Ir para conteúdo

Foto

[GÊNERO] Definição/Conceito de cada Gênero e Ajuste das listas de jogos

• Por favor, faça o login para responder
621 respostas neste tópico

#1 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 16 junho 2012 - 17:01

Moçada,

Agora que estamos com o sistema de Badges no ar e à disposição de todos, acho que podemos fazer um negoócio bacana: refinar pontualmente as badges de Gênero, que são as mais duvidosas, polêmicas, etc...

O trabalho inicial que foi feito nelas está excelente, conseguimos atender a maioria dos casos, mas, acho que tem umas arestas para aparar.

Então, agora chega de ficar com aquele debate muito amplo e aberto, vamos focar em analisar cada um dos estilos inidividualmente, tentando dar uma definição para ele e associá-lo a exemplos de jogos para fácil cadastramento dos títulos existentes e futuros.

1) Gêneros disponíveis hoje no sistema:

- Ação

- Aéreo

- Aventura
Spoiler

- Beat 'em Up

- Clássicos

- Corrida Arcade

- Corrida Simulação

- Esporte

- Estratégia

- Família

- Fitness

- Hack 'n' Slash

- Luta Arcade

- Moto

- Musical

- Nave

- Pinball

- Plataforma

- Puzzle

- Quiz, Cartas e Tabuleiros

- RPG

- Simulador

- Terror

- Tiro

No momento não vamos perder tempo discutindo se falta algum gênero ou se algum está "sobrando".
Se ficarmos nessa discussão agora não conseguiremos dar o foco que estou propondo.
Vamos trabalhar com o que tem e DEPOIS SE, REALMENTE, precisar mudar essa lista, mudamos...

2) "Multi-Gêneros"

Muitos jogos hoje em dia mesclam mais de um Gênero, sem problema... contudo, sempre tem um que é mais marcante.
Sendo assim, gostaria de evitar classificar os jogos em mais de uma categoria, salvo se realmente não tiver como.

O sistema permite dar mais de um Gênero para um mesmo jogo, contudo, o objetivo aqui não é fazer um banco de dados de Gêneros, e sim, dar um cadastramento adequado para que o Sistema de Badges nos proporciona uma boa diversão.

Cadastrar mais de um estilo num mesmo jogo, significa que aqueles que o terminarem estarão dando um passo em direção a 2 badges, e não somente 1.

3) O que você está jogando

Uma coisa que eu tenho feito junto ao Staff é, toda vez que estou jogando um game, posto lá o Gênero que acho mais adequado e, se necessário, ajustamos no sistema.

Se tem algum genêro que você jogou, ou está jogando, e acha que está totalmente errado no sistema, poste sua opinião.
RavenXBR.png

#2 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 16 junho 2012 - 17:01

Vamos ao trabalho...

O primeiro Gênero que gostaria de debater é o AVENTURA, que pra mim está confuso.
Lista de jogos cadastrados como Aventura no sistema hoje:

Spoiler

Dá pra ver nitidamente que tem jogos aí que deveriam estar em outra categoria.

1) Definição e Conceito

Na minha cabecinha este gênero vem do Adventure, onde tínhamos no PC jogos como Indiana Jones e Monkey Island, e hoje temos representantes como Sam & Max, Back to the Future e afins.
Na época do PC, alguns Adventures não tinham nem imagem, era só texto. É algo que realmente não tem "ação" nenhuma.

O problema é que esse gênero acabou se misturando com Ação, Plataforma, etc... Faltou conceito e definição.
Concordam com essa associação que fiz acima?

2) Ajustes

Listem os jogos que acham que não deveriam estar como Aventura.
Justifique o porque e, se possível, para qual Gênero deveria ir.

Peço encarecidamente que foquem, neste momento, no Gênero AVENTURA, de forma que o trabalho ande.

Sei que tem gente que quer falar de TIRO, FPS, etc...
Chegaremos lá, mas por favor, foquem nesse Gênero primeiro.

