Ir para conteúdo


Anúncio: Novas Regras de Criação de Guias


Postado por danielsaraiva


Imagem Postada

Clique aqui para ver o tutorial de criação de guias.

Imagem Postada

1.1. A partir do momento em que decidir fazer um guia e postá-lo no MyPSt, você tem toda a liberdade de elaborá-lo conforme as ferramentas disponíveis usando o bbcode, bem como é permtido o uso de novas ferramentas, desde que estas não ocasionem erros de programação e a respectiva leitura pelos usuários do Fórum.

1.1.1. Ao criar um guia, o usuário receberá todo o suporte do site, tais como: espaço para sua divulgação (fórum e portal), know-how (bbcode pré-formatado e informações de como criar seu guia), bem como o suporte dos Analistas de Guias.

1.2. Uma vez que decidiu fazer um guia e este ser oficializado pelos Analistas de Guias no Portal do MyPSt, embora seja você o autor do trabalho, o MyPSt passará a ter o direito de exploração da imagem do guia e só será permitida alterações com o consentimento de ambas as partes..

1.2.1. Seu guia não será exluído em hipótese alguma, salvo em casos previamente analisados pelos administradores e/ou analistas de guias.

1.3. Você poderá utilizar o seu guia como forma de divulgação de seu trabalho em outros locais, porém, deverá sempre indicar a fonte.

1.4. Uma vez que o seu guia está oficializado, você também concorda com a divulgação em redes sociais que o MyPSt mantém conta/perfil vinculado, sempre indicado a autoria do guia.

Imagem Postada


Seção 1 - Regras Gerais dos Guias


2.1. Recomendo usar o Bloco de Notas ou o Notepad ++ para fazer o guia. Caso use a caixa de texto do fórum, ela poderá causar espaçamentos desnecessários e bugar o BBCode.

2.2. Nunca use a Pré-Visualização, ela buga várias tags, sendo a "tag List" uma delas. Ela também poderá causar espaçamentos desnecessários.

2.3. Você só pode ter 2 guias postados por vez na seção novos guias.
2.3.1. Esta regra se faz necessária na medida em que evita ter vários guias de um mesmo usuário, o que poderá ocasionar no abandono de alguns, poluindo e carregando desnecessariamente a seção de novos guias.
2.3.2. Lembrando: Você pode fazer mais que 2 guias offline no Bloco de Notas ou no Notepad++ (no seu computador), mas só poderá postar 2 de cada vez na seção de "Novos Guias".

2.4. Para que o seu guia possa ser oficializado, você deverá ter pelo menos 65% (sessenta e cinco porcento) dos troféus do jogo (sem contar DLCs), sendo que um dos troféus deverá ser relacionado ao fim do jogo ou final da história principal/campanha.
2.4.1. Não abra um tópico de um guia assim que começa a jogar o jogo. Além do requerimento dos troféus, você tem um prazo de até 31(Trinta e um) dias para finalizar o guia. Caso não o finalize dentro deste prazo, receberá uma mensagem de um Analista de Guias para que possa se justificar da demora e da intenção em finalizar o guia. O Analista poderá conceder um prazo adicional, procure respeitar sob pena de ter seu tópico do guia excluído. Caso surja um imprevisto e não puder terminar o guia dentro dos 31 dias, avise um Analista imediatamente dentro deste prazo.
2.4.2. É sugerido que você vá elaborando o seu guia no Bloco de Notas ou Notepad++ enquanto joga o jogo, e quando terminar ou tiver pelo menos 65% dos troféus, poderá postá-lo no fórum.

2.5. É autorizado você pegar um guia de outro website que não seja de língua portuguesa e traduzi-lo. No entanto há limitações, são elas:
2.5.1. Não poderá usar o Google Tradutor. Isto é óbvio, se vai usar esta ferramenta, o seu guia não vai ter coerência gramatical e quando da análise, o Analista de Guias orientará para realizar a alteração.
2.5.2. É obrigatório dar os devidos créditos à pessoa que fez o guia, incluindo o link do guia original no seu guia.
2.5.3. Tem de usar os padrões dos guias do MyPSt, assim como o seu BBCode.
2.5.4. Você deverá ter a quantidade mínima de troféus e seu respectivo percentual (65%) do jogo, no mínimo (sem contar DLCs), sendo que um dos troféus deve ser aquele relacionado ao fim do jogo/ final da história principal/campanha.
2.5.5. Guias traduzidos são proibidos de participar de concursos relativo aos guias (atualmente o MGT - Melhor Guia do Trimestre e MGA - Melhor Guia do Ano).

