow. Com sorte conseguia buffar/debuffar. Se tudo desse certo matava o bixo em cerca de 2:15 com recorde de 2:05. Se o bixo enchesse o saco matava em mais de 6min.

Mas quando tava de bucho virado, ele me matava :coolface:

Difícil, mas foram as melhores batalhas.

Compartilhe esta postagem


Link to post
Share on other sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário.

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...