_____________________________________________________________________________________________________________

Respostas do outro tópico pra não perder o que já debatemos:

FBanin - Postado 14 junho 2012 - 14:50
Spoiler

RavenXBR - Postado 14 junho 2012 - 14:55
Spoiler

FBanin - Postado 14 junho 2012 - 15:10
Spoiler

RavenXBR - Postado 14 junho 2012 - 15:26
Spoiler

FBanin - Postado 14 junho 2012 - 15:37
Spoiler

RavenXBR - Postado 14 junho 2012 - 15:53
Spoiler

eDioCeaN - Postado 14 junho 2012 - 20:22
Spoiler

Laerte-Play3 - Postado Ontem, 18:47
Spoiler

eDioCeaN - Postado Ontem, 21:00
Spoiler

RavenXBR - Postado Ontem, 21:05
Spoiler

ShunyViolinist - Postado Ontem, 22:40
Spoiler

RavenXBR.png

#3 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 16 junho 2012 - 17:23

Resumindo a minha proposta para o Gênero AVENTURA:

1) Conceito/Definição:

- Proveniente do gênero "Adventure", tradicional nos PCs na década de 80.

- Modo de jogo sem desafios de reflexos ou ação, onde tende a excluir tudo que apresente esses elementos, salvo alguns mini-jogos.

- Normalmente exige que o jogador resolva vários enigmas/quebra-cabeças, interagindo com os personagens ou o meio ambiente, na maioria das vezes de uma forma onde não há confronto.

2) Exemplos:

- Back to the Future

- Sam & Max

- Monkey Island

- Heavy Rain:
A maior parte dele são Puzzles, conversa com os outros personagens, pesquisa do cenário e afins.
As cenas de "ação" são indiretas, através de sequências de botões.

3) Ao contrário dos filmes de aventura, jogos de aventura não são definidos pela estória ou conteúdo.

Como o Shuny disse:
Todo jogo de Ação trará traços de aventura em sua história, ou pelo menos sua grande maioria.

Sendo assim, jogos que tenham uma "estória de aventura", como Uncharted e Tomb Raider, vão para AÇÃO, que é o elemento mais marcante nesses jogos.
RavenXBR.png

#4 eDioCeaN

Postado 17 junho 2012 - 13:18

ok eu "desisto " de debater nessas séries ae, acho que está bom o sistema das séries então, Brutal Legend tá em Aventura? pq mudaram Alice pra plataforma?!

#5 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 17 junho 2012 - 17:26

Alguns jogos ainda estão precisando de ajustes.
Por isso esse tópico.

Sobre o Aventura, se não surgirem mais comentários, vou falar com o Staff pra fechar nessa definição.

Giba,
Acho que vai precisar alterar os desenhos de algumas badges.
RavenXBR.png

#6 bettaum

Postado 17 junho 2012 - 23:31

Pela definição nova L.A. Noire deve passar pra aventura.

E será preciso conferir as imagens das badges dos gêneros, porque algum jogo que ilustra uma badge pode ter ido pra outro gênero.
Imagem Postada

Imagem Postada

Hall de platinas e PSN:
Spoiler

#7 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 18 junho 2012 - 00:39

E será preciso conferir as imagens das badges dos gêneros, porque algum jogo que ilustra uma badge pode ter ido pra outro gênero.

Sem dúvida Bettaum...
Fechando essa definição falo com o Giba para ele ajustar isso.
RavenXBR.png

#8 RobertWillian

•  RobertWillian

Postado 18 junho 2012 - 01:04

Bom nesse assunto, temos games que são únicos, vários gêneros e fica dificil classificar.....

Mas ao meu ver fica mais fácil determinar a porcentagem de gênero no game, exemplo o Brutal legend que temos alguns gêneros no mesmo jogo...

o que pode ser discutido é a quantidade de pessoas que "acham" e o quanto esse gênero pode fazer parte do game....enfim isso leva tempo e muitas discussões.....

então o que poderia se fazer é não classificar por hora esses games e deixar eles de lado e jugar um a um, pra onde der ir....
Imagem Postada
Imagem Postada

Spoiler

#9 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 18 junho 2012 - 01:34

A idéia é essa Robert: os jogos hoje em dia misturam vários gêneros, mas sempre um vai ser mais marcante, e é esse que deve determinar a que badge ele vai pertencer.
RavenXBR.png

#10 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 20 junho 2012 - 15:28

Resumindo a minha proposta para o Gênero AVENTURA:

1) Conceito/Definição:

- Proveniente do gênero "Adventure", tradicional nos PCs na década de 80.