2.6. Você poderá fazer um guia em conjunto com outro Usuário. No entanto, devido à natureza do sistema do MyPSt, apenas será possível a oficialização em nome de um Usuário. Portanto, terão que entrar em um acordo sobre qual Usuário criará o tópico e em cujo nick/perfil o Guia será oficializado.
2.6.1. O Usuário que ficar responsável por abrir o tópico e consequentemente ter o seu nome registrado no ato da oficialização, deverá ter no mínimo 65% dos troféus do jogo (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao fim do jogo/final da história principal/Campanha.

2.7. Crie um Guia tal como se tivesse fazendo um trabalho para a escola ou para o trabalho. Nada use abreviaturas, gírias e procure evitar erros ortográficos. Atenção aos espaçamentos entre as palavras e aos sinais de pontuação da forma correta (por exemplo, é "depois disso, faça aquilo" e não "depois disso,faça aquilo"). Respeite os sinais de pontuação, termine todas as frases com ponto final e use vírgulas quando necessário.

2.8. O MyPSt possui um limite máximo de 50.000 caracteres por postagem (esse valor pode variar), o que ocasiona bugs nos BBCodes ao longo do Guia caso ele fique muito grande. Para evitar esse tipo de transtorno, divida o seu guia em vários posts caso vá fazer um guia muito grande.
2.8.1. Caso divida o seu Guia em mais de 1 post, remova a assinatura entre os posts, é proibido ter a sua assinatura no guia se o dividir em vários posts (entre os posts). A Assinatura deverá ficar localizada no post final de seu Guia, portanto, desmarque a opção "Habilitar Assinatura?", ao lado da Caixa de editagem de seu Guia.

2.9. Mudança de cores nos títulos é permitida, assim como o seu tamanho, desde que não seja uma cor escandalosa e que a fonte do título não fique com um tamanho demasiado grande.

2.10. É permitida a mudança na ordem dos troféus, vocês podem mudar a ordem no próprio guia e também no índice. Aliás, se mudam no Índice, é obrigatório mudar nas dicas também, e vice-versa.

2.11. Mudança na fonte também é permitida, porém é recomendável evitar, a fonte que está pre-definida no fórum (Arial) é a melhor para guias. Podem usar fontes diferentes para os títulos, isso sim se for bem utilizado deixa o guia mais bonito.

2.12. É terminantemente proibido o uso de memes e emoticons no guia. Os únicos emoticons permitidos são os dos troféus ( :bronze: :silver: :gold: :platinum:) e os dos botões dos controles do PS3 / PS4 / PS Vita / Move e VR.

2.13. Lembre-se que, depois de finalizado, você tem de postar o seu guia neste tópico. Se não fizer isso, o seu guia não será analisado por nenhum Analista de Guias!

2.14. Se o seu guia não estiver sequer dentro dos padrões, ele não será analisado por um Analista de Guias, ele apenas vai te dizer para ler as regras e o tópico de tutorial de BBCode.

2.15. Todas as imagens devem estar em spoiler. Exceções: Head Image, Banners, imagens muito pequenas e imagem final de guia.
2.15.1. Centralize todas as imagens que inserir no guia, bem como colocá-las em spoiler.

2.16. Todos os vídeos devem estar em spoiler. Nunca coloque dois vídeos dentro do mesmo spoiler, o que pode fazer é colocar um vídeo em spoiler, e dentro desse spoiler, criar outro spoiler e colocar o outro vídeo aí.
2.16.1 Centralize todos os vídeos que colocar em spoiler.

2.17. Quanto aos limites do tamanho da head image, banners, etc, seguem as regras que deverão ser observadas obrigatoriamente pelo Usuário:
2.17.1. A Head Image não pode exceder os 600 pixels (px) de largura e os 300 px de altura e é obrigatório conter o nome do jogo nela.
2.17.2. Os banners não podem exceder os 1024 px de largura e os 90 px de altura.
2.17.3. A imagem de final de guia não pode exceder os 561 px de largura e os 178 px de altura (padrão do BBCode gerado pelo MyPSt).
2.17.4. Seguem algumas bases para ter uma noção do tamanho da head image, banners e imagem de final de guia:
Spoiler



Seção 2 - Regras de respeito entre usuários do fórum, guiadores e Analistas de Guias

2.18. Se você faltar ao respeito a algum guiador/causar flames/fazer spam no guia dele/dizer que o guia dele está horrível e afins, você será punido*.
2.18.1. Na primeira infração receberá uma advertência.
2.18.2. Na segunda infração receberá um ban de até 15 dias dependendo da gravidade da situação.
2.18.3. Na terceira infração receberá um ban permanente.
*As punições acima referidas seguem os padrões das Regras do fórum MyPSt.

2.19. Se ver um usuário novo fazendo um guia, não interfira na criação do mesmo com postagens do tipo: "Recomendo fazer isto.. ou aquilo .., os Analistas devem-lhe mandar fazer isso mais cedo ou mais tarde", ou, "Porra, o BBCode está todo bugado, corrija isso aí", esse tipo de comentários levam às punições referidas na regra 1 da Seção 2.
2.19.1. No entanto, isso não o impede de dar sugestões. Caso queira dar algum tipo da auxílio ao novo guiador, aja da mesma maneira com que gostaria que fosse auxiliado no Fórum (com paciência e cortesia) e, se possível, faça uso da ferramenta MP para isso para evitar poluir o tópico do guia.

2.20. Se você acha que alguém que está fazendo um guia o plagiou de alguma maneira, ou não lhe deu os devidos créditos de alguma dica que você fez, simplesmente envie MP a um Analista de Guias e explique a situação com todas as provas possíveis que tiver para o caso ser devidamente e corretamente analisado.

2.21. Os analistas deverão ser tratados com respeito e se você não concordar com algo, apenas argumente seu ponto de vista e haja com calma e sensatez, se arrumar briga será penalizado com uma advertência e se persistir, seu guia será trancado e podem ser aplicadas as punições referidas anteriormente (2.18.1 / 2.18.2 e 2.18.3). Se se recusar a fazer uma alteração que o Analista pediu, mas essa alteração é imprescindível para o guia ficar dentro das regras, então o seu guia não será oficializado.
2.21.1. Os Analistas de Guias se comprometem a tratar os Guiadores também com igual respeito, sendo aberto às suas argumentações.

2.22. Não mande MP aos Analistas de Guias. Se tiverem dúvidas sobre o BBCode têm dois tópicos para tirar as dúvidas. Este e este. Quanto a dúvidas acerca da criação de guias, pode postar aqui mesmo. No entanto existem 8 exceções em que pode enviar MP:
2.22.1. Se tiver alguma denúncia a ser feita em relação aos guias. Algo alheio à área de Guias, os Moderadores é que tratam disso.
2.22.2. Se for algo muito delicado quanto ao guia que está a criar.
2.22.3. Se os Analistas te enviarem uma MP, obviamente que pode responder.
2.22.4. Se o seu guia não entrar em análise após 1 semana de postar neste tópico.
2.22.5. Se o seu guia não receber nenhuma análise de 5 a 7 dias depois de um Analista de Guias não entregar a análise depois de postar no seu guia "Em Análise".
2.22.6. Caso o seu guia vá a votação, pode enviar MP se a votação demorar mais que 5 dias.
2.22.7. Caso o Analista de Guias depois de postar "oficializado" se esqueça de oficializar o guia no portal, ou se esqueça de mover o tópico para a área de Guias Oficiais.
2.22.8. Caso ocorra algum imprevisto, que venha a impedí-lo de concluir ou que necessite de paralisar a criação temporariamente de seu Guia.

2.23. Se tiver alguma crítica a fazer quanto ao sistema de guias do MyPSt, em vez de arranjar flames/mimimi/e afins, simplesmente envie uma MP aos Analistas de Guias. Teremos todo o gosto em resolver quaisquer problemas relacionados aos guias, desde que haja educação e civilização por parte de todos.


Seção 3 - Regras de cada seção de um guia


2.24. É obrigatório fazer Índice / Introdução / Sobre o Jogo / RoadMap / Troféus, mais óbvio que isso impossível.

2.25. Vocês são livres para alterar e acrescentar novos tópicos ao Guia (Dicas, DLCs, etc.), desde que os linkem devidamente ao Índice.

2.26. Na Introdução, é obrigatório referir os troféus perdíveis e os que são afetados por dificuldade linkando-os devidamente, caso o jogo os tenha.
2.26.1. Caso sejam muitos troféus, coloque-os numa caixa spoiler e em tag List.
2.26.2. Caso o jogo não tenha, por exemplo, troféus de bronze, é obrigatório remover o emoticon do troféu de bronze. Isto aplica-se à prata, ouro e platina também.
2.26.3. Se o jogo não tiver troféus online, é obrigatório excluir a aba "Troféus Online".
2.26.4. Se o jogo tiver troféus de DLCs, é obrigatório colocar o número de troféus de cada DLC nas abas "Troféus Offline" e "Troféus Online", dependendo se os troféus do(s) DLC(s) são offline ou online.
2.26.5. Exceção à regra 3.4: Se for fazer guias à parte para as DLCs num post à parte do guia, faça também uma Introdução à parte só para os troféus do(s) DLC(s), não sendo necessário colocar informações dos troféus do(s) DLC(s) na Introdução do guia do jogo principal.
2.26.6. Caso o jogo possua algum troféu que possa vir a bugar seu desbloqueio, é obrigatório a sua informação em "Troféus Bugados:".
2.26.7. Opte por informar as "Tags" do jogo informadas no Portal, elas servem de parâmetros para os jogadores para planejamento de conquistas de badges no portal. Atenção que isto não é obrigatório, apenas uma sugestão.

2.27. É obrigatório colocar a fonte de origem do texto no Sobre o Jogo (o website de onde a tirou), linkando-a devidamente. Se for você a escrever coloque "Texto da minha autoria" ou o seu username.
2.27.1. Independentemente da origem do texto, seja sucinto, objetivo, e, divida-o em parágrafos para facilitar a leitura.

2.28. É obrigatório listar todos os troféus do jogo no RoadMap.
2.28.1. Relacione os troféus pela ordem de desbloqueio, de acordo com a estrutura do Roadmap que estabeleceu.
2.28.2. Se preferir, divida o Rodmap em quantos subtópicos você precisar, mas observe o número de jogadas estabelecidas na introdução.
2.28.3. Observando as Regras contidas nos subitens e o item 2.6 da Seção 1, se o Guia for feito em conjunto com outro Usuário, o Rodmap deverá ser feito pelo Usuário que tiver no mínimo 65% dos troféus do jogo (sem contar DLCs) e um dos troféus tem de ser aquele relacionado ao fim do jogo/final principal da história/Campanha.

2.29. Dicas dos troféus devem ser claras e diretas, e o mais informativo possível.
2.29.1. Se o troféu for relacionado a coletávies, é obrigatório listar todos os coletáveis e onde obtê-los.
2.29.2. Se as dicas forem sobre troféus específicos de ações do personagem, tipo quantidade de combos e coisas desse gênero, faça a listagem disso também, é importante para o leitor/Usuário saber o que precisa fazer, quando fazer e como fazer.
2.29.3. Dicas que envolvam estratégias de passar mapas sem morrer/fases sem levar tiros e coisas do gênero, é obrigatório fazer uma estratégia para esses troféus e se usar de vídeos, youtube é sempre seu amigo.
2.29.4. Troféus relacionados à história não necessitam de dicas, apenas se você quiser incrementar as coloque, mas é obrigatório deixar destacado que o troféu é relacionado à história e falar o que tem de fazer/em que momento do jogo obtém o troféu. É a primeira coisa que deve escrever na dica.
2.29.5. No entanto é obrigatório elaborar uma dica de um troféu relacionado à história caso seja um jogo muito difícil por exemplo.
2.29.6. Nos troféus missable e bugados, também tem de deixar destacado que ele é missable ou bugado, e tal como nos troféus da história, é a primeira coisa que deve dizer na dica.
2.29.7. É obrigatório dizer como não perder o troféu no caso dos missables e como evitar o bug nos troféus bugados.
2.29.8. Se os troféus necessitarem X quantidade de mortes/ Uso de habilidades X vezes, coisas do gênero, encontre os lugares mais práticos e rápidos de fazer e refira-os no guia.
2.29.9. Se você quiser portar uma dica, deixe-a em quote, se for portar uma dica MUITO grande, coloque-a em spoiler.

2.30. Sobre agradecimentos, é importante saber que ele deve ser feito no final do Guia, por cima da imagem de final de guia, sem nada muito escandaloso e sem o card do citado, faça algo breve, com um link que vá direto ao perfil do usuário. Exemplo:
Agradeço as dicas postadas pelos usuários W, X, Y e Z, pois foram de importante ajuda, para que eu pudesse criar o guia.
Agradeço o usuário A, por me ajudar a montar as dicas de maneira concisa e clara, e agradeço o usuário B, pelas dicas de formatação.


As regras podem sofrer alterações a qualquer momento por parte da equipe de Analistas sem aviso prévio. Você, ao fazer um guia, aceita estas regras e compromete-se a cumpri-las.

Todos os guias feitos/oficializados a partir do dia 10/01/2017 devem seguir estas regras. Guias oficializados anteriores a esta data não precisam de seguir estas regras, mas se quiser adaptá-lo às novas regras, sinta-se à vontade para o fazer.