- Modo de jogo sem desafios de reflexos ou ação, onde tende a excluir tudo que apresente esses elementos, salvo alguns mini-jogos.

- Normalmente exige que o jogador resolva vários enigmas/quebra-cabeças, interagindo com os personagens ou o meio ambiente, na maioria das vezes de uma forma onde não há confronto.

2) Exemplos:

- Back to the Future

- Sam & Max

- Monkey Island

- Heavy Rain:
A maior parte dele são Puzzles, conversa com os outros personagens, pesquisa do cenário e afins.
As cenas de "ação" são indiretas, através de sequências de botões.

3) Ao contrário dos filmes de aventura, jogos de aventura não são definidos pela estória ou conteúdo.

Como o Shuny disse:
Todo jogo de Ação trará traços de aventura em sua história, ou pelo menos sua grande maioria.

Sendo assim, jogos que tenham uma "estória de aventura", como Uncharted e Tomb Raider, vão para AÇÃO, que é o elemento mais marcante nesses jogos.

Bom, acho que deu tempo de quem quisesse opinar sobre Aventura o fizesse.
Sendo assim, esse Gênero passará a ser tratado da forma definida acima e a lista de jogos será ajustada como tal.
RavenXBR.png

#11 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 20 junho 2012 - 16:04

Refinei a lista de jogos de Aventura e ficou assim:

Spoiler

- o que eu conhecia mandei para outra categoria certa
- o que conhecia mas não tinha muita certeza foi pra Ação
- não conheço nada desses jogos Japa
- alguns jogos que não conheço vou entrar no You Tube depois e confirmar se ficam em Aventura ou se saem
RavenXBR.png

#12 Heishirooo

Postado 21 junho 2012 - 17:53

Pra mim essa lista ainda tem muitos jogos de plataforma, que nao tem nada a ver com aventura. Pela sua propria conceituação, que eu concordo, adventures são jogos com uma mecanica mais cadenciada, que nao são voltados para a ação, como os jogos de ação, ou precisão como os jogos de plataforma. Sendo assim, tratando jogos especificos.

Serie Lego - Plataforma, eh o genero dominante no jogo, notoriamente o jogo bebe da fonte de jogos de plataforma 3D como Super Mario 64.

Beyond good and evil - ação ou plataforma, na minha opinião ação, mas nao tem nada de aventura, eh um jogo estilo zelda, com veiculos e tal.

Okabu - plataforma

Jogos disney como puss in boots ou planet 51, nao vou afirmar pq nao joguei, mas acredito que sejam plataforma.

Scott Pilgrim - Com certeza beat em up.

Acho que esses jogos que mencionei acima nao tem como ficar na mesma categoria que monkey island, sam e max, LA Noire e Heavy Rain, que são adventures classicos, como os da Lucas Arts antigamente.
Imagem Postada

#13 Heishirooo

Postado 21 junho 2012 - 18:01

E pra enfatizar, acho que a conceituação de aventura deve ser essa mesmo, de point n click, com dialogos e puzzles, nada de uncharteds ou tomb riders, esses jogos são ação pura e nao tem nada a ver com os adventures classicos, então se as pessoas nao conhecem os adventures classicos e acham a categoria meio absurda podem aproveitar pra aprender um pouco sobre o que caracteriza estes games.
Imagem Postada

#14 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 21 junho 2012 - 19:04

Obrigado Heishi, é esse tipo de contribuição que precisamos.

Vou alinhar esses jogos que você falou, estavam na lista do que eu precisava ajustar mesmo.

Valeuzão.
RavenXBR.png

#15 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 21 junho 2012 - 20:20

Adicionei um novo Gênero: Beat 'em Up:
- por enquanto não tem badge pra ele
- ainda não está com a lista completa
- só tem jogos mais antigos
- ainda não está aberto para discussão (chegaremos nele)

Vou colocar no primeiro post, em spoiler, a lista de jogos dos Gêneros já debatidos ou em debate.

Creio que Aventura já está 95% ajustado.
O que faltar tratamos pontualmente.
Os jogos Japa estou com real dificuldade em filtrar isso.
RavenXBR.png

#16 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 21 junho 2012 - 20:32

Agora vamos falar de Plataforma

Definição e Conceito
São os jogos em que, como o próprio nome diz, você tem que pular de uma plataforma para outra.

Exemplos
Grandes exemplos desse estilo são Mario e Sonic, mas, temos também Prince of Persia que é um clássico, e o atual Little Big Planet.

Combate
Em todos eles você enfrenta alguns inimigos, seja pulando sobre eles, seja dando uns golpes de espada, etc..., mas, o foco é o "pular de uma plataforma para outra".

2D ou 3D?
Tem gente que acha que só vale se for 2D, eu acho errado.
Prince of Persia é um dos maiores clássicos de plataforma de todos os tempos:

http://youtu.be/rfDOJU0uxAs

A única diferença do primeiro PoP para os de hoje, é basicamente que os mapas ficaram 3D, o conceito é o mesmo. Até o Sonic tem alguns jogos em 3D.

Plataforma ou Hack 'n Slash?
Muitos jogos de plataforma hoje em dia tem seu combate no formato Hack 'n Slash, o que pode gerar confusão na hora de definir o Gênero.
GOW tem os 2 elementos, mas Hack 'n Slash é muito mais forte que os momentos de Plataforma. Já PoP é o contrário.

Lista atual de jogos classificados como Plataforma
Spoiler

Comentem à vontade...
RavenXBR.png

#17 Heishirooo

Postado 21 junho 2012 - 20:54

Ainda sobre o genero adventure, conferindo sua lista no post inicial, tem mais 1 jogo que nao tinha visto antes, que eh Penny Arcade Adventures Ep1 e 2, esses jogos são RPGs, são baseados em turnos, que nem final fantasy classicos, vc passa de nivel, coleta itens, pode conferir ai mas sobre esses tenhos os 2 e nao tem duvidas que são RPGs. E vc esqueceu de tirar o Beyond good and Evil da lista no primeiro post.

Sobre os jogos japoneses da categoria Adventure eu tb nao conheço nada sobre eles, nao posso opinar.

Agora sobre a categoria Plataforma, aparentemente nao vi nenhum jogo que esteja claramente errado, tem aqueles jogos que na minha opinião ficam no limite entre plataforma e ação, como Castlevania, Gunstar Heroes e Matt Hazard que mesmo sendo em 2D sao bem focados na ação, mas nao ta errado tb considera-los como plataforma.

E como mencionei antes, tem varios jogos de filmes que nao estão nessa categoria mas poderiam estar, principalmente os mais infantis, eu nao joguei a maioria, mas por exemplo Up eu joguei, e pra mim eh plataforma, Spare Parts tb joguei e tb acho que seja plataforma, inclusive eh bem parecido com os jogos Lego. Acredito que outros jogos de filme como megamente, puss in boots, etc, tb sejam bem parecidos. Nao sei em qual categoria esses jogos estão, de qualquer jeito tb nao se pode generalizar pq alguns jogos de filmes, mesmo infantis, podem cair em outras categorias.
Imagem Postada

#18 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 21 junho 2012 - 21:32

O Beyond Good and Evil eu vi um vídeo no YouTube e a maior parte era conversa, mexer no cenário e talz... não vi muita ação. É assim mesmo?

O Penny Arcade Adventures eu ajusto depois... valeu.
Aliás, se for RPG por turnos, me animou... =P

Isso que você comentou é bem importante: não só cortar o que está na lista, mas também trazer o que pode estar errado em outras.
RavenXBR.png

#19 Heishirooo

Postado 21 junho 2012 - 23:13

Beyond good and evil eh um jogo de ação com foco na exploração, a melhor comparação eh Zelda, vc nao tem combos complexos nem nada como Devil May Cry, e vc passa algum tempo explorando cenarios, enfim, bem parecido com Zelda mesmo. Apesar de ter bastante dialogos para um jogo de ação vc pode terminar o jogo sem falar com ninguem se nao quiser. Olha o video em 1 minuto vc ja percebe, inclusive mostra batalhas em veiculos como falei que tem no game também.

Com certeza nao tem semelhança com monkey island, Heavy Rain ou LA Noire.

A proposito este game eh um classico e pode ser encontrado por um bom preço na PSN, sei que infelizmente nao tem platina mas vale muito a jogada.
Imagem Postada

#20 RavenXBR

•  ravenxbr

Postado 22 junho 2012 - 01:54

Beleza... mandei pra Ação
RavenXBR.png

